segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Opinião: Obrigado Indignados!

“Podem nos tirar tudo, menos a esperança!” (Pedro Casaldáliga)

Por: Felipe Bandeira*

Termina as eleições, mas nossa luta continua. Agradeço a cada um e a cada uma que, de alguma forma, participou e ajudou a construir a campanha “Felipe Bandeira 50500” para deputado estadual. Foram 1275 votos confiados na nossa proposta de mudança radical das velhas estruturas de poder.

Foi o desejo de mudança que fez com que, mesmo com poucos recursos e concorrendo pela primeira vez uma eleição, conseguíssemos alcançar uma votação expressiva. Tenho muito orgulho da nossa campanha que, apesar de feita com poucos centavos, não poupou indignação e esforço militante em construir nas ruas uma sociedade mais justa.

Nessas eleições, vocalizamos o grito da juventude que em junho de 2013 ocupou as ruas na luta por mais direitos. Juntos com nosso candidato a deputado federal Márcio Pinto, defendemos os direitos dos LGBT’s, indígenas, quilombolas, mulheres, negros e negras, do nosso povo pobre que padece todos os dias vítimas da corrupção, da intolerância, do machismo, racismo e homofobia. Nossa campanha teve lado! Não agradamos a todos, porque não nos faltou coragem para enfrentar os donos do poder.

Não ganhamos à eleição. Infelizmente, a direita avançou nos quadros institucionais do parlamento. Novamente os 99% da sociedade se encontram órfãos de representação. Partidos fisiológicos, como o PMDB dos Barbalhos, continuam na disputa para o governo do Pará. O PT mostrou sua completa degeneração colaborando com as oligarquias atrasadas do nosso estado, materializada na aliança com o DEM de Lira Maia. Nós do PSOL, não nos iludimos com o processo eleitoral. Precisamos resignificar o conteúdo da democracia, para que de fato possamos avançar para além dos parâmetros da democracia burguesa.

No entanto, nossa vitória se estende para além das urnas e não se mensura unicamente através do número de votos. Seguimos convictos que temos uma enorme responsabilidade: Fortalecer ainda mais o poder das ruas! Para isso, estamos dispostos a travar uma dura batalha contra os setores reacionários do Pará e do Brasil.

Termino com uma frase do antropólogo, professor e político Darcy Ribeiro, quando questionado sobre sua prática militante. “Fracassei em tudo o que tentei na vida. Tentei alfabetizar as crianças brasileiras, não consegui. Tentei salvar os índios, não consegui. Tentei fazer uma universidade séria e fracassei. Tentei fazer o Brasil desenvolver-se autonomamente e fracassei. Mas os fracassos são minhas vitórias. Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu.”

A você que abraçou nossas propostas e campanha, muitíssimo obrigado! Tenha certeza que a luta continua e estaremos sempre do seu lado, do lado dos que lutam e sonham com um futuro diferente.

Um abraço fraterno.

*Candidato pelo PSol nas eleições para deputado estadual
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Aumento no número de idosos reflete nos gastos com aposentadorias no Pará, diz especialista

A expectativa de vida de quem nasce no Pará passou de 71 , 9 anos em 2015 para 72,1, no ano passado. Os dados são do Instituto Brasileiro d...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive