quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Pará registra um caso importado de Chikungunya

O Pará registrou um caso importado da febre Chikungunya, entre os 39 casos importados registrados no Brasil, segundo informações divulgadas nessa quarta-feira (29) pelo Ministério da Saúde. Os casos importados são situações onde o enfermo foi infectado fora do Brasil (geralmente em países com números elevados da doença como República Dominicana, Haiti e ilhas do Caribe).

Além dos casos importados, o Brasil registrou 789 de transmissões autóctones (quando elas ocorrem dentro do território do próprio país). Os municípios com maior número de incidência autóctone da febre Chikungunya foram Feira de Santana (BA), com 371 casos, e Oiapoque (AP), com 330 casos diagnosticados. O Estado da Bahia reúne 458 transmissões da doença, aproximadamente 58% do total registrado no Brasil.

Este é o primeiro ano que o país registra casos nacionais de chikungunya. Antes disso, apenas três casos haviam sido identificados no Brasil, todos importados, em 2010.

O vírus chikungunya tem sintomas muito semelhantes aos da dengue, e o mesmo tratamento. Ele é transmitido por mosquitos do gênero Aedes, sendo o Aedes aegypti e o Aedes albopictus, os mesmos transmissores da dengue. Diferentemente da dengue, o chikungunya tem menor potencial de se transformar em uma doença grave.

As informações são do Ministério da Saúde
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Aumento no número de idosos reflete nos gastos com aposentadorias no Pará, diz especialista

A expectativa de vida de quem nasce no Pará passou de 71 , 9 anos em 2015 para 72,1, no ano passado. Os dados são do Instituto Brasileiro d...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive