segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Agrifal e Flor Tapajós 2014 encerram em Santarém com grande público e negócios

Por: Iolanda Lopes*

Quase vinte mil pessoas passaram pelo Espaço Pérola do Tapajós, em Santarém, oeste paraense, durante os dias 27 a 30 de novembro, quando foram realizadas as Feiras da Agricultura Familiar da Amazônia Legal (Agrifa) e o Flor Tapajós. De iniciativa da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), as Feiras foram um espaço de comercialização, divulgação e de intercâmbio de saberes entre agricultores familiares, técnicos e visitantes.

Ao todo, em minicursos, oficinas e outras atividades técnicas, 750 agricultores familiares foram capacitados, e o público teve a oportunidades de conhecer, em sete estações, atividades técnicas desenvolvidas na região, a fim de potencializar a produção familiar. Dois mil agricultores familiares também participaram do Dia de Campo, conhecendo atividades integradas e culturas com demonstrações desde o preparo de área para a produção agrícola até a utilização de defensivos naturais.

A comercialização dos produtos ultrapassou R$ 600 mil em negócios diretos nos estandes. As agricultoras familiares de Itaituba, Cleane Alves, e a filha, Adrielly Martins, levaram para as Feiras uma das grandes novidades: a tapioca colorida. A massa, derivada da mandioca, ganha cor sem perder o sabor original com a adição do corante natural de frutas, legumes e verduras. “Aqui nós oferecemos para o nosso cliente não apenas a tapioca, mas uma nutrição a mais. Foram oito meses de testes e chegamos lá", comemora. Diariamente, a agricultora, que é atendida pela Emater há cinco anos, comercializou cerca de 200 tapiocas coloridas.

No caso da floricultura, um dos grandes destaques das Feiras, nos 34 estandes que colocaram em exposição flores, folhagens, adubos e material para jardinagem foram comercializados R$ 350 mil. "A grande maioria dos nossos floricultores saiu daqui com muitas encomendas e projetos para serem realizados”, adianta o técnico da Emater, Paulo César.

De acordo com o presidente da Emater, Humberto Reale, as Feiras cumpriram a sua maior proposta, demonstrar o potencial produtivo da região. “Essa região está em pleno desenvolvimento. Muitos não conhecem a qualidade da produção agrícola familiar. Esses eventos servem também para divulgar toda essa diversidade”, diz Reale, que já anunciou na próxima Agrifal, em 2015, o evento chegará ao sul do Pará. Marabá sediará a Feira. Os eventos encerraram com a apresentação de shows com grupos regionais.

*Assessora da Emater/Pará
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Homem é preso por ejacular em passageira em voo de Belém a Brasília

Um homem de 51 anos foi preso na manhã desta sexta-feira, 8, por se masturbar e ejacular em uma passageira durante um voo da Gol que fazia ...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive