Santarém - 356 anos

Santarém - 356 anos

..

..

sábado, 6 de dezembro de 2014

Moradores cobram melhorias no abastecimento de água

Uma reunião entre o prefeito Alexandre Von e lideranças comunitárias da grande área do Maicá, realizada na manhã da última terça-feira (2), na sede da empresa CMT, discutiu o projeto de expansão de água que está sendo executado em Santarém pela empresa CMT Engenharia Ltda., e vai atender a 95% da área urbana. A obra, iniciada no último dia 11 de agosto, é um investimento do Governo do Estado do Pará de aproximadamente R$ 94 milhões, através da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa). Os recursos são oriundos do governo do Estado e do Ministério das Cidades, do governo federal. Os serviços de expansão da rede de abastecimento de água estão avançando e, à medida que a obra chega a um determinado local, motiva discussões entre os moradores de vários bairros, sobretudo daqueles por onde a obra vai passar.

O vereador Valdir Matias Jr. (PV), participou da reunião e disse que tem acompanhado de perto o andamento desse grandioso projeto para Santarém. Segundo ele, o prefeito Alexandre Von tem procurado prestar o esclarecimento às associações de moradores para que estas entidades expliquem aos comunitários o andamento da obra e não pairem dúvidas sobre o projeto. “As reuniões são necessárias para que a população tome conhecimento do passo a passo da obra”, enfatizou o parlamentar, lembrando que já ocorreu com os bairros da Nova República uma reunião semelhante.

Os bairros Mararu e Urumanduba não estão contemplados nesta etapa. “Uma boa parte do Pérola do Maicá, Vigia e Área Verde também ficarão de fora. Essa reunião foi justamente para esclarecer como vai funcionar a obra e quem serão contemplados e para que as associações repassem essas informações aos seus associados”, disse.

O vereador explicou ainda que o governo municipal irá montar uma estratégia para criar um aditivo ao contrato para que a cobertura seja total, ou seja, para que 100% dos bairros sejam contemplados com a rede de ampliação de água.

“Vamos sair de uma cobertura de 38% a 40% para 95% na zona urbana, inclusive com a instalação de hidrômetros nas residências. A pessoa só vai pagar se tiver água na sua torneira. Se a pessoa consome pouca água, irá pagar pouco, se consome muita água, pagará mais. Hoje, em algumas localidades, principalmente na área periférica, que são atendidas por microssistemas, todo mundo paga o mesmo valor e não interessa se a pessoa gasta muita água lavando calçada, lavando carro ou se a família economiza e consome pouca água. Todos pagam o mesmo valor”, destacou o parlamentar.

O parlamentar informou ainda que a reunião foi positiva já que os moradores receberam atentamente todas as informações dadas pelo prefeito e os investimentos que estão sendo feitos para melhorar o sistema de abastecimento de água da cidade. “É a maior dívida do Poder Público com a população de Santarém”, completou.

Na ocasião, o vereador disse ainda que, como representante do Poder Legislativo, estará pessoalmente acompanhando o andamento das obras, fiscalizando todas as etapas, reunindo com moradores e discutindo com a população cada etapa do projeto.

Os líderes comunitários disseram que as explicações repassadas pelos representantes do governo foram importantes para que eles possam esclarecer às suas comunidades os benefícios que a obra trará quando estiver pronta. Além disso, segundo a senhora Ivete Castro, é uma forma de a Prefeitura também esclarecer alguns pontos, sobretudo sobre os bairros que não serão contemplados neste primeiro momento.

Interventoria - Durante uma reunião no gabinete do secretário de Infraestrutura, Edilson Pimentel, ocorrida na manhã da última terça-feira (2), uma comitiva formada por moradores do bairro da Interventoria foi à Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) cobrar serviços de melhorias nas vias públicas que se encontram em situação precária e que ainda não foram contempladas com as ações da Operação Verão prometidas pelo Poder Executivo. O vereador Valdir Matias Jr (PV) intermediou a reunião entre o titular da Seminfra com as lideranças do bairro e o resultado acabou sendo positivo para os comunitários, pois ao final do encontro o secretário garantiu que atenderá, dentro das condições da secretaria, algumas reivindicações feitas pelos moradores.

Os representantes da Associação de Moradores do Bairro Interventoria elegeram duas ruas, consideradas as mais críticas, para receberem investimentos tendo em vista a aproximação do inverno.

O presidente da associação, Otávio Almeida, explicou que a entidade já participou de várias reuniões com o secretário Edilson Pimentel e durante esses encontros foram discutidos justamente as solicitações feitas pela comunidade que são os investimentos para a melhoria da malha viária e infraestrutura do bairro. “Nos garantiram que a operação Verão chegaria ao bairro, mas até hoje pouca coisa foi feita, apenas alguns reparos. A comunidade está ansiosa para que as reivindicações sejam atendidas, pois a cada ano que se passa a situação apenas se agrava”, disse.

Otávio disse que muitas ruas estão em condições intrafegáveis e quando chove o acesso por elas é praticamente impossível, pois o leito delas fica encoberto pela lama. A situação é mais grave nas ruas Augusto Meira, Portugal, Humaitá, Santos Dumont, Haroldo Veloso, Xingu e Tamoios, são pontas de ruas que dão acesso ao asfalto, mas que atualmente encontram-se intransitáveis e com imensos buracos.

O vereador Valdir Matias Jr., afirmou que a reunião com o secretário foi produtiva, pois os líderes comunitários deixaram o gabinete com a certeza de que pelo menos parte de suas demandas serão atendidas. “Na medida do possível, nós estamos intermediando esses encontros atendendo os apelos dos comunitários”, disse.

Por sua vez, o secretário Edilson Pimentel garantiu que esta semana uma equipe de técnicos da Seminfra visitará o bairro e fará uma inspeção nas ruas indicadas pelos comunitários. As ações ocorrerão na rua Humaitá e Portugal, no perímetro entre Muiraquitã e Augusto Meira, considerado um dos trechos mais críticos do bairro. “Vamos deslocar nosso maquinário para essas ruas e iniciar um serviço paliativo para evitar que a comunidade sofra com a chegada do inverno”, disse o titular da Seminfra,

A pedido do vereador Valdir Matias Jr., a Seminfra também fará a limpeza nos arredores da praça Cristo Libertador, inclusive com a colocação de novas lixeiras.

Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Ator Paulo Silvino morre aos 78 anos no Rio

O ator e humorista Paulo Silvino morreu na manhã de hoje (17), aos 78 anos, em sua casa na Barra da Tijuca, na zona oeste da cidade d...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive