quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Ufopa iniciará obras de campus em Monte Alegre em 2015‏

A reitora da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Profa. Raimunda Monteiro, esteve em Monte Alegre nesta terça-feira, dia 30 de setembro, para anunciar a licitação das obras para o futuro campus da Universidade no município. Acompanhada pelo vice-reitor da Universidade, Prof. Anselmo Colares, pelo diretor de Interiorização, Prof. Lázaro Silva, e pela coordenadora local do programa Escola de Gestores, professora Lília Colares, a reitora foi recebida pelo prefeito de Monte Alegre, José Costa, e pelo secretário municipal de Educação, Alex Jean Brandão.

“Nós estamos fazendo questão de vir aqui anunciar essas obras porque esse foi um dos maiores apelos que ouvimos durante a nossa passagem pelos municípios do interior. Então priorizamos a distribuição de recursos desse ano distribuindo pelos três campus onde ainda não tínhamos estrutura própria, em Monte Alegre, Alenquer e Óbidos. Queremos criar as condições para nos próximos quatro anos podermos chegar com cursos superiores em todos os municípios fora da sede”, ressaltou a reitora.

Para o prefeito de Monte Alegre, o sonho de ver a UFOPA instalada na cidade é antigo. “A região da Calha Norte é muito carente nessa área do ensino superior público. Será um grande investimento para nossa cidade e nossa população. É muito bom ver esse sonho se tornando realidade”, enfatizou José Costa.

A previsão é as obras do prédio de quatro pavimentos da Universidade em Monte Alegre se desenvolvam ao longo de 2015. “Em termos de infraestrutura, esse primeiro bloco aqui no município deverá contar salas de aula, salas administrativas, biblioteca, laboratórios e auditório”, explicou o diretor de Interiorização da UFOPA, Lázaro Silva. O terreno, doado pela Prefeitura à UFOPA, fica numa área central da cidade.


O vice-reitor da UFOPA, Anselmo Colares, detalhou as etapas a serem seguidas pela Universidade para completa instalação no em Monte Alegre. “Uma universidade federal não pode oferecer cursos fora da sede se o local não tiver sido credenciado e o curso não tiver sido antes autorizado. Fora da sede, o procedimento exige um ritual. Primeiro temos que credenciar o campus e depois pedir ao MEC autorização para ofertar um curso. Nossa intenção é que, em 2016, tenhamos o primeiro curso regular de graduação aqui em Monte Alegre”, explicou Anselmo.

O descerramento da placa no local que abrigará as futuras instalações da Universidade foi acompanhado por diversos estudantes do ensino Médio do município e também por representantes da 6ª Unidade Regional de Ensino (URE). Logo em seguida, a comitiva da UFOPA se reuniu na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Monte Alegre, para fazer o anúncio a uma plateia composta por alunos do PARFOR, educadores e estudantes do município.

Atualmente, a UFOPA conta com quatro servidores em Monte Alegre: o administrador Raimundo Ivo Ferreira da Silva, os assistentes administrativos, Abraão Mário Costa e Waldinildo Macedo, e, a bibliotecária, Markene Ferreira. (Ascom/Ufopa)

Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Mais de 1.200 veículos retidos serão leiloados pelo Detran em Belém e Santarém

O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) vai leiloar 1211 veículos, entre carros e motocicletas, que estão retidos nos par...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive