quarta-feira, 30 de junho de 2010

Governo do quase

A construção do terminal fluvial começou e parou.

O mesmo aconteceu com o serviço de asfaltamento de ruas, que teve início, mas não foi concluído.

O Bosque da Cidade cuja construção não tem data para ficar pronto.

A construção das casas do PAC, no Uruará e Mapiri, também continua parada.

O Restaurante Popular, construído pela metade.

Enfim, são tantas as obras que foram começadas e não concluídas pela administração da prefeita Maria do Carmo, que ficará conhecida como o 'governo do quase'.
Compartilhar:

Furto no escritório da AR Transporte

A polícia está à caça de um ladrão, que invadiu, na madrugada desta quarta-feira, o escritório da AR Transportes, de propriedade do deputado Antonio Rocha, e furtou vários objetos. Segundo apurou o Quarto Poder, a preocupação do deputado é pelo sumiço de um computador contendo informações preciosas da empresa do peemedebista. 

O larápio ainda não foi encontrado.
Compartilhar:

terça-feira, 29 de junho de 2010

Restaurante Popular: funcionamento em 30 dias

Mais 30 dias. Este é o prazo anunciado pelo governo municipal para colocar em pleno funcionamento o Restaurante Popular, inaugurado pela metade no último dia 21 por conta da programação de aniversário de Santarém.

Em nota divulgada esta tarde, a Prefeitura justifica o prolongamento da data para abertura do RP à população de baixa renda.

Mas, quem esperou quase cinco anos para saciar a fome pagando apenas R$ 2,00, pode esperar um pouco mais. Afinal, o que são 30 dias para quem está com esta administração entalada na garganta há seis anos?
Compartilhar:

Justiça decreta prisão do irmão da governadora

Após mais de um ano de muitas investigações e CPIs sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes no Pará. A Justiça decreta a prisão temporária do irmão da governadora Ana Júlia, João Carlos Carepa. Ele é acusado de crime de atentado violento ao pudor contra uma adolescente.

João Carepa, foi acusado, junto com o ex-deputado Estadual e médico, Luiz Afonso Sefer, pelo crime de pedofilia. Sefer foi condenado no dia 8 de junho pela juíza Maria das Graças Alfaia Fonseca, titular da Vara Penal de Crimes Contra Crianças e Adolescentes. O médico foi condenado a 21 anos de prisão por abuso sexual contra uma menina de nove anos. Além da condenação, que deverá ser cumprida em regime inicialmente fechado, em um presídio da Região Metropolitana de Belém, Sefer também terá de pagar R$ 120 mil de indenização à vítima por dano moral.

Mesmo com a decisão da juíza, no dia 9 de junho a desembargadora Vânia Fortes, do Tribunal de Justiça do Pará, concedeu habeas corpus a Sefer, irá recorrer da setença de prisão, proferida em primeira instância, em liberdade.

O ex-deputado não chegou a ser preso enquanto perdurou a validade da ordem de prisão. Procurado pela polícia e considerado foragido da Justiça, Sefer não foi localizado. (DP)
Compartilhar:

Neutro
O vereador Erasmo Maia disse, ontem, que se houver uma aliança entre DEM e PT, não irá apoiar nem a candidatura de Ana e nem de Dilma.

Vão sair
É dada como certa a saída de algumas principais lideranças do PMDB santareno depois das eleições. A insatisfação com o tratamento dispensado pelo diretório municipal aos filiados que não têm sobrenome Rocha ficou explicita esta semana depois que a candidatura a deputado estadual do vereador Maurício Corrêa foi boicotada.

Articulação
Um grupo de políticos em Santarém articula fortalecer o nome de Maurício Corrêa para lançá-lo candidato a prefeito em 2012.

Ficha suja
O nosso representante ficha suja na Câmara Federal, deputado Lira Maia, terá dificuldade na sua reeleição. O parlamentar mocorongo vê reduzida suas chances diante do atual quadro político que se desenha em toda região.

Caça níqueis
A exploração de jogos de azar em Santarém rola solto. Em vários pontos da cidade é possível constatar esta prática criminosa que se expande diante da inércia da polícia.

Fora!
O PT trabalha nos bastidores uma maneira de ‘convidar’ o PMDB a entregar todos os cargos que ocupa no governo municipal e também nos órgãos do estado em Santarém.
Compartilhar:

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Ação e Reação

Como antecipou o blog, no último sábado, a tentativa de boicote à candidatura a deputado estadual do vereador Maurício Corrêa foi concretizada. Por obra e engenho de uma manobra do deputado Antonio Rocha e de seu eterno aliado, José Priante, durante uma conversa com Jader Barbalho, em Belém, o vereador santareno teve seus interesses políticos e partidários frustrados.

Na sessão desta manhã, na Câmara de Santarém, a maioria dos vereadores do Poder Legislativo repudiou a atitude do presidente do diretório municipal do PMDB de não permitir que Maurício Corrêa tivesse o direito de disputar o pleito como candidato a deputado estadual conforme suas pretensões.

Gerlande Castro (PP), Emir Aguiar (PR), Henderson Pinto e Erasmo Maia (DEM), Jailson do Mojui (PSDB), Valdir Matias Jr. (PV), Evaldo Costa (PT) e José Maria Tapajós (PMDB) manifestaram-se solidários ao parlamentar peemedebista e tornaram público sua indignação pela forma antidemocrática com que o vereador Maurício Corrêa foi tratado pela cúpula de seu partido.
Compartilhar:
Colômbia: entre o novo Presidente e o velho Uribe

"Se Santos ganhar, Uribe vigiará cada passo de seu governo, criticando com liberdade o que não for de seu agrado", disse a colunista do jornal El Tiempo María Jimena Duzán.

A abstenção dos eleitores nas urnas colombianas foi uma das mais altas de sua história, ultrapassando os 55%. Apenas 30% da população promoveram a eleição do ex-ministro da Defesa, Juan Manuel Santos, que obteve 69% desses votos dados. Somou-se pouco mais de 9 milhões de votos. E consolidando o modelo vigente na Colômbia desde 2002. O candidato derrotado, Antanas Mockus, deixou sua mensagem de como será sua oposição: “Essa relação se resume em duas palavras, independência e deliberação. Apoiaremos o bom e nos oporemos ao que for mau”.

Compartilhar:

MEC divulga 2ª chamada do Sisu

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira (28/6) a lista de aprovados na 2º chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O resultado pode ser acessado em www.sisu.mec.gov.br.

Os candidatos selecionados têm os dias 1º e 2 de julho para efetuarem a matrícula. Os documentos necessários e outras informações estão disponíveis na página eletrônica do Sisu
Compartilhar:

domingo, 27 de junho de 2010

Ficha Limpa: MPE aguarda registros para poder agir

A Justiça Eleitoral terá demanda extra a partir de 5 de julho, quando termina o prazo para o registro de candidaturas. A aprovação do projeto Ficha Limpa deve gerar uma enxurrada de pedidos de impugnações.

O Ministério Público Eleitoral estima que no Pará cerca de 900 pessoas peçam registro de candidatura.

O procurador eleitoral, Daniel Avelino, diz que ainda não tem a lista de quem está inelegível segundo as novas regras: assim que forem feitos pedidos de registro, analisará caso a caso e pedirá ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que negue os registros àqueles que não cumprem os requisitos. “O que o eleitor espera é que a Justiça tenha agilidade”, diz o procurador, que se negou a fornecer uma lista dos nomes já passíveis de impugnação.

“Não avaliamos ainda os casos concretos, pois não temos os registros. Os nomes já divulgados são especulação”.

LEVANTAMENTO

Um levantamento feito pelo site Congresso em Foco, especializado na cobertura política, diz que 42 lideranças nacionais estariam com registros de candidaturas ameaçados. No Pará, os casos mais rumorosos são os dos deputados federais Jader Barbalho (PMDB) e Paulo Rocha (PT), ambos candidatos ao Senado.

Jader renunciou ao mandato em 2001, em meio a uma briga com troca de acusações com então senador baiano Antônio Carlos Magalhães, que também renunciou. “Era um processo político. Tomei uma medida preventiva”.

O deputado do PMDB diz estar tranquilo em relação ao registro da candidatura “Concorri em 2002, em 2006. Não imagino que em 2010 esteja inelegível”. Para Jader, a questão deve chegar ao Supremo Tribunal Federal, onde espera que seja considerada inconstitucional.

“Não há como prosperar a hipótese de que se tome uma atitude hoje com base nas leis existentes e daqui a dez anos outra lei venha dizer que o que você fez estava errado”, diz, destacando que essa é um cláusula pétrea da Constituição. “Se a lei puder retroceder isso, não valerá apenas para o Direito Eleitoral, mas para todas as outras áreas”.

O parlamentar federal diz que não tem nenhuma sentença em nenhuma instância.

A FAVOR

Paulo Rocha deixou o mandato no auge do escândalo do mensalão, acusado de ter se beneficiado pelo esquema. Também diz estar tranquilo. “Votei a favor da lei. Ela fala naqueles que renunciarem [futuro] não nos que renunciaram [passado]”.

>> OAB e MPE querem lista de prefeitos cassados

A Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Pará, e o Ministério Público Eleitoral já solicitaram ao Tribunal Regional Eleitoral uma lista dos casos de prefeitos e vereadores que foram cassados ou tiveram contas rejeitadas.

Na disputa à Assembleia Legislativa há dúvidas em relação ao registro da candidatura do ex-deputado Luís Afonso Sefer, que renunciou ao mandato, durante a Comissão Parlamentar de Inquérito que investigou casos de violência contra crianças e adolescentes no Pará. Sefer foi acusado de estuprar uma menina quando esta tinha nove anos. O ex-deputado já tem uma sentença em primeira instância. Foi condenado a 21 anos de prisão, mas o que pode pesar para o registro será mesmo a renúncia do mandato, a não ser que haja uma decisão em segunda instância. A lei da Ficha Limpa só barra a candidatura de condenados por decisão colegiada.

PUNIÇÕES

Especialista em Direito Eleitoral, o advogado Inocêncio Mártires diz que, na prática, a Lei da Ficha Limpa ampliou as punições para políticos que forem cassados, condenados criminalmente ou tenham contas rejeitadas. Todos esses casos passaram agora a ser passíveis de inelegibilidade (ou seja, o autor não poderá ser eleito) por oito anos. Antes da Ficha Limpa, casos de contas rejeitadas geravam cinco anos sem registro de candidatura. Condenações penais estavam sujeitas a três anos sem poder disputar eleição.

A nova lei permite impedir a candidatura de pessoas

condenadas por crimes como pedofilia, trabalho escravo e tráfico de drogas.

A aplicação da Ficha Limpa ainda vai dar muito pano para a manga. Mártires defende que a lei não deve se aplicar a quem renunciou ao mandato antes da aprovação da lei, embora o TSE já tenha deliberado favorável à essa tese. Para o advogado, a matéria vai acabar batendo às portas do Supremo Tribunal Federal.

PARA QUEM?

Candidaturas impugnadas:

- Quem renunciou a mandato para evitar cassação nos últimos oito anos;

- Quem teve mandato cassado ou contas rejeitas pelos Tribunais Eleitorais;

- Quem tem condenação criminal em segunda instância. (Diário do Pará)
Compartilhar:

sábado, 26 de junho de 2010

Maurício pode ter candidatura barrada

Insatisfação. Este é o sentimento de alguns filiados do PMDB em Santarém com o diretório municipal do partido, que não aceita dividir o comando da legenda e nem permitir que seus filiados exerçam o direito de se candidatar.

O descontentamento é geral, sobretudo depois que vazou a informação de que o vereador Maurício Corrêa terá sua candidatura barrada no dia da convenção do partido.

Maurício tem anunciado sua pretensão em disputar uma vaga na Assembleia Legislativa, porém, é ‘convidado’ diariamente a desistir da intenção para não prejudicar a reeleição do deputado Antonio Rocha.

O sobrinho do Ruy já bateu o pé e afirma que será candidato. O vereador tem recebido apoio, por baixo dos panos, dos principais nomes do PMDB que articulam deixar o partido depois da eleição e migrar para um partido onde possam, enfim, exercer seus direitos partidários.
Compartilhar:

Grupo de japoneses visita a Mineração Rio do Norte

Um grupo de seis empregados da empresa japonesa Mitsui visitou as instalações da Mineração Rio do Norte (MRN) entre os dias 23 e 24 de junho, onde tiveram a oportunidade de conhecer de perto o processo produtivo da empresa bem como suas principais práticas relacionadas a saúde, segurança, meio ambiente e responsabilidade social. 

Para Takuya Takahashi, líder do grupo, foi interessante observar as dimensões do processo produtivo da mineradora, bem como as instalações do núcleo urbano de Porto Trombetas em plena Floresta Amazônica: "Aqui é muito limpo, seguro e as pessoas são gentis, é um lugar único. Não imaginava uma estrutura industrial desse tamanho no meio da floresta, com equipamentos de grande porte em operação e com a dedicação que a empresa tem ao meio ambiente", afirmou.

O grupo foi recebido em Porto Trombetas por meio do Programa de Visitas da MRN, que é coordenado pela Assessoria de Comunicação da empresa.
Compartilhar:

MEC divulgará 2ª chamada do Sisu na segunda-feira

A lista de 2ª chamada dos classificados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) estará disponível na página eletrônica do Ministério da Educação (MEC) a partir de segunda-feira (28/6). A matricula de selecionados no exame foi encerrada na última quinta-feira (24/6).

Ao todo, 16.549 candidatos foram selecionados na primeira chamada do Sisu.
Compartilhar:

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Juruti forma a primeira turma de alunos pelo CDI

Agora, 132 alunos de Juruti, no Oeste do Pará, já sabem usar computadores e navegar na internet. No dia 18 de junho, eles receberam do Comitê para Democratização da Informática (CDI) os certificados pela conclusão do curso de informática básica. O evento foi realizado na Praça Matriz do município e contou com a participação dos estudantes e seus familiares, representantes de empresas e autoridades locais.

As aulas iniciaram em janeiro deste ano e o curso foi dividido em módulos, com avaliações periódicas de aproveitamento para facilitar e garantir o aprendizado contínuo da turma. Os alunos tinham de 13 a 57 anos, todos moradores de comunidades rurais. Com uma linguagem mais acessível, eles aprenderam um pouco mais sobre tecnologia.

Segundo o coordenador de desenvolvimento institucional do CDI, Bruno Brasil, algo muito interessante neste período foi a construção de conhecimento dos próprios educadores. "Aprendizagem para nós é um processo contínuo. O educador que pesquisa repassa o melhor conhecimento para os alunos, e isso também é um saldo muito positivo", ressalta o coordenador.

Para Irailson Souza Silva, aluno de 21 anos, essa foi a primeira oportunidade de conhecer mais sobre tecnologia e informática. "Fiquei muito feliz em participar do curso. Tivemos a oportunidade de aprender sobre internet e como se comunicar com outras pessoas através dela. Pretendo continuar o curso e saber mais sobre informática", disse.

Na entrega dos certificados, Bruno Brasil falou sobre como foi gratificante trabalhar com a turma. "Nós sabemos que o aproveitamento não é igual para todos, mas quando vemos o otimismo das pessoas, a luta em aprender mais, percebemos que o que foi trabalhado em sala de aula é especifico e necessário para atender à necessidade delas", explica.

As aulas ocorreram no prédio da Associação de Mulheres Trabalhadoras de Juruti (AMTJU), no laboratório de informática montado com recursos do Instituto Alcoa e Alcoa Foundation, em parceria com o CDI.

Raphaella Marques(Assessoria de Comunicação da Alcoa Mina de Jurut)
Compartilhar:

Férias na Disney

O blog dá um prêmio surpresa para quem adivinhar o nome do político que planeja tirar férias na Disney com os filhos depois que concluir a programação de aniversário de Santarém.
Compartilhar:

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Desemprego à vista

Em Santarém tem gente que, desde que o PMDB decidiu caminhar com as próprias pernas nestas eleições, anunciando candidatura própria, que não consegue dormir direito temendo perder as regálias que possuem como funcionários de cargos públicos no Estado.

Os indicados do partido que ocupam cargos no Detran, Hemopa e Sespa município devem deixar as funções nos próximos dias.
Compartilhar:

I Seminário de Jornalismo é amanhã

Está tudo pronto para a realização do I Seminário de Jornalismo do Oeste do Pará, promovido pelo SINJOR - Sindicato dos Jornalistas do Pará, que começa amanhã (25/06) e se estende até sábado (26/06) no auditório das FIT – Faculdades Integradas do Tapajós. São esperados para participar do evento, profissionais de Santarém e região que atuam na área de jornalismo, tanto nas empresas de comunicação, como nas assessorias de imprensa, bem como os acadêmicos de jornalismo da FIT e do IESPES.

O tema de abertura do seminário será "O mercado de trabalho e sindicalização", através de uma palestra a ser proferida pela jornalista e presidente do SINJOR, Sheila Faro, na noite de sexta-feira (25/06). Além de Sheila, estarão presentes outros quatro diretores do SINJOR, entre eles Paulo Ribeiro Lourinho que é o secretário-executivo da entidade e que vai orientar os que desejarem se registrar junto à entidade e junto à Delegacia do Ministério do Trabalho, em busca da profissionalização. Os demais são os jornalistas: Roberta Vilanova, Elena Brito e Luis Waldemir, que ministrarão oficinas de Assessoria de Imprensa, Telejornalismo e Editoração Eletrônica, no sábado. Além destes profissionais, nosso colega jornalista e professor universitário, Ormano Sousa, vai ministrar uma oficina extra de "Produção de texto jornalístico para impressos”.
Compartilhar:

Empregado da MRN embarca para a Copa do Mundo

Um dos representantes da torcida pela Seleção Brasileira na África do Sul será Olavo Batista Santos, operador de equipamentos industriais da Mineração Rio do Norte (MRN). Olavo embarca no próximo dia 03 de julho rumo à Cidade do Cabo, onde irá conferir o jogo do dia 06 de julho pelas semifinais do mundial. A viagem é resultado do esforço do operador nas ações de segurança no trabalho. Ele foi o campeão do 7o Prêmio MRN Destaque em Segurança e Saúde Ocupacional e recebeu da acionista australiana BHP Billiton a excursão ao país sede da Copa. 

A receita para conquistar o passaporte carimbado rumo à Copa do Mundo incluiu os esforços de Olavo voltados para as ações seguras e conscientes em suas atividades profissionais. "Para mim foi uma honra ter sido o destaque em segurança da MRN em 2009. Foi uma grande surpresa, fiquei muito emocionado, ainda mais com esse prêmio, que é assistir a uma semi-final da Copa do Mundo da África do Sul!", comemora Olavo, que trabalha há três anos na mineradora de bauxita.

Olavo também é um dos participantes da campanha interna da MRN que tem como tema a Copa do Mundo. Sob o slogan "Muitos corações, uma só paixão", os empregados da mineradora são os personagens da campanha e ilustram mini-doors, papéis de bandeja, tabelas da Copa e cartazes espalhados pela empresa. (MRN)
Compartilhar:

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Parlamentares queixam-se de falta de apoio do governo para o cacau

A principal queixa dos parlamentares presentes à audiência pública da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CEA) sobre o potencial de cultivo de cacau no Pará foi a falta de comprometimento do governo para impulsionar a produção brasileira. Autor do requerimento do debate, realizado nesta terça-feira (22), o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) disse ter a sensação de que o PAC do Cacau, lançado em 2008, teve o objetivo apenas de socorrer os cacaueiros endividados da Bahia.

- Não temos nada a opor aos incentivos aos produtores de cacau da Bahia, mas o Pará tem condições excepcionais de solo para essa cultura, tem produtividade duas vezes e meia superior à dos cacaueiros baianos e pode ser o primeiro produtor do país se houver vontade política do governo federal em apoiar esses produtores - comentou Flexa Ribeiro.

Na avaliação da senadora Kátia Abreu (DEM-TO), o que precisa ganhar importância política junto ao governo não é o cacau, mas a agropecuária, que responde por 42% das exportações e por um terço dos empregos gerados no país. Linha de argumentação semelhante adotou o deputado federal Lira Maia (DEM-PA), que reconhece a necessidade de cuidado especial para com a lavoura cacaueira da Bahia, mas que não abre mão do aproveitamento do potencial da Amazônia para o cultivo dessa espécie.

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) questionou o diretor da Ceplac (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Jay Wallace da Silva e Mota, sobre o critério de distribuição de sementes de cacau. O representante do governo informou que elas saem de graça para produtores de programas de assentamento, enquanto dos demais é cobrado R$ 10 pelo milheiro.

Em relação à viabilidade de cultivo concomitante entre banana e cacau, Jay Wallace concordou com o senador Augusto Botelho (PT-RR), considerando a prática vantajosa.

O presidente da CRA, senador Valter Pereira (PMDB-MS), também quis saber se a gordura do cacau causa males à saúde. O diretor da Ceplac informou que estudos de universidades norte-americanas já teriam provado que, além de ser rica em antioxidantes, como o vinho, a gordura do cacau não aumenta o colesterol ruim (LDL), sendo, portanto, benéfica para o coração. 
Assessoria Parlamentar
Compartilhar:

terça-feira, 22 de junho de 2010




Maquiavel

Andei me perguntando: o que poderia estar escrevendo em plena Copa do Mundo? Falar da seleção brasileira? Das incríveis imagens futebolísticas num país que sempre mostrou ao mundo outro tipo de realidade? Ou ainda, escrever sobre a política brasileira nesse tempo de exílio. E sei muito bem que muitos preferem correr para o caderno de esporte ou colunas sociais. Embora que, não me restando outra solução, e, assim buscarei nessas breves palavras fazer uma leitura de nossos fatos políticos.
Compartilhar:

Maria é vaiada na orla

Depois de ser vaiada pela multidão durante o show do cantor Fábio Jr., ontem à noite, na orla de Santarém, a prefeita Maria do Carmo deixou o palco visivelmente emocionada. A prefeita segurou o choro e foi amparada pelos assessores e secretários. 
 
Compartilhar:

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Washington Canté ganha liberdade


O empresário Washington Canté acaba de ser solto. Ele foi liberado graças a um habeas corpus impetrado em Brasília. O ex-dono da Garantia Veículos foi recebido com festa pelos familiares e amigos. 

Canté passou mais de dois meses preso no Centro de Recuperação Agrícola ‘Silvio Hall de Moura’, em Cucurunã.
Compartilhar:

Sindicato dos Jornalistas realiza seminário em Santarém

Nos dias 25 e 26 deste mês o Sindicato dos Jornalistas do Estado do Pará estará realizando em Santarém o 1º Seminário de Jornalismo do Oeste do Pará, nas dependências da FIT – Faculdades Integradas do Tapajós -. O objetivo é marcar a instalação efetiva de um núcleo daquela entidade em Santarém, que atenderá profissionais de toda a região.
Compartilhar:

Restaurante Popular inaugurado para convidados


A obra mais demorada do governo da prefeita Maria do Carmo, enfim, foi entregue à população nesta segunda-feira com um almoço servido para convidados e imprensa. 

O Restaurante Popular começa o atendimento ao povão, porém, dentro de uns dez dias, conforme prevê o dono da empresa Renome, que fornecerá as refeições, Mário Vicenzo.

No cardápio servido às autoridades, frango frito, feijão, arroz, macarrão, salada, uma maça e um copo de suco de uva (artificial).
Compartilhar:

Rir é o melhor remédio

Compartilhar:

Brasileiros são os que mais confiam em jornalistas, diz pesquisa

Segundo estudo do GfK Group, 76% dos brasileiros confiam nos profissionais do jornalismo, colocando-os na 6ª posição entre as profissões mais confiáveis. No ranking mundial, os jornalistas ficam em 11º. 
Dos dezenove países analisados, a população brasileira é a que mais confia nos profissionais do jornalismo e publicidade. A afirmação é do GfK Group, empresa alemã especializada em pesquisas que analisou a credibilidade de vinte grupos profissionais e organizações.
Segundo a pesquisa, 76% dos brasileiros confiam nos profissionais do jornalismo, colocando-os na 6ª posição entre as profissões mais confiáveis. No ranking mundial, os jornalistas ficam em 11º, com apenas 41% de credibilidade.
Compartilhar:

Restaurante Popular

A prefeita Maria do Carmo inaugura hoje (21), o Restaurante Popular. A obra mais demorada do governo municipal levou quase cinco anos para ficar pronto. A festa de inauguração será apenas para convidados e a imprensa.

À população, o restaurante só começa atender oficialmente na semana que vem.
Compartilhar:

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Subcomissão de Belo Monte une forças com Câmara e vai à Altamira

Será na próxima quinta-feira (24), a visita de parlamentares das Subcomissões de Belo Monte, do Senado e da Câmara dos Deputados, à Altamira e Vitória do Xingu, municípios que serão mais diretamente envolvidos na construção da hidrelétrica. A definição ocorreu na audiência de ontem (16) no Senado, quando a Subcomissão, que é presidida pelo senador paraense Flexa Ribeiro (PSDB-PA) informou que irá somar esforços com a subcomissão da Câmara, presidida pelo também paraense Wandenkolk Gonçalves (PSDB).


"Este tipo de ação conjunta só traz resultados positivos. Mostra que estamos preocupados em acompanhar de perto esse processo e esta deve ser uma tarefa contínua dos parlamentares. Muitos deputados conhecem a fundo também essa questão de Belo Monte e vamos todos contribuir", destacou Flexa Ribeiro.


Segundo Flexa Ribeiro, será realizada uma audiência pública em Altamira, com participação de representantes de etnias, prefeitos e lideranças. "Vamos ver de perto o que o Governo pretende fazer e dar oportunidade deles mostrarem tudo que será proposto como ação de diminuir os impactos. Ouvindo a populalção, poderemos no relatório apresentar sugestões que sejam incorporadas ao projetod e Belo Monte", afirma o senador.


Ainda de acordo com Flexa Ribeiro, a Subcomissão vai apenas gerar mais informações, para que a Usina de Belo Monte ganhe em qualidade. "Não é nosso objetivo travar. Pelo contrário. No relatório vamos indicar melhorias que podem ser feitas para que essa Usina seja um modelo para o mundo. Tenho convicção de que isso pode ser feito", destacou Flexa Ribeiro.

Daniel Nardim
Compartilhar:

Ausência

Apesar de ter sido convidado, o Incra não mandou nenhum representante à sessão promovida pela Câmara de Vereadores, na última terça-feira, que tratou da situação de abandono dos ramais que servem as comunidades da região do Lago Grande. Os parlamentares lamentaram a ausência do órgão e consideraram um desrespeito com as lideranças comunitárias.


Compartilhar:

Memória de Santarém


No próximo dia 22, no Museu João Fona, o Jornal O Estado do Tapajós, promove o lançamento do livro ‘Memória de Santarém’, de autoria do jornalista Lúcio Flávio Pinto e edição de Miguel Oliveira. O lançamento do livro faz parte da programação de aniversário da cidade.


Compartilhar:

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Sema agenda audiência pública do Eia-Rima da Cargill

Confirmado para o dia 14 de julho, a partir das 9 horas, no Iate Clube de Santarém, localizado na rua 24 de Outubro, no bairro do Salé, a audiência pública para a apresentação do Estudo de Impacto Ambiental e do Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) do terminal graneleiro da Cargill. Em comunicado publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), o secretário do Meio Ambiente do Pará, Aníbal Pessoa Picanço, confirmou a realização do evento, que reunirá no município, representantes de entidades não-governamentais e também de órgãos públicos.
Compartilhar:

Ana Júlia em Santarém

Na tarde desta sexta-feira (18) a governadora do Estado do Pará, Ana Júlia Carepa, chega à Santarém às 16h, após compromissos nos municípios de Alenquer e Óbidos.

A Governadora vai inaugurar o Parque Radioterápico do Serviço de Oncologia do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará – Dr. Waldemar Penna. Logo após segue para o Parque Municipal onde fará a entrega regionalizada de Kit’s “Faz Estrada” para sete municípios (Santarém, Curuá, Faro, Juruti, Terra Santa, Prainha e Belterra). 

Entrega 117 créditos do programa CredPará para empreendedores de Santarém.

Ana Júlia vai receber homenagem das novas turmas de Sargentos e Soldados da Polícia Militar e vai visitar o 3º Salão do Livro. 

A noite participa da programação em comemoração ao aniversário de Santarém, com a entrega do Mérito Cultural Maestro Wilson Fonseca ao Conselho da Mulher Empresária, na Orla da Cidade, e participa do Show Encontro das Artes: Pérolas do Tapajós.
Compartilhar:

Agradecimento

O titular do blog agradece as manifestações de carinho recebidas ao longo da semana e também hoje, 17, data em que comemoro mais um ano de vida. Obrigado aos amigos e aos inimigos também pela lembrança.
Compartilhar:

AM: Governo vai construir 3,5 mil casas

O empreendimento "Meu Orgulho" vai atender a famílias com renda de até três salários mínimos.O contrato foi assinado durante a passagem do presidente pela cidade, onde ele também teve um encontro com o presidente do Peru, Alan García, e com lideranças empresariais do Brasil e do Peru. O contrato do conjunto habitacional "Meu Orgulho", assinado ontem, é a primeira parte de um projeto que vai construir mais de oito mil casas em Manaus. Ele é o maior projeto dentro do programa Minha Casa, Minha Vida no país.
Compartilhar:

terça-feira, 15 de junho de 2010

Imagem do Dia

Foto: Prefeitura de Santarém
Compartilhar:

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Prefeitura oferece curso de criação de peixe em cativeiro no Arapiuns

No período de 16 a 18 de junho, a secretaria municipal de Produção Familiar _SEMPAF, da prefeitura de Santarém, promoverá na comunidade de Vila Brasil (região do Arapiuns), um curso de ‘Criação de Peixe em Tanque-rede’. Serão capacitados 25 moradores das comunidades de Vila Gorete, Anã, Atodi, São Francisco, Coroca e São Miguel. Durante o curso, servidores da SEMPAF ministrarão técnicas de manejo sobre a criação de peixes em cativeiro, inclusive com aulas práticas.

O curso visa fortalecer a atividade de piscicultura na região, bem como garantir a egurança alimentar e a geração de renda, prioridades da SEMPAF, que já vem desenvolvendo um projeto de Criação de Peixe em Tanque-rede na referida região.

“Já estamos obtendo sucesso com nosso trabalho. Instalamos 10 tanques na região de Rios e dois dos instalados nas comunidades de Vila Brasil e Anã, possuem capacidade para produzir 05 toneladas de peixe por ano. Nossa perspectiva é de crescimento”, falou Ivete Bastos, titular da SEMPAF.

O trabalho de capacitação dos piscicultores é realizado pela SEMPAF, em parceria com a secretaria estadual de Pesca e Aquicultura - SEPAQ, Projeto Saúde e Alegria (PSA) e SENAR. (Fonte: PMS)
Compartilhar:

Servidores da Ouvidoria do SUS recebem treinamento

A Ouvidoria Municipal do SUS de Santarém, que funciona no prédio da SEMSA, foi criada por meio da Portaria nº 140, de 13 de outubro de 2008, e teve atividades iniciadas no dia 15 de dezembro do mesmo ano. O órgão é um canal democrático de estímulo à participação comunitária visando melhorias no Sistema Único de Saúde Municipal.

Em Santarém, a Ouvidoria pode ser ‘provocada’ de forma presencial ou telefônica. As demandas recebidas em são inseridas em documento específico, e agora, para que funcione plenamente, a população já poderá também optar, a partir da próxima semana, pela forma on line.

Para que os servidores da Ouvidoria trabalhem com o registro das reclamações e/ou sugestões dos usuários pela Internet, a prefeitura de Santarém, via secretaria municipal de Saúde (SEMSA), está oferecendo uma capacitação no auditório da SEMSA. O curso iniciou na manhã de hoje e prossegue até sexta-feira, 18 de junho. Está sendo ministrado por Tainah Dumont Teixeira e Flávia Silvério. urante o período o treinamento dos servidores (9h às 12h), não haverá atendimento o órgão.(PMS)
Compartilhar:


Mandela, o homem da Copa*

Estamos na Copa do Mundo. Não é preciso estar na África do Sul para prestigiar o maior evento esportivo de nossa era. Os meios de comunicações nos colocam dentro dos estádios, ruas e cidades. Poderemos ouvir as vuvuzelas dentro de nossas casas mesmo. Embora que, chegará um dia em que o futebol perderá sua força, pois, a humanidade sempre passa por mudanças e, mudando assim as culturas, sociedades, religiões, esportes entre outros. Quando acontecerá o apocalipse do futebol não sei e espero que leve alguns anos para acontecer. Doravante, é preciso ter muito respeito com o povo africano. Não podemos usar o mundial para novamente explorar o continente africano e depois ir embora. Em especial na África do Sul é hora de celebrá-la, olhar para a história daquele povo e aprender com eles também.

Nos mais modernos templos futebolísticos estarão na maioria das vezes jogadores de origem humildes e quem sabe hoje milionários. Por outro lado, as cadeiras serão preenchidas por pessoas de dinheiro. Há também quem teve a sorte grande de ir por uma promoção, sorteio ou através de suas economias. Mesmo assim, sem o recurso financeiro não se chega à África do Sul. Um país não diferente de seu continente nas desigualdades sociais e econômicas. Gostando ou não, as nações agora são obrigadas a olharem para o povo africano. Tomará que possamos nos sensibilizar nos quesitos que nos envergonham e através do esporte aprender que somos iguais, enquanto nossa natureza humana.
Compartilhar:

Orientação sobre Lei Geral chega ao Oeste do Estado

Potencialização da receita municipal através da implantação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, este é o objetivo do Seminário de Desenvolvimento Territorial e Fortalecimento da Receita Municipal que chega à Santarém a partir desta quarta (17). Dentre outros objetivos do evento, está a preocupação de se criar um ambiente favorável para o desenvolvimento das micro empresas e o surgimento de novos pequenos empreendimentos no Estado.

O evento realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (SEBRAE) e pela Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (FAMEP) acontecerá no salão de eventos do Barrudada Tropical Hotel e durante dois dias reunirá prefeitos, vereadores, secretários de finanças e desenvolvimento, servidores de tributação e arrecadação, auditores, assessores jurídicos, procuradores municipais, advogados, contadores municipais e outros representantes do poder público de 25 prefeituras da região para a discussão de assuntos como o Índice de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas (ID-MPE), certificação digital, diário oficial eletrônico além da apresentação de casos de sucesso.

Compartilhar:

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Após três dias, jurados condenam detentos que mataram colegas de celas

Foram quase quarenta horas de sessão do Tribunal do Júri da 10ª Vara Penal, o mais longo da história da Comarca de Santarém, que começou na manhã de terça-feira (08/06). Às primeiras horas da madrugada desta sexta-feira (11/06), saiu a sentença de seis dos oito réus acusados da morte de dois detentos na penitenciária de Cucurunã, no dia 17 de julho de 2005.

Por maioria de votos, os jurados acataram a tese do Ministério Público e condenaram os os réus pela morte de dois colegas de cela mortos a estocadas, JULCINEY DA SILVA GONÇALVES e NÉRIS FERNANDES VIEIRA. Os condenados receberam as seguintes penas do juiz Gérson Marra Gomes, da 10ª Vara Penal - Privativa do Tribunal do Júri:

- GEOVAN DE JESUS COUTINHO ("Neguinho"), condenado por dois homicídios duplamente qualificados (art. 121, § 2º, III e IV do CPB) e formação de quadrilha (art. 288 do CPB), à pena cumulativa de 40 anos de reclusão em regime fechado;
- ALDIR DOS SANTOS SOUSA ("Nego Bob"), condenado por dois homicídios duplamente qualificados (art. 121, § 2º, III e IV do CPB) e formação de quadrilha (art. 288 do CPB), à pena cumulativa de 40 anos de reclusão em regime fechado;
- JOSÉ RIBAMAR CORREA FARIAS ("Gibi" ou "Gago"), condenado por dois homicídios duplamente qualificados (art. 121, § 2º, III e IV do CPB) e formação de quadrilha (art. 288 do CPB), à pena cumulativa de 40 anos de reclusão em regime fechado;
- RAIMUNDO CELINEUDO DE ASSIS SILVA ("Dão"), condenado por dois homicídios duplamente qualificados (art. 121, § 2º, III e IV do CPB) e formação de quadrilha (art. 288 do CPB), à pena cumulativa de 40 anos de reclusão em regime fechado;
- RAIMUNDO ERISSON OLIVEIRA DOS SANTOS ("Fela"), condenado por dois homicídios triplamente qualificados (art. 121, § 2º, III, IV e V do CPB) e formação de quadrilha (art. 288 do CPB), à pena cumulativa de 41 anos e 10 meses de reclusão em regime fechado;
- DAMIÃO ROMANO MENDES ("Damico"), condenado por dois homicídios triplamente qualificados (art. 121, § 2º, III, IV e V do CPB) e formação de quadrilha (art. 288 do CPB), à pena cumulativa de 38 anos 6 meses e 25 dias de reclusão em regime fechado;

Os outros dois acusados do mesmo crime, DENIS WELVERTON SILVA SOUSA ("Denis") e ALBERTINO DOS SANTOS MENDES ("Pojó"), encontram-se presos em Belém e deverão ser julgados em outra oportunidade.
Compartilhar:

quinta-feira, 10 de junho de 2010

A batata da prefeita de Aveiro está assando

Do Blog Rastilho de Pólvora
Segundo noticia veiculada no Curto e Grosso o Ministério Público Eleitoral deu parecer favorável à cassação do diploma de Prefeita de Aveiro Gorete Xavier, se os julgadores seguirem a manifestação do MP, os desmandos praticados em Aveiro conforme denunciam comentarios de dominio publico pela prefeita finalmenmte terão fim.

Gorete é a mais recente personagem de gestores públicos do executivo de Aveiro que deverá sair da prefeitura para entrar na historia horrivel da política daquele municipio por desmandos praticados no exercicio de sua gestão. Aliam-se à Gorete entre outros, Milanez, Cabano, Maia, León. Enquanto o povo Aveirense não exumar a cabeça de burro que está enterrada dentro do predio da prefeitura, muitas goretes, cabanos, virão.
Compartilhar:

Quase metade da bancada da Região Norte processada no STF

Nenhuma região do país tem mais parlamentares processados, em relação ao tamanho de sua bancada no Congresso, do que o Norte. Quase metade dos 86 congressistas da região responde a algum tipo de processo. Levantamento do Congresso em Foco revela que 37 deputados e senadores desses sete estados são alvos de 115 processos, quase um terço dos 397 procedimentos em andamento no Supremo contra parlamentar.

Há 40 ações penais (denúncias que podem resultar em condenações) contra 15 deputados e três senadores, e outros 75 inquéritos (investigações preliminares) contra 24 deputados e dez senadores do Norte.


As denúncias contra esses congressistas alcançam pelo menos 22 tipos de crime. Os mais comuns são peculato (apropriação, por funcionário público, de bem ou valor de que tem a posse em razão do cargo, em proveito próprio ou alheio), 32 vezes; formação de quadrilha, 23 vezes, e crime de responsabilidade (praticados no exercício de outra função pública), que se repetem dez vezes. Também há oito investigações de crimes contra a Lei de Licitações, eleitorais e ambientais.


A relação inclui ainda denúncias de corrupção, trabalho escravo, estelionato, falsidade ideológica e crimes considerados de menor gravidade, como calúnia, difamação e desacato, entre outros. Em pelo menos seis casos, o STF não informa de maneira clara a natureza da acusação.


A lista dos parlamentares nortistas processados é encabeçada pelo ex-governador de Roraima e deputado Neudo Campos (PP), com 21 processos ao todo. Os deputados paraenses Jader Barbalho (PMDB) e Lira Maia (DEM) aparecem logo a seguir, com dez investigações cada, no ranking dos parlamentares da região com mais problemas na Justiça.
Compartilhar:

terça-feira, 8 de junho de 2010

Cuidado com o lixo ganha destaque na indústria

O desafio de implantar um empreendimento de grande porte na Amazônia foi superado. Em Setembro de 2009, foi inaugurada a Mina de Bauxita de Juruti, no Oeste do Pará, em meio a uma série de demandas ambientais, sociais e econômicas. Já em operação, hoje o empreendimento lida com o desafio de gerenciar cerca de 170 toneladas de resíduos gerados mensalmente dentro das instalações.

A meta estabelecida também é desafiadora: reciclar e reutilizar 70% desses resíduos. A solução foi a criação de uma estrutura especial para tratar e destinar todo o resíduo produzido pela Mina de Juruti. A Alcoa estruturou uma Área de Disposição de Resíduos (ADR), com capacidade que permite o pleno gerenciamento dos resíduos e o reaproveitamento de 100% do material orgânico gerado nas suas instalações.
Compartilhar:

Wallace sofre infecção generalizada

O estado de saúde do ex-deputado Wallace Souza se agravou nas últimas  horas. Seus rins já não funcionam e ele entrou num quadro de septcemia. O curso da doença pode ser fulminante. Em casos semelhantes, os registros médicos apontam que a morte pode ocorrer em até 6 horas. Os médicos já comunicaram a familia do ex-deputado que a situação é irreversivel. Wallace respira com a ajuda de aparelhos. No sábado, ele foi acometido por infecção nos pulmões, causada por bactérias, que agora atacaram seus rins.

As informações são do Blog do Holanda
Compartilhar:

Seis presidiários são julgados pela morte de companheiros de cela

Um forte esquema de segurança foi montado pela Polícia Militar nos arredores do Fórum de Santarém para garantir o julgamento de seis detentos. O aparato policial inclui pelo menos 40 homens do Comando Tático. Algumas ruas foram fechadas pela polícia para evitar qualquer problema na segurança.

O julgamento dos seis dos oito réus acusados da morte de dois detentos, durante rebelião ocorrida na penitenciária de Cucurunã, no dia 17 de julho de 2005, começou a pouco. 

Naquela ocasião, foram mortos a estocadas os presos provisórios JOCINEY DA SILVA GONÇALVES e NÉRIS FERNANDES VIEIRA. Inicialmente apenas dois presos assumiram o duplo homicídio, entretanto, após a abertura de inquérito policial e sindicância interna realizada pela Susipe (Superintendência do Sistema Penal), outros nomes foram arrolados no processo.
Compartilhar:

Gestão de Resíduos é tema da semana da sustentabilidade na Celpa

Saber o que fazer com cada tipo de material gerado no processo produtivo ou com o lixo doméstico é um dos grandes desafios quando o assunto é meio ambiente. Na Celpa, a gestão de resíduos está sendo tema da II Semana da Sustentabilidade, realizada pela empresa entre os dias 7 e 10 de junho. Em Santarém, na abertura do evento, (09) o Departamento de Meio Ambiente da empresa mostrará como é feito o processo de gerenciamento dos resíduos provenientes da geração de energia elétrica.

Além da Celpa, instituições ambientais da cidade, como o Grupo de Defesa da Amazônia (GDA), Projeto Saúde e Alegria (PSA), entre outros, apresentarão práticas sustentáveis durante a programação em Santarém, de 09 a 10 de Junho, na Casa da Cultura.

Compartilhar:

segunda-feira, 7 de junho de 2010


Euros, dólares e o meu emprego

A palavra da vez é “crise”. Se olharmos conceitualmente encontraremos diversos significados. E você, o que entende por crise? Em nossa vida provavelmente já passamos por algum tipo de crise, nem que seja financeira. E é justo sobre esta crise que gostaria de conversar. Pois, em 2008 acompanhamos a crise econômico-financeira que talvez esteja numa nova fase. Agora, se a crise da zona do euro será a última é difícil de prever. Portanto, questionam-se os intelectuais querendo saber que capitalismo emerge da atual crise. Como também, volta à tona o debate do socialismo e do Estado forte.

O que temos depois de um ano do “esforço coletivo”, que foi a convocação de apertarem o cinto e salvarem os bancos, e evitando que os países fossem tragados numa enorme crise financeira mundial, é a Europa novamente em um novo aperto. Sendo que agora, é para salvar a Grécia e a própria pele. Doravante, o que era uma crise econômica já está virando uma crise política, com partidos e governos sob pressão. Os dezesseis países que adotaram o euro e onze anos posterior sua criação, observam que o objetivo da união monetária não foi atingido: uma Europa econômica e politicamente forte.
Compartilhar:

Nélio Aguiar denuncia descaso em Alter do Chão

 vereador Nélio Aguiar (PMN) reclamou, na Tribuna da Câmara de Vereadores, na manhã desta segunda-feira, da falta de banheiros públicos para os banhistas que visitam a vila de Alter do Chão. Nélio disse que foi procurado por algumas pessoas, que denunciaram que o único banheiro disponível às pessoas estava fechado.

Nélio Aguiar manifestou se preocupado com o problema, “visto que na ilha (praia), não tem banheiro publico e fechar o único banheiro, é criar situação difícil para os banhistas”, ressaltou.
 
Compartilhar:

Lei da Transparência VI

Onze dias e nada  de o link destinado às despesas da Prefeitura de Santarém no seu 'Portal da Transparência' aparecer. 

A mensagem colocada na página diz que problemas técnicos de última hora estão sendo resolvidos e que 'o detalhamento completo das informações para o Portal da Transparência estará disponível o mais breve possível'.

Cidadão exerça sua cidadania e participe. Acesse o portal da Prefeitura e veja se o dinheiro público está sendo aplicado corretamente.
Compartilhar:

Servidores do programa Rios de Saúde embarcam rumo ao oeste paraense

Cinquenta e um servidores destacados por dez órgãos estaduais deixam Belém nesta segunda-feira (7) para realizar pela nona vez o programa "Rios de Saúde", uma parceria entre governo do Estado e Marinha, que desta vez levará saúde e cidadania aos moradores de Prainha, Monte Alegre, Terra Santa, Faro e Gurupá.

São médicos, odontólogos, atendentes de consultórios dentários, oftalmologistas, enfermeiros, técnicos em Enfermagem, papiloscopistas e educadoras, entre outros profissionais, que embarcam no navio Pará, na Base Naval de Val-de-Cans, num roteiro que vai durar 26 dias de trabalho.
Compartilhar:

domingo, 6 de junho de 2010

MPF investiga as licitações ligadas ao Samu

A implantação do novo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no município de Belém, englobando toda a estrutura logística para o seu funcionamento, nasceu no final de abril passado sob o parto de duas suspeitíssimas licitações, cujo vencedor havia sido denunciado ao Ministério Público Estadual (MPE) dois dias antes da abertura dos envelopes. A fraude beneficia empresas de um mesmo dono, mas o caso não será investigado pelo promotor de Justiça de Direitos Constitucionais e do Patrimônio Público, José Maria Lima Júnior, que recebeu a denúncia.
Compartilhar:

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Ficha limpa é sancionado pelo presidente Lula sem alterações

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta sexta-feira (4) o projeto ficha limpa, que proíbe a candidatura de políticos condenados pela Justiça em decisão colegiada em processos ainda não concluídos. Segundo a Casa Civil, Lula não fez qualquer veto ao texto aprovado pelo Senado. O Diário Oficial de segunda-feira (7) deverá trazer a sanção de Lula.
 
Como a sanção aconteceu antes do dia 9 de junho, caberá agora ao Judiciário decidir se o projeto provocará efeitos já nas eleições de outubro. O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, que apresentou o projeto ao Congresso com mais de 1,6 milhão de assinaturas, entende ser possível aplicar já.

O projeto ficha limpa sofreu mudanças no Congresso. A versão inicial, do movimento, desejava a proibição de políticos condenados já em primeira instância. Ainda na Câmara, optou-se por proibir apenas os condenados por colegiados, o que acontece geralmente na segunda instância ou nos casos de quem tem foro privilegiado.

O texto que sai do Congresso permite um recurso extra para condenados em colegiados a um órgão superior. Neste caso, se o outro órgão permitir a candidatura ele terá de julgar com prioridade o processo em andamento. A versão final pode gerar dúvidas sobre a aplicação. O texto que saiu do Senado colocou em todas as hipóteses de condenação expressões com tempo verbal no futuro, como “os que forem condenados” ou “ os que renunciarem” para escapar de cassação. Com isso, existem divergências se a regra vale para quem já está condenado dentro do que prega o projeto.
Compartilhar:

Governo lança PAC do Pará nesta segunda-feira

O governo do Estado lança na manhã desta segunda-feira (7), no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, o Programa de Aceleração do Crescimento do Pará (PAC Pará), com a previsão de investimentos no Estado para o período 2011/2014.

Serão cerca de R$ 109 bilhões, oriundos do governo federal (R$ 59,3 bi), governo estadual (cerca de R$ 6 bi) e privados (R$ 40 bi). Entre as áreas prioritárias, saúde, educação, segurança e obras de infraestrutura para o desenvolvimento.
Compartilhar:

Hippies

A presença de um grupo de hippies na praça da Matriz está causando transtornos aos comerciantes dos arredores. A queixa é pela situação deplorável causada por esses nômades, que se juntam em bandos para se embriagar e consumir drogas. 
O logradouro público fica imundo onde quer que esse pessoal se concentre.
Restos de cigarros, vasilhame de bebida e muita sujeira é o resultado dessas 'reuniões' desses 'intelectuais', que além da porqueira impedem o trânsito dos pedestres. 
Alguns chegam a ser agressivos com as pessoas e nem mesmo a presença da polícia inibe essa gente, que se esconde atrás de suposto estilo de vida e atividade artística para ocuparem as praças públicas.
Compartilhar:

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Semana do Meio Ambiente: vereador alerta sobre consumo responsável

Na abertura da Semana do Meio Ambiente, o vereador do Partido do Verde, Valdir Matias Jr., fez um convite à reflexão sobre o papel de cada um e sua responsabilidade com o planeta Terra. A data comemorada neste sábado, 05, foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. Por meio do decreto 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também decretou que neste período em todo território nacional se promovesse a Semana Nacional do Meio Ambiente.
Matias Jr. aponta a causa ambiental como o centro de discussões entre órgãos públicos, iniciativa privada, organizações não governamentais e comunidades locais. Na opinião do parlamentar, atitudes individuais em prol da preservação do meio ambiente é um grande passo nessa grande luta que se estende por todo o mundo, ajudando a desenvolver a economia e a qualidade de vida das pessoas.
Compartilhar:

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Terras quilombolas já tituladas podem ser anuladas, alerta especialista

Aldrey Riechel

O Supremo Tribunal Federal está prestes a julgar a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) do Decreto 4887/2003, que regulamenta a titulação de terras quilombolas no País.  O julgamento preocupa organizações que acompanham o tema e os quilombolas, pois além de dificultar o reconhecimento de novas áreas, poderá ainda, anular as titulações já feitas.
"Se o Supremo declarar a inconstitucionalidade, anulará [o decreto] desde o principio da sua edição.  Um efeito que pode dar, que é o mais rígido, é dizendo que é inconstitucional e todo tipo de trabalho que foi feito com base nele [no decreto], desde 2003 até agora, tem que ser declarado nulo", explica Fernando Prioste, assessor jurídico da organização Terra de Direitos.

Caso essa medida mais extrema fosse adotada, acarretaria com a o aumento de conflitos no campo, gerados principalmente pela falta de definição das terras do país.  "Todas as famílias vão perder essas terras e todo o dinheiro investido vai ser perdido.  Vai voltar tudo para a situação anterior", argumenta.

Compartilhar:

terça-feira, 1 de junho de 2010

Seminário de Ciências Contábeis focalizará a comunicação empresarial

Analisar a importância da comunicação nas organizações visando à maximização para a qualidade de serviços é que objetiva os acadêmicos do 1º semestre do Curso de Ciências Contábeis das Faculdades Integradas do Tapajós (FIT) com a realização do I Seminário de Ciências Contábeis, com o tema “Comunicação Empresarial” o qual terá inicio hoje, 01 de Junho, a partir das 19:00 h e seguirá até amanhã com uma programação similar.
Compartilhar:

Condenado réu que matou sogra com tiro de espingarda

Por maioria de votos, o réu Messias Nóbrega Vieira de Sousa foi condenado, nesta terça-feira pelos jurados no Tribunal do Júri Popular da 10ª Vara Penal. A defesa, representada pela Dra. Susana Hoyos Rebouças e pelo novo defensor público Daniel Archer França da Silva, que realizou seu primeiro júri, sustentou a tese de que o réu já tinha problemas psicológicos à época dos fatos, mas não convenceu os jurados.

Segundo as informações dos autos, Messias chegou em casa com uma espingarda que pertencia ao marido da vítima, que era vigia e foi chamado atenção por andar com ela em suas mãos. Este não gostou disso e atirou na sogra quase à queima-roupa. Foi segurado por sobrinhos e preso em flagrante, mas fugiu da cadeia em 1991, embrenhando-se nas matas da região, quando começou a apresentar sintomas de loucura.

Acatando a tese do MP, representado pelo promotor público Rodrigo Aguino Silva, os jurados deram o veredicto de condenação pelo crime de Homicídio Qualificado (art. 121, § 2º, II, do CPB), por ter morto Maria José de Paiva Diniz, em 29 de outubro de 1990, no bairro do Livramento.

O juiz Gérson Marra Gomes aplicou a pena de 15 anos em regime fechado, a ser cumprido no Hospital de Custódia Penal, na Penitenciária de Santa Izabel, onde o réu encontra-se preso desde 2006 e passa por tratamento psiquiátrico. O juiz, no entanto, considerou o laudo psiquiátrico que considera que o réu precisa de tratamento e determinou que durante três anos passe por tratamento e se for constatado que teve melhoras, continuará cumprindo a pena imposta.

A Defensoria Pública vai recorrer da sentença. O réu viaja hoje à noite para a Penitenciária de Americano onde aguardará o julgamento do recurso e continuará o tratamento psiquiátrico ao qual está sendo submetido.
J. Ninos
Compartilhar:

XII SEMAFIT

A professora Raimunda Monteiro, vice-reitora da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) é a palestrante da abertura da XII SEMAFIT 2010, hoje à noite, no auditório central da FIT. Ela vai falar sobre “Biodiversidade- perdas e ganhos frente ao Desenvolvimento Sustentável”.

Compartilhar:

Seminário de Letramento apresenta propostas inovadoras para a leitura e escrita

Propondo novas formas de transformar a realidade educacional do ensino da leitura e da escrita nas escolas da região, acontece nos dias 04 e 05 de junho, o IV Seminário de Letramento do Oeste do Pará (SLOP),com o tema “Letramento Múltiplos: a leitura das palavras e do mundo”.

O IV SLOP, promovido pelo Curso de Letras/ULBRA, terá a presença da Dra. Ângela Kleiman, da Universidade de Campinas, conhecida, por seu longo compromisso com a renovação do ensino da leitura e pelo seu engajamento em prol do letramento escolar, no país.

O Seminário ocorreu pela primeira vez em 2007, fruto da iniciativa dos estudantes da disciplina Lingüística Aplicada, Letras/Ulbra. Nasceu com a intenção de debater a concepção de língua como prática social, e, portanto, como letramento. O foco maior foi discutir os conceitos de letramento e a sua influência sobre o trabalho docente.

Este ano, os grupos temáticos, coordenados por professores e acadêmicos trazem propostas dentro do contexto atual: letramento digital; letramento e ludicidade; o aspecto gramatical do letramento escolar; aquisição de segunda língua; aquisição de uma segunda língua para surdos; gêneros textuais como instrumentos de ensino; letramento nas séries iniciais; gêneros orais na escola; letramento literário; gêneros jornalísticos na contemporaneidade.

Para a coordenadora do Curso de Letras, professora Sheyla Gama, a presença da Dra. Ângela, reforça o dinamismo do evento: “servirá para ratificar, questionar e tomar contato com novos pressupostos da área. O SLOP, nesse sentido, nos convoca, para a promoção de uma educação mais consciente e uma escola de fato vinculada às práticas sociais”.

O SLOP acontece no auditório central da ULBRA, com início no dia 04/06, às 08h e a abertura oficial, às 19h, com a palestra da Dra. Ângela Kleiman, com o tema “Letramentos Múltiplos: a leitura das palavras e dos mundos”.
Leiria Rodrigues
Compartilhar:

Secretário nega extravio

O secretário de Saúde, José Antonio Rocha, em contato com o blog do jornalista Jeso Carneiro, negou que houve extravio de uma encomenda endereçada ao secretário de Planejamento Emmanuel Silva.
José Antonio disse ao jornalista que está com o pacote e que nenhum aparelho celular foi usado. Ele diz ainda que fará a entrega do embrulho pessoalmente a prefeita Maria do Carmo, que está na capital do Estado. Maria chega amanhã. 

Mais detalhes você confere aqui:

O blog Quarto Poder divulgou, no último dia 27, a informação de que uma encomenda contendo aparelhos celulares da empresa Vivo endereçada ao secretário Emmanuel Silva foi parar na Secretaria de Saúde. 
Amanhã, a prefeita Maria do Carmo deve esclarecer este episódio.
Compartilhar:

AC: Anônimos e covardes

O blog Quarto Poder comunica a quem interessar que todas as informações publicadas aqui são baseadas em fontes confiáveis e seguras. Porém, todo aquele que se sentir ofendido ou constrangido com alguma noticia dada equivocadamente, pode solicitar direito de resposta e pedir retratação que o faremos com toda boa vontade. Se preferir, pode também procurar a Justiça e exigir por via judicial reparo a possíveis danos causados.

Agora, não adianta tentar nos intimidar com ameaças covardes e anônimas, típicas de pessoas que se acham acima do bem e do mal. 

Nosso compromisso é com a verdade. Se alguém se achar no direito de questionar determinada informação que o faça pelos meios legais e não da forma como estão querendo fazer, ameaçando-nos covardemente.
Compartilhar:

Alunos devem ter cuidado na hora de escolher o curso superior

Em 2009, 29 instituições tiveram que desativar cursos ou foram descredenciadas pelo Ministério da Educação (MEC) por causa da baixa qualidade do ensino oferecido. Mais de 730 vagas de medicina e 20 mil de direito foram cortadas pelo mesmo motivo. Os números servem de alerta: é preciso tomar muito cuidado na hora de escolher um curso superior.

A principal recomendação para evitar dores de cabeça é checar os indicadores de qualidade. Eles são criados a partir de avaliações do MEC – a principal delas é o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que anualmente mede os conhecimentos de alunos ingressantes e concluintes de cursos de graduação. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), cabe à União “reconhecer, credenciar, supervisionar” as instituições de ensino superior, públicas ou privadas.
Compartilhar:

Trabalhador tem até o dia 30 para receber abono do PIS

Quem ainda não recebeu o benefício pode retirá-lo com o Cartão do Cidadão e senha nas máquinas de autoatendimento, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqu.
Compartilhar:

Chip público virou privado

Ainda vai dar o que falar o extravio de um pacote (contendo aparelhos celulares) endereçado ao secretário de Planejamento Emannuel Silva. Leia mais aqui:
Compartilhar:

Lei da Transparência V

Cinco dias se passaram e o Portal da Transparência da Prefeitura de Santarém ainda funciona imparcialmente. Os números no link destinado às despesas ainda não foram disponibilizados para consulta pública. A única coisa que mudou foi a mensagem: Estamos resolvendo problemas técnicos de última hora. O detalhamento completo das informações para o Portal da Transparência estará disponível o mais breve possível.

Cidadão exerça sua cidadania e participe. Acesse o portal da Prefeitura e veja se o dinheiro público está sendo aplicado corretamente.
Compartilhar:

Polícia prende assassino de ex-prefeito

Uma equipe coordenada pelo delegado Silvio Birro conseguiu finalmente prender o pistoleiro Aldair Moraes Batista, vulgo Neném, acusado de matar duas pessoas no município de Placas, entre elas, o ex-prefeito da cidade Daniel Capitani, morto no dia 18 de abril passado. Neném estava refugiado na cidade de Boa Vista, Estado de Roraima. Ele foi preso na madrugada desta terça-feira.
 
O elemento deve ser transferido para Santarém ou Altamira nas próximas horas e, segundo o delegado superintendente da Polícia Civil do Baixo Amazonas, Jardel Guimarães, a documentação para transferir o matador do ex-prefeito já está sendo preparada.

A prisão do acusado só possível graças ao trabalho conjunto das polícias do Pará e Roraima, informou Jardel Guimarães.

O pistoleiro foi preso no aeroporto da cidade, depois que os policiais armaram uma cilada pra prendê-lo.
Compartilhar:
Serra ponto com!

Em uma recente entrevista, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso falou: “Agora, se ganham José Serra ou Dilma Rousseff, nenhum deles tem o estilo do Lula ou o meu”. Caríssimos! É uma declaração obvia, embora que, senão houvesse o evento Lula, a presidenciável Dilma (PT) seria mais uma candidata nanica. Doravante, José Serra (PSDB) só não leva a presidência no primeiro turno, porque existe o evento Lula. Como Serra mencionou, “Lula está acima do bem e do mal”. Portanto, compete ao pré-candidato José Serra trabalhar em sua campanha se quiser ganhar e Dilma ser sombra de Lula pelo menos no período eleitoral.

E o trabalho do pré-candidato José Serra, ex-governador de São Paulo tem que se intensificar, pois, segundo DataFolha ele caiu e sua principal adversária subiu. Acredito mais na explicação Lula/Dilma/PT, com suas apresentações em programas e comerciais partidários e sem contar o recurso do governo, ou seja, o governo hoje pede apoio a sua candidata. Lembrando que desde o ano passado, Lula já vem anunciando sua candidata pelo país a fora.
Compartilhar:

DESTAQUE:

Dica Frazão, a artesã que encantou o mundo

Morreu na tarde desta sexta-feira (19), em Santarém, no oeste do Pará, uma das mais importantes artesãs paraenses, Dica Frazão, 96 anos. ...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive

PUBLICIDADE: