Santarém - 356 anos

Santarém - 356 anos

..

..

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

100 dias sem resposta

Cem dias. Esse o tempo que este blog aguarda por uma reposta do presidente da Câmara de Vereadores de Santarém sobre um pedido de informações protocolado naquele Poder no último dia 24 de junho. Candidato a deputado estadual nestas eleições, o vereador Henderson Pinto (DEM) tem se negado a repassar os dados solicitados. A lei de número 12.527 (Lei de Acesso à Informação), garante a todo cidadão o direito à informação pública.

O pedido refere-se ao levantamento detalhado das faltas dos parlamentares do Poder Legislativo nos períodos correspondentes aos anos de 2013 e parte de 2014. 

Por conta deste pedido, recebi algumas ligações de advertências sobre a insistência em obter tais informações e até algumas ameaças veladas para esquecer o assunto.

Ao completar cem dias desde que protocolei o documento solicitando as informações, manifesto minha indignação com a postura do vereador, que deveria ser o primeiro a zelar pela transparência da coisa pública.

Restando poucos dias para as eleições, os santarenos pouco conhecem o perfil de seus candidatos. E dentre os candidatos que disputam cargo eletivo nestas eleições, sete exercem mandatos de vereador em Santarém. São eles: Dayan Serique, Henderson Pinto, Maurício Corrêa, Reginaldo Campos, Ney Santana, Francisco Sousa e Marcela Tolentino.

Neste caso, conhecer a atuação desses parlamentares seria importante para que a sociedade pudesse definir seu voto pelo seu futuro representante. Para tanto, seria necessário também que a população tomasse conhecimento da atuação de cada membro do Poder Legislativo, pois estes, dentre tantos outros candidatos, já são representantes do povo e conhecem bem o anseio dos cidadãos.

O papel da imprensa num processo eleitoral não é o de macular a imagem dos candidatos, mas de mostrar suas qualificações e virtudes que os credenciem à disputa por um cargo de deputado ou senador.

O eleitor deve tomar conhecimento sobre as responsabilidades de um parlamentar no exercício do mandato e, este por sua vez, tem o dever de prestar conta de suas ações à sociedade.
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Ator Paulo Silvino morre aos 78 anos no Rio

O ator e humorista Paulo Silvino morreu na manhã de hoje (17), aos 78 anos, em sua casa na Barra da Tijuca, na zona oeste da cidade d...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive