terça-feira, 7 de outubro de 2014

Conta de luz muda em 2015; entenda a nova aplicação de tarifas

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou mudanças na forma de aplicação do sistema de bandeiras tarifárias, que entra em vigor em janeiro de 2015. A metodologia leva em consideração as condições mais ou menos favoráveis de geração de energia. Atualmente, já é possível verificar na conta de luz, em caráter experimental, qual a bandeira corrente no mês.

A bandeira verde indica que as condições de geração são boas e que não há qualquer alteração na conta. Com a bandeira amarela, a tarifa sofre acréscimo de R$ 1,50 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Com a bandeira vermelha — que seria a atual por causa da falta de chuvas e da geração de energia termelétrica, mais cara —, a tarifa tem acréscimo de R$ 3 para cada 100 kWh de consumo.

As mudanças foram publicadas ontem no Diário Oficial. Segundo resolução da Aneel, o faturamento deverá ser efetuado sobre o consumo medido, aplicando-se uma tarifa calculada de forma proporcional aos dias de vigência de cada bandeira. O período de aplicação da bandeira tarifária será o mês subsequente à data de sua divulgação.

“Excepcionalmente, quando não houver tempo hábil para se efetuar o faturamento com base na última bandeira tarifária divulgada, ou quando a sua divulgação ocorrer no mês de sua aplicação, o faturamento do consumo de energia elétrica do mês corrente deve ser realizado com base na bandeira tarifária vigente no mês anterior”, determina a resolução. (CB)
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Mais de 1.200 veículos retidos serão leiloados pelo Detran em Belém e Santarém

O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) vai leiloar 1211 veículos, entre carros e motocicletas, que estão retidos nos par...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive