Relatório divulgado no início desta semana pelo Pelotão de Trânsito da Polícia Militar (Ptran), apontou aumento significativo no número de acidentes registrados em Santarém no período de janeiro a novembro deste ano. Em comparação ao ano passado, neste mesmo período, o aumento foi alarmante, segundo informou a tenente titular do Ptran, Marnilza Moita. O índice de óbitos também cresceu. Já são vinte vítimas contra 15 registradas em 2009. A tenente alerta: “Os números são alarmantes e também preocupantes. É preciso tomar medidas mais enérgicas no sentido de reduzir as mortes no trânsito santareno”.
Apesar do trabalho repreensivo desenvolvido pelo Ptran, os índices apenas cresceram nos últimos meses. Marnilza Moita aponta a imprudência dos motoristas como o principal fator pelo acréscimo assustador de acidentes no município.
Conforme os dados do Ptran foram registrados de janeiro a novembro deste ano mais de 530 acidentes. No ano passado o órgão verificou 416 ocorrências com 15 mortes cinco a mais em relação a 2010. O relatório completo com balanço geral, já incluindo mês de dezembro, deve ser anunciado em janeiro e até lá é bem provável que os índices sejam ainda mais elevados.
Outro dado preocupante apresentado pela tenente da PM está relacionado aos motociclistas. Dos 530 registros, a maioria dos acidentes envolve motos. Este ano foram 487 casos. “Houve maior rigor nas abordagens contra condutores ilegais, que resultaram em multas e apreensões de veículos. Em 2010, tivemos um aumento significativo em aplicação de multas. O percentual foi de 73%. Mesmo assim isso não tem sido suficiente para reduzir os índices de acidentes na cidade”, observou a tenente Marnilza Moita.
O relatório também lista as principais vias públicas onde mais acontecem acidentes de trânsito em Santarém. E novamente, a avenida Sérgio Henn lidera o ranking de via mais perigosa da cidade. “Infelizmente vamos fechar o ano com as estatísticas do trânsito bastante elevadas. A gente orienta os condutores, principalmente motociclistas, a respeitarem as leis de trânsito e evitar dirigir embriagado, pois este também é um fator que contribui negativamente para o aumento de vítimas de trânsito”, destacou a tenente do Ptran.
Ptran sugere maior rigor contra condutores ilegais
Questionada sobre as propostas que poderiam ser apresentadas para tentar reduzir o alto índice de acidentes no trânsito de Santarém, a titular do Pelotão de Trânsito da Polícia Militar (Ptran), Marnilza Moita sugere aumentar o número de fiscalização nas ruas e fazer apreensões de veículos irregulares que circulam pela cidade. Ao Ptran, explicou a oficial, cabe o trabalho repreensivo, com a realização de blitz, que resulta na apreensão de veículos em situação irregular e aplicação de multas a condutores, e a orientação no trânsito. “Mas só isso não basta. Devemos investir também na educação e conscientização dos motoristas e pedestres, observando sempre a questão da segurança das pessoas. Em muitos casos verificamos que a maioria dos acidentes é causada por falha humana, imprudência e pela ingestão de bebidas alcoólicas pelo condutor. Essa mistura não combina, mas apesar de tantos tristes exemplos, as mortes ocasionadas por esses fatores continuam ocorrendo”, destacou.
A tenente mostra grande preocupação com o excessivo número de condutores de motos em situação irregular exercendo atividade clandestina de mototaxista. Para ela, somente pessoas habilitadas, com conhecimento das leis de trânsito deveriam ter autorização para atuar exercer a função. Marnilza defende métodos mais rigorosos contra motoristas flagrados em situação irregular. Para ela, é preciso retirar a autorização de condutores que cometem faltas gravíssimas quando estão ao volante. “Precisamos valorizar a vida, retirar das ruas pessoas sem habilitação, que colocam em risco sua vida e a vida de inocentes”, frisou.