terça-feira, 30 de novembro de 2010

Pará regulariza portos de apoio a manejo

Os portos que servem como apoio à movimentação de atividades de manejo, indústria de pesca, madeireiras, de gelo e outras, estão sendo regularizados desde o dia 29 de novembro deste ano. A operação nesses estabelecimentos deverá ser autorizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Pará (Sema), que prevê um prazo de 90 dias para que os empresários entrem com o pedido de regularização na secretaria.

De acordo com Luiz Flávio Bezerra, da Diretoria de Licenciamento Ambiental da Sema, a necessidade de licenciamento nas áreas portuárias surgiu a partir da observação de casos em que as atividades nesses locais começaram a suprimir Áreas de Proteção Permanente (APP), assorear e lançar resíduos em corpos d’água, entre outras atividades prejudiciais ao meio ambiente.

A primeira fase da regularização é de caráter provisório, nessa etapa será necessário o preenchimento do Cadastro Ambiental de Instalação Portuária. Após o cadastro, a secretaria poderá realizar a vistoria no local e emitir uma Autorização de Funcionamento (AF), que também é temporária. Segundo Bezerra, o porto poderá funcionar normalmente enquanto realiza os procedimento previstos pela Sema. “Se as providências estiverem adequadas, o empreendedor receberá uma Licença de Operação (LO), caso contrário, poderá pagar multa diária que varia entre os valores de mil e 10 mil reais, dependendo do tamanho do porto”, explica. (Ascom/Sema)
Compartilhar:

Candidatura de Tapajós ameaçada

Aparentemente, a eleição desta quarta-feira (1) para a escolha da nova mesa diretora da Câmara de Vereadores de Santarém está, digamos, seguindo fielmente o roteiro elaborado nos bastidores do Legislativo e Executivo. Há, no entanto, muitos interesses em jogo, o que pode mudar os planos dos atores principais envolvidos.

Conforme o enredo inicial, José Maria Tapajós seria reconduzido à presidência para mais um mandato. O cargo de vice seria dado para algum membro da base governista, desde que não fosse o vereador Emir Aguiar cujo nome não é bem aceito pela oposição, que também busca sentar-se à direita ou esquerda do vitalício presidente na mesa diretora.

Pelas palavras do vereador Erasmo Maia, na sessão desta terça-feira, os cenários deverão ser alterados, pois os oposicionistas defendem uma composição suprapartidária.

O governo não gostou nada dessa condição e busca impedir que democratas ou tucanos façam parte do banquete.

Erasmo deu o recado.
Compartilhar:

Eleição para diretores e vices: divulgada relação de classificados

Já está disponível aqui, a lista dos professores classificados no processo de eleição direta para diretores e vice-diretores da rede municipal de ensino.
 
191 candidatos fizeram a prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório. As inscrições para a 2ª fase do processo iniciam nesta quarta-feira (01/12).
Compartilhar:

Cultura dos índios Munduruku é tema de TCC

A cultura dos índios Munduruku da aldeia Carapanatuba do município de Jacareacanga (PA), será o tema do TCC da estudante de Jornalismo Amanda Lago, que participará da apresentação de TCC’s da 1ª Turma de Jornalismo das Faculdades Integradas do Tapajós (FIT), que ocorre no próximo dia 6 de dezembro, com início às 18 horas, no auditório central daquela instituição.
Compartilhar:

Puma Air Linhas Aéreas inaugura rota Belém-Fortaleza

A PUMA AIR Linhas Aéreas inaugurou ontem (30), a operação da rota Belém-Fortaleza. Os voos são diários e com frequência noturna, sendo atendidos pelo Boeing 737-300, com capacidade para 132 passageiros.

O primeiro voo da Companhia saiu de Belém às 19h45 (hora local), com chegada prevista às 21h35, ao Aeroporto Internacional Pinto Martins, onde a empresa foi recepcionada por jatos d’água do Corpo de Bombeiros.

A convite da PUMA AIR Linhas Aéreas, representada pelo presidente da Companhia, Gleison Gambogi, e demais membros da diretoria, estiveram presentes no evento autoridades políticas locais e empresariais, imprensa e convidados.

Compartilhar:

Prêmio Alcoa de Inovação em Alumínio anuncia vencedores

A Comissão Organizadora do Prêmio Alcoa de Inovação em Alumínio 2010 acaba de divulgar os vencedores de sua 9ª edição. Os projetos selecionados, incluindo os que receberam menção honrosa, destacam-se pela preocupação socioambiental. Os 11 trabalhos selecionados apresentam ideias simples, criativas e são acessíveis a toda a sociedade. Desse total, seis contemplados pertencem à modalidade Estudante e à categoria Gestão da Reciclagem, enquanto cinco outros se classificam na modalidade Profissional, categoria Produtos & Aplicações.

O Prêmio Alcoa de Inovação em Alumínio é um concurso científico e cultural que tem como objetivo incentivar e difundir as ideias dos estudantes e profissionais brasileiros no setor. “Ficamos honrados com os resultados desta edição. Os trabalhos excedem as expectativas pela criatividade e inovação. Muitas destas ideias poderão contribuir para o desenvolvimento sustentável e melhoria da qualidade de vida das pessoas”, afirma Franklin L. Feder, presidente da Alcoa América Latina e Caribe.

Compartilhar:

Jornal impresso: Dez Minutos é líder na região Norte

Blog do Holanda 

A Critica continua sendo um grande jornal, mas deixou de ser o matutino de maior circulação no Amazonas. Para quem sempre achou que tamanho não é documento, o titulo continua com um jornal pequeno no tamanho, no número de páginas e até no preço: o Dez minutos. 

Segundo boletim de outubro do IVC - Instituto Verificador de Circulação, que divulga mensalmente a posição, participação e evolução dos jornais impressos no País, o Dez Minutos é o 1º jornal da Região Norte e o 13º do Brasil, com 88.204 exemplares diários. 

Está seis posições na frente do Correio Brasiliense, que circula com 60.203 exemplares no Distrito Federal e oito posições quando comparado como o jornal Valor Econômico, cuja circulação, segundo o IVC, é de apenas 54.869 exemplares . O lider nesse Ranking é o desconhecido ( para nós) Super Noticia, de Minas Geras, com 312.086 exemplares, seguido pela Folha de São Paulo com 290.434 impressos diários e o Globo com 275.098


Compartilhar:

Oportunidade de estágio

O Serviço Social do Comércio (Sesc) abriu inscrições para acadêmicos dos cursos de graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia, Educação Física, Música e Bacharel em Enfermagem interessados em se tornar um estagiário bolsista do Sesc/Santarém.

Para se inscrever, os interessados devem estar cursando o 3º ou 4º ano dos cursos citados; não ter dependências ou reprovação de disciplinas em anos anteriores e ter disponibilidade de 20 horas semanais.

Os acadêmicos que se encaixem nos critérios exigidos devem procurar a sede local do Sesc, na rua Floriano Peixo, 535, centro, para realizarem suas inscrições até o dia 7 de dezembro.

Informações podem ser obtidas também pelos telefones (93) 3522-5126 ou 3522-6481.
Compartilhar:

Opinião*

“Elemento”
“Elemento”; “elemento”; “elemento”. Um conceito utilizado para criminosos que eram apanhados e eternizados diante uma filmadora e, posteriormente transmitindo num canal de televisão. Enquanto a população acompanhava instantaneamente pelos veículos de informações, as mentes lembravam-se de ficções como Guerra ao Terror e Tropa de Elite 1 e 2, entre outros, protocolando um sentimento na sociedade, que remete a realidade uma consciência de que a segurança, justiça, um basta e até mesmo a paz, ainda estão nas mãos do Estado. Por outro lado, esse problema todo que vem acontecendo não se resume a desigualdade social e corrupção. Os protagonistas são o “pó” e as “armas” que vão parar em domínio dos “elementos”. O dinheiro acabou ficando longe de ser um problema no Rio de Janeiro, pois, haveria esse circulo? Circulo de viciados, traficantes, milícias e mortes.

Podemos gritar em alto tom que sem o amadurecimento de programas sociais essas questões atuais degradantes continuarão. Consequentemente muitas mortes. Podemos também gritar onde estão os “elementos”? “Elementos” estes de gravatas ou desprovidos de milhões de votos. Não basta apenas a polícia, o exercito e Cia trabalharem. Deve-se ouvir o que se passa no Congresso. O que dizem os parlamentares. Talvez, o presidente Lula diga que agora é com a presidenta Dilma, que devolva dizendo somente em 2011. Em fim, sobressai um silêncio da parte dos políticos. A cidade do Rio não é apenas portadora de belas paisagens naturais, como de brasileiros que trabalham e sonham por momentos melhores. O que quero dizer é que temo uma árvore ou um animal irracional ter mais valor que um ser humano. Não desconsiderando os mesmos.

Será que aprendemos alguma coisa diante desses momentos tristes, de guerra, pânico e vazio? Quando uma catástrofe natural desola um povo – e o Rio passou por isso recentemente –, a solidariedade vem ao encontro. Enquanto uma violência de tal tamanho circunda os expectadores, as ideias de eliminação e de fortes presídios vêm aos ouvidos de quem se vê parado e pensando. Uma guerra civil não é uma solução. Da mesma forma que ficar de braços cruzados. E nem rigidez em leis. Pois, onde esta o grande problema? No “elemento”. “Elementos” estes chamados por sociedade; por eleitores; por lideranças; por pessoas que abrem mão da dignidade. Ou seja, que deixam de exercer seus direitos cívicos. É claro que diante de uma arma o poder é demonstrando onde o controle da situação encontra-se. Não quero mártires. Quero apenas cidadãos conscientes. Cidadãos valentes em atos e em cobranças para com os parlamentares. Ou seja, essa ‘bomba’ deve estourar é nas mãos dos “elementos” eleitos nas urnas. Afinal, o Estado deve aparecer nessas horas. Sobretudo investir naqueles cidadãos que constroem suas histórias diante a guerra. História de verdadeiros cidadãos.

Depreendo com o sentimento de tristeza. Afinal, as cenas reproduzidas na televisão podem acontecer em nossas ruas ou acontecem. As três palavrinhas esquecidas fora da eleição – saúde, educação e segurança –, são como um norte de um Brasil melhor. Não desejo um Estado como uma “governante” de família; talvez um “pai” competente. Por fim, não é hora de culpa. É momento de recomeçar. De recomeçar não pensando nas Olimpíadas ou Copa do Mundo. Mas recomeçar as vidas que foram roubadas na omissão de quem deveria provir segurança, saúde e educação.

*José de Souza Júnior é articulista do blog
js_junior@yahoo.com.br
Compartilhar:

Mobília para escolas municipais

Divulgado nesta terça-feira (30), no Diário Oficial do Estado, o resultado parcial do processo licitatório pregão presencial destinado à aquisição de mobiliário escolar para as escolas e unidades de educação infantil da rede municipal de ensino. As empresas vencedoras são: TECNOGLASS INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE VIDROS LTDA e PARÁ VENDAS SERVIÇOS E COMÉRCIO DE GENEROS ALIMENTICIOS LTDA.

O contrato tem vigência no período de 19/11/2010 até 31/12/2010.

Valores: R$ 708.025,00 (setecentos e oito mil vinte e cinco reais)
            R$- 113.250,00 (cento e treze mil duzentos e cinqüenta reais)
Compartilhar:

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Jornalismo da FIT em 1º lugar no mestrado da UFAM‏

A coordenadora do curso de Comunicação Social - habilitação em Jornalismo, das Faculdades Integradas do Tapajós (FIT), a belterrense, jornalista Nair Santos Lima, foi aprovada em 1º lugar no mestrado em Ciências da Comunicação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

No próximo ano ela deixará a coordenação do curso para seguir em sua nova empreitada.

Os alunos do curso de Comunicação Social - Jornalismo e Publicidade e Propaganda - parabenizam a docente por esta importante conquista.
Compartilhar:

Saúde pública em Santarém é deprimente

“A Saúde pública em Santarém é deprimente. Conversamos com vários médicos, que inclusive estão ameaçando pedir demissão coletiva, porque faltam remédios básicos. Eles não estão conseguindo curar e até salvar os pacientes”. 

A afirmação foi feita na sessão desta segunda-feira (29), na Câmara Municipal, pelo vereador Valdir Matias Jr.

Orçamento previsto - Valdir lembra que o orçamento previsto para 2011, para a saúde municipal é de R$ 74.180.00. O parlamentar entende que se esse valor for bem utilizado, “de forma eficiente é razoável para atender os problemas da saúde, mas acho que a situação não é muito ligada a orçamento, mas é uma questão de gestão mesmo”, afirma.
Compartilhar:

Mais uma fuga em Cucurunã

O Serviço Reservado da Polícia Militar continua à caça dos cinco detentos que fugiram na madrugada desta segunda-feira do Centro de Recuperação Agrícola 'Silvio Hall de Moura', em Cucurunã.

Adenilson Ananias, Édson Costa de Macedo, Genilson Freitas de Lima, Benjamin Querã e Rafael Nogueira Almeida fugiram por um túnel, cavado por eles há pelo menos cinco dias. 

A direção daquela casa penal não informou se já instaurou procedimento para apurar se houve facilitação na fuga dos presos, já que eles estavam no regime semi-aberto.


----------------------------------
Atualização às 16h50: Segundo informações da direção do presídio, foram sete e não cinco, os detentos que fugiram pelo túnel.
Compartilhar:

Para onde vai o dinheiro repassado pelo governo federal à creche Seara?

A creche Seara corre sério risco de fechar as portas. O motivo todo mundo já sabe. Sem dinheiro, a instituição se apega às doações feitas por voluntários para continuar com suas atividades sociais.

A situação certamente seria bem mais fácil se a Prefeitura de Santarém repassasse os R$ 16 mil que recebe do governo federal todos os meses destinados à creche.

E por que esse dinheiro não é repassado à instituição? Só a prefeita Maria do Carmo e a secretária de Educação, Lucineide Pinheiro, podem responder a esta pergunta.
Compartilhar:

sábado, 27 de novembro de 2010

É uma vergonha mesmo!

Leitor que assina Ivan Leão comenta o post Famílias no Uruará abandonadas pelo governo.

“É uma vergonha o que esta prefeita está fazendo com esse povo. Ela não tem o direito de deixar de executar a obra do PAC, afinal foi destinado valores do governo federal pra esta finalidade. É uma vergonha! Onde está o dinheiro?". 
Compartilhar:

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Semma promete fiscalizar propaganda volante

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) espera baixar uma portaria para dar início à fiscalização mais rigorosa contra os proprietários de carros-volantes, que diariamente circulam pelas ruas da cidade, ignorando limites e horários para o exercício dessa atividade. A poluição sonora causada pelos propagandistas tem incomodado a população santarena que cobra rigor do órgão municipal e apela também à promotoria de Meio Ambiente do Ministério Público Estadual para retirar de circulação pessoas que não têm autorização para exercer a profissão. 

Segundo o secretário Marcelo Corrêa, a partir desta portaria e de um acordo que ele espera fazer com a associação da categoria, será possível coibir possíveis abusos. Todos os dias, incluindo domingos e feriados, os proprietários de carros de som trafegam com seus equipamentos com volume acima dos decibéis permitidos.
 
Segundo ele, ainda não foi possível chegar a um acerto com os dirigentes da associação para daí fazer o ordenamento da atividade, que hoje é exercida por qualquer pessoa que tenha um veículo e uma aparelhagem de som. Isso fica explicito ao nos depararmos diariamente com pessoas conduzindo bicicletas e motos velhas, trios elétricos e até carroças no exercício da profissão. Durante a última campanha eleitoral, o número de pessoas trabalhando como propagandista aumentou consideravelmente em Santarém por conta da falta de fiscalização. 

O secretário reconhece que há falhas no trabalho da Semma, contudo, adverte, que tão logo a portaria entre em vigor se dará um trabalho incansável de regulamentação desta atividade. “Vamos organizar essa categoria e ampliar o trabalho de fiscalização, que será direcionado também à instalação de equipamentos de sons nos postes de energia elétrica e nos estabelecimentos comerciais da cidade”, observou Marcelo Corrêa.
 
A partir deste dispositivo, ainda segundo o secretário, será possível adequar à norma todas as pessoas que atuam neste ramo, impondo limites e coibindo os abusos. O secretário não soube precisar quantas pessoas hoje atuam como propagandistas volantes em Santarém de forma legalizada. Reconhece, no entanto, que o número de clandestinos é alto. “Tem empresa contratando pessoas para conduzir bicicletas, motos e até carrocinhas para fazer, de maneira improvisada, esse serviço de comunicação. Isso não pode acontecer”, avisou.

Marcos Santos
Compartilhar:

O Rio de Janeiro continua lindo!

"A violência é tão fascinante e nossas vidas são tão normais. E você passa de noite e sempre vê apartamentos acesos. Tudo parece ser tão real, mas você viu esse filme também."...

  ..."Essa justiça desafinada
É tão humana e tão errada
Nós assistimos televisão também
Qual é a diferença?"...*



Citações da música Baader-Meinhof Blues da Legião Urbana - 1985
Compartilhar:

Presos vão passar o círio em casa

Pelo menos setenta detentos receberam benefício do Sistema Penal do Estado e vão passar o Círio da Conceição com a família, informou a direção do Centro de Recuperação Agrícola ‘Silvio Hall de Moura’, em Cucurunã.

Quem não voltar dentro do prazo determinado (30/11) será considerado furagido da Justiça.
Compartilhar:

Petrobras anuncia descoberta de petróleo na Amazônia

A companhia petrolífera Petrobras anunciou nesta sexta-feira a descoberta de uma nova jazida de petróleo com capacidade para produzir 2,5 mil barris diários de óleo leve na Amazônia, onde a empresa já explora gás natural.

A nova reserva foi confirmada após um Teste de Longa Duração (TLD) realizado no poço exploratório Igarapé Chibata, perfurado em uma região do município de Tefé (AM), a 630 quilômetros da cidade de Manaus.

A jazida com petróleo de alta qualidade foi identificada após a perfuração de um poço de 3.485 quilômetros de profundidade na Bacia do Solimões e em uma concessão na qual Petrobras tem 100% de participação, informou a empresa em comunicado.

O óleo está situado a 32 quilômetros da Província Petrolífera de Urucu, onde a Petrobras explora três jazidas de gás natural que é usado para abastecer a cidade de Manaus.

Apesar da capacidade para produzir 2,5 mil barris diários, o índice é baixo em comparação a outras áreas exploradas pela empresa.

Cada um dos poços da concessão Tupi, localizados nas jazidas descobertas pela Petrobras em águas profundas do oceano Atlântico, tem capacidade para produzir 30 mil barris diários.

Contudo, a Petrobras esclareceu que se trata de "um excelente resultado levando em conta o tipo de bacia no Brasil".

A companhia acrescentou que realizará novos estudos sísmicos e de perfurações para definir a extensão da jazida, quantificar as reservas e determinar a viabilidade comercial de seu exploração.

Fonte: Agencia EFE
Compartilhar:


Abandono
O prédio da 5ª Unidade Regional de Ensino (5ª URE), localizado na avenida Curuá-Una, está em completo estado de abandono. Tomado por lixo, toda estrutura física daquele órgão está seriamente comprometida. Há várias rachaduras e muito mato. Para piorar ainda mais o cenário, grande quantidade de lixo ilustra os arredores daquela unidade de ensino.

Moaçara
O líder comunitário Mário Gomes procurou este espaço para denunciar que as galerias da avenida Moaçara continuam causando transtornos aos moradores, sobretudo depois das fortes chuvas que caíram sobre a cidade nos últimos dias. Por causa da falta de limpeza, que deveria ser feita pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), as galerias estão todas entupidas e transbordam diariamente, causando o alagamento daquela via.

Aftosa
Até o próximo dia 30, todos os criadores de gado devem vacina seu rebanho contra a febre aftosa. A partir do dia 15 de dezembro, os pecuaristas terão que confirmar a vacinação na Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará). As vacinas estão disponíveis nas lojas agropecuárias de Santarém e custam, em média, R$1,50. A meta é bater o percentual do mês de maio, quando foram vacinados 97% do rebanho. O objetivo é mudar o status da região do Baixo Amazonas de zona de médio risco para zona livre de febre aftosa com vacinação.

Reclamação
Usuários do transporte coletivo voltam denunciar o péssimo serviço dispensado por alguns motoristas das empresas de ônibus, sobretudo da Viação Borges, Transazevedo e Perpetuo Socorro, que não têm respeito com o cidadão, mudam itinerários e não param nos pontos para apanhar os passageiros. Até quando o santareno terá que conviver com esses abusos?

Borges Leal
Comerciantes e moradores da avenida Borges Leal exigem explicações da Prefeitura de Santarém sobre o retorno dos serviços de pavimentação que contemplariam aquela importante via. Os trabalhos estão parados há vários dias sem que nenhuma justificativa fosse dada pelo governo.

Pela metade
Esse tipo de expediente já é comum no governo da prefeita Maria do Carmo. Começar uma obra e depois abandoná-la sem dar explicações aos moradores. Os exemplos estão espalhados por toda cidade. Só depois de um tempo é que a Prefeitura retorna para concluir os serviços.

Inverno
A previsão de chuvas para o município nos próximos dias não é nada boa. Fortes temporais devem desabar sobre a cidade, dando início ao inverno que promete ser devastador para Santarém, levando e conta que o governo municipal não adota medidas para evitar que a população sofra com alagações e inundações. Todo ano é a mesma coisa.

PAC Uruará
Quem está preocupado com o inverno Amazônico são os moradores do bairro do Uruará, mais precisamente as famílias que residem nas proximidades do Porto dos Milagres, onde lá a Prefeitura vergonhosamente abandonou a construção de casas populares para socorrer às vítimas da enchente do ano passado. Mais um inverno chegou e aquelas pessoas ainda não têm onde morar.

Lixo
Continua enorme a quantidade de lixo espalhada por toda extensão da praia em frente à cidade. Por todos os lados é possível encontrar os entulhos espalhados pela areia, causando danos irreparáveis ao meio ambiente. Se depender da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), a nossa orla continuará sendo depredada pela ação irresponsável do homem. Se no período de estiagem nada foi feito, não será agora com a chegada das chuvas que essa incompetente secretaria fará alguma coisa.
Compartilhar:

A volta do bairrismo*

Por André Cavalcante - O‏ntem fui convidado para participar do programa "SBT ESPORTES" comandado pelo sempre simpático Edson Matoso. O convite se deu pela notícia divulgada pela Assessoria de Imprensa do SREC quanto ao início da pré-temporada do Clube em terras cariocas. Durante a entrevista o apresentador mostrou-se muito satisfeito com a iniciativa do Clube e chegou a compará-la com a dos dois "titãs" do futebol paraense ao afirmar "enquanto Remo e Paysandú falam em fazer pré-temporada em Barcarena, Tucuruí... o São Raimundo anuncia a sua no Rio de Janeiro...".

No mesmo dia, por volta das 16 horas recebi uma ligação do Cronista e Comentarista Esportivo Cláudio Guimarães que esta semana comemorou 50 anos de crônica, querendo saber à veracidade das informações já que tudo soava muito surreal, uma vez que faze uma parceria com o Fluminense e treinar da estrutura do virtual Campeão Brasileiro de 2011 é quase um sonho para qualquer time do combalido futebol paraense. Confirmada a informação, o jornalista na sua Coluna "BOLA PRA FRENTE", do Caderno "Bola" do "Diário do Pará", publicada nesta sexta-feira, destacou da seguinte forma a notícia: "POSITIVO ? São Raimundo de Santarém acordou após o rebaixamento para a Série D, fez parceria inédita com o Fluminense-RJ e já esta no CT de Xerém, no RJ, em pré-temporada ao Parazão, com toda a estrutura possível. Valeu! ".

Outras matérias sobre a pré-temporada do Clube também foram divulgadas no jornal "O Liberal" e "Amazônia", todas com conotação positiva.

Hoje, nem tanto para minha surpresa, ao ler o Blog do jornalista Jeso Carneiro, me deparei com a notícia de que uma emissora de televisão local fez uma enquete com alguns torcedores e todos foram contra a iniciativa do Clube em realizar a pré-temporada fora de Santarém, o que embasou comentários pessimistas e tendenciosos do âncora do telejornal que a vinculou. No Mesmo blog, são diversos os posts criticando a iniciativa e a relacionando a eventuais prejuízos e riscos ao patrimônio do Clube. O próprio autor a conceitua a iniciativa como ?ousada?.


Compartilhar:

Creche Seara, vamos ajudar

Depois de 31 anos, a crise financeira bate à porta de uma das instituições mais importantes de Santarém. A creche Seara, mantida pela Associação Santarena de Estudos e Aproveitamento dos Recursos da Amazônia, corre sério risco de fechar por falta de recursos para manter suas atividades e o atendimento à comunidade local. Se até o fim deste ano, a instituição não conseguir dinheiro que garantam seu funcionamento é bem provável que a creche feche suas portas, pois os coordenadores temem acumular prejuízos e dívidas.

Atualmente, a creche Seara atende 120 crianças com idade entre 01 a cinco anos, que recebem assistência nutricional em horário integral de segunda à sexta, das 8 às 16 horas. Essas crianças recebem duas refeições, além de lanches reforçados, cuidados com higiene, atendimento pedagógico e auxilio médico. A maioria dessas crianças está com alto índice de desnutrição e por isso recebem atenção especial da Seara.

A instituição também atende 60 crianças com idade entre 6 e 12 anos de dez bairros vizinhos à creche com atividades culturais e educacionais. Jovens e adultos também são assistidos com atividades sócio-culturais e cursos profissionalizantes. Para manter essas atividades, a coordenação tem custo elevado, sobretudo para pagamento de contas com telefone, energia elétrica e gás de cozinha.

Funcionários e colaboradores da creche Seara se mobilizam no sentido de ajudar a instituição sobreviver diante desta crise ameaçadora. Para isso, estão comercializando uma rifa no valor de R$ 2,00. O sorteio acontecerá no dia 16 de dezembro, no programa Patrulhão da Cidade. Serão ofertados dez prêmios. A creche Seara está localizada na rua Nações Unidas, no bairro de Santana. Maiores informações podem ser obtidas pelos telefones 3524-1966, 3523- 2309 e 9122-5952.

Sem receber apoio financeiro de órgãos públicos, a creche Seara sobrevive apenas da colaboração e da solidariedade de algumas pessoas. Por se tratar de uma instituição sem fins lucrativos, a entidade passa pelo aperto financeiro, que este ano tornou-se mais ameaçador, a ponto de os coordenadores anunciarem seu iminente fechamento.

Os interessados em contribuir com a creche Seara podem entrar em contato com a direção e fazer sua doação voluntária.
Compartilhar:

Novo Pronto Socorro ainda recebe ‘ajustes’


Um mês depois de ter sido inaugurado pelo governo do PT, o Pronto Socorro Municipal de Santarém ainda recebe alguns ‘ajustes’. Apesar de ter demorado mais de dois anos e três meses para ser concluído, ainda há muito a ser feito até que esta unidade funcione plenamente. A obra, de responsabilidade da empresa Estacon Engenharia S.A., foi iniciada em 3 de julho de 2008 e abocanhou mais de R$ 5 milhões dos cofres públicos. O novo PSM foi entregue à população no último dia 25 de outubro e serviu de palanque eleitoral para a governadora Ana Júlia Carepa.

Funcionando com atendimento ao público desde o dia 26 de outubro, o novo PSM recebe alguns reparos. Desde a semana passada que estão sendo colocados degraus na rampa de acesso à entrada do pronto socorro. No dia da inauguração, percebeu-se que o piso era bastante escorregadio e que não dava segurança às pessoas. Além disso, faltava um corrimão para que as pessoas pudessem se apoiar. Neste dia, aliás, um cidadão humilde, que chegou debaixo de um forte temporal para acompanhar a solenidade, escorregou no piso da rampa violentamente quando chegou às pressas buscando abrigo da chuva. Felizmente, ele não se machucou. Muitos questionaram sobre os riscos de acidentes desta natureza que aquele local ofereceria as pessoas, porém, os murmúrios não chegaram aos ouvidos das ‘autoridades’.

“Em dias de chuva, as pessoas têm dificuldades para subir, pois o piso é muito liso. Como é que constroem um hospital com dificuldade de acesso para as pessoas”, questionou a doméstica Maria do Carmo de Mendonça Lopes.
Compartilhar:

Buraco nosso de cada dia


No cruzamento da travessa Turiano Meira com a avenida Muiraquitã, no bairro da Cohab, um enorme buraco causa transtornos para motoristas e pedestres. 
O perigo de acidente ficou iminente por causa das fortes chuvas que caíram sobre a cidade nos últimos dias, provocando enxurradas naquele trecho. Por conta da grande quantidade de lama, o buraco transbordou, prejudicando o fluxo de veículos.

Na quarta-feira (24), no entanto, o pessoal da Secretaria Municipal de Transportes (SMT) colocou cones ao redor do buraco, alertando os motoristas. O trânsito ficou lento naquele trecho e causou também a reclamação generalizada de condutores e moradores da área.
Compartilhar:

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Pojó, o 7º réu da chacina do pavilhão 2B é condenado a mais de 40 anos

Terminou na noite desta quinta-feira (25), o júri que deveria julgar mais dois (de oito) detentos acusados de participar da já famosa Chacina do Pavilhão 2B, na Penitenciária de Cucurunã, mas apenas um deles foi julgado e condenado a mais de 40 anos de prisão pela morte de dois detentos, em 17/07/2005.

Os réus eram Albertino dos Santos Bentes, vulgo "Pojó" e Denis Welverton Silva Sousa, que estavam sob custódia do Sistema Penal, em Belém, e não puderam vir no primeiro julgamento ocorrido nos dias 08, 09 e 10 de junho deste ano, quando outros seis réus (foto) foram condenados na mais longa sessão de júri da história de Santarém (mais de 40 horas de sessão), pela morte dos detentos Julciney da Silva Gonçalves e Néris Fernandes Vieira.

"Pojó" é foragido e foi julgado à revelia, mas Denis (que está em livramento condicional) acabou não sendo encontrado pelos oficiais de Justiça de Belém. O júri de hoje não foi mais longo porque nenhuma das testemunhas dos réus (que também são detentos) esteve presente na sessão como no júri passado.


Compartilhar:

UFOPA realiza debates em municípios do Oeste do Pará

Dando continuidade ao 1° Ciclo de Extensão da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), o Centro de Formação Interdisciplinar realiza na próxima semana mais seis rodadas de palestras com temas relacionados à Educação, Ciência, Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional. 

Aberto ao público, o evento acontecerá no dia 30 de novembro (terça-feira) no Campus Rondon, em Santarém, e no dia 4 de dezembro (sábado) simultaneamente nos campi de Santarém, Itaituba, Monte Alegre, Alenquer e Óbidos e contará com a participação dos alunos da UFOPA que integram o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor).


Compartilhar:

Celpa faz premiação aos vencedores do Concurso Energias do Mundo

Será manhã (26), às 8h, na escola Maria da Conceição Figueira, no bairro Jaderlândia, a cerimônia de premiação às crianças vencedoras do Prêmio Nacional Energias do Mundo, promovido pela Celpa e a holding Rede Energia.

O gerente regional da Celpa Reynaldo Serrão e o representante da área de Responsabilidade Social da empresa, o jornalista Emanuel Jadir, entregarão os prêmios aos vencedores, da Escola campeã: Os alunos Rangel Borges de Almeida, Ramile Sousa da Silva e João Francisco Colares dos Santos e ao professor que coordenou o trabalho, Raimundo Pereira da Silva.

Na ocasião, acontecerá o "Plantio Energias do Mundo", em parceria com a SEMMA.

Leíria Rodrigues | Comunicação |Celpa
Compartilhar:

Médico esclarece verdades sobre o novo PSM em artigo

Oportuno e esclarecedor o artigo do médio Erik L. Jennings Simões, sobre o novíssimo pronto socorro municipal de Santarém, que você acompanha aqui.

Compartilhar:

Justiça aceita recurso dos Correios e libera concurso

Após recurso dos Correios, a Justiça Federal em Brasília manteve o contrato com a Fundação Cesgranrio para a realização do concurso para 6.565 vagas em todo o país. Decisão liminar de primeira instância havia suspendido, em outubro, o processo de contratação da organizadora, após ação do Ministério Público Federal do Distrito Federal. Cabe recurso da decisão. A prova, que estava marcada para o próximo domingo (28), foi desmarcada no dia 12 de novembro por conta da liminar de suspensão do contrato.

Ao todo, 1.064.209 pessoas se inscreveram para a seleção; o prazo foi encerrado em fevereiro passado. É o concurso que teve mais candidatos neste ano, superando inclusive o do IBGE, para 192 mil vagas de recenseador, que teve 1.051.582 inscrições.

A decisão de manter a organizadora é do desembargador federal Fagundes de Deus e foi tomada no último dia 19 de novembro. O Tribunal Regional Federal da 1ª Região disse que a decisão deve ser publicada no Diário de Justiça em breve.

Compartilhar:

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Que país é este?

Familiares do escrivão João Benedicto, da Polícia Federal, baleado acidentalmente com a própria arma, na semana passada, receberam nesta quarta-feira, pedidos de desculpa de uma importante autoridade municipal pela, digamos, falha no atendimento ao ilustre paciente na emergência do PSM, para onde foi levado inicialmente, antes de ser transferido para a UTI do Hospital Regional.

Promotores de Justiça, delegados federais e outras autoridades compareceram em peso à emergência do PSM exigindo que o escrivão recebesse imediato atendimento pelo único médico que estava de plantão naquele dia. A demora pelo socorro ao agente revoltou parentes e amigos. Depois de longa espera, enfim, João Benedicto foi atendido. Mais tarde, ele foi levado para o HR, onde foi operado.

Bem que nossos promotores e autoridades poderiam agir da mesma forma em prol dos direitos constitucionais dos pobres cidadãos santarenos, que todos os dias padecem nas filas de espera dos hospitais públicos. Todo dia morre alguém por negligência médica e, sobretudo, pela demora no atendimento. Infelizmente, o tratamento vip não é dispensado às pessoas desprovidas de poder aquisitivo, status político ou patentes. Lamentavelmente, nem todos somos iguais perante a lei, como reza nossa Carta Magna.

Segundo o Artigo 5º da Constituição Federal: Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade. A Constituição Brasileira também garante a todos os cidadãos o direito à saúde, por força de vários dispositivos constitucionais, onde está prescrito em vários deles, que a saúde é um direito de todos e dever do Estado.
Compartilhar:

São Raimundo apresenta jogadores e comissão técnica

Na tarde desta quarta-feira, a diretoria do São Raimundo Esporte Clube fez a apresentação oficial à imprensa santarena dos atletas que farão parte da pré-temporada de 2011. Na ocasião, também oficial que pela primeira vez um time santareno fará preparação fora do norte do país.

O São Raimundo fechou uma parceria com o time do Fluminese do RJ e confirmou que iniciará já amanhã (25) a pré-temporada do time nas depedências do tricolor carioca em Xerém. Lá o Pantera Negra terá a sua disposição toda a estrutura de campos, vestiários, dormitórios e refeitórios para que o técnico Sebastião Rocha faça uma pré-temporada tranquila e assim dê uma melhor condição aos seus comandados para a disputa do Campeonato Paraense de 2011.

Lúcio Santarém também foi confirmado como reforço
O treinador Campeão Brasileiro está de volta ao São Raimundo, Lúcio Santarém também foi apresentado nesta tarde como Coordenador de Futebol do Clube. Santarém ficará responsável pela criação das divisões de base do alvinegro da Silva Jardim e também pelo time amador do clube que ficará em atividade os 12 meses do ano a partir de 2011.

Diretoria fala em título do Campeonato Paraense 2011 Foi unanime nas palavras de todos os diretores que o São Raimundo hoje estava dando uma grande passo rumo a total profissionalização do clube e que chegou a hora de um time do interior conquistar o tão sonhado título estadual.



Compartilhar:

Casamento Coletivo

Já estão abertas até o dia 30 de novembro, as inscrições para as pessoas interessadas em casa em uma cerimônia civil patrocinada pela Prefeitura de Santarém por meio do Casamento Comunitário, coordenado pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – SEMTRAS.

As inscrições podem ser feitas no prédio da SEMTRAS e nos Centros de Referência em Assistência Social – CRAS, da Nova República, Santarenzinho, Santana e Br-163, de 2ª a 6ª feira, no horário de 8h às 13h. Os interessados precisam no ato da inscrição, apresentar seus documentos originais e cópias da Carteira de Identidade e Certidão de Nascimento, bem como o de duas testemunhas. O casamento será no mês de dezembro deste ano, em data a ser definida. (PMS)
Compartilhar:

Detentos que mataram colega de cela sentam no banco dos réus

Dois detentos acusados de participar de uma rebelião que culminou com a morte de dois colegas de pavilhão, na Penitenciária de Cucurunã, serão julgados nesta quinta-feira (25/11) à partir das 08h00, pelos jurados da 10ª Vara Penal. Os réus são Albertino dos Santos Bentes, vulgo "Pojó" e Denis Welverton Silva Sousa, que estavam sob custódia do Sistema Penal, em Belém, e não puderam vir no primeiro julgamento ocorrido nos dias 08, 09 e 10 de junho deste ano, quando outros seis réus foram condenados na mais longa sessão de júri da história de Santarém, pela morte dos detentos Julciney da Silva Gonçalves e Néris Fernandes Vieira, crime ocorrido em 17/07/2005.

Compartilhar:

Triciclo auxilia portador de necessidades especiais

Em Santarém, uma turma de alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) trabalha no desenvolvimento de um triciclo para portadores de necessidades especiais. A turma é formada por 14 estudantes, que desde Abril deste ano fazem parte do Programa Jovem Aprendiz. O projeto de construção do triciclo está em andamento desde Setembro.

O triciclo possui elevador com motor elétrico e o usuário poderá utilizá-lo sem sair da cadeira de rodas. “O projeto é inovador, porque pretende proporcionar acessibilidade a um portador de necessidades especiais, com uma tecnologia diferente para esse tipo de triciclo”, diz o instrutor técnico Luiz Gama da Costa, que coordena a equipe. De acordo com Luiz, além de proporcionar conhecimento aos alunos sobre novas tecnologias e possibilitar o crescimento profissional deles, o maior objetivo deste projeto-piloto é atender à população.

O projeto está sendo desenvolvido primeiramente para uma pessoa, após a aprovação do protótipo, ele poderá atingir um público maior. Os alunos já passaram da fase de fabricação das peças e atualmente montam o protótipo, que passa constantemente avaliação. Para o aprendiz Claudomiro de Azevedo Júnior, o projeto é uma boa oportunidade para colocar em prática o que aprendeu. “Desenvolver esse projeto é muito interessante porque aprendemos melhor a teoria quando fazemos nosso próprio projeto-piloto. Como eu não tinha formação profissional antes de entrar no Programa Jovem Aprendiz, com certeza o que estou aprendendo com a construção desse triciclo será levado para o mercado de trabalho”, declara o estudante de 19 anos.

Essa turma do Programa Jovem Aprendiz faz parte do curso de Mecânica de Usinagem, fruto da parceria entre Senai e Alcoa. Célia Oliveira, consultora de Educação da Alcoa, diz que os alunos do Programa são estimulados a continuar desenvolvendo projetos como o do triciclo. “A Alcoa incentiva os estudantes porque projetos como esse podem atender às necessidades das comunidades. Estas iniciativas fazem parte dos objetivos da Companhia. Nós somos parte das comunidades onde atuamos”, declara.

O Programa Jovem Aprendiz possibilita a formação técnico-profissional de adolescentes entre 14 e 18 anos, e também de jovens entre 18 e 24 anos. A partir de atividades teóricas e práticas, os estudantes são capacitados para o mercado de trabalho em cursos com duração máxima de dois anos. O Programa é realizado por meio de parceria entre empresas e uma instituição de qualificação técnico-profissional.

Raphaella Marques I Temple Comunicação
Compartilhar:

Concorrência desleal

Donos de embarcações do município, que fazem viagens para Manaus ingressaram na Justiça contra o proprietário de um barco que está vendendo passagens para a capital amazonense por apenas R$ 20, a partir de Monte Alegre.

O empresário foi denunciado por praticar concorrência desleal. No processo movido contra ele, há denúncias também de que sua embarcação abastece em um posto em frente à cidade com requisição da Prefeitura, através de uma secretaria municipal.

O Quarto Poder está investigando o caso para informar mais detalhes.
Compartilhar:

Inep divulga gabarito do Enade 2010

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou nessa terça-feira (23) à noite o gabarito das provas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), aplicadas no último fim de semana. Os participantes podem consultar as informações no site do órgão (www.inep.gov.br).

Cerca de 650 mil universitários fizeram o exame no domingo. O Enade é aplicado aos alunos que estão ingressando e concluindo cursos superiores para avaliar a qualidade do ensino oferecido pelas universidades, centros universitários e faculdades. A partir do exame, são elaborados os principais indicadores de qualidade do Ministério da Educação (MEC).

Participaram da avaliação alunos dos cursos de educação física, agronomia, biomedicina, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, terapia ocupacional, zootecnia, tecnologia em agroindústria, agronegócio, gestão ambiental, gestão hospitalar e radiologia. (ABr)
Compartilhar:

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Novo Enem será aplicado em 15 de dezembro

O Inep anunciou em nota oficial divulgada nesta terça-feira que o novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado às 13h do dia 15 de dezembro de 2010. 

Mais detalhes no linck abaixo

Compartilhar:

Opinião


Para aonde vão às ideologias?*
Assim funciona, após qualquer competição vem à hora de avaliar e recomeçar. Na política não é diferente e vivemos o momento das reflexões. Os noticiários podem frisar a equipe de governo sendo montada, podem falar de Silvio Santos, dos árbitros no campeonato brasileiro; entretanto, os partidos estão numa ebulição por de trás do silêncio eleitoral. O horário político foi embora e deixou os políticos profissionais trabalhando. Nessas horas fala-se de duas coisas: lançar candidato em 2014 e rever o compromisso do partido.

Aos que pensam nos perdedores querendo entender a derrota e melhorar na próxima eleição, vamos encontrar vitoriosos avaliando e preparando governos. João Santana disse em entrevista que Dilma parou no segundo turno por consequência do “caso Erenice”. Já o senhor Zé Dirceu fala em seu Blog que Santana faz qualquer avaliação menos política. Dirceu acaba mencionando o senador eleito Walter Pinheiro (PT-BA), onde defende que a questão religiosa teve seu peso sim. Isso não é nada, o pior esta no dono do Blog querer justificar o Segundo Turno como uma consolidação da Constituição, e chamando o Segundo Turno de “tradição” confirmada.

Dessa forma, ouso tentar dizer que Dirceu faz tudo menos política também. Pois, gostaria que ele me respondesse por que os oito maiores colégios eleitorais do Brasil não foram para o Segundo Turno? Por que dos 27 governadores só 09 foram para o Segundo Turno? O presidente Lula parou no Segundo Turno nas duas vezes por erros de campanha. Numa delas foi pelos “aloprados” [será que o senhor esqueceu?]. Já que ele não faz política, digo que num sistema parlamentarista não funciona com “maioria dos votos”, enquanto o presidencialismo constitui-se pela maioria dos votos, sendo assim, o Segundo Turno existe para forçar a maioria dos votos.

Quando olho para as demais eleições internacionais, também vejo a sensação que depois da mesma tempestade (eleição) vem à calmaria eleitoral. Doravante, hoje a palavra ideologia esta sendo ressuscitada pela “direita”. Que tempos atrás era bordão da “esquerda”. Em entrevista ao El País, o presidente do Chile Sebastián Piñera fala de estar “construindo uma nova centro-direita”. No Brasil, o ex-prefeito Cesar Maia diz que o DEM precisa “reforçar sua coluna vertebral conservadora”. Fernando Henrique Cardoso ressalta “não estou mais disposto a dar endosso a um PSDB que não defende a sua história”.

Falar em ideologia é o melhor discurso para vencer uma eleição. Piñera fala em ideologia da centro-direita sendo um: sistema político estável e respeitando os direitos humanos; economia de mercado livre e integrada ao mundo; e um sistema social em que o Estado possa garantir a todos o mínimo de dignidade humana e na luta contra a pobreza e a desigualdade. Portanto, querer rever ideologia não é avaliar candidato. Se a “direita” do Brasil pretende voltar ao governo Federal, ela vai precisar mudar seus métodos e objetivos. Não basta hoje lançar Aécio Neves, precisa-se saber o que ele vai fazer. Por fim, ideologia não é um produto de marketing, e sim o DNA do partido político.

*José de Souza Júnior é articulista do blog
Compartilhar:

UFOPA abre inscrições para bolsas de educação tutorial

O Centro de Formação Interdisciplinar (CFI) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) está selecionando acadêmicos de graduação para atuar, por meio de bolsas do Programa de Educação Tutorial (PET), em projetos de ensino, pesquisa e extensão do Grupo PET/Conexões de Saberes de Estudos Interdisciplinares – Comunidades do Campo, que atua em três grandes áreas de relações interdisciplinares: Meio Ambiente, Cultura e Tecnologias. 

Na próxima segunda-feira, dia 29, haverá uma reunião destinada aos alunos da instituição para esclarecimento de dúvidas sobre o programa PET. O encontro acontecerá às 9h30, na sala SR 03, Campus Rondon, em Santarém (PA).

São seis bolsas do PET no valor de R$ 360,00 (trezentos e sessenta reais) mensais cada, com duração de dois anos a contar de janeiro de 2011, destinadas a alunos oriundos de comunidades do campo, que estejam regularmente matriculados em curso de graduação da UFOPA e cursando até o 4.º semestre por ocasião da seleção. Os interessados devem ter disponibilidade de 20 (vinte) horas semanais para as atividades do programa nos turnos matutino ou vespertino e para viagens de campo a comunidades rurais, quando necessário, e apresentar Coeficiente de Rendimento Escolar maior ou igual a seis (6).


Compartilhar:

Círio da Conceição



O povo segue
A imagem imóvel
A fé remove. 


Foto: Carlos Matos
Compartilhar:

São Raimundo apresenta jogadores amanhã

Está prevista para acontecer nesta quarta-feira (24), a apresentação dos jogadores do São Raimundo para a temporada 2011. A diretoria do Pantera Negra também dará uma coletiva na sede do clube.

Também serão apresentados aos torcedores e membros da imprensa presente, todos os detalhes da pré-temporada que já inicia quinta-feira (25), visando o inicio do Campeonato Estadual.

Assessoria de Imprensa do SREC
Compartilhar:

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Flona de Altamira, no Pará, terá a maior área sob concessão florestal do país

Até o próximo dia 25 de novembro, o Serviço Florestal Brasileiro realizará audiências públicas para apresentar as condições da concessão florestal na Floresta Nacional (Flona) de Altamira, no Pará. O objetivo é receber sugestões da sociedade sobre a minuta do edital que estabelecerá as regras deste processo.

As audiências serão realizadas nas três localidades que abrigam a área a ser concedida: Altamira (dia 22), Trairão (dia 23) e Moraes Almeida (dia 25).

Esta é a maior área federal disponibilizada para concessão florestal: 380 mil hectares - área 3,5 vezes maior que a cidade de Belém. "As concessões florestais federais estão ganhando escala, começando a acontecer na prática", ressalta o gerente de Concessão Florestal, Marcelo Arguelles, do Serviço Florestal. Ao todo, são sete áreas, que somam mais de 1 milhão de hectares.

Também será o edital com o maior número de unidades de manejo florestal (UMFs). Ao todo, serão disponibilizadas 10 unidades, que variam entre 20 mil e 50 mil hectares cada. A extensão de cada UMF foi definida de acordo com as características do setor madeireiro na região. Será um edital direcionado para pequenas e médias indústrias , afirma Arguelles.

Cada unidade vai gerar um contrato que dará à empresa vencedora o direito de usar a área durante 40 anos. A duração do contrato está prevista na Lei de Gestão de Florestas Públicas (Lei 11.284, de 2006) e é suficiente para permitir a regeneração natural da floresta.

Compartilhar:

Vereador lidera limpeza em Alter do Chão

No domingo (22), membros do gabinete do vereador Valdir Matias Jr., lideranças do Partido Verde e comunitários da vila balneária de Alter do Chão realizaram uma ação de limpeza no entorno do Lago Jacundá. O objetivo da ação foi a de conscientizar moradores, turistas e donos de embarcações sobre a importância de não jogar lixo ao redor das praias. O resultado, preocupante, refletiu-se em quase 600 kg de lixo retirado durante, apenas, a manhã de domingo.

Assessoria parlamentar
Compartilhar:

Arte Educadores da ONG Cidade Escola Aprenediz já estão na cidade

Já estão na cidade as arte-educadoras da ONG Cidade Escola Aprendiz e uma das coordenadoras do Concurso Energias do Mundo, da Instituição Casa Redonda, de São Paulo. O Concurso é promovido pela Rede Energia e Celpa.

Nesta segunda (22), conheceram a escola e reuniram com a direção, quando verificaram todos os espaços da Escola, para a realização das oficinas de intervenção, que consistem na troca de conhecimentos de arte, cultura e meio ambiente junto a escola e a comunidade.

Os ganhadores do Concurso

Serragem, uma panela, uma lata de alumínio de 20 litros, um botijão de gás, fósforo e água. Com esses materiais, alunos do 4º ano da Escola Municipal Maria da Conceição Figueira, no bairro Jaderlândia, ganharam o concurso.

Utilizando a técnica da montagem, os alunos, orientados pelo professor Raimundo Pereira da Silva, fizeram um fogão artesanal com o objetivo de economizar gás de cozinha, ajudar na renda familiar e preservar o meio ambiente. De acordo com a justificativa apresentada pela equipe na ficha de inscrição ao concurso, o projeto foi pensado levando em consideração o bairro onde a escola está localizada, no qual existem diversas serrarias que despejam grandes quantidades de serragens nas áreas livres, poluindo os lençóis freáticos.

Cada um dos alunos da equipe, Rangel Borges de Almeida, Ramile Sousa da Silva e João Francisco Colares dos Santos, levou para casa uma máquina fotográfica e o professor responsável, um notebook, pela conquista em âmbito estadual. Já pela conquista em nível nacional, os alunos serão homenageados com um certificado e ganharão um kit de livros sobre arte e meio ambiente. A oficina culminará com a instalação de uma intervenção artística sobre o tema nos muros da escola ou no entorno escolar, beneficiando toda a comunidade, nesta semana. A premiação, acontece na sexta-feira, 26, às 9h, na escola.

Compartilhar:

Máquina ‘emprestada’ está com defeito

Uma das máquinas que foi ‘emprestada’ para o pronto socorro municipal de Santarém, no último dia 25 de outubro, para decorar as dependências da nova unidade de saúde, foi devolvida com problemas e está parada há uma semana no setor de hemodiálise do Hospital Regional.

Compartilhar:

domingo, 21 de novembro de 2010

Instituto Pró-Cidadania oferece vagas em Santarém

O Instituto Pró Cidadania está ofertando vagas para pessoas com deficiência visual, intelectual, física, auditiva, cadeirante e multípla.

O Instituto, que oferece cursos de capacitação para pessoas com algum tipo de deficiência, está com vagas disponíveis para o mercado de trabalho em Santarém.

São vagas para diversas funções, para homens e mulheres, independente da limitação.
Não é necessário experiência e não há limite de idade.

Os interessados podem entrar em contato com sandra@ipcpe.org.br
(11) 32729496 falar com Sandra Regina Carvalho Boschilia.

Para saber mais sobre o Instituto Pró-Cidadania acesse: www.institutoprocidadania.org.br
Compartilhar:

sábado, 20 de novembro de 2010

Diretor do presídio de Cucurunã diz que não falta comida para presos

Depois de tomar conhecimento da afirmação feita pelo vereador Henderson Pinto (DEM), esta semana, de que os detentos do Centro de Recuperação Agrícola ‘Silvio Hall de Moura’, em Cucurunã, estariam há três dias sem comida, o diretor Nilton Canto, procurou este blog para acalmar os familiares dos presos e também contrapor às declarações do parlamentar. “A afirmação não tem procedência. Em hipótese alguma isso poderia acontecer, do contrário, pois certamente já teria ocorrido uma alteração na penitenciária”, disse Nilton, explicando que o fornecimento de alimentos, feito por empresas terceirizadas, está garantido até o dia 15 de janeiro de 2011, quando vence todos os empenhos firmados pelo atual governo.

Nilton Canto não entende como o vereador Henderson Pinto levou à Tribuna da Câmara um assunto do qual não tem conhecimento e também sem antes consultar a direção do presídio. O parlamentar afirmou categoricamente que os presos estavam há três dias sem comer e que os agentes prisionais têm que levar comida de casa ou comprar na vizinhança da penitenciária a sua própria alimentação. O vereador também informou que manteria contato com a direção daquela casa penal para saber o que de fato está acontecendo.

Segundo o diretor da penitenciária, nenhum contato foi feito pelo vereador com a direção para pedir “informações oficiais sobre essa situação, que não está ocorrendo”. Nilton Canto explica que todos os dias são fornecidos mais de mil refeições para os detentos do Centro de Recuperação Agrícola e também para os agentes prisionais e demais funcionários da casa penal.

Ainda segundo ele, no caso dos detentos, todos recebem a três refeições por dia: café, almoço e janta. Nilton esclarece à sociedade santarena, sobretudo parentes e amigos de presos, que a afirmação feita pelo parlamentar, portanto, não tem procedência e isso é facilmente comprovado. “Queremos acalmar as pessoas, pois esse expediente não é adotado nesta casa penal, pois temos contrato até 15 de janeiro do próximo ano com empresas que nos fornecem a alimentação para a casa penal”, disse.

Presos da CPP também são atendidos pela penitenciária

Outra informação relevante repassada pelo diretor do Centro de Recuperação Agrícola ‘Silvio Hall de Moura’ é com relação ao fornecimento de alimentos para os presos do Centro de Presos Provisórios (CPP), que fica anexo à Seccional de Polícia Civil, que também é feita pela direção da penitenciária de Cucurunã. Diariamente são fornecidas refeições para 75 presos, pela manhã, tarde e noite. Além disso, a comida dos funcionários também é de responsabilidade da direção do presídio. Ele ressaltou ainda que toda logística do CPP é dada pela diretoria do presídio agrícola. “Nós temos responsabilidade com os presos e com o nosso pessoal. Uma afirmação dessas é muito perigosa e pode desestabilizar a cadeia, que vive com sua capacidade populacional acima da média”.

Sobre a população carcerária, o diretor do presídio informou que atualmente, a penitenciária está com excesso de presos, levando em conta que a lotação máxima é de 360 detentos. Hoje são 520 pessoas, cumprindo pena em regime semi-aberto e fechado, além dos presos provisórios.

Conforme as informações repassadas pelo diretor da penitenciária, no café da manhã, tanto os detentos do presídio quanto os presos do CPP tomam café com leite e pão. No almoço e janta, o cardápio é variado. “Nós temos nos desdobrado para garantir a segurança dos presos e aí eu inclui também a questão da alimentação, pois se você deixar um homem desses sem comer, a situação pode se agravar e trazer consequências irreparáveis para o sistema penal”, conclui Nilton Canto.

Marcos Santos
Compartilhar:

DESTAQUE:

Mais de 1.200 veículos retidos serão leiloados pelo Detran em Belém e Santarém

O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) vai leiloar 1211 veículos, entre carros e motocicletas, que estão retidos nos par...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive