sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Mais Médicos atenderá toda a Amazônia até o fim de dezembro

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, informou hoje (29), que o Programa Mais Médicos chegará a todos os municípios da Amazônia Legal e do Semiárido nordestino que fizeram a solicitação de profissionais até o último dia do ano.

De acordo com o ministro, a expectativa é que todos os municípios tenham recebido os 13 mil médicos previstos pelo programa até março do próximo ano. Até o final de dezembro, mais de 6,6 mil médicos atuarão no país. “Teremos a oferta de médicos brasileiros que se formam no final deste ano”, disse ele. As inscrições para a terceira etapa do Mais Médicos foram abertas ontem (28).

Sobre o levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgado hoje (29), que identificou uma desigualdade regional acentuada na distribuição de médicos pelo país, Padilha disse que apesar de a média de profissionais do Sudeste ter ficado dentro da ideal, isso não se traduz em distribuição igualitária de médicos entre as comunidades. O Ministério da Saúde recomenda a proporção de 2,5 médicos por mil habitantes e apenas o Sudeste atingiu essa meta, com 2,61.

“São Paulo tem grande número de pessoas concentradas na periferia das metrópoles”, disse ele. Isso explica o fato de São Paulo ter sido o estado que mais recebeu médicos na segunda etapa do programa. “O estado de São Paulo foi o que mais pediu médicos, foram 2,5 mil”, completou Padilha. (ABr)
Compartilhar:

Brasil tem 9,6 milhões de jovens sem trabalho e estudo

Uma população de 9,6 milhões de jovens de 15 a 29 anos que não estuda nem trabalha, formada principalmente por mulheres, muitas delas com filhos, é motivo de preocupação quando se estudam as condições de vida dos brasileiros, mostra estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgado nesta sexta-feira, 29. A Síntese de Indicadores Sociais 2013, com dados de 2012, mostra que um em cada cinco brasileiros (19,6%) nesta faixa etária não trabalhava nem frequentava escola. Na faixa de 18 a 24 anos, o índice é ainda mais preocupante, de quase um quarto (23,4%). "Não significa que são encostados ou que são um bando, mas é um fator preocupante, porque não é possível que pessoas desta idade não estudem nem trabalhem", diz a técnica do IBGE Ana Saboia.


Segundo Ana, os dados não permitem apontar as razões para número tão significativo da chamada "geração nem-nem" (nem estuda nem trabalha), mas, com relação às mulheres, a necessidade de cuidar dos filhos é um fator que contribui para não terem atividades produtivas. A proporção de jovens que não vão à escola e não têm emprego se mantém estável, com pequena redução: nos últimos dez anos: em 2002, eram 20,2% da população nesta faixa etária.

Os indicadores mostram que 70,3% dos jovens que não trabalham e não estudam são mulheres. Dessas jovens que não têm atividade produtiva, 58,4% tinham pelo menos um filho. A maior parte dos jovens "nem-nem" (38,6%) tem ensino médio completo, ou seja, deveria ter seguido para um curso superior ou ingressado no mercado de trabalho.

No outro extremo, um porcentual também alto, de 32,4%, sequer completou o ensino fundamental. O Nordeste é a região com maior proporção de jovens que não estudam nem trabalham, em todas as faixas etárias estudadas. Na faixa de 18 a 24 anos, Alagoas tem nada menos que 35,2% da população que não estuda nem trabalha. Na região metropolitana do Recife, o índice também é preocupante: 31,8% dos jovens de 18 a 24 anos não têm atividade produtiva.

Fonte: Estadão.com.br
Compartilhar:

Parlamentares santarenos participam da Marcha dos Vereadores em Brasília

Liria Neves*

O vereador Ronan Liberal Jr, juntamente com os vereadores Ney Santana e Geovani Aguiar, encontram-se em Brasília participando da "Marcha dos Vereadores", que encerra nesta sexta-feira (29). O objetivo do encontro é reunir os agentes do Poder Legislativo municipal do País, representantes do Poder Executivo, além de especialistas em gestão pública, estudantes e personalidades políticas e administrativas, de amplo conhecimento nos temas para pensar o Brasil numa visão municipalista. 

Também está sendo discutido o fortalecimento do Poder Legislativo Municipal, chamando atenção sobre a importância do vereador no desenvolvimento dos municípios e mostrar que a força do municipalismo passa obrigatoriamente pelas Câmaras Municipais. Durante o evento, foram repassadas informações sobre como orientar a melhor forma de proceder no exercício do mandato com informações jurídicas, administrativas e fiscais.

*É jornalista e assessora parlamentar
Compartilhar:

Pesquisa mostra desinformação e preconceito entre jovens de 18 a 29 anos

Pouco mais de quatro em cada dez jovens entre 18 e 29 anos concordam, total ou parcialmente, com a ideia de que mulheres que se vestem de forma insinuante não podem reclamar se sofrerem violência sexual e pouco mais de 10% são indiferentes a esse tipo de violência. É o que mostra a pesquisa Juventude, Comportamento e DST/Aids, encomendada pela Caixa Seguros, aprovada pelo Comitê de Ética da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília e feita com o acompanhamento da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e do Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (DST/Aids) e Hepatites Virais do Ministério da Saúde. Os resultados mostram alto grau de desinformação, preconceito de gênero e contra homossexuais.

Para o coordenador da pesquisa, Miguel Fontes, que é doutor em saúde pública, o machismo ainda está muito presente entre os jovens, “principalmente os homens”. Pouco mais de 9% dos entrevistados concordam ou são indiferentes ao fato de um homem agredir uma mulher porque ela não quis fazer sexo e pouco mais de 11% têm a mesma opinião com relação a homens que batem na parceira que o traiu.

Para a socióloga do Centro Feminista de Estudos e Assessoria (Cfemea) Jolúzia Batista, essa geração de jovens sofreu um avanço conservador nos últimos anos. Na sua opinião, uma educação não sexista nas escolas é fundamental para mudar esse cenário. “Nós vemos que hoje a violência surge como uma forma de colocar a mulher nos trilhos, de corrigi-la. É preciso investir em educação para mudar isso“, defende.

Para a pesquisa foram entrevistados 1.208 jovens entre 18 e 29 anos em 15 estados e no Distrito Federal, sendo 55% mulheres. Os critérios da coleta de dados, feita em 2012, são semelhantes aos adotados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O trabalho foi concebido e analisado pela John Snow Brasil Consultoria, e a coleta de dados foi feita pela Opinião Consultoria.

Entre os jovens entrevistados, apenas 30% estudam e 56% já foram reprovados no colégio. Mais da metade são católicos e quase um terço, evangélicos. De cada dez, seis acessam a internet com frequência e cinco navegam pelo menos duas horas por dia. A maioria perdeu a virgindade entre os 14 e os 18 anos, 10% ainda não tiveram relação sexual, 95% se declararam heterossexuais, 3% disseram ser bissexuais e os 2% restantes, homossexuais. (ABr)
Compartilhar:

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

RBA lança telejornal em Santarém

A RBA TV oferece na sexta-feira, 29, um coquetel de lançamento do primeiro telejornal da emissora. O evento será realizado à borda da piscina do Barrudada Tropical Hotel. O Jornal RBA Santarém, vai ao ar de segunda à sexta-feira, das 17h50 às 18h20 (durante o horário de verão).

Seguindo os mesmos padrões de profissionalismo da RBA Belém, com modernidade e dinamismo o jornal pretende conquistar o público santareno e ser a opção certa para quem quer se manter informado sobre o dia a dia da cidade, com o resumo dos principais fatos de interesse da população. A edição local será ancorada pela jornalista Adriana Pessoa.

A equipe conta ainda com profissionais como Carlos Silva, Jefferson Santos, Raphael Ribeiro e Aritana Aguiar. O diretor geral, Orlando Peixoto garante que esse é somente um ponta pé inicial e que muitas novidades virão em 2014, com a contratação de mais profissionais e aquisição de equipamentos que vão garantir mais modernidade à programação local. “Estamos contando com todo o suporte técnico do grupo em Belém e, com certeza, vamos conquistar o mercado local com nossas novidades”.

Fonte: Dilvulgação
Compartilhar:

PRF divulga resultado final de exames

Foi divulgado pela Polícia Rodoviária Federal o resultado final do exame de capacidade física e avaliação psicológica referente ao concurso público para o preenchimento de 1.000 vagas de policial rodoviário federal. Além do resultado, a PRF ainda divulgou a relação final dos candidatos não eliminados no preenchimento eletrônico da ficha de informações pessoais (FIP).

> Veja o resultado final aqui

As respostas aos candidatos que deram entrada em recursos interpostos contra os resultados provisórios das três fases estarão disponíveis nesta quinta feira (28) e sexta feira (29) no site oficial do Cespe/Unb, banca organizadora do concurso.

Compartilhar:

OAB divulga lista de aprovados em direito civil no XI Exame de Ordem

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou nesta quinta-feira (28) a lista de aprovados no XI Exame de Ordem incluindo os os nomes dos candidatos que optaram pela prova prático-profissional de Direito Civil e não tiveram a sua peça corrigida quando o resultado final foi divulgado, em 31 de outubro. Esse resultado é após a análise dos recursos interpostos. O Exame da OAB é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado.

Com a nova lista, o total de aprovados no XI Exame subiu de 12,7 mil para 13,9 mil candidatos entre os 97,8 mil que fizeram a primeira fase (índice de aprovação de 14,1%).


VEJA OS APROVADOS
Veja o padrão de respostas (direito civil)


A Fundação Getulio Vargas, que organiza o concurso, informou que realizará a inscrição automática no XII Exame de Ordem apenas para os examinandos de direito civil que não foram aprovados. É importante lembrar que esses candidatos tiveram suas inscrições efetuadas automaticamente no XII Exame, os que não obtiveram êxito devem baixar o boleto no site da FGV e efetuar o pagamento até esta sexta-feira (29) para efetivação da inscrição.

Os candidatos que optarem por alterar sua área jurídica para o XII Exame de Ordem
poderão solicitar a mudança por meio do e-mail examedeordem@fgv.br durante o período de 29 de novembro até 5 de dezembro.

O próximo Exame de Ordem está com as inscrições encerradas. A prova objetiva, correspondente à primeira fase, será no dia 15 de dezembro. A prova prático-profissional (segunda fase) será dia 9 de fevereiro de 2014.


Abaixo, a relação dos candidatos de Santarém aprovados no Exame:


Adilson Oliveira Pinto 
Alcilene Pinheiro Do Amaral 
Ana Paula Cardoso Sarmento 
Andréa Miléo Ramos 
Andressa Pinheiro Araujo Rodrigues 
Fabricio Aguiar Da Silva 
Gilberto Da Silva Sousa
Gustavo José Miléo Câmara Sirotheau  
Jaime Madson Gama Correa 
Juciara Bentes Fernandes 
Karen Karolina Ferreira Romano 
Lívia Rocha De Vasconcelos  
Luiz Anibal De Siqueira Arrais
Natálya Campos Matos 
Paulo Ricardo De Oliveira Sousa 
Rita De Cassia Santos De Aguiar  
Samia Hamoy Guerreiro 
Solange Maria Amaral De Castro 
Talita Augusta Monteiro Guimarães 
Valeria Silverio Vieira  
Vânia Jacira Berti 
Vilney Rodrigues Cordeiro 
Wancleiry Daniela Dos Santos Leonel 
William Bismark Ribeiro Gomes. 
Compartilhar:

Voto aberto para cassação de mandatos já está valendo no Congresso

O Congresso Nacional promulgou nesta quinta-feira (28) a Proposta de Emenda à Constituição que prevê o fim do voto secreto para cassação de mandato de deputados federais e senadores. A PEC do Voto Aberto, como é conhecida, põe fim também ao voto secreto na análise de vetos presidenciais.

Uma PEC, depois de promulgada, não precisa passar pela presidente Dilma Rousseff. Para começar a valer, tem que ser publicada no "Diário Oficial da União".

O texto havia sido aprovado pelo Senado na terça (26). Mas os senadores alteraram a proposta aprovada pela Câmara no trecho que previa o fim do voto secreto também para eleição de membros da mesa diretora de Câmara e Senado e para indicações de autoridades, como ministros do Supremo Tribunal Federal e procurador-geral da República.

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) entenderam que já era possível promulgar os trechos da PEC em que houve consenso na Câmara e no Senado.

Com a promulgação da PEC, os deputados condenados no processo do mensalão deverão ter a cassação analisada em votação aberta. Os deputados Valdemar Costa Neto (PR-SP), João Paulo Cunha (PT-SP), Pedro Henry (PDT-MT) e o deputado licenciado José Genoino (PT-SP) deverão enfrentar processos de perda de mandato na Câmara, já que foram condenados à prisão por participação no esquema do mensalão.

Pela proposta aprovada pelos senadores, a abertura dos votos para cassação e vetos valerá apenas para Câmara, Senado e sessões conjuntas do Congresso. O texto original, aprovado pelos deputados federais em setembro, estendia o fim do voto secreto também para assembleias legislativas dos estados e câmaras municipais, mas esse trecho foi excluído pelos senadores.

A abertura total dos votos no Congresso ganhou força após a votação secreta, em agosto, que manteve o mandato do deputado Natan Donadon (sem partido-RO), condenado por peculato e formação de quadrilha pelo Supremo Tribunal Federal e preso no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. Depois desse episódio, Henrique Alves afirmou que não voltaria a colocar processo de cassação em votação no plenário enquanto não fosse aprovado o fim do voto secreto para processos de perda de mandato.

Na sessão de promulgação da PEC, o presidente da Câmara disse que, ao aprovar o Voto Aberto, o Congresso caminha ao encontro de uma “sociedade mais alerta aos fatos políticos”. Para ele, "os parlamentares devem assumir suas posições” e "buscar a cada eleição, o reconhecimento popular”.

Compartilhar:

Procurador da República quer cassar mandatos de deputados infiéis

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, disse nesta quinta-feira (28) que enviará à Justiça "mais de uma dezena" de ações para cassar mandatos de deputados infiéis. Segundo ele, os processos serão contra parlamentares que aproveitaram a janela que permite o ingresso em legendas recentemente criadas, mas, depois mudaram novamente para alguma sigla tradicional.

Janot não deu os nomes dos parlamentares e nem explicou se as ações dizem respeito a deputados que ingressaram e depois deixaram o Pros ou o Solidariedade, criados neste ano, ou no PSD, que nasceu em 2011.

Para explicar as ações, o procurador usou uma metáfora. Disse que um voo entre Brasília e Fortaleza (CE), com escala em Salvador (BA), é um voo entre Brasília e Fortaleza. Por isso, quem "foi de um partido ao outro fazendo uma escala" terá de responder a ações por infidelidade, disse.

As declarações de Janot foram dadas logo após a abertura de um encontro entre os procuradores regionais eleitorais para tentar criar uma linha de atuação para o MP nos diferentes Estados. A ideia é evitar que condutas semelhantes adotadas por candidatos sejam alvo de ação num determinado Estado e não em outros.

O procurador-geral disse que o "ponto focal" da atuação do Ministério Público nas eleições do ano que vem deve ser o combate ao financiamento ilícito das campanhas. Além disso, o Ministério Público também deve estabelecer critérios para a propaganda antecipada.

"O grande desafio é fixar como trabalhar na investigação do financiamento ilegal de campanha e os limites da propaganda. Se possível criar enunciados sobre quando atuar ou não atuar", explicou.

Em relação à propaganda antecipada, o procurador-geral Eleitoral, Eugênio Aragão, que também participa do evento, voltou a dizer que é preciso se pensar numa forma de atuação que impeça abusos, mas, ao mesmo tempo, não sufoque o debate político.

"Não podemos ser hipócritas, sabemos que todos os candidatos estão falando e fazendo campanha (...) coibir essa prática de campanha tem que ser dentro de um limite que não sufoque o debate", disse.

Compartilhar:

Motoristas terão de fazer exame toxicológico para renovar a carteira

INFORME PUBLICITÁRIO
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran), órgão máximo regulador das leis de trânsito, publicou nesta quarta-feira (27), no Diário Oficial da União, a Resolução nº 460, que dispõe sobre o exame de aptidão física e mental e avaliação psicológica aos condutores registrados nas categorias C, D e E. Segundo a norma, motoristas profissionais só poderão fazer o serviço de adição de categoria ou renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) mediante a apresentação de um laudo médico que constate o não uso de substâncias entorpecentes, por período de pelo menos 90 dias antes do teste.

O exame deverá ser feito por clínicas médicas homologadas pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e credenciadas pelos Departamentos de Trânsito Estaduais (Detrans). O resultado deverá ser apresentado no momento do exame médico, durante os processos de renovação da CNH ou adição de categoria. Para os testes, poderão ser coletadas amostras de cabelos, pelos ou unhas. O exame vai mostrar se houve uso de substâncias lícitas ou ilícitas.

A medida abrange motoristas profissionais de caminhões, carretas e ônibus. Os riscos gerados pela ingestão de substâncias psicoativas e os perigos que elas representam são o alvo da nova lei. Em caso de resultado positivo para o uso de drogas, a resolução prevê que seja feita uma contraprova, 90 dias depois do primeiro exame. O motorista só vai poder retirar ou renovar a habilitação se o novo teste for negativo.

Ainda segundo a resolução, independente do resultado, os exames toxicológicos apurados serão usados de forma anônima e com fins estatísticos, para a formação de banco de dados para análise da saúde dos motoristas com vistas à implementação de políticas públicas de saúde. O Contran estabeleceu o prazo de 180 dias para o início da exigência do exame, contados a partir da vigência da resolução, em 1º de janeiro de 2014. Dados do Detran indicam que, no Pará, há 76.375 condutores registrados nas categorias C, D e E. A grande maioria (74.875 ) é homem. (Ag. Pará)
Compartilhar:

Repaginação do Estacionamento da Delegacia de Polícia

Por: David Marinho*

Esta postagem dá uma repaginação na proposta em forma digital, na implantação de um “Estacionamento Público” para utilizar racionalmente esse espaço, para atender a demanda da necessidade do público que acessa diariamente esse órgão público.

Para melhor aproveitamento da área, será necessária a demarcação das vagas em ângulo de 45º, para comportar o maior número possível de veículos.



.
Compartilhar:

Governador entrega nova escola de ensino médio em Santarém

O governador Simão Jatene inaugura nesta quinta-feira (28), em Santarém, no oeste do Pará, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Rio Tapajós, localizada na avenida Curuá-Una, no bairro Diamantino. A unidade, que há 15 anos não passava por uma reforma, foi entregue totalmente revitalizada em agosto deste ano. A obra foi viabilizada com investimentos da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) no valor de cerca de R$ 700 mil.

O diretor da escola, Aluízio Bentes, explica que melhorias significativas foram feitas no forro, fiação, pintura, iluminação, calçadas e jardinagem. “A escola estava precisando há muito tempo de uma reforma como essa. Essas mudanças feitas já estão trazendo melhorias tanto para o desempenho dos alunos quanto para a dedicação dos professores. Todos estão se sentindo bem em trabalhar e estudar em um ambiente melhor”, afirma.

A escola Rio Tapajós tem hoje 2,2 mil alunos e 57 turmas. Além das salas de aulas, também foram reformadas a biblioteca, as salas dos professores e de coordenação pedagógica, o refeitório e a quadra de esportes. “A escola estava cheia de mato, e quando chovia muito, entrava água na sala de aula. Agora tudo está bem melhor. Dá até mais vontade de estudar em uma escola assim”, diz a estudante Luiza Duarte, 11 anos, que cursa a sexta série. Na opinião da jovem Katrícia Silva, 15 anos, a principal melhoria feita foi na área da jardinagem. “Antes aqui era um verdadeiro matagal. Agora temos um jardim bonito, com flores e muito verde. Estamos muito felizes com essas mudanças”, afirma. (AP)
Compartilhar:

PFrealiza operação contra crimes financeiros no Pará

Agentes da Polícia Federal combatem crimes contra a ordem tributária e contra o sistema financeiro nacional no estado do Pará. A PF conta com a ajuda da Receita Federal do Brasil nesta operação denominada 'Manirroto'. A operação tem como objetivo principal investigar organizações criminosas que utilizam empresas de factoring para crimes. 

Segundo a PF, cerca de 120 policiais federais e 40 servidores da Receita Federal participam da operação, cumprindo 56 mandos judiciais, sendo sete mandados de prisão temporária, 33 mandados de busca e apreensão e 16 mandados de condução coercitiva. As ações ocorrem em Belém e vários municípios do Pará. A Justiça Federal já decretou também o sequestro de bens e o bloqueio de recursos financeiros dos suspeitos. O prejuízo aos cofres públicos foi estimado em R$ 20 milhões de reais.

Ainda de acordo com a PF, as investigações começaram há um ano, após suspeitas de que diversas pessoas físicas e grupos empresariais apresentavam bens originados de atividades ilícitas. Durante os trabalhos de investigação, foi apurado que pessoas ligadas ao grupo suspeito seriam beneficiárias 'laranjas' que emprestavam suas contas bancárias para servir de entreposto ao dinheiro movimentado pelo grupo, para posteriormente seguir para os verdadeiros destinatários.

Os acusados também possuem bens incompatíveis com os rendimentos declarados à Receita Federal. Há, ainda, indícios da prática de condutas que contrariam as normas do sistema financeiro nacional, além de sonegação fiscal e lavagem de dinheiro.

Com informações da Polícia Federal no Pará
Compartilhar:

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Pará é o Estado que mais desmata na região Amazônica


As ações de combate ao desmatamento ilegal serão intensificadas na Amazônia, conforme anúncio do Governo Federal. Durante a abertura da 112ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), a ministra do Meio Ambiente (MMA), Izabella Teixeira, declarou que o trabalho será reforçado por meio da tecnologia e da pressão contra os madereiros. Apenas neste ano, as estatísticas da pasta mostram que o desmate da floresta amazônica teve um aumento de 28%

Em 2014, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) vai usar imagens de satélites que vão enxergar desmatamentos de até três hectares, o equivalente a três campos de futebol. Atualmente, o Sistema de Detecção de Desmatamentos em Tempo Real (Deter) detecta devastações acima de 25 hectares. A tecnologia também é aposta para detectar a degradação da mata abaixo da cobertura de nuvens, que dificultam a visualização via satélite. “Vamos pegar o desmatamento da exploração seletiva das árvores”, disse Izabella.

Para intensificar o trabalho de fiscalização, a ministra informou que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) está estudando o uso de drones (aviões não tripulados) para acabar com o crime ambiental na Amazônia.

Outra medida será a ampliação do número de municípios na lista de desmatadores. “Vamos endurecer as restrições. Não aceito que um município saia da lista e no ano seguinte apresente desmatamento ilegal quase como uma provocação”, disse. Hoje, existem 41 municípios na lista dos que mais desmatam na Amazônia que têm restrição a crédito do governo federal.

Entre agosto de 2012 e julho de 2013, foram desmatados 5.843 quilômetros quadrados do bioma amazônico segundo as imagens do Projeto de Monitoramento da Floresta Amazônica por Satélites (Prodes), do Inpe. No período anterior, foram registrados 4.571 quilômetros quadrados de desflorestamento. Entre os estados que mais desmataram estão Mato Grosso (52%) e Roraima (49%). Quando o cálculo é feito em quilômetros, os estados que lideram o ranking de desmatamento são o Pará, com 2.379 quilômetros quadrados, e Mato Grosso, com 1.149 quilômetros quadrados. (ABr)
Compartilhar:

TCU vai avaliar ainda este ano concessão de portos no Pará

O Tribunal de Contas da União (TCU) fará uma reunião extraordinária no dia 10 de dezembro para liberar a publicação dos editais dos portos de Santos e do Pará. “Há grande possibilidade de liberarmos”, disse nesta quarta-feira (27) o presidente do TCU, ministro Augusto Nardes. A decisão foi anunciada depois de uma visita da chefe da Casa Civil da Presidência da República, ministra Gleisi Hoffmann, que foi ao TCU verificar o andamento da análise de demandas importantes para o governo.

A análise de dois trechos de ferrovias – entre Açailândia, no Maranhão, e Barcarena, no Pará, e entre Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso, e Campinorte, em Goiás, que estão em estudo no TCU, deverá ficar para o ano que vem, informou Nardes. “Ainda não foram enviadas todas as demandas que fizemos, portanto, não podemos dizer se vamos liberar, ou não, porque a ANTT ainda não passou as informações necessárias para fazermos uma boa avaliação”, disse o presidente do TCU.

Nardes disse que amanhã (28) irá convidar o presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Roque Citadini, para visitar as obras do estádio do Corinthians, o Itaquerão, na zona leste da capital paulista, e verificar as circunstâncias do acidente ocorrido hoje (27) no local. Duas pessoas morreram e uma ficou ferida com a queda de um guindaste usado nas obras do estádio, que deve ser palco de abertura da Copa do Mundo, em junho do ano que vem. (ABr)
Compartilhar:

Mulher é condenada por matar marido após traição no arraia

Dando sequência à Semana do Tribunal do Júri iniciada na terça-feira o Conselho de Sentença da 10ª Vara Penal julgou mais um processo nesta quarta-feira (27). Formado por seis mulheres e um homem, o Conselho não aceitou a tese apresentada pelo advogado Celso Furtado de que a ré Josiane Maia Ribeiro não teve a intenção de matar seu marido Jamilson Ribeiro, ao flagrá-lo com outra mulher durante o N. S. da Conceição em 05/12/2009.

A maioria dos jurados acompanhou a tese do promotor público Laércio Abreu, que pediu para estes desconsiderarem a qualificadora do crime prevista na Sentença de Pronúncia e condenarem ela por homicídio simples. O juiz Gerson marra Gomes aplicou a pena mínima: 06 anos de reclusão em regime semiaberto. A defesa vai recorrer da pena.

Este pode ter sido o último júri do promotor Laércio Guilhermino de Abreu, que entra de férias em dezembro e depois deve ser promovido a outra Comarca do Pará.

O júri desta quinta-feira (28/11) tem como réu Arlon Sousa Silva, que é foragido da Justiça e será julgado à revelia, por ser acusado de matar Frank de Farias Lima, na localidade Curuai, no Lago Grande, em 2009. Defensoria e Promotoria Públicas atuarão no caso, sob a presidência do juiz Gerson Marra Gomes. (J. Ninos)
Compartilhar:

Simão Jatene e Alexandre Padilha em Santarém

O governador do Estado, Simão Jatene, e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, desembarcam em Santarém, no oeste do Para, na manhã desta quinta-feira (28), para o lançamento no município do projeto Olhar Brasil. O evento ocorrerá às 9 horas, na praça do Pescador. Ali, ocorrem as ações em saúde e cidadania do governo estadual através da Caravana Pro Paz e Caravana Oftalmológica.
Compartilhar:

Cidade do PA vota pela criação de unidades de conservação

Estadão

No próximo dia 28 de novembro, moradores do município de Senador José Porfírio, no interior do Pará, terão uma missão importante: demonstrar, por meio de voto, seu apoio à criação de duas unidades de conservação (UCs) na região, que, entre tantas características, abriga o maior sítio de reprodução das tartarugas-da-amazônia da América do sul.

Regido por lei, a Consulta Pública é a etapa posterior à elaboração de estudos ambientais, socioeconômicos e fundiários, que tem sido realizada desde 2009 pelo projeto de criação de Unidades de Conservação Estaduais, parceria da Secretaria de Meio Ambiente do Pará (Sema), do WWF-Brasil, do Instituto Floresta Tropical (IFT), da Universidade Federal do Pará e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Turismo (Semat) de Senador José Porfírio. O evento acontece das 9h às 13h, no Ginásio Poliesportivo Domingos Juvenil, do município.

Na região está localizada o Tabuleiro do Embaubal, que recebeu o nome devido à alta quantidade de tartarugas que depositam seus ovos no local - cerca de 20 mil fêmeas por ano. Após análise dos estudos foi proposta à criação de um Refúgio de Vida Silvestre (Revis), proteção integral, e uma Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS), de uso sustentável.

As áreas propostas para a Revis e a RDS apresentam área de pouco mais de 4 mil ha e de cerca de 23 mil ha, respectivamente, totalizando aproximadamente 26.925ha, em que a menor está envolvida dentro do território da maior. Pelo fato da RDS se tratar de uma unidade de conservação de uso sustentável, ela poderá disciplinar a utilização dos recursos naturais da região, protegendo a de uso integral.

É por meio da consulta que os representantes municipais, organizações da sociedade civil, pesquisadores, ONGs e a população em geral são informados e podem opinar sobre as propostas de criação de uma UC. "Esse é um importante momento pois validaremos a proposta por meio de voto direto da população envolvida e avançaremos mais um passo importante em direção à criação destas unidades", explica o analista de conservação do WWF-Brasil, Luiz Coltro.

Segundo ele, a organização tem atuado desde 2009 na região do baixo Xingu, no Tabuleiro do Embaubal, com ações voltadas para a conservação da tartaruga-da-amazônia e demais quelônios, por meio do projeto de conservação "Quelônios para Sempre". "Apoiamos mais de dez reuniões com as comunidades e organizações sociais para a discussão das criações destas duas unidades de conservação, além da realização de expedições de coletas de informações sociais e de dados biológicos na região, para subsidiar as informações técnicas para composição da peça de criação", ressalta.

A proposta de criação de UCs também levou em consideração a grande beleza cênica do local, que possui ecossistemas de praia, várzea e igapó, exibindo uma rica diversidade biológica com presença de espécies ameaçadas de extinção, migratórias e endêmicas. São em algumas dessas praias que ocorrem a desova das tartarugas de água doce.

A Consulta encerra a fase participativa do processo. Após essa etapa, a proposta de criação das unidades de conservação seguirá para avaliação da Sema/PA. A expectativa é que a Sema/PA assine os decretos de criação dos locais ainda no primeiro semestre de 2014.

Compartilhar:

Deputado Nélio Aguiar critica gestão PRO SAÚDE no HRBA em Santarém

Após pedido de aprovação para moção de aplausos à atuação do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém feito pela deputada estadual Tetê Santos (PSDB), o deputado Nélio Aguiar (DEM) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) nesta quarta-feira, 27, para dizer que, muito pelo contrário, que PRO SAÚDE, gestora do hospital não é digna de elogios.

Ele disse que hoje a Pro Saúde, Organização Social (OS), que gerencia o HRBA está mais preocupada em investir em marketing do que nas ações em saúde pública.

Segundo o parlamentar, o HRBA que recebe do Governo do Estado cerca de R$ 7,5 milhões por mês para fazer saúde pública de qualidade deixa muito a desejar na atenção à saúde da população da região. “Tem uma paciente diagnosticada com câncer de mama que aguarda há quase um mês para iniciar tratamento no HRBA, mas não consegue internar para realizar sua cirurgia, inclusive a família, que vive com muita dificuldade, já começou a se mobilizar para conseguir recursos entre parentes e amigos para ir em busca de atendimento na rede particular. Isso é um absurdo, pois ela é moradora do Oeste do Pará e tem todo o direito constitucional de ter acesso a atendimento de qualidade em sua terra. Este é só um caso entre tantas outras denúncias que recebemos dos usuários em relação ao atendimento no Hospital Regional do Baixxo Amazonas”, protestou Nélio Aguiar.

O parlamentar disse que no mesmo momento em que as mulheres amargam falta de atenção na saúde pública no HRBA, seus diretores vão às ruas em campanhas de puro marketing. “Na campanha do Outubro Rosa, o hospital foi pintado de rosa, os diretores foram vestidos de rosa, foram distribuídos panfletos, realizadas caminhadas, corridas, enfim uma grande mobilização de marketing. Mas não existe facilidade no acesso para as mulheres realizarem mamografia, agilidade na realização da biópsia e resultado do histopatológico, nem celeridade na realização da cirurgia das pacientes já diagnosticadas por câncer de mama. Pergunto como fica a cabeça dessas mulheres vendo tudo isso, sabendo que se procurarem o hospital em busca do que as campanhas publicitárias informam, não vão encontrar nem médicos para atendê-las, muito menos agilidade no diagnóstico e tratamento, em caso de doença”, disse Nélio. A deputada Ana Cunha (PSDB) reforçou a posição do Dep Nélio Aguiar, enfatizando que é de vital importância que não somente a mulher, mas todo e qualquer cidadão deve ter acesso rápido e de qualidade às ações de saúde.

Fonte: Assessoria parlamentar
Compartilhar:

Santareno tem nome cogitado para representar região na Câmara dos Deputados

A cada dia cresce a ideia do empresário e engenheiro Washington Queiroz disputar uma vaga na Câmara dos Deputados. 

Santareno legítimo e empresário bem sucedido no ramo da construção civil no Pará, Washington é o atual secretário de Finanças do município de Vitória do Xingu, no sudoeste do estado. 

Filiado ao PRÓS, ele estuda a possibilidade de se lançar na disputa, já que a região é carente de representantes em Brasília.

Washington Queiroz é sobrinho do já falecido empresário Alci Queiroz, um dos maiores empreendedores da história de Santarém.

Nos próximos dias, estará em Santarém reunindo com lideranças comunitárias e políticas, além de rever amigos e familiares.
Compartilhar:

Eleição para nova diretoria da Federação de Futebol já é nesta sexta-feira‏

Por: Núbia Pereira*

Acontece nesta sexta-feira, 29, a eleição para o novo presidente da Federação Paraense de Futebol (FPF). A votação será em Belém, durante sessão ordinária de Assembleia Geral. Na ocasião serão escolhidos também, vice-presidente da diretoria da FPF, e os membros efetivos e suplentes do Conselho Fiscal da entidade.

Em Santarém, o vereador Dayan Serique (PPS), chamou a atenção dos membros da Federação que tem direito a voto. Segundo o parlamentar, a escolha do novo presidente deve ser analisada com cautela, pois a definição da nova diretoria pode continuar contribuindo para o caos que se encontra o futebol paraense.

Três chapas concorrem ao pleito: Antônio Carlos Nunes, Luiz Omar Pinheiro e Ulisses Sereni.

O engenheiro Ulisses Sereni, que tem como vice-presidentes Dan Raphael Levi e Ricardo Gluck Paul, disse que está confiante que a chapa encabeçada por ele é a melhor para o futebol paraense. “Temos propostas e as outras apenas falam. Espero que todos analisem essas questões e escolham mudar o futebol paraense pra melhor, acabando com esse coronelismo. Acredito que a democracia pode ser feita, sem interesses além do futebol”, disse.

Outro candidato à presidência é Luiz Omar Pinheiro, ex-presidente do Paysandu, que protocolou sua chapa com 51 assinaturas. Ele tem como vice-presidentes Fabiano Bastos, presidente da Tuna, e Josias Veras, presidente da Liga de Santa Bárbara. “ Fico feliz por participar do processo democrático do futebol paraense, mas essa não é uma eleição política e sim esportiva. A FPF arrecada R$ 6 milhões, então podemos fazer muito mais do que vem sendo feito”, garantiu Luiz Omar.

O candidato, Antônio Carlos Nunes, está confiante na reeleição.

Ao todo, a disputa pela principal cadeira do futebol paraense terá 190 votos, sendo 97 das Ligas Municipais (um voto cada), 25 dos clubes amadores (um voto cada) e 68 dos profissionais, que são divididos por 23 clubes, de acordo com número de campeonatos (base, feminino e profissional) da FPF que tenha sido disputado até 12 meses antes da eleição.

Na tribuna da Câmara, o vereador Dayan Serique lamentou que o futebol paraense esteja nas mãos da mesma pessoa por muitos anos, o que, para ele, é prejudicial até para o processo democrático.

“Muito já se prejudicou o futebol paraense, o futebol santareno, por causa da vicissitude que acontece em função de vários anos ter a mesma pessoa comandando”, reforçou Serique.

Na eleição de sexta-feira, o município de Santarém tem direito a 6 votos: 4 são do time do São Francisco, 1 do São Raimundo e 1 da Liga Esportiva de Santarém. “A gente espera que esses dirigentes, que tem direito a voto, possam pensar primeiramente no futebol santareno e não nos seus interesses pessoais porque a torcida santarena comparece ao estádio acreditando que vai prevalecer um bom futebol e ao longo desses anos a gente percebeu que não é isso que acontece”, lamentou Dayan Serique.

Ainda neste quisito, o vereador Dayan Serique disse que os times locais, foram muitos prejudicados ao longo desses anos, com a atual diretoria e acabaram sendo reféns da Federação. Por isso, o vereador acha necessário apoiar as pessoas que querem fortalecer os clubes e a ligas esportivas, favorecendo a independência e fortalecendo o futebol paraense.

*É jornalista e assessora parlamentar
Compartilhar:

Odebrecht ganha leilão da rodovia BR-163 em Mato Grosso

Da Folha de S. Paulo

A Odebrecht ganhou nesta quarta-feira (27) o leilão da rodovia BR-163, no trecho do Mato Grosso, em mais uma etapa do programa de investimentos em logística anunciado no fim do ano passado.

A empresa baiana ofereceu tarifa de R$ 0,02638 por quilômetro, ou R$ 2,638 a cada 100 km, o menor valor oferecido entre as sete empresas participantes do leilão. Com isso, o desconto entre a tarifa oferecida e o teto estipulado pelo governo, de R$ 5,50 a cada 100 km, é de 53%.

A segunda melhor proposta foi da Triunfo, com R$ 0,02970 por quilômetro.

O trecho possui cerca de 850 quilômetros de extensão, com início na divisa com o Mato Grosso do Sul e término no quilômetro 855, no Mato Grosso.

Após o fim do prazo de entrega das propostas na segunda-feira (25), sete empresas ou consórcios apresentaram lances para administrar a via por 25 anos. No leilão passado, da BR-050 (MG/GO), oito consórcios apresentaram proposta.

Outras empresas interessadas eram Galvão Engenharia, Invepar, entre outras.

O tráfego de caminhões no transporte de commodities no Estado do Mato Grosso é o grande responsável por atrair interesse na concessão do trecho da BR-163 na região.
Compartilhar:

Sortudo de Oriximiná fatura mais de R$2 milhões na loteria

Um apostador ganhou sozinho na noite desta terça-feira (26) no Timemania. Uma aposta feita em Oriximiná (PA) faturou R$ 2.540.940,39, com sete acertos no jogo. De acordo com a CaixaEconômica Federal ficou acumulado o valor de R$ 350.000,00 para o próximo sorteio, com sete acertos.

Nesta quinta-feira (28) acontece outro sorteio da Timemania.

Compartilhar:

Gatos e cachorros mortos são jogados na rua em Belém

A cena é chocante. Numa movimentada esquina da capital paraense, corpos de mais de dez gatos e dois cachorros foram encontrados em via pública.

O local é travessa 3 de Maio com a avenida Magalhães Barata, em Belém. 

O autor dessa barbárie ainda não foi identificado, mas a Divisão Especializada em Meio Ambiente (Dema) da Polícia Civil já está investigando o caso.

Moradores dos arredores estão indignados. As ongs protetoras dos animais também estão. Os corpos dos animais, que estavam em avançado estado de decomposição, foram achados dentro de um saco plástico.

Câmera de segurança podem ajudar a polícia a identificar o autor ou autores desse crime. A população também pode contribuir repassando informações que possam levar aos responsáveis.

Com informações do DOL. 
 
Compartilhar:

Concurso da Polícia Civil deve ser anulado

O Ministério Público do Estado do Pará (MP), entrou com uma ação civil pública pedindo a anulação do concurso da Polícia Civil do Estado do Pará.

Na ação, a promotora de Justiça de Defesa do Patrimônio Público, Elaine Carvalho Castelo Branco, alega ter constatado graves irregularidades no andamento do certame.

Entre as irregularidades, o MPE aponta como a não restrição quanto ao uso de celulares comacesso à internet dentro da sala de realização das provas. Além disso, a falta de fiscais nos banheiros e a não exigência de apresentação de qualquer documento de identificação dos candidatos em muitos locais também foi apontado na ação.

Outra irregularidade grave, seria o fato de que vários delegados de polícia estavam presentes como fiscais, mesmo tendo parentes fazendo provas.

O concurso, que teve cerca de 25 mil inscritos, ofereceu 250 vagas para o cargo de investigador, 250 para escrivão, 20 vagas para papiloscopista e 150 vagas para delegado.

Em junho, o MP recomendou o adiamento do referido concurso. Cerca de dez dias atrás, a Secretaria de Estado de Administração (Sead) divulgou o resultado do certame.

(DOL)
Compartilhar:

Nélio Aguiar pede Luz para Todos para 3 comunidades de Santarém

O deputado Nélio Aguiar (DEM) deu entrada nesta terça-feira, 26, à ofício as Centrais Elétricas do Pará (Rede Celpa) para solicitar que sejam inseridas, com prioridade, no Programa Luz para Todos as comunidades de Santa Maria, São Pedro e Rio Curuá-Una, em Santarém, região Oeste do Pará. 

“Comunitários da barragem do Rio Curuá-Una, onde está instalada uma hidrelétrica do mesmo nome, lutam há anos pelo recebimento de energia. É um absurdo a que a energia produzida pelo rio de não beneficie as comunidades locais”, protestou.
Fonte: Assessoria parlamentar
Compartilhar:

terça-feira, 26 de novembro de 2013

'A Margem' - documentário vencedor do Festival de Vídeo da FIT

Em 2008, quando foram iniciadas as obras de construção do conjunto habitacional do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no Porto dos Milagres, no bairro Uruará, em Santarém, no oeste do Pará, durante a gestão da ex-prefeita Maria do Carmo Martins, as famílias que residiam em palafitas nas áreas alagadiças daquela localidade, acreditaram que o projeto traria qualidade de vida para todos. Infelizmente, não trouxe.

As obras inacabadas trouxeram apenas dissabor àquelas pessoas carentes, que ainda hoje esperam realizar o sonho da casa própria. Cinco anos após o início dos trabalhos do malfadado conjunto do PAC/Uruará, o cenário é desolador. Nada do que foi prometido se cumpriu. As famílias continuam morando em condições precárias e sem nenhuma perspectiva de melhoria de vida.

Durante algum tempo, desde o início das obras, o fotógrafo Carlos Matos Bandeira esteve no local registrando toda movimentação, já que se tratava da primeira obra do PAC em Santarém. Vislumbrava-se, ali, uma mudança significativa para todo o município. Só expectativa.

O registro feito por Bandeira resultou em um documentário, que no último dia 22, foi premiado durante o primeiro Festival de Vídeo da FIT.

A Margem, produzido e dirigido por Carlos Matos, foi o vencedor na categoria jornalística não-profissional e um dos destaques do evento.

Clique aqui para assistir ao documentário.
Compartilhar:

Santarém recebe duas Caravanas do Pro Paz

De 27 a 30 de novembro, a população do município de Santarém, localizado na região de integração do Baixo Amazonas, vai receber duas Caravanas do Pro Paz, a primeira caravana, conhecida como Caravana Pro Paz, que vai realizar serviços de emissão de documentos e atendimento de diversas especialidades médicas e a Caravana Oftalmológica Pro Paz, que vai realizar consultas e cirurgias para corrigir problemas de visão. As caravanas estarão com suas estruturas montadas na orla do município. As caravanas do Pro Paz tem o objetivo de levar atendimento de cidadania e de saúde para a população mais carente do estado.

A Caravana Pro Paz será entre os dias 27 e 30 de novembro e vai disponibilizar em um ferry boat, consultas médicas na área de clínica geral, pediatria, ginecologia, cardiologia, neurologia, urologia e dermatologia, além de contar com uma farmácia para a distribuição de medicamentos e um espaço para cadastro de pessoas que necessitam receber cadeiras de rodas, além de oferecer serviços de emissão de documentos, como carteiras de identidade e de trabalho, CPFs, certidão de nascimento e óbito e contar com atendimento jurídico, a parte de cidadania irá acontecer na estação cidadania da cidade.

No período de 28 a 30 de novembro, a população da cidade também vai ter a oportunidade de utilizar os serviços da Caravana Oftalmológica Pro Paz, que através de duas carretas, uma com consultórios médicos e outra com um centro cirúrgico, de ultima geração, irá realizar cirurgias e consultas oftalmológicas. A Caravana Oftalmológica Pro Paz vai corrigir problemas como pterígio (conhecida como carne crescida), e cirurgias de catarata. Essa é a primeira vez que um município recebe duas caravanas do Pro Paz ao mesmo tempo. Todos os serviços são gratuitos.

Esse é o terceiro ano que Santarém recebe os serviços do Pro Paz, no ano de 2011 a população do município contou com os serviços de emissão de documentos, serviços disponibilizados por órgão parceiros e atendimentos na área da saúde, totalizando 21943 atendimentos. No ano de 2012, Santarém recebeu a primeira Caravana Pro Paz que levou para a população serviços de cidadania como emissão de documentos, e atendimento de saúde com consultas de diversas especialidades medica, totalizando 72902 atendimentos.

Ascom/Pro Paz
Compartilhar:

Deputado Nélio Aguiar defende instalação da CPI para investigar Belo Monte

O deputado Nélio Aguiar (DEM) defendeu junto ao presidente da Assembleia legislativa do Estado do Pará, deputado Márcio Miranda (DEM), nesta última terça-feira, 26 a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar denúncias do não cumprimento das condicionantes pela Norte Energia na construção da Hidrelétrica de Belo Monte, no Oeste do Pará.

“O município de Altamira já sofre com os impactos da construção da Hidrelétrica, um caos social causado pela migração de mais de 60 mil pessoas para a região, aumento da violência, prostituição, tráfico de drogas, bairros sem água encanada, mortes no trânsito, hospitais e escolas incapazes de atender o aumento da demanda e etc. Existe um descompasso entre o andamento da obra e o atendimento das condicionantes para mitigar os impactos sociais. "As condicionantes sociais precisam ser implementadas rapidamente, pois é inaceitável que num projeto bilionário, o povo é que tenha que pagar o preço com seu sofrimento,” afirma deputado Nélio Aguiar.


Fonte: Assessoria parlamentar
Compartilhar:

Trabalhadores de Belo Monte iniciam greve por reajuste salarial

Na manhã de hoje (26), 27 mil empregados que trabalham na construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, paralisaram as atividades, por tempo indeterminado. Em assembleia sábado (23), eles rejeitaram a proposta do Consórcio Construtor Belo Monte (CCBM), que prevê um reajuste salarial de 11% para a maioria dos trabalhadores, de 30% na cesta básica e vale-alimentação, além de aumento de 12% na Participação nos Lucros e Resultados.

Os trabalhadores reivindicam um aumento de 15% nos salários para toda a categoria, além de cesta básica de R$ 380. Os empregados também pediram que os sábados fossem considerados dias livres, ou, no caso de trabalho, que fosse pago como hora extra, mas o pleito não foi aceito pela empresa.

O CCBM informou que, diante da não ocorrência de acordo, “está avaliando as medidas a serem tomadas”. A diretoria está reunida hoje para analisar a possibilidade de novas propostas. A data-base dos trabalhadores se encerra este mês.

O vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada do Pará (Sintrapav), Roginel Gobbo, disse que os trabalhadores esperam que a empresa faça uma nova proposta. Ele garante que a greve está sendo feita de forma pacífica, sem nenhum incidente. “Estamos tentando direcionar para que o descontentamento seja só na parte econômica ou social, mas que isso não se transforme em atos como houve no passado”, disse Roginel Gobbo à Agência Brasil. Os empregados também aguardam que a empresa passe ao sindicato a relação dos serviços considerados essenciais (refeitório, transporte, segurança e alojamento) para determinar a volta de parte dos funcionários ao trabalho.

Compartilhar:

Reunião em Santarém discute sobre hidrovia no rio Tapajós

Nesta terça-feira (26), às 17h30, ocorrerá no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (Aces) uma reunião participativa com a presença de organizações não-governamentais, FUNAI, representante indígena, lideranças da região, empresários e representantes de Itaituba para discutir as expectativas da sociedade em geral quanto ao Projeto de Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) de Hidrovia dos Rios Tapajós, Teles/Pires , Juruena e Arinos.

A reunião terá como foco questionamentos e posicionamento dos presentes a respeito do projeto. Estarão presentes representantes da Administração das Hidrovias da Amazônia Oriental (AHIMOR) e Companhia de Docas do Maranhão (CODOMAR).

O EVTEA consiste em estudo, projeto manutenção e realização de dragagem, derrocamento, sinalização e balizamento em todo o corredor e terá como meta a dragagem de 769.000 m3 de materiais e sinalização em 290 km de extensão da hidrovia no estado do Pará. O Ministério Público, em 2005, autorizou os estudos Técnicos e ambientais do Rio Tapajós e seus afluentes. (Ascom/Aces)

Compartilhar:

Fernanda Montenegro leva Emmy Internacional de melhor atriz

Fernanda Montenegro venceu o 41º Emmy Internacional, considerado o Oscar da televisão mundial, na categoria melhor atriz por sua atuação no especial de fim de ano "Doce de mãe", da TV Globo. Segundo o site oficial da premiação, Fernanda é a primeira brasileira a receber o prêmio.

Fernanda concorreu com a chinesa Li Sun, de "The Back Palace: Legend of Zhen Huan"; com a britânica Sheridan Smith, de "Mrs. Biggs"; e com a sueca Lotta Tejle, de "30 Degrees in February". A cerimônia de premiação aconteceu na segunda-feira (25), em Nova York, nos Estados Unidos.

"Gostaria de dividir este Emmy com meus queridos diretores, Ana Luiza Azevedo e Jorge Furtado, e com todo o elenco, meus amigos, maravilhosos e estupendos atores do Brasil. Muito obrigada", disse a atriz, visivelmente emocionada, usando um elegante vestido preto de veludo. "Achava-me fora do páreo. Eu vim tranquila porque achava que não iria acontecer nada. Agora eu estou nervosa (...) Estou feliz", afirmou Fernanda após receber o prêmio.

Compartilhar:

Taxistas vão cobrar bandeira dois a partir de dezembro

O Sindicato dos Taxistas de Santarém aguarda para os próximos dias, a publicação de uma portaria municipal autorizando a categoria a adotar a bandeira 2, a partir de 1º de dezembro. A entidade já encaminhou a solicitação ao prefeito Alexandre Von. A portaria deve ser publicada nos próximos dias. A bandeira 2 é adotada pelos profissionais todo ano. Ela se estenderá até 1º de janeiro de 2014. É uma espécie de 13º dos taxistas. Nos dias normais, a corrida com o taxímetro na bandeira 2 só é permitida a partir das 19 horas até às 6 horas, de segunda a sexta. Nos sábados, a partir das 13 horas. Domingo e feriado, a tarifa é cobrada integralmente.

De acordo com Antonio Carvalho, presidente do sindicato dos Taxistas, o valor atual da bandeira 2 é de R$ 3,75. E esse valor que o santareno pagará a partir de 1º de dezembro.
Compartilhar:

UEPA divulga os gabaritos dos processos seletivos

Os gabaritos da primeira e segunda fase dos Processos Seletivos 2014 da Universidade do Estado do Pará (Uepa), já estão disponíveis no site da instituição. O primeiro dia de prova foi considerado tranquilo pela coordenação do certame. Foram registrados 9.042 faltosos, dos 74.858 candidatos aptos a realizar a prova objetiva no domingo (24). Já no segundo dia de prova, realizada na última segunda-feira (25), foram 8.548 faltosos.

Até o dia 9 de dezembro, a Uepa vai divulgar em seu site www.uepa.br a lista dos candidatos aptos à terceira etapa do Prosel, que acontece no dia 15 do mesmo mês. Os candidatos que não alcançarem o mínimo de 40 pontos, na soma das pontuações da primeira e da segunda fase, estarão eliminados.

A terceira fase terá 54 questões objetivas, incluindo Língua Estrangeira, e uma redação valendo 30 pontos. Nas regras do certame, o candidato que obtiver menos de 12 pontos na prova objetiva, e menos de seis pontos na prova de redação, estará automaticamente eliminado.

(Com informações da Uepa)
Compartilhar:

Opinião: Lu-Lá-Lá e os quarenta ladrões

Por: David Marinho*

Era uma vez, no país das “Mil e Uma Mutretas” chamado Brasil, que um torneiro mecânico chamado Lu-La-Lá, foi trabalhar numa região do Planalto Central chamado Esplanada dos Mistérios, (pois sumia muita grana por lá).

Esse torneiro, homem simples e trabalhador estava indo para seu ofício e se encontrava nas proximidades do prédio do Banco Rural, quando ouviu ruídos de motores de carros se aproximando, escondeu-se e viu chegar Mercedes, Toyotas, Jaguares e Ferraris, então ouviu alguém falar que seu Mercedes era Genoino, discretamente continuou observando e viu descer dos carrões várias celebridades, só então se tocou que se tratava de uma quadrilha de mal-feitores do colarinho branco, ou melhor dizendo; deputados de vários partidos, e o que parecia ser o chefe se adiantou dos demais, se aproximou da porta do Banco Rural e gritou uma palavra mágica. Abre-te Valério! Abre-te Valério! E a porta do banco, como num passe de mágica se abriu. Todos da quadrilha entraram e Lu-La-Lá ficou curioso sobre o que ocorria lá dentro, foi quando ouviu movimentação dentro do banco, se escondeu novamente e percebeu a quadrilha saindo, cada um levava uma mala na mão, tinha alguém no meio com o quadril largo, talvez levasse alguma coisa na cueca, ou sofresse de hérnia escrotal. Ah! Tinha até bispo no meio, e novamente o chefe da quadrilha, que já se sabia ser o marajá José Dirceu, gritou a palavra mágica; Fecha-te Valério! Fecha-te Valério! E a porta do Banco Rural se fechou e eles foram embora.

Curiosamente, Lu-La-Lá se aproximou da porta do Banco e sem querer querendo, repetiu a palavra mágica que ouviu do chefe da quadrilha, e não é que a porta se abriu!? Lu-La-Lá entrou no banco e qual foi seu espanto! Tinha dinheiro por toda parte! Hesitou em pegar algum pra si, mas por ser um homem honesto e trabalhador não pegou, até pensou no Lu-La-Lá Júnior, seu garoto prodígio dos negócios. Mas desistiu, saiu, falou a palavra mágica e a porta do banco se fechou. Chegando à Esplanada dos Mistérios, comentou com uma pessoa honestíssima, acima de qualquer suspeita, e super honrada por ser “deputado”, e sobrevivente da chacina Collor; o mercador Rouberto Jefferson sobre o ocorrido, inclusive a palavra mágica, mas pediu total sigilo, e o nobre deputado jurou pela sua mãezinha (que Deus a tenha), que jamais contaria à alguém, nem que o Datena implorasse de joelhos!

Não deu outra, por força de seu pedigree, Rouberto Jefferson as escondidas foi ao Banco Rural, usou a palavra mágica, entrou no banco, e ficou doidão ao ver tanto dinheiro, até tropeçou numa mala com grana e deu com a cara na quina de um cofre, quase perdendo um olho, e se perdesse? Lembrou do ditado: “na terra de cegos, quem tem um olho é rei”! (Brazil!). Pegou “quatro milhões de reais” pra si, e como ele mesmo disse jurando sobre a Bíblia Sagrada, dividiu com os pobres do programa “Fome Zero” e que por questão ética, não revelaria os nomes dos coitados. Porém, com a “fominha” da maioria dos políticos brasileiros, voltou ao Banco Rural, e pegou mais, e mais, e mais...

Foi quando a quadrilha percebeu que o estoque de dinheiro estava baixando assustadoramente, e o boato era geral que um tal fanfarrão chamado Rouberto Jefferson estava fazendo muita lambança com dinheiro na Província do Mensalão no emirado do emir Delúbio Soares.

A quadrilha ameaçou cortar as duas mãos de Rouberto Jefferson, que como um bom muçulmano e com o “dele” na reta, lembrou de um versículo do Acordão, ou melhor, Alcorão, que diz: “Ladrão que entrega ladrão, tem cem anos de perdão”, o qual com medo de virar “quibe” em banha de camelo fervente, se borrou todo, jogando fezes no “tapete voador” da Esplanada dos Mistérios, que ao voar saiu respingando fezes em muita “gente boa”, e o Planalto se transformou em uma fedentina geral. Com o efeito do fenômeno meteorológico ciclone extra-tropical, os ventos sopraram o “tapete voador” com excremento fétido na direção norte, passando por Belém, que não é o da Judéia, onde um califa e deputado paraense, esqueceu a lição do Ábaco e na época teimava em dizer que 300 + 620 = 200. E esse mesmo vento por onde passou foi deixando um rastro de pranto e dor, que tememos que alcançasse Santarém de Bagdá no império da Rainha de Sabbá. Mas que graças a Deus não chegou por aqui... E o final dessa história ainda promete, pois o arcanjo Barbosão ainda não terminou sua missão aqui na Terra. E quem sobreviver, verá...

BIBLIOGRAFIA: 

Genoino – Guerrilheiro-garçom, no pau-de-arara, entregou seus companheiros na bandeja.

José Dirceu – Guerrilheiro-franciscano, fez voto de pobreza e tem nojo de dinheiro.

Rouberto Jefferson – Mártir e modelo de boa parte dos políticos brasileiros.

Tapete-Voador - Avião presidencial, Aerolula.

Este texto é uma homenagem à punição dos “mensaleiros”, que em parte estão sendo punidos pela justiça. Antes tarde do que nunca...

*É projetista e gestor ambiental
Compartilhar:

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

'Indulto natalino' pode livrar Genoino e Jefferson da cadeia

A um mês do Natal, os ex-presidentes do PT José Genoino e do PTB Roberto Jefferson podem se livrar das condenações do processo do mensalão, caso venham a ser beneficiados pelo indulto. Reservadamente, os advogados de defesa e pessoas próximas aos condenados têm discutido pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF) a anulação das penas na prisão, em regime semiaberto, e multa contra os dois por conta do delicado estado de saúde por que passam.

Pela Constituição, somente o presidente da República tem poderes para conceder o indulto. Todos os anos a Presidência edita um decreto em que fixa novos parâmetros de extinção ou comutação (substituição de punição mais grave por mais branda) das penas de prisão e multa de condenados.

Como na maioria dos anos o benefício é divulgado às vésperas das festas de fim de ano, o decreto é popularmente chamado de "indulto natalino". Mas ele tem validade o ano todo, o que significa que o pedido pode ser feito a qualquer momento. Dilma Rousseff ainda não editou o decreto de 2013, o que deve ocorrer nas próximas semanas.

Cabe ao juiz de execução - que no processo do mensalão é o ministro Joaquim Barbosa -, declarar o indulto caso o condenado satisfaça todos os requisitos previstos no decreto. As defesas de José Genoino e Roberto Jefferson, que também é advogado criminalista, avaliam que seus clientes podem ser beneficiados pelos atuais parâmetros.

O pedido se baseia no Decreto n° 7.873, do ano passado, que prevê o indulto para seguinte hipótese: às pessoas "acometidas de doença grave e permanente que apresentem grave limitação de atividade e restrição de participação ou exijam cuidados contínuos que não possam ser prestados no estabelecimento penal".

Compartilhar:

MEC vai distribuir tablets para professores de escolas públicas em 2014

O Ministério da Educação (MEC) vai começar a distribuir tablets a professores do 6º ao 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas em 2014. O anúncio foi feito hoje (25) pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Segundo ele, os professores deverão ser capacitados para usar o equipamento também no ano que vem.

A intenção da pasta é que todos os professores da rede pública tenham o próprio tablet. A distribuição começou com os professores do ensino médio. O educador tem acesso pelo tablet a conteúdos específicos, cujo objetivo é tornar as aulas mais atraentes.

Segundo o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), foram comprados mais de 460 mil tabletspara professores do ensino médio. Ainda não há previsão de quantos professores do ensino fundamental serão contemplados em 2014. De acordo com dados do Censo de 2012, são mais de 800 mil professores na etapa.

Para adquirir os tablets, os estados incluem o pedido de aquisição na adesão ao Plano de Ações Articuladas (PAR). Após a adesão e com a aprovação do PAR, o FNDE repassa recursos para os estados. São os estados que fazem a aquisição do equipamento diretamente com as empresas vencedoras do pregão. De acordo com a autarquia, todos os 26 estados e mais o DF fizeram adesão para aquisição de tablets na etapa anterior.

O ministro não deu maiores detalhes da distribuição. Em 2012, segundo o MEC, o governo pagou quase R$ 300 pelo tablet de 7 polegadas (1 polegada é igual a 2,54 centímetros) e aproximadamente R$ 470, pelo de 10 polegadas. No mercado, conforme o ministério, o equipamento de 7 polegadas custava cerca de R$ 800. (ABr)
Compartilhar:

Escolas federais obtêm maior média no Enem 2012

Os alunos das escolas públicas federais conseguiram a maior média no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012, de acordo com o Ministério da Educação (MEC). A rede obteve média de 584,23 pontos em uma escala que vai até 1.000. As escolas privadas aparecem em seguida com 577,39 pontos.

As médias levam em conta a nota na redação e as notas de cada uma das quatro competências do exame: linguagens e códigos, matemática, ciências humanas, ciências da natureza. Levando-se em consideração apenas a média da redação, as federais também apresentam o melhor resultado, 613,07, seguidas pelas privadas com 602,16.

A rede federal atende a 2% dos estudantes do ensino médio que fizeram o Enem no ano passado. A rede privada concentra 31,51% dos estudantes. A maior parte dos estudantes concluintes do ensino médio participantes do exame está na rede pública estadual de ensino, 65,53%. A rede obteve uma média geral de 485,64 pontos e uma média na redação de 491,41. A rede pública municipal, com 0,95% dos estudantes, obteve uma média de 524,14 em toda a prova e 533,48 pontos na redação.

Segundo o MEC, os 215,5 mil melhores estudantes das escolas públicas tiveram média equiparável à dos estudantes das escolas particulares. Eles obtiveram 570,17. Na redação, os melhores estudantes obtiveram média superior a todas as demais redes, 616,6.

Compartilhar:

Previdência começa paga a segunda parcela do décimo terceiro

Os segurados da Previdência Social começaram a receber hoje (25) a segunda parcela do décimo terceiro salário. O pagamento está sendo feito na folha de novembro, creditada entre hoje e o dia 6 de dezembro. No total, 26.634.645 de beneficiários terão direito à gratificação natalina.

Em todo o Brasil o pagamento do restante do décimo terceiro salário ultrapassará os R$ 13 bilhões. Os depósitos começaram hoje para os segurados que recebem até um salário mínimo e têm cartão com final 1, desconsiderando o dígito. Os aposentados e pensionistas que recebem acima desse valor receberão o benefício a partir do dia 2 de dezembro.

De acordo com o Ministério da Previdência Social, a maioria dos aposentados e pensionistas receberá 50% do valor do benefício mensal, mas haverá desconto de Imposto de Renda nesta parcela. A exceção é para quem passou a receber o benefício depois de janeiro de 2013, que terá o valor calculado proporcionalmente. Os segurados que estão recebendo auxílio-doença também recebem uma parcela menor que os 50%. Como o benefício é temporário, a Previdência calcula a antecipação proporcional ao período da licença. (ABr)
Compartilhar:

Jornal volta a circular em dezembro na região

Folha de Santarém
O semanário “Folha de Santarém – e Oeste do Pará” volta a circular no próximo mês – sempre às sextas-feiras, e com circulação em toda a região.

O jornal estava fora das bancas desde dezembro do ano passado.

Retorna no dia 13 de dezembro.

O signatário do blog faz parte da nova equipe, como editor-adjunto. Também assino uma coluna (“Jeso Carneiro”) recheada de notas sobre política, economia, cultura e variedades – similar à publicada ao longo de mais de duas décadas na Gazeta de Santarém.

Marcos Santos, do blog Quarto Poder, é quem comandará a redação do periódico, como editor-chefe.

O barulhento blogueiro do povão JK também faz parte do time.


Compartilhar:

Cobrança de dívida vai parar na polícia

O empresário Cleberson Machado, dono da Cpneus, foi detido pela Polícia Militar por tentativa de homicídio, na tarde desta segunda-feira (25), em Santarém, no oeste do Pará. O crime ocorreu nesta tarde, na empresa dele, localizada na avenida Cuiabá, no bairro da Liberdade. A vítima foi o comerciante Zeti Bezerra, que ficou ferido de raspão na perna esquerda. Cleberson portava uma pistola 7.65. A possível tentativa de homicídio teria sido motivada pela cobrança de uma dívida. O empresário foi levado por policiais militares à 16ª Seccional Urbana de Polícia Civil e lá apresentado ao delegado Djalma Pereira, encarregado de fazer os procedimentos e lavrar o flagrante contra Cleberson Machado.

De acordo com a vítima, havia cinco meses que ele tentava receber pelo pagamento de um serviço que prestou ao empresário no valor de R$ 250,00. Zeti contou que nesta tarde, procurou Cleberson, que mais uma vez se negou a pagar a dívida, alegando que o serviço havia sido mal feito. Foi então que a vítima disse para o empresário esquecer a cobrança. Zeti se preparava para deixar a empresa, quando se viu com uma arma na cabeça. Cleberson teria apontado a pistola em sua direção e dito que atiraria. “Eu disse pra ele, que isso não me intimidava e que se ele me matasse, ia se arrepender. Ele então disparou contra o chão, entre as minhas pernas”, relatou à imprensa Zeti, que ficou ferido na perda pelos estilhaços do tiro.

Acusado e vítima estão na delegacia de Polícia Civil prestando esclarecimentos ao delegado.

Cleberson chegou a ser algemado, porém, após a chegada do coronel Risuenho, comandante do 3º BPM, ele ficou sem as algemas. O oficial, que estava à paisana, contou que o empresário não oferecia riscos e determinou a retirada das algemas.

Já o empresário contou que a versão narrada por Zeti Bezerra é mentirosa e que tudo o que ocorreu em sua empresa sobre este episódio está gravado pelas câmeras de segurança. "Ele vai ter que provar tudo o que está dizendo!", disse o empresário.
Compartilhar:

Terreno do HRBA ainda é alvo de ação judicial

Ainda tramita na Justiça, uma ação movida pela empresa ‘Seleto Alimentos’ (leia-se Avis Pará) contra o Governo do Estado pela desapropriação do terreno onde hoje funciona o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA). Na época da desapropriação, o Estado pagou pela referida área, localizada na avenida Sérgio Henn, no bairro do Diamantino, e que tinha sido doada pelo município para a empresa há cerca de 40 anos, o valor de R$ 800 mil. Fato que motivou a ação, que já foi julgada em primeira instancia em Santarém, em 2007, determinou que o Governo pagasse a empresa o valor de R$ 1 milhão e 628 mil, deixando um débito de R$ 828 mil.

Na última segunda-feira (18), aconteceu em Belém, no Tribunal de Justiça do Estado (TJE), a segunda audiência sobre a valorização da área. De acordo com o advogado da empresa, Luiz Alberto Figueira (Pixica), a decisão permanece favorável para seu cliente. “Nós conseguimos manter a decisão após a defesa oral e os desembargadores entenderam que estava correto então mantiveram a decisão, só que o Estado ainda pode recorrer no Supremo Tribunal de Justiça (STJ) e agora estamos aguardando a decisão”, falou o advogado que aguarda que o fim do processo, mesmo sabendo que a ação ainda pode durar vários anos.

Segundo Pixica, a disputa nos tribunais não é para que aconteça a desapropriação do terreno onde funciona o Hospital Regional e sim que o estado pague o valor correto do imóvel. “O valor foi considerado ínfimo pela proprietária do imóvel, na época foi pago R$ 800 mil, e o meu cliente então entrou com a ação contra o Estado para valorar melhor o terreno desapropriado que na época valia em torno de R$ 2 milhões, em primeiro grau em Santarém nós ganhamos a causa e o estado ficou de pagar mais R$ 828 mil”, disse Pixica, após citar que falta o pagamento do restante do valor devido.
Compartilhar:

Sete grupos mostram interesse na concessão da BR-163, em Mato Grosso

A Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT) informou hoje (25) que sete grupos, entre consórcios e empresas individuais, apresentaram propostas para disputar o leilão da BR-163/MT. O leilão está previsto para as 10h da próxima quarta-feira (27), na sede da BM&FBovespa, em São Paulo.

As empresas Invepar, CCR, Galvão Engenharia, Triunfo e Odebrecht apresentaram propostas isoladas para participar do leilão. A Ecorodovias formou consórcio com seis empresas e a Fidens Engenharia apresentou uma proposta em consórcio com mais quatro empresas.

A concessão da BR-163 faz parte do Programa de Investimento em Logística do governo federal, que já licitou o trecho da BR-050 entre Goiás e Minas Gerais, em setembro. A concessão será por 30 anos e prevê obras de infraestrutura e prestação do serviço público de recuperação, conservação, manutenção, operação, implantação de melhorias e ampliação de capacidade de trecho da rodovia.

O trecho que será concedido, de 850,9 quilômetros, começa na divisa entre os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e termina no km 855, no entroncamento com a Rodovia MT-220, na cidade de Sinop, atravessando 19 municípios no estado. Vencerá a licitação a empresa que oferecer o menor valor para o pedágio a ser cobrado. O teto para a tarifa é R$ 5,50 para cada 100 quilômetros.

Está prevista, até o quinto ano de concessão a implantação de vias marginais em travessias urbanas, interseções, passarelas e melhorias em acesso. Para a cidade de Rondonópolis, está prevista a implantação de um contorno de 10,9 quilômetros. (ABr)
Compartilhar:

Confira o gabarito e questões da primeira fase do vestibular da UEPA

Os gabaritos e os boletins de questões da primeira fase do Processos Seletivos 2014 da Universidade do Estado do Pará (Uepa) foram disponibilizados no site da instituição nesta segunda-feira (25). O primeiro dia de prova foi considerado tranquilo pela coordenação do certame. Foram registrados 9.042 faltosos, dos 74.858 candidatos aptos a realizar a prova objetiva no domingo (24).

Os candidatos tiveram cinco horas para responder a 56 questões objetivas de conhecimentos gerais nas áreas de Química, Matemática, Física, Biologia, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Portuguesa, História e Geografia.

Fases - O segundo dia de prova da Uepa ocorreu hoje (25), de 8h às 13h. Cerca de 45.267 candidatos concorreram a 3.106 vagas em 24 cursos de graduação.

A terceira e última fase dos Processos Seletivos 2014 será realizada no dia 15 dezembro, com 54 questões objetivas, incluindo Língua Estrangeira, e uma redação valendo 30 pontos. Os candidatos do Prosel que não alcançarem a pontuação mínima de 40 pontos na soma das pontuações da primeira e segunda fase estarão eliminados. Na terceira etapa, será eliminado quem obtiver menos de 12 pontos na prova objetiva e menos de seis pontos na prova de redação. A relação dos classificados para a terceira etapa do Prosel, além do resultado do Prise será divulgada no site da Uepa.

(Com informações da Uepa)
Compartilhar:

TRE/PA abre inscrições para concurso público

Após o edital ter sido divulgado no Diário Oficial da União, na última quinta feira (21), o Tribunal Regional Eleitoral do Pará já está com as inscrições abertas para o concurso que visa o preenchimento de 8 vagas mais cadastro reserva do quadro de funcionários. 5% dessas vagas, são destinadas a pessoas com deficiência.

As oportunidades são para os cargos de analista judiciário, de nível superior, e técnico judiciário, nível médio e médio/técnico. Os aprovados atuarão nas áreas judiciárias e administrativas do órgão.

A carga horária será de 40 horas semanais para todos as funções, com exceção do cargo de analista judiciário especializado em Medicina, que é de 20 horas semanais. Os salários serão de R$7.566,41, para nível superior, e de R$4.635,02, nível médio.

As inscrições foram abertas ontem (24), e seguirão até o dia 26 de dezembro. Elas só podem ser feitas através da internet, no site do Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades), organizador do concurso. O valor das inscrições é de R$70 para o nível superior e R$55 para o nível médio/técnico.

Para pedir a isenção da taxa de pagamento, o candidato deverá comprovar que está inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou que é membro de família baixa renda, por meio de envio de documentação para o e-mail isencao@iades.com.br, até o dia 13 de dezembro.

A seleção será através de provas objetivas, para todos os cargos; prova discursiva, somente para o cargo de analista judiciário; e prova prática de apanhamento taquigráfico, que será aplicada somente para o cargo de analista judiciário da área de apoio especializado de taquigrafia. Os exames serão aplicados nas cidades de Belém, Marambá e Santarém, no Pará, em datas ainda a serem divulgadas pelo organizador. (DOL)

Compartilhar:

Conta de luz mais cara pressiona a inflação

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) atingiu 0,67% na terceira prévia de novembro, com elevação de 0,03 ponto percentual em comparação à última medição. O levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV) indica que quatro dos oito grupos pesquisados apresentaram aumentos com taxas superiores às apuradas na segunda prévia do mês.

A maior influência na elevação do IPC-S foi constatada no grupo habitação (de 0,78% para 0,85%), com destaque para a tarifa de eletricidade residencial, que subiu de 1,75% para 2,61%. Os demais grupos com acréscimos são transportes (de 0,01% para 0,05%), comunicação (de 0,81% para 0,99%) e despesas diversas (de 0,74% para 0,98%).

Em movimento oposto, ocorreram decréscimos em alimentação (de 0,99% para 0,95%), saúde e cuidados pessoais (de 0,53% para 0,50%), educação, leitura e recreação (de 0,41% para 0,38%) e vestuário (de 0,78% para 0,76%).

Os principais itens que influenciaram o avanço do IPC-S foram tarifa de energia elétrica residencial (de 1,75% para 2,61%), aluguel residencial (de 0,86% para 0,89%), tomate (de 23,65% para 17,70%), refeições em bares e restaurantes (de 0,46% para 0,44%) e passagem aérea (de 9,63% para 11,92%). (ABr)
Compartilhar:

DESTAQUE:

MPF pede indenização por desmatamento de mais de mil hectares de floresta na região do Jamanxim

O Ministério Público Federal (MPF) entrou com ação contra Joel de Assis por desmatar mais de mil hectares de floresta nativa no munic...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive