quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Vitória do Xingu dá exemplo de como se administra recursos públicos

Muitos municípios do estado do Pará e do Brasil não sabem como administrar os recursos que recebem dos governos Estadual e Federal. Às vezes esse dinheiro some pelo ralo e alguns prefeitos se complicam na Justiça, por ocasião da prestação de contas.

Esse não é o caso do município de Vitória do Xingu, localizado na região do Xingu, no Pará. Neste Município os recursos públicos estão sendo bem aplicados, fato constatado por nossa reportagem que esteve no sábado e domingo vistoriando as obras tanto na cidade quando no interior.

O que encontramos faz inveja a muitos prefeitos do Pará, principalmente da região Oeste, que se dizem competentes. Em Vitória do Xingu o desenvolvimento está avançando a todo vapor. Os recursos públicos estão sendo bem aplicados: na saúde, esporte, cultura, infraestrutura, ação social e outros segmentos.

Na nossa visita a Vitória do Xingu, fomos ciceroneados pelo secretário de Planejamento e Finanças, engenheiro Washington Queiroz. Na ocasião, o Secretário nos mostrou como a equipe do prefeito Erivando Amaral aplica os recursos recebidos, transparentemente. São várias obras em diversos cantos da cidade e do interior.

Em cada bairro da cidade existe uma escola toda equipada no padrão do MEC; quadras poliesportivas, sendo algumas cobertas e com grama sintética; além de postos de saúde equipados com os mais modernos equipamentos e; também, academia ao ar livre, com todos os aparelhos para a prática de exercícios.

Washington Queiroz informou que o governo municipal ao incentivar a prática de esportes, está tirando o menor, o adolescente e o próprio adulto da marginalidade. Tanto é que o índice de violência diminuiu consideravelmente no Município.

INFRAESTRUTURA: As ruas da sede do Município estão todas asfaltadas, bem como dos bairros mais afastados e de diversas comunidades do interior. O asfalto é de boa qualidade, o que causa segurança à população, sem falar no sistema de esgoto que é de boa qualidade e preparado para suportar as conseqüências quando a Usina de Belo Monte estiver em funcionamento. O desenvolvimento é muito grande.

BELO MONTE: O Complexo de Belo Monte mostra o que se tem da mais alta tecnologia que está sendo usada para a construção da Usina. Washington Quieroz nos falou sobre o funcionamento técnico da Hidrelétrica, bem como as vantagens e consequências que a obra irá causar quando estiver em funcionamento. Nós estivemos em visita ao canteiro de obras da Usina e deparamos com um outro mundo, onde os funcionários moram casas que dão inveja a muitas pessoas que se dizem ricas em diversas regiões do Brasil. São milhares de pessoas trabalhando sem parar, o tráfego de veículos pequenos e carretas é muito intenso na Rodovia, fazendo com que a economia dos municípios de Vitória do Xingu e Altamira cresça.

ESTÁDIO MODERNO E CENTRO DE CONVENÇÕES: A prática de esportes em Vitória do Xingu se vê em todos os cantos. A Prefeitura está construindo um estádio totalmente moderno, estilo padrão FIFA, com capacidade para 6 mil pessoas sentadas, com recursos totalmente do Município.

O estádio possui túneis, salas para imprensa, banheiros, alojamentos para atletas, saídas de emergências e outras exigências feitas para dar conforto e segurança às pessoas. Sua inauguração está prevista para maio de 2015. Outra obra que já está bem adiantada é o Centro de Convenções, que também está sendo construído com o que há demais moderno e que vai abrigar diversas reuniões e conferências de Vitória do Xingu e de municípios da região.

CULTURA: Outro segmento que está sendo bastante valorizado pela atual gestão municipal é a cultura. O VITSOL, que teve seu final no último fim de semana, recebeu uma estrutura de alta qualidade, usada nos grandes acontecimentos no Sul do País. Até apresentação de pára-quedistas de São Paulo teve no domingo, que levou mais de 40 mil pessoas à Praia do Meio. O sistema de internet é constante tanto na sede do Município quanto no interior.
Vitória do Xingu é o Município que mais cresce no interior do Pará.

Fonte: O Impacto
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Aumento no número de idosos reflete nos gastos com aposentadorias no Pará, diz especialista

A expectativa de vida de quem nasce no Pará passou de 71 , 9 anos em 2015 para 72,1, no ano passado. Os dados são do Instituto Brasileiro d...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive