Santarém - 356 anos

Santarém - 356 anos

..

..

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Henderson Pinto se nega a repassar informações

Na próxima sexta-feira (3) completarão exatos cem dias desde que este blog protocolou na Câmara de Vereadores de Santarém, um pedido de informações à Mesa Diretora daquele Poder solicitando levantamento das faltas dos parlamentares e suas justificativas. Sem motivo plausível, o presidente do legislativo santareno, vereador Henderson Pinto (DEM), candidato ao cargo de deputado estadual nestas eleições, tem se negado a repassar as informações solicitadas, conforme consta nesta postagem o documento protocolado junto àquele poder no último dia 24 de junho sob o número 290 e devidamente assinado. Por inúmeras vezes, o parlamentar informou que repassaria os dados, porém, passou a inventar desculpas e protelar a entrega.

Esclareço que o pedido refere-se ao levantamento detalhado das faltas dos parlamentares do Poder Legislativo nos períodos correspondentes aos anos de 2013 e parte de 2014. Por conta deste pedido, recebi algumas ligações de advertências sobre a insistência em obter tais informações e até algumas ameaças veladas para esquecer o assunto e seguir a minha vida adiante.

Contudo, esta postagem, novamente abordando este assunto, é a resposta para aqueles que acham que tentarão me intimidar ou me impedir de exercer o meu papel como jornalista.

Ressalto que a lei de número 12.527 (Lei de Acesso à Informação), garante a todo cidadão o direito à informação pública.


É lamentável a postura do vereador Henderson Pinto em negar a entrega dessas informações, sendo ele o presidente da Câmara e quem deveria primar pela transparência daquela Casa.

Restando poucos dias para as eleições, os santarenos pouco conhecem o perfil de seus candidatos. E dentre os candidatos que disputam cargo eletivo nestas eleições, sete exercem mandatos de vereador em Santarém. São eles: Dayan Serique, Henderson Pinto, Maurício Corrêa, Reginaldo Campos, Ney Santana, Francisco Sousa e Marcela Tolentino.

Neste caso, conhecer a atuação desses parlamentares seria importante para que a sociedade pudesse definir seu voto pelo seu futuro representante. Para tanto, seria necessário também que a população tomasse conhecimento da atuação de cada membro do Poder Legislativo, pois estes, dentre tantos outros candidatos, já são representantes do povo e conhecem bem o anseio dos cidadãos.

O papel da imprensa num processo eleitoral não é o de macular a imagem dos candidatos, mas de mostrar suas qualificações e virtudes que os credenciem à disputa por um cargo de deputado ou senador.

O eleitor deve tomar conhecimento sobre as responsabilidades de um parlamentar no exercício do mandato e, este por sua vez, tem o dever de prestar conta de suas ações à sociedade.
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Curso vai reunir em Santarém especialistas nacionais e internacionais em neurocirurgia pediátrica

Durantes os dias 10, 11 e 12 deste mês, os maiores especialistas nacionais e internacionais em neurocirurgia estarão reunidos em Santar...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive