Santarém - 356 anos

Santarém - 356 anos

..

..

sábado, 29 de setembro de 2007

FUTEBOL

Acontece neste final de semana, mais duas finais de distritos do Campeonato de Futebol de Bairros da Cidade da Gente, promovido pela Assessoria de Esporte e Lazer da SEMED.

No sábado, às 15h30min, no Campo da Embratel, enfrentam-se Estrela e Atlético para decidir o campeão do Distrito Leste II. Também no sábado, no mesmo horário, Vitória e Grêmio disputam, no Campo do Santarenzinho, o título do Distrito Oeste.
Compartilhar:

Educação infantil

Na segunda-feira, 1º de outubro, começa o II Encontro de Formação Continuada para professores da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino. O encontro destaca o tema “Infância, Currículo e Práticas na Educação Infantil”.

Os educadores vão participar de oficinas que visam dar orientações para que eles desenvolvam diferentes metodologias de ensino.

As oficinas são: 1. Brincando e Recreando a partir de bonecos; 2. Fazendo Educação Ambiental na Educação Infantil; 3. Práticas de Leitura na Educação Infantil; 4. A linguagem matemática na Educação Infantil; e 5. As relações racionais na Educação Infantil.

Nos três primeiros dias, o encontro será realizado no Hotel Mirante da Ilha, em Alter do Chão. Haverá transporte para os professores, saindo da Semed da Rui Barbosa às 7 horas da manhã. No dia 4, a programação será no auditório da Casa da Cultura.
Compartilhar:

Refrigerante: inimigo número 1 dos dentes

Perda da estrutura superficial é proporcional ao consumo e pode ser irreversível

Tem gente que substitui água por refrigerante, influenciada pelos inúmeros comerciais de televisão e propagandas na mídia impressa. Essa tendência mundial tem preocupado os dentistas – “guardiões do sorriso perfeito” – que temem pelos ‘estragos’ sem volta.P

esquisa realizada pela Universidade Estadual de Campinas avaliou os efeitos da ingestão de refrigerante na erosão do esmalte e da dentina (tecido que forma o corpo dos dentes) e revelou que, em função da freqüência de ingestão de refrigerante, a perda de dureza chegou a quase 30% para o esmalte e superou os 30% na dentina.

De acordo com o cirurgião-dentista Marcelo Rezende, diretor da Smiling Dental Care, a ingestão de refrigerantes em grande quantidade é a principal causa de ‘erosão dental’, que é a perda de tecido duro da superfície dos dentes.

“Essa perda é muito agressiva para a saúde bucal, podendo desencadear dor, sensibilidade exagerada e comprometer a aparência do paciente. A restauração do esmalte e da dentina é difícil e requer acompanhamento contínuo, além de ser um tratamento caro

Fonte: Dr. Marcelo Rezende, cirurgião-dentista, diretor da Smiling Dental Care
Compartilhar:

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Mineração paraense mostra força em evento nacional

Quatrocentas empresas ligadas á mineração brasileira estarão presentes na Exposição Internacional de Mineração (EXPOSIBRAM) 2007, que acontece em Belo Horizonte, de 24 a 27 de setembro. E o Pará marcará presença com representantes de peso no evento.

Com números que o consolidam o Estado paraense como o segundo maior produtor mineral do país, com 22% da produção nacional, atrás apenas de Minas Gerais que detém 44%, o Pará já é o número um quando assunto é bauxita e cobre. “A expectativa é que o setor cresça nos próximos anos, principalmente devido à forte demanda de minérios no mercado internacional. Isso também se dará com o níquel, que a partir de 2008 deve ter a produção triplicada no Brasil inteiro”, comenta Paulo Camillo Penna, presidente do Instituto de Mineração (IBRAM).

E as empresas que atuam na região e que aqui mantém grandes projetos, como a Vale do Rio Doce e a Alcoa, participarão da exposição e simultaneamente da abertura do 12º Congresso Brasileiro de Mineração. A governadora Ana Júlia Carepa também se fará presente na abertura nos eventos bianuais realizados pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM). Das empresas participantes, 100 delas são estrangeiras, provenientes de 10 países, como Canadá e Estados Unidos. A previsão é que pelo menos 40 mil pessoas visitem os estandes da exposição, que é o segundo maior evento mundial do setor.

NÚMEROS – O Pará produziu, em 2006, 17,8 milhões de toneladas de bauxita, 85% de tudo o que foi extraído em todo o Brasil, resultado que se deve à Mineração Rio do Norte, no complexo minero-industrial de Porto Trombetas em Oriximiná. Mas os números devem aumentar, com a instalação dos projetos de extração da matéria-prima do alumínio da Bauxita Paragominas, da Vale, e da mina da Alcoa em Juruti.
O Brasil também deve alcançar a auto-suficiência de cobre com o projeto Salobo, da Vale do Rio Doce, em Marabá. O Pará é responsável por 76% da produção do cobra brasileiro.
Compartilhar:

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Um bom exemplo

A seccional Amazonas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) vai criar uma comissão para acompanhar as faculdades locais de Direito com mais rigor e tentar amenizar o péssimo desempenho de bacharéis nos exames da entidade, que hoje reprovam mais de 80% dos candidatos no Estado.

Um bom exemplo a ser seguido pelos demais estados, onde o índice de reprovação também é baixíssimo. No Pará, o município de Santarém tem o pior desempenho durante o Exame de Ordem da OAB.
Compartilhar:

Renan e a Schincariol

O relatório do senador João Pedro (PT-AM) se refere à denúncia de que o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), teria favorecido a cervejaria Schincariol depois que a empresa comprou uma fábrica superfaturada de seu irmão.
Compartilhar:

Greve nos Correios deve parar na Justiça

A categoria não aceitou a proposta da diretoria dos Correios. Hoje, trabalhadores convocaram assembléias em todo o país. A assessoria de imprensa da estatal confirmou que vai levar a greve para ser julgada no Tribunal Superior do Trabalho (TST)
Compartilhar:

Laudenor no PSB

O ex-vereador Laudenor Albarado assinou sua ficha de filiação no PSB, partido dos intrigados Ademir Andrade e Odair Corrêa. Albarado migrou para o ninho peesebista depois de longas conversas com os caciques do partido no município. Ele não esconde e satisfação com o novo partido e diz que será candidato a prefeito em 2008.
Compartilhar:

Mais de 85 mil famílias deixarão de receber neste mês o dinheiro do Bolsa Família

Neste mês, 4 mil famílias tiveram o benefício do Bolsa Família cancelado por descumprirem, durante cinco períodos consecutivos, as exigências do programa nas áreas de saúde e educação. Os pagamentos referentes ao mês de setembro começam hoje (17) com a transferência de R$ 819,4 milhões a 10,9 milhões de famílias. Além dessas 4 mil famílias que terão o benefício cancelado, outras 81,2 mil terão o benefício bloqueado ou suspenso.

Segundo a assessoria do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), do total de famílias que não receberão neste mês, 50 mil terão o benefício bloqueado por terem deixado de cumprir, por duas vezes, as contrapartidas do Bolsa Família. Nesse caso, os beneficiários voltarão a receber o benefício em outubro, retroativamente.

Outras 21 mil famílias que descumpriram as condicionalidades do programa pela terceira vez consecutiva terão o benefício suspenso por 60 dias. Também foram suspensos, pelo mesmo período, os benefícios de quase 10,2 mil famílias que não cumpriram as contrapartidas nas áreas de educação e saúde pela quarta vez consecutiva. Nesses dois casos, não há pagamentos de valores retroativos.

De acordo com a assessoria do ministério, os gestores municipais poderão consultar a relação das famílias que não cumpriram as condicionalidades no site:
www.mds.gov.br/termodeadesao.

As sanções para quem deixa de cumprir com os compromissos do programa são gradativas. Na primeira vez, as famílias recebem uma advertência. Mantendo o descumprimento, é feito um bloqueio de 30 dias. Nesse caso, o beneficiário pode sacar o valor no mês seguinte, acumulado.

Se o descumprimento continuar, há suspensão por 60 dias, sem que o beneficiário possa receber retroativamente. Com a reincidência haverá nova suspensão por mais 60 dias, sem direito a saque. Após esse período, se a família continuar a não cumprir as condicionalidades, o benefício será definitivamente cancelado, segundo o MDS.

Neste mês, quase 167 mil famílias que deixaram de cumprir com as condicionalidades pela primeira vez estão sendo advertidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social. Dos 4 mil benefícios cancelados, o maior número foi no estado de São Paulo (2.191), seguido por Minas Gerais (582), Rio de Janeiro (450) e Paraná (230).

Para receber o Bolsa-Família, os pais devem matricular os filhos com idade entre 6 e 15 anos e garantir freqüência mínima de 85% das aulas por mês. A presença das crianças e adolescentes na escola é acompanhada bimestralmente pelos ministérios da Educação e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Além da freqüência escolar, o Bolsa-Família estabelece outros compromissos, como manter atualizado o calendário de vacinação das crianças com até 7 anos de idade.

Compartilhar:

Derrubada dos mastros encerrou festa do Sairé

A derrubada dos mastros encerrou na manhã desta segunda-feira (17), a festa religiosa do Sairé, na vila de Alter do Chão, a 32 quilômetros de Santarém (oeste do Pará). O ritual de encerramento envolve música, dança e confraternização entre os participantes.

Após a derrubada, o ritual seguiu com a dança ‘quebra macaxeira’, em que é servido o Tarubá, suco extraído da mandioca. A bebida é natural, mas alguns acrescentam álcool para ficar mais forte. Por fim, aconteceu a ‘Cecuiara’ , que é a partilha de alimentos. Nesse último ritual, todos os presentes são convidados a participar do almoço oferecido pela coordenação da festa do Sairé.

Apuração – À tarde, a coordenação do Sairé fez a apuração das notas do júri que avaliou o desempenho dos botos Tucuxi e Cor de Rosa, que se apresentaram sexta e sábado, na arena do Sairódromo. Os jurados levaram em consideração 16 quesitos, incluindo a organização das torcidas. No sábado, os brincantes das duas agremiações apresentaram o ritual de acasalamento do boto com a moça cabocla.

A apresentação mais uma vez encantou o público. As torcidas organizadas deram o brilho no espetáculo que conta a lenda do boto da Amazônia. Cerca de duas mil pessoas participaram das performances na arena e mostraram um figurino colorido. As fantasias das rainhas e dos pajés foram as mais elaboradas e ricas em detalhes.

A prefeita de Santarém, Maria do Carmo, que compareceu nos dois dias de apresentação, arriscou um palpite: “Não torço para nenhum, mas acho que quem vai ganhar é o boto Cor de Rosa”, disse ela.

Compartilhar:

Vereador critica falta de organização do Sairé

O vereador Valdir Matias Jr (PV) criticou os organizadores do Sairé 2007. Segundo ele, alguns problemas ocorridos durante a festa deste ano podem comprometer o evento no próximo ano, já que existe a possibilidade de contrato com a empresa Duetto por mais dois anos. C

riticou a falta de tempo para a divulgação do evento e o acesso da imprensa. Disse que a divulgação do evento deveria ser com bastante antecedência, principalmente o nome das atrações e as datas da apresentação dos mesmos. Ressaltou que estavam sendo vendidos dois ingressos, um para assistir os Botos e um outro para os shows, confundindo principalmente os turistas.

Uma outra falha foi o excesso de zelo por parte da empresa contratada, deu como exemplo o difícil acesso da imprensa no evento. Para o vereador, os recursos financeiros que este ano ultrapassou a cifra de 500 mil reais, deveriam ser liberados com antecedência, para que os dirigentes dos Botos pudessem pesquisar preços dos materiais utilizados na apresentação e que a aplicação dos recursos tem que ser de forma transparente.
Compartilhar:

Bolsa Trabalho

Uma ação simultânea nos municípios de Belém, Santarém (oeste do Pará) e Marabá (sudeste do Estado) marcou na manhã desta segunda-feira (17), o início da entrega dos cartões provisórios do Programa Bolsa Trabalho – voltado à qualificação profissional e geração de renda à população.

Em Belém, os cartões foram entregues pela governadora Ana Júlia Carepa e pela secretária de Estado de Trabalho, Emprego e Renda (Seter), Ivanise Gasparim, em cerimônia no Hangar - Centro de Convenções da Amazônia.

O “Bolsa Trabalho” é um programa do governo do Pará que visa dar oportunidade ao jovem de ingressar no mercado de trabalho. Em uma lista de 70 cursos, o bolsista poderá escolher entre receber qualificação profissional voltada ao mercado formal ou orientações para novos empreendimentos individuais, coletivos ou solidários.

Os empreendedores terão acesso a uma linha de crédito especial, no Banco do Cidadão. “Para que o jovem tenha oportunidade no mundo do trabalho é preciso que ele se qualifique, principalmente, os mais necessitados. Essa é a oportunidade que o governo Ana Júlia Carepa está dando a eles”, explica Ivanise Gasparim.

Além da capacitação, o jovem selecionado também receberá um auxílio financeiro mensal, no valor de R$ 70,00.

Alguns dos critérios para ter acesso ao programa é ter entre 18 e 29 anos, estar desempregada há mais de seis meses, ter pelo menos cinco anos de escolaridade e morar no Pará há no mínimo três anos.

Ineditismo - De acordo com o Banco Mundial, o “Bolsa Trabalho” é uma iniciativa inédita ao reunir, de uma só vez, o benefício financeiro, a qualificação profissional para o mercado formal, o incentivo à criação de empreendimentos e a oferta de crédito para empreendedores.

Este ano, o programa atenderá 22 mil pessoas em 18 municípios das microrregiões de Belém, Marabá e Santarém. A meta é beneficiar, até o final do governo, 120 mil pessoas. Nesta primeira etapa, vão ser entregues 7.500 cartões em Belém, 3.500 em Santarém e 2.000 em Marabá.

Videoconferência – Na entrega dos cartões nos dois outros municípios, a governadora Ana Júlia Carepa, a secretária Ivanise Gasparim e o representante do governo federal participaram de uma videoconferência, com autoridades de Marabá e Santarém.

Convênios - O governo do Estado e as Universidades Federal do Pará (UFPA) e Rural da Amazônia (UFRA) consolidarão a parceria no programa, com a assinatura de convênio.

Em Santarém, A UFRA será responsável pela orientação dos bolsistas que optarem por criar o próprio negócio, abrigando-os na incubadora de empresas.

Em Belém e Marabá a orientação será dada pela UFPA, onde estudam os Agentes de Desenvolvimento Social (ADS). São alunos de diversos cursos, como Serviço Social e Pedagogia, que acompanharão os bolsistas no processo de qualificação.
Compartilhar:

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Orçamento Participativo

A Prefeitura de Santarém, por meio do Núcleo Técnico do Orçamento Participativo, realizará o II Congresso do OP com os Delegados das Regiões Urbana e Rural, nos dias 20, 21 e 22 de setembro, na Casa de Cultura. O encontro tem como objetivo discutir com esses Delegados e com os Secretários municipais as estratégias de execução das demandas levantadas nas reuniões do OP.
Boa parte das ações que estão sendo desenvolvidas pelo Governo Santarém Cidade da Gente, são resultado das demandas apresentadas nas plenárias do Orçamento Participativo, como as diversas obras de infra-estrutura (asfalto, terraplenagem, limpeza, iluminação). A proposta do Governo Municipal é estabelecer uma parceria com as comunidades (na cidade e no interior), que é quem, de fato, conhece as suas necessidades, garantindo, com isso, uma gestão democrática e participativa.
Compartilhar:

Prefeita participa do ritual de abertura do Sairé

A Prefeita Maria do Carmo participou na manhã desta quinta-feira, 13, em Alter do Chão, da programação de abertura oficial da maior manifestação da cultura do interior do Pará – a Festa do Sairé, que este ano promete atrair para o “Caribe da Amazônia” perto de cem mil visitantes.
Compartilhar:

Projeto Transparência

Acontece hoje no auditório do SENAC, em Santarém, às 18h:00, um encontro do Projeto Transparência, com representantes do Conselho de Consumidores e Comércio Varejista da cidade. O Objetivo é mostrar as ações do projeto, bem como reforçar os direitos e deveres do consumidor, orientando para o consumo racional e cuidados com a energia elétrica. Estará presente o coordenador de Relacionamento com o Cliente Externo da Celpa, o engenheiro João de Deus Lobato Júnior, juntamente com as equipes do Transparência de Belém.
Compartilhar:

Cárie é doença contagiosa

A maioria dos adolescentes que estão em plena fase de descoberta do amor não leva a informação a sério, mas a cárie é sim uma doença contagiosa. De acordo com o doutor Marcelo Rezende, diretor da Smiling Dental Care, nem todas as bactérias encontradas na boca são responsáveis pela cárie, que é uma lesão.

“Certamente, alguns cuidados básicos de higiene podem evitar complicações de saúde, que incluem gengivite, herpes e mononucleose – conhecida como a ‘doença do beijo’. Um estudo publicado em 2006 no British Medical Journal revela que beijar na boca várias pessoas aumenta em quatro vezes o risco de adolescentes contraírem meningite”, diz Rezende. O cirurgião-dentista alerta que os bebês também correm grande risco de contaminação.

Rezende diz que hábitos maternos, como provar a papinha do bebê com a mesma colher com que servirá a refeição é um dos erros mais comuns e pode pôr em risco a saúde do bebê. “Uma simples colher de chá contaminada por uma pessoa infectada pelas bactérias da cárie pode abrigar milhares de micróbios. Dar ‘selinhos’ na boca do neném, então, nem pensar. Se conseguirmos manter uma criança sem contato com as bactérias da cárie até ela completar nove anos, as chances de nunca ter uma cárie na vida são de 90%”, diz o especialista.

Fonte: Dr. Marcelo Rezende, cirurgião-dentista, diretor da Smiling Dental Care
Compartilhar:

Greve chege aos Correios

Agências dos Correios de todo o país ficam fechadas a partir desta quinta-feira (13), primeiro dia oficial de greve da categoria. Após assembléias em vários estados, os funcionários da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) decidiram pela paralisação nacional por tempo indeterminado, segundo informações da Agência Brasil.

O objetivo é reivindicar melhores condições de trabalho e aumento de salário. Segundo o diretor da Federação Nacional dos Trabalhadores da ECT, José Gonçalves Jacó, na rodada de negociações a empresa apresentou proposta de reajuste de 3,74%, enquanto a categoria reivindica 47% e aumento real de R$ 200. A essa última proposta, os Correios ofereceram R$ 50, a serem pagos somente em janeiro.

A estimativa de Jacó é de que 100 mil trabalhadores, de um total de 110 mil no país, paralisem as atividades. No Paraná, cerca de 80% dos funcionários já estão em greve, segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nos Correios no estado, Nilson Rodrigues dos Santos.

“Ainda é muito pouco. Um carteiro tem salário inicial de R$ 524 e um diretor recebe cerca de R$ 24 mil. Queremos um processo de recuperação salarial”, explicou Jacó.

Além de aumento no salário, os funcionários pedem licença maternidade por seis meses e adicional de insalubridade. “Hoje os carteiros sofrem com incidência de câncer de pele, ataques de cães, assaltos e outros acidentes”, disse o presidente do sindicato paranaense.

Segundo o Comando Nacional de Greve, a empresa informou “que não vai discutir” essas outras reivindicações.
Compartilhar:

Contagem do IBGE frustra os itaitubenses

A contagem preliminar divulgada pelo IBGE e publicada no Diário Oficial da União foi considerada frustrante para Itaituba, que tinha uma expectativa de que a nova contagem detectasse a existência de 150 mil habitantes e, no entanto, o índice populacional muito abaixo do esperado com apenas 96.282 mil habitantes, trouxe preocupações com a possível queda no Fundo de Participações dos Municípios (FPM), tendo em vista que o resultado dessa nova contagem é que vai determinar o repasse em 2008.

Mas esse número poderá anda ter um aumento com a nova divulgação que deverá ser feita pelo IBGE com probabilidade de Itaituba ficar com o índice populacional em torno de 115 mil habitantes. Mesmo que haja esse aumento, o prefeito Roselito Soares (tão logo saia a nova publicação do diário Oficial da União), vai interpor reclamações junto ao IBGE. Quanto ao resultado em si, o prefeito disse que tudo que esteve ao alcance do município foi feito em termos de apoio junto ao órgão, informando que inclusive pela parceria, recebeu até uma carta com elogios do IBGE regional.

Na sessão do último dia 11 (terça feira), o baixo índice populacional divulgado pelo IBGE, foi o tema predominante, com a oposição tentando jogar o problema para o município, mas os vereadores Braz Viana, César Aguiar e Cardoso, contestaram todas as críticas onde enfatizaram que o prefeito deu todo apoio necessário, cedendo inclusive o espaço físico, motos para deslocamentos, combustíveis, funcionários de apoio, além de outras contrapartidas.

"O que não pode é o município assumir inteiramente uma responsabilidade que é da união, já que a contagem de fato é obrigação do IBGE, e se eles fizeram o trabalho mal feito não é culpa do município". Assim César Aguiar sintetizou a polêmica. Por outro lado, o vereador Braz Viana propôs que a câmara de vereadores envie ofício sugerindo que os deputados federais e senadores em Brasília abram uma CPI contra o IBGE por entender que isso é uma grande falta de responsabilidade que vai penalizar os municípios brasileiros.
Compartilhar:

Transportes

Na ultima quarta-feira, o vereador Valdir Matias Junior (PV) encaminhou para a mesa diretora da Câmara Municipal um requerimento que foi aprovado por unanimidade por todos os vereadores. O conteúdo do requerimento critica o desrespeito da Empresa de Transporte Alter do Chão Ltda, que não está respeitado as pessoas que moram na estrada que liga Santarém à vila balneária.

Como só essa empresa que faz o transporte, os agricultores não estão podendo trazer os seus produtos porque os ônibus quando retornam de Alter do Chão já vêm lotados e os motoristas não param para trazer os moradores.

Foi feito pela prefeitura os locais de parada e mesmo assim os motoristas não estão parando. O vereador Valdir Matias encaminhou um oficio para o secretário de Transporte para que seja destinado um ônibus que faça linha ate a vila do Caranazal para que este problema possa ser resolvido.
Compartilhar:

FIT CONGRATULA-SE COM MAIS UMA APROVAÇÃO

O ex-aluno Jurandy Xavier da Silva, 26 anos, recém-formado no curso de Economia das Faculdades Integradas do Tapajós recebeu, esta semana, o resultado da prova para o Mestrado em Economia do Setor Público, na Universidade Federal do Ceará- UFC, num clima de plena satisfação.
Jurandy, é natural de Prainha, cidade localizada à margem direita do rio amazonas, residindo em Santarém há dez anos concluiu o curso de Economia no ano passado, após apresentação do trabalho de conclusão de curso –TCC com nota máxima sendo. Enquanto aluno, foi monitor na disciplina Estudos de Mercado e Formação de Preços, do Professor José Lima, coordenador do curso de Economia da FIT.


O curso que terá início no dia 02 de outubro, em Fortaleza, com duração de 02 anos contará com o único representante da região Norte. Ele que no momento é gerente de consórcio da empresa Hunny Motores, viaja no próximo dia 15 e, terá de desembolsar a quantia de R$ 700,00 (setecentos reais) mensais para ter direito à vaga.
Mas, o mesmo está precisando da ajuda dos amigos para poder fazer a viagem. Se você quiser ajudar e falar com Jurandy, pode ligar, Cel.: 8801.5810 ou passar e-mail:
jurandypaz@hotmail.com.
Compartilhar:

Repúdio

"O espírito de corpo que presidiu essa sessão do Senado, e lhe conferiu contornos deato clandestino, precisa ser definitivamente banido da vida pública brasileira. Oresultado da votação, na contramão do clamor público, distancia ainda mais o Senado,instituição vital ao equilíbrio federativo, da sociedade que o provê e a que deveriarepresentar. Somente uma reforma política abrangente, que corrija distorções comoessa da vida pública brasileira, poderá restabelecer a credibilidade e a confiançada sociedade em suas instituições. Que esse triste episódio sirva para aprofundar,no meio político, essa reflexão. E que o corporativismo senatorial não insista emmanter na presidência de uma das mais elevadas instituições republicanas alguém quese incompatibilizou com o cargo. Seria errar duas vezes. O país não mereceisso."(Cezar Britto, presidente nacional da OAB)

Instituição enfraquecida
"É um dia em que o parlamento sai diminuído. Nos atinge porque nós somoscongressistas, e não atinge apenas os senadores. Sem dúvida, é uma vitória dopresidente Lula e do Partido dos Trabalhadores, que sustentaram o Renan Calheiros."(deputado Antonio Carlos Pannunzio (SP), líder do PSDB)

Senado se apequenou
"Abstenção numa votação dessa? Quer dizer, o sujeito não sabe, não tem opiniãoformada depois de tudo que leu, que ouviu e de tudo que falaram? É lamentável. É umvoto duplamente covarde. Escudado no voto secreto e na abstenção. São pessoas queacanalharam seus votos numa covardia dupla." (senador Arthur Virgílio (AM), líder doPSDB).


Senado em frangalhos
"O resultado é desastroso para o Senado. O Senado sai destroçado. Não há a menorcondição de Renan Calheiros continuar na presidência desta Casa. Se os seis que seabstiveram votassem sim, ele teria sido cassado"(senador Jefferson Péres (PDT-AM)após a divulgação do resultado da votação, com 40 votos pela absolvição, 35 pelacassação e 6 abstenções. Eram necessários 41 votos para a perda do mandato).
Compartilhar:

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Ramais

A Secretaria de Agricultura eAbastecimento, investe em obras de infra-estrutura no interior do município paramelhorar a qualidade de vida dos comunitários. Dessa vez, o investimento foi namelhoria das condições dos ramais. Neste domingo, 9, a SEMAB entrega 46quilômetros de ramais recuperados em cinco comunidades: Boa Sorte, Valha-meDeus, Riacho Verde, Nova União e Porto Alegre. A cerimônia de entrega acontece,às 9 horas da manhã na escola da comunidade de Riacho verde.
Compartilhar:

7 de Setembro

Estão confirmadas 28 agremiações para o desfile da Independência nestasexta-feira, 7 de setembro. São escolas, instituições militares, projetossociais e organizações populares. A programação começa às 7h da manhã com aabertura feita pela Filarmônica Municipal Professor José Agostinho. O desfilevai acontecer no perímetro entre a Praça da Matriz e a Praça Barão de Santarém.
Compartilhar:

Notas - Sairé 2007

Uniformes

A Prefeita Maria do Carmo acompanhada da Coordenadora de Cultura, Jarle Aguiar, entrega na tarde de hoje uniformes para os 110 catraieiros da Vila Balneária de Alter do Chão. A ação já faz parte da tradição do Governo Santarém Cidade da Gente, quando da realização da Festa do Sairé.

O uniforme (colete salva-vidas e camisa) garantirá a estilização dos catraieiros, bem como facilitará sua identificação por parte dos visitantes e turistas, uma vez que eles fazem parte da tradição da Festa do Sairé e são um símbolo da Vila de Alter do Chão, de sua gente e de sua história.

A Prefeitura também doou tinta para que os proprietários das catraias possam pintá-las, dando um colorido diferente à travessia para a Ilha do Amor.

Infra-estrutura

As equipes da Secretaria Municipal de Infra-estrutura trabalham a todo vapor para entregar à comunidade de Alter do Chão e aos visitantes um espaço que garanta mais conforto e bem estar. Ruas estão sendo limpas e blocretadas para facilitar o trânsito dentro da Vila.

A Praça do Sairódromo também já está sendo preparado para a grande festa. Toda a iluminação, limpeza, caiação do meio-fio, colocação de tapumes e instalação hidráulica devem estar prontas até o início da próxima semana.

Recursos

Na semana passada, a Prefeita Maria do Carmo liberou para os botos Tucuxi e Cor de Rosa e para a coordenação do Sairé R$ 45 mil, sendo quinze mil para cada um. A segunda parcela, de igual valor, deve ser liberada na próxima segunda-feira.

Compartilhar:

Sem água

Há vários dias que os moradores do bairro do Amparo estão sem água. A situação é crítica. A direção regional da Cosanpa não se manifesta sobre o assunto. Segundo os moradores o problema já se estende a mais de um mês.
Por todo o bairro a cena se repete dia apos dia. Filas, baldes, carrinhos com água. Muitas reclamações já foram feitas, mas até agora nenhuma solução foi apresentada.
Compartilhar:

DESTAQUE:

Circuito Cultural MRN apresenta peça “Zag, onde há fumaça, há fogo”

Apresentações acontecem quatro cidades da região Oeste do Pará e trata sobre o perigo das queimadas e preservação da natureza “Zag, ond...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive