terça-feira, 11 de novembro de 2014

Universidades Solidárias: projeto levará ações de prevenção às DSTs para acadêmicos

Para mobilizar acadêmicos quanto à prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), promove, entre 12 de novembro a 1° de dezembro, o Projeto Universidades Solidárias. As ações ocorrerão em todas as universidades da cidade, seguindo cronograma, no horário de 16h às 22h.

Segundo Lauro Corrêa, da coordenação do Projeto, as intervenções pretendem disseminar informações relacionadas a vulnerabilidade às DSTs, principalmente ao HIV, e por sua vez, incentivar os estudantes do ensino superior a serem multiplicadores dessas informações à toda a população.

"De acordo com pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), 40% da mortalidade dos infectados pelo vírus HIV estão associados ao diagnóstico tardio. Com isso, queremos que o público das universidades possam ajudar na divulgação dos métodos de prevenção e diagnóstico, a fim de promover boas práticas de saúde no combate às doenças sexualmente transmissíveis", destacou Lauro Corrêa.


Universidades Solidárias faz parte da programação em referência ao Dia Mundial de Luta contra a AIDS, celebrado no dia 1° de dezembro. Dentre as atividades, serão promovidas palestras, realização de testes-rápidos, distribuição de material informativo e preservativos, além de orientações individuais.

O Projeto conta com a parceria das Universidades Públicas e Privadas do Município, Projeto de Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE), Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB) e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).

A intervenção também pretende mobilizar o maior número de instituições para confeccionarem o "Laço Gigante Vermelho", símbolo da Luta e da Solidariedade às pessoas infectadas. O laço deverá ser exposto em frente ao prédio do órgão que aderir a ação.

O encerramento das atividades ocorrerá no dia 1° de dezembro, na orla da cidade, proximidades da Praça do Pescador, com blitz educativa envolvendo acadêmicos e profissionais da educação e saúde.

Confira o cronograma onde ocorrerão as atividades:

12/11 - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA);

18/11 - Instituto Esperança de Ensino Superior (IESPES);

20/11 - Universidade Estadual do Para (UEPA);

25/11 - Faculdades Integradas do Tapajós (FIT);

27/11 - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA);

01/12 - Blitz educativa (orla da cidade).

Fonte: PMS
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Aumento no número de idosos reflete nos gastos com aposentadorias no Pará, diz especialista

A expectativa de vida de quem nasce no Pará passou de 71 , 9 anos em 2015 para 72,1, no ano passado. Os dados são do Instituto Brasileiro d...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive