Santarém - 356 anos

Santarém - 356 anos

..

..

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Agrifal vai destacar a produção agrícola familiar em Santarém

Técnicos, agricultores familiares, acadêmicos e parceiros da Feira da Agricultura Familiar da Amazônia Legal (Agrifal) e do Flor Tapajós se reuniram na última quinta-feira (2), no auditório da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em Santarém, para o lançamento dos eventos, que vão reunir no município agricultores familiares representantes de todo o Pará para exposição e comercialização de suas produções.

As feiras, promovidas pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), ocorrem de 27 a 30 de novembro, no Espaço Pérola do Tapajós, e têm publico estimado para visitação superior a 20 mil. Já está confirmada a presença de representantes de 110 empreendimentos de agricultores familiares, além de outros setores do agronegócio, demonstrando e comercializando uma diversidade de produção superior a mil produtos.

“Só para termos ideia do que representa a produção agrícola no Estado, no ano passado R$ 34 milhões em produtos foram comercializados só com a merenda escolar e com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)”, informou o coordenador estadual da Agrifal, Sinval Paiva.

Para o secretário de políticas agrárias do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santarém, Ladilson Amaral, a Agrifal e o Flor Tapajós serão a oportunidade de comercialização da produção de mais de dois mil agricultores. “Aqui já estamos nos preparando para demonstrar o que temos e fazemos de melhor. Ficamos felizes em ver o poder público se unindo para beneficiar a agricultura familiar. Agradeço à Emater, que sempre está presente conosco”, disse o agricultor.

A Prefeitura de Santarém é parceira nos eventos. O secretário de Agricultura, Rosivaldo Colares, disse que o poder público trabalha em conjunto para que a região corresponda à altura do prestígio que recebe por ser sede de um evento com a importância da Agrifal. “Essa feira não representa apenas a produção estadual ou da região amazônica; é de cunho internacional”, lembrou.

Para o presidente da Emater, Humberto Reale, as feiras serão um espaço para discutir a produção da agricultura familiar e aproximar o agricultor do consumidor final, eliminando o atravessador e garantindo maior retorno para as famílias. “Escolhemos Santarém porque queremos demonstrar o potencial da região. Em 2015 queremos levar a Agrifal para Marabá, no sul do Estado”, frisou.

A Agrifal e o Flor Tapajós querem oportunizar aos agricultores, técnicos e acadêmicos qualificação por meio de palestras, Dia de Campo, cursos, além de um intercâmbio de informações. Representantes da Martinica e do Suriname são esperados para os eventos.

Fonte: Agência Pará
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Ator Paulo Silvino morre aos 78 anos no Rio

O ator e humorista Paulo Silvino morreu na manhã de hoje (17), aos 78 anos, em sua casa na Barra da Tijuca, na zona oeste da cidade d...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive