segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Instituto Alcoa celebra resultados alcançados com o Programa Ecoa em Juruti

Marcando o encerramento das atividades do Programa ECOA em 2014, cerca de 300 professores e mais de 900 alunos em todo o Brasil participaram da Celebração ECOA, momento de compartilhamento de aprendizagens, exposição dos projetos realizados e troca de experiências metodológicas e práticas educativas. O ECOA é uma iniciativa do Instituto Alcoa, em parceria com as Secretarias de Educação, e beneficia mais de duas mil pessoas.

Em Juruti, a celebração do Programa ECOA em 2014 movimentou cerca de 400 pessoas, entre alunos, pais, professores, corpo docente e comunidades. Estiveram presentes representantes das cinco escolas participantes: Escola Municipal Maria Lucia, Escola Municipal Maria da Saúde Pinheiro Cunha, Escola Municipal Zelinda de Sousa Guimarães, Escola Municipal Maria Pereira e Escola Municipal Raimundo de Souza Coelho.

O Programa ECOA acontece em duas etapas: a primeira de capacitação dos professores e a segunda de promoção de atividades com os alunos, com idade entre 9 e 12 anos, no contraturno escolar, com o objetivo de promover transformações positivas nos relacionamentos entre as crianças e nas relações delas com o meio ambiente. Além disso, os funcionários da Alcoa participam de ações de voluntariado nas escolas e na comunidade para estimular atividades como coleta de óleo usado, plantio de árvores, limpeza de áreas, entre outras.

Eventos da Celebração ECOA foram realizados em escolas de Juruti (PA), Igarassú (PE), Itapissuma (PE), Poços de Caldas (MG), Tubarão (SC), Juruti (PA), Santo André (SP) e São Luís (MA), completando assim todas as unidades da Alcoa no Brasil. Foram promovidas várias atividades, como Tendas dos Projetos, Troca entre Missões Alcoa, Intervenções Artísticas e reconhecimento aos participantes.

A secretária municipal de Educação de Juruti, Régia Pinheiro, destacou a contribuição do Programa ECOA desenvolvido em cinco escolas da zona urbana do município. “As crianças funcionam como agentes multiplicadores, pois as ações ambientais que elas desenvolvem na escola são levadas para casa. Elas conseguem fazer com que isso se multiplique na família, com os amigos e na vizinhança”, afirmou. “A parceria com a empresa é fundamental para que nós tenhamos uma cidade de Juruti voltada para sustentabilidade e também melhor qualidade de vida”, completou a secretária.

O diretor da unidade da Alcoa em Juruti, Affonso Bizon, compartilha o pensamento da secretária e acredita que a formação das crianças garante o desenvolvimento sustentável. “O Programa ECOA tem uma importância enorme no município, pois vem atender comunidades que vão deixar suas mensagens para as próximas gerações. Formando as crianças hoje, com consciência ecológica, as gerações futuras terão enraizados estes sentimentos”.


Em Juruti, com o objetivo de deixar um legado de sustentabilidade nas escolas, o Programa ECOA atuou na formação de professores e no desenvolvimento de atividades com os alunos, apresentadas durante o evento realizado no último dia 4, no Salão Dom Bosco. Na celebração, os estudantes de cada escola apresentaram trabalhos desenvolvidos ao longo do ano. A reciclagem foi trabalhada pelos alunos nas mais diversas formas e utilidades, como por exemplo, desfiles, danças, peças teatrais e poesia.

Para a presidente do Instituto Alcoa, Vânia Akabane, o ECOA busca fortalecer as comunidades onde a Companhia está presente, contribuindo para uma sociedade mais justa e responsável. “Muito além das melhorias realizadas nas escolas, o ECOA provoca transformações nos alunos, professores e comunidade. Por meio do ECOA, os alunos se tornam protagonistas das mudanças que querem para suas vidas”, explica.

Sobre o Instituto Alcoa - Fundado em 1990, no Brasil, o Instituto Alcoa é uma entidade sem fins lucrativos, que busca promover transformações positivas nas localidades onde a Alcoa está presente, fortalecendo as comunidades e contribuindo para uma sociedade mais justa e responsável. O Instituto Alcoa tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável local, atuando por meio de Programas de Voluntariado, Programa ECOA – Educação Comunitária Ambiental, Programa de Apoio a Projetos e Iniciativa Globais. Os temas considerados estratégicos para toda atuação do Instituto Alcoa são: educação; trabalho e renda; saúde; meio ambiente; governança e segurança. Desde 1995, o Instituto Alcoa e a Alcoa Foundation investiram cerca de R$ 100 milhões em mais de 2.000 projetos, beneficiando 39 cidades brasileiras e totalizando mais de 1,4 milhão de horas de trabalho voluntário.


Fonte: Temple Comunicação
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Mais de 1.200 veículos retidos serão leiloados pelo Detran em Belém e Santarém

O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) vai leiloar 1211 veículos, entre carros e motocicletas, que estão retidos nos par...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive