terça-feira, 30 de setembro de 2014

MPF pede mais de 50 anos de prisão para desmatadores

O Ministério Público Federal (MPF) pediu à Justiça a condenação a um total de 1077 anos de cadeia para integrantes de organização especializada em grilagem de terras e crimes ambientais em Novo Progresso, no sudoeste do Pará.

O grupo foi pego em 27 de agosto pela operação Castanheira, uma investigação da Polícia Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Receita Federal e MPF. A denúncia foi feita à Justiça no último dia 23.

Parte da quadrilha está em prisão preventiva , parte já conseguiu relaxamento da prisão e outros estão foragidos. Em relação os presos que já foram soltos, o MPF já recorreu à Justiça para pedir a manutenção das prisões.

Os denunciados estão listados abaixo, com as respectivas penas máximas solicitadas pelo MPF.

Como a quadrilha operava - O grupo invadia terras públicas, desmatava e incendiava as áreas para formação de pastos, e depois vendia as terras como fazendas, registra a denúncia. A prática chegava a render para a quadrilha R$ 20 milhões por fazenda.

Durante essa rotina eram praticados 17 tipos de crimes, incluindo lavagem de dinheiro (confira abaixo os crimes). De acordo com a investigação, pelo menos 15,5 mil hectares foram desmatados pela quadrilha, resultando em um prejuízo ambiental equivalente a R$ 500 milhões, no mínimo. Segundo o MPF, as pessoas e empresas que promovem negócios com esse tipo de quadrilha, para o arrendamento ou compra das áreas invadidas, podem estar sujeitas às mesmas penas às quais os integrantes da quadrilha podem ser submetidos. Todas as áreas griladas (invadidas) ficarão bloqueadas e não serão objeto de regularização fundiária.

Desmatadores de peso - A BR-163, onde a quadrilha atuava, concentrou cerca de 10% de todo o desmatamento da Amazônia nos últimos dois anos. Na data da operação Castanheira, a taxa de desmatamento semanal era de mais de 3,4 mil hectares.

Na semana seguinte às prisões, esse índice despencou para menos de 900 hectares. E, na primeira semana de setembro, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou desmatamento zero.

Para o MPF, essa tendência de queda no desmatamento deve continuar caso as prisões sejam mantidas.

Outras quadrilhas com atuação semelhante à do grupo denunciado estão sendo investigadas pelas instituições responsáveis pela operação Castanheira. Essas quadrilhas serão alvo de operações assim que concluídos os levantamentos de provas.

Denunciados e penas máximas a que estão sujeitos, além dos agravantes e multas, segundo a denúncia do MPF:

Alanda Aparecida Rocha: sujeita a 54 anos de cadeia
Amarildo Domingos da Silva: sujeito a 55 anos de cadeia
Anderson Fernando Lisiak: sujeito a 32 anos de cadeia
Berenice Cristina Vignara Grota: sujeita a 54 anos de cadeia
Boleslau Pendloski Filho, o Nenê: sujeito a até 55 anos de cadeia
Cleber Aparecido Bergo: sujeito a 54 anos de cadeia
Edivaldo Dalla Riva,o Paraguai: sujeito a até 54 anos de cadeia
Edson Barbosa da Mata: sujeito a 16 anos de cadeia
Eloir Gloss, o Polaco: sujeito a 54 anos de cadeia
Ezequiel Antônio Castanha: sujeito a até 54 anos de cadeia
Felipe de Oliveira Martins: sujeito a 54 anos de cadeia
Freud Fraga dos Santos: sujeito a 32 anos de cadeia
Giovany Marcelino Pascoal: sujeito a 49 anos de cadeia
Ismael Wathier Martins: sujeito a 54 anos de cadeia
Leonardo Minotto Luize: sujeito a 54 anos de cadeia
Luiz Henrique Tavares: sujeito a até 54 anos de cadeia
Luiz Lozano da Silva, o Luizinho: sujeito a 43 anos de cadeia
Mirna Aparecida Antunes: sujeita a 54 anos de cadeia
Onério Castanha: sujeito a até 55 anos de cadeia
Roque Isoton: sujeito a até 13 anos de cadeia
Saulo Furtado: sujeito a até 25 anos de cadeia
Sônia Maria Vignaga: sujeita a 54 anos de cadeia
Wilson Aparecido Gomes: sujeito a 54 anos de cadeia.

Compartilhar:

Ebola chega à América


Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos confirmaram, nesta terça-feira (30), o primeiro caso de ebola diagnosticado no país. Trata-se de um paciente que havia sido isolado em um hospital de Dallas, no Texas, nesta segunda-feira (29), depois de apresentar sintomas compatíveis com o ebola. A informação foi confirmada pelo porta-voz do Hospital Texas Health Presbyterian, Stephen O'Brien, à CNN. O paciente, que não teve seu nome divulgado até o momento, já está sendo tratado na instituição.

Em coletiva de imprensa que acontece na tarde desta terça-feira, Tom Frieden, diretor dos CDC, explicou que o paciente viajou da Libéria para os EUA no dia 19 de setembro e não apresentava sintomas. Ele começou a apresentar sinais da doença quatro ou cinco dias depois. No dia 26 procurou ajuda médica e no dia 28 foi isolado no hospital no Texas.

Segundo Frieden, o próximos passo, além de dar a melhor assistência possível ao doente, é identificar as pessoas que tiveram contato com ele quando estava transmitindo a doença. “Assim que essas pessoas forem identificadas serão monitoradas por 21 dias”, disse o diretor.

Ele acrescentou que "algumas pessoas" podem ter sido expostas ao paciente, principalmente membros da família. "É certamente possível que alguém que tenha tido contato com esse indivíduo possa desenvolver ebola nas próximas semanas", afirmou, durante a coletiva.

Frieden tranquilizou a população quanto ao risco de infecção dos passageiros que voltaram da África no mesmo voo que o paciente americano. "Em relação ao voo, o ebola não se espalha quando a pessoa não está doente (apresentando sintomas). Não acreditamos que há risco para as pessoas que estavam no avião."

"Não tenho duvidas de que controlaremos essa importação de ebola para que não se espalhe", completou.

Compartilhar:

Abop será 'parceira' da Polícia Federal nas eleições

A Associação dos Blogueiros do Oeste do Pará (Abop) será uma espécie de "parceira" da Polícia Federal de Santarém nas eleições do próximo domingo, 5. A parceria foi firmada após conversa entre o delegado-chefe em Santarém Olavo Pimentel, o presidente da Abop Marcos Santos e o presidente do Conselho de Ética da Abop, Alailson Muniz.

"Alguns blogueiros farão a cobertura das eleições e estarão nas ruas por todo o dia. Todas os crimes eleitorais presenciados por nossos membros serão levados ao conhecimento da Polícia Federal (PF) de Santarém. É uma maneira de incentivar o eleitor a ser também um fiscal do cumprimento da lei e de coibir essa prática por parte dos candidatos de má índole", explica Marcos Santos, presidente da Abop.

Para Olavo Pimentel, toda ajuda na denúncia de crimes eleitorais é bem vinda. Ele informou que a Polícia Federal montou um esquema de trabalho em parceria com as Polícias Militar e Civil. Pimentel disse ainda que poucas denúncias de crime eleitoral chegaram até o momento à PF. Ele explica que é um crime difícil de investigar e de se provar também.

"Até o momento recebemos poucas denúncias [de crime eleitoral]. É um crime difícil de investigar e até mesmo de provar. Pois, todos os envolvidos podem negar e se não tivermos uma prova concreta, como filmagens e gravações, fica difícil. Vamos atuar nestas eleições em parceria com as Polícias Militar e Civil.", disse Pimentel, acrescentando que a parceria da Abop é um ato de cidadania e que as denúncias serão recebidas pela Polícia Federal e investigadas.

Neste domingo, cerca de 205 mil eleitores santarenos irão às urnas votar em candidatos aos cargos de Governador, Senador, Deputado Estadual e Deputado Federal. "É uma escolha que vai fazer a diferença em nossas vidas pelos próximos quatro anos. É o momento de usarmos o bom senso e consciência na hora da escolha de nossos representantes", finalizou Marcos Santos.

Compartilhar:

UPA 24h já realizou mais de oito mil atendimentos, em três meses de funcionamento

Desde 28 de junho deste ano, quando entrou em pleno funcionamento, a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA 24h) já realizou 8.731 atendimentos. A Unidade presta serviços de urgência e emergência de média complexidade à população santarena ao mesmo tempo que, objetiva, desafogar o fluxo de pacientes no Pronto Socorro Municipal. A quantidade de procedimentos representa uma média de 97 atendimentos por dia.

Em agosto deste ano, a Unidade recebeu do Ministério da Saúde, a habilitação tipo porte III, que permite a capacidade de atender até 450 pacientes por dia.

A Unidade conta com 22 médicos, 19 enfermeiros, 27 técnicos de enfermagem, dois odontólogos, quatro técnicos em saúde bucal, cinco técnicos de radiologia, quatro farmacêuticos, quatro técnicos de laboratório, bem como 47 profissionais formados pela coordenação, auxiliares administrativos e do setor de serviços operacionais.

A UPA 24h realiza atendimentos de urgência e emergência e baseia-se na classificação de risco, preconizada pelo Ministério da Saúde. Ela atende pacientes cujo quadro clínico caracterize-se por: pressão e febre alta, fratura, cortes, infarto, AVC e outros casos que exigem a atenção de urgência e emergência. Os principais serviços disponíveis são: procedimentos de sutura, exame de raios-x, imobilização e gesso, coleta laboratorial, eletrocardiograma, medicação, nebulização, lavagem/desinfecção e esterilização, além de atendimentos pediátricos e odontológicos de média complexidade. (PMS)
Compartilhar:

Prefeitura e Cohab definem parceria para a regularização fundiária

Nesta terça-feira (30), o Município de Santarém e o Estado do Pará deram um importante passo na política de habitação local, com a assinatura de três Termos de Cooperação, celebrados entre a Prefeitura e o Governo do Estado do Pará, através da COHAB. O primeiro visando a regularização fundiária do Município junto ao Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social (SNHIS). O segundo visando a implementação de ações conjuntas de regularização fundiária, onde serão priorizadas áreas desapropriadas pelo Estado, cujos ocupantes nunca foram titulados. O terceiro visando a implantação do Programa Municipal de Moradia Social, atendendo a famílias com renda de até um salário mínimo.

Diante da parceria firmada, o prefeito Alexandre Von explicou que, a partir de agora, o Município poderá se adiantar, antes que ocupações desordenadas se instalem na área urbana. “Esses três Termos que foram assinados hoje, também, é fruto do diálogo que estamos tendo com o Movimento dos Trabalhadores em Luta por Moradia. A regularização fundiária e, principalmente, o Programa Municipal de Moradia Social vão permitir que o Município se antecipe aos fatos, ao invés de o Poder Público chegar depois que as ocupações desordenadas acontecem”, disse o prefeito, que completou que o Município será fortalecido institucionalmente, a partir da adequação no SNHIS, habilitando-se para receber mais recursos das outras esferas de Governo para a habitação social. O Núcleo de Gerenciamento de Obras Especiais (NGO) e a Coordenadoria de Habitação e Desenvolvimento Urbano (CHDU) estarão diretamente ligadas nesse processo.

O presidente da COHAB, João Barral, explicou que o objetivo inicial é regularizar mais de 3000 lotes em áreas de propriedade da COHAB. Em relação ao Programa Municipal de Moradia Social, a Prefeitura em conjunto com o Governo do Estado, a partir de áreas que serão loteadas e receberão a infraestrutura necessária, fará a doação dos lotes e o Governo do Estado entrará com a concessão do cheque-moradia para que as pessoas possam construir suas unidades habitacionais.

“Nós vamos iniciar esse trabalho imediatamente a partir de uma busca de áreas, que serão trabalhadas, tanto pelo Governo do Estado, para desapropriação, como pela Prefeitura. Por definição do prefeito, os lotes serão doados, prioritariamente, às famílias que ganham renda de até um salário mínimo. Definitivamente iremos priorizar as famílias que mais precisam e que têm menos recurso para adquirir suas unidades habitacionais”, explica João Barral.

Cheque-moradia


Além da assinatura dos três Termos de Cooperação, o Governo do Estado do Pará, através da COHAB, em parceria com a Prefeitura, através da SEMTRAS, entregou 53 cheques-moradia. O valor é entre 10 a 14 mil reais e foi destinado às pessoas portadoras de necessidades especiais.

“Nossos técnicos fizeram as visitas e realizamos uma triagem, bastante criteriosa, através dos CRAS. Essas pessoas serão beneficiadas para que em suas moradias encontrem mais facilidade de locomoção. Isso vai ajudar tanto a pessoa titular desse benefício, quanto a pessoa que está ajudando-a”, explica a secretária de Trabalho e Assistência Social, Zuíla Wanghon. (PMS)
Compartilhar:

Eleitores têm de ficar atentos a regras para celulares e tablets durante votação

Em tempos de selfie e redes sociais, o eleitor tem de ficar atento às regras da Justiça Eleitoral para o uso de celulares, smartphones e tablets no dia do pleito. De acordo com a assessoria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), enquanto estiver votando, o eleitor deve deixar o aparelho em um móvel, próximo aos colaboradores responsáveis pela seção eleitoral.

“Os mesários e o presidente de mesa estão orientados a determinar que o eleitor deixe os equipamentos eletrônicos que portar com o mesário”, informou a assessoria do TSE àAgência Brasil.

A legislação eleitoral proíbe o eleitor de “portar aparelho de telefonia celular, máquinas fotográficas, filmadoras, equipamento de radiocomunicação, ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto”.

Ainda segundo a Justiça Eleitoral, o sigilo do voto também abrange ambientes virtuais e redes sociais, ou seja, é proibido publicar imagens ou fotos do voto e quem fizer isso pode sofrer sanções. Segundo o TSE, não haverá revista de eleitores, mas as pessoas que desrespeitarem a legislação estão sujeitas a até dois anos de detenção.

Para o pesquisador de ciência e tecnologia do departamento de sociologia da Universidade de Brasília (UnB) Marcello Barra, apesar do intenso ativismo de eleitores nas redes sociais, quem busca burlar a legislação presta um desserviço à nação. “A conquista do voto secreto é uma garantia da democracia. Qualquer meio que burle esse direito é um atentado à democracia”, resumiu.

Segundo ele, o caráter sigiloso impede que as pessoas fiquem vulneráveis ao assédio para mudança de voto. “A pessoa acha que está ajudando a militância, que está motivando outros a votar, mas, na verdade, ela está prejudicando o voto. O sigilo é uma garantia aos mais fracos”, completou.

Barra lembra que a popularização dos smartphones trouxe um incremento no número de pessoas que passaram a interagir na discussão política. Segundo o especialista, o uso da internet tem modificado a forma como as pessoas entendem e participam da vida política do país. “Eu venho acompanhando esse processo há muitos anos. Esses instrumentos estão se tornando cada vez mais importantes para a democracia. Cada um coloca a sua opinião de maneira direta, é cada vez mais democrático”, ponderou.

Segundo o TSE, caso os mesários flagrem algum eleitor fotografando o voto, a orientação é que o episódio seja registrado em ata, identificando o eleitor. Caberá ao juiz eleitoral comunicar o fato ao Ministério Público Eleitoral para instauração de inquérito. (ABr)
Compartilhar:

Venda de bebida alcoólica estará proibida de meia-noite às 18 horas do domingo

A Polícia Civil determinou, por meio da Portaria nº 128, publicada nesta segunda-feira (29) no Diário Oficial do Estado, a proibição da venda e fornecimento, ainda que gratuito, de bebidas alcoólicas, em todo o Pará, no próximo domingo, dia 5. Conhecida como Lei Seca, a determinação tem por objetivo garantir que todos os eleitores possam exercer o direito democrático do voto, no primeiro turno das eleições, sem transtornos decorrentes do consumo de álcool. A medida vale para o período de meia-noite às 18 horas do dia 5.

A mesma portaria será aplicada no dia 26 de outubro, se houver segundo turno. A determinação veda o comércio de bebidas alcoólicas em estabelecimentos comerciais, entre os quais bares, restaurantes, lanchonetes e boates. A Divisão de Polícia Administrativa (DPA), da Polícia Civil, responsável em fornecer licenças para festas dançantes, estará proibida de fornecer as autorizações para eventos no horário de meia-noite às 18 horas de domingo.

A fiscalização do cumprimento da portaria caberá às polícias Civil e Militar, sujeitando-se os responsáveis pelas infrações às sanções civis, administrativas e penais cabíveis ao tipo de infração. Ainda segundo a portaria, se houver nova determinação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a medida instituída pela Polícia Civil poderá ser alterada, em obediência às instruções do órgão judiciário. (Ag. Pará)
Compartilhar:

22 disputas ao Senado têm um só líder

Foto/Montagem: Jeso Carneiro
Folha de S. Paulo

Em 21 Estados e no Distrito Federal há candidatos favoritos e isolados em primeiro lugar na disputa por vagas ao Senado. Pelas pesquisas de intenção de voto, as dúvidas sobre os vencedores se limitam a cinco lugares: Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Bahia.

Em todos os outros casos, há 22 candidatos pontuando à frente dos demais –além da margem de erro.

No Pará, o candidato do PT, Paulo Rocha, está entre os favoritos e isolados em primeiro lugar na disputa por vagas ao Senado, segundo as pesquisas.

O mandato de senador é de oito anos. No próximo domingo, estarão em disputa apenas 27 das 81 cadeiras da Casa. Em 2018, serão renovadas as outras 54.

Diferentemente das eleições para presidente e para governador, no caso das vagas do Senado não existe a hipótese de segundo turno. Vence quem terminar na frente, mesmo sem ter mais da metade dos votos válidos.

Quando se faz uma projeção para as bancadas de 2015, nota-se pouca alteração no topo da lista dos maiores partidos. O PMDB tem chances de manter as mesmas 19 vagas que já tem no momento –e que faz da sigla a maior do Senado –, assim como o PT, que hoje tem 13 assentos.

O PSDB, com 12 senadores, deve cair para 11. O PSB de Marina Silva pode subir de quatro para sete senadores, equiparando-se ao PDT, que deve ganhar mais um lugar além dos seis atuais.

Na parte de baixo do ranking de bancadas, o PV, que tem um senador, tende a ficar sem nenhum em 2015.

Em compensação, outros dois nanicos poderão ganhar espaço: o PPS e o PSC, com uma cadeira cada. Ao todo, o número de partidos na Casa deve subir de 16 para 17.

Essas alterações não são apenas por causa das disputas das vagas para o Senado. O cálculo usado nessa projeção considera também outros dois aspectos.

O primeiro são os casos de senadores que têm mandato até 2019, mas disputam agora outros cargos e devem deixar a Casa, pois lideram as pesquisas. Dessa forma, podem entregar suas cadeiras para os suplentes (muitas vezes de outros partidos).

É o caso de Pedro Taques (PDT), favorito ao governo do Mato Grosso. Se ganhar, assume no Senado o seu suplente, José Antonio de Medeiros (PPS).

Outro aspecto que influencia a composição do Senado é que há ministros que devem retornar ao Congresso no próximo governo. Hoje, três senadores estão no gabinete de Dilma Rousseff: Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), Edison Lobão (PMDB-MA) e Marta Suplicy (PT-SP).

Dilma disse que, se vencer, terá equipe nova de ministros. Com vitória de Marina ou Aécio Neves, esse movimento também ocorrerá.
Compartilhar:

Eleitores não podem ser presos a partir de hoje

Faltam apenas cinco dias para as Eleições Gerais 2014, marcadas para o próximo domingo, dia 5 de outubro. A partir de hoje (30), até 48 horas depois do encerramento da votação, nenhum eleitor pode ser preso ou detido, salvo em flagrante delito, ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto. A determinação está no Código Eleitoral, art. 236, caput. (Lei nº 4.737/1965).

Já a proibição de prisão de candidatos está em vigor desde o último dia 20. No entanto, quem concorre a um cargo eletivo pode ser detido ou preso em caso de flagrante delito.

Segundo turno

Caso haja eleição em segundo turno para presidente da República ou governador, a ser realizada no dia 26 de outubro, a proibição da prisão de eleitor passa a valer a partir do dia 21 de outubro e também vigora até 48 horas depois do encerramento da votação. (TSE)
Compartilhar:

Policiais do Grupamento Turístico participam de treinamento para atender ao turista

Quinze policiais militares do Grupamento Turístico (GEPtur) e cinco profissionais que fazem o atendimento aos turistas nos Centros de Atendimento (CAT’s), em Santarém, participaram na manhã da última segunda-feira (29), da abertura do curso Noções Básicas de Turismo, no auditório da SEMTUR. O curso, que encerra nesta terça-feira (30), é realizado pela Escola de Governo do Estado do Pará, Secretaria Estadual de Turismo (SETUR), em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo (SEMTUR).

De acordo com a instrutora do curso e coordenadora de Desenvolvimento e Habilidades Profissionais da Escola de Governo, Fátima Machado, a capacitação traz a oportunidade aos profissionais para que realizem um trabalho de excelência no atendimento ao turista .

“Levar noções básicas de atendimento ao turista para os profissionais da segurança pública, sobre como abordar e acolher. Como o profissional vai trabalhar com o turista aqui no Município, e como ele pode trabalhar para uma efetiva excelência no que se refere ao atendimento ao turista”, explicou.

Para o soldado Uchôa, da Polícia Militar, o curso oferece a possibilidade de melhorar ainda mais o monitoramento da segurança dos turistas que visitam cidade. “O curso vem agregar conhecimentos no sentido de estender nossa atividade policial para além da nossa atividade, neste caso dentro da área do turismo. Quando um policial militar aborda um turista com um simples bom dia, ou está preparado para dar uma informação de um ponto turístico, é uma forma de mostrar para o turista que a cidade está preocupada com a segurança dele, fazendo com que o turista leve uma imagem positiva da cidade”, destacou o policial. (PSM)

Compartilhar:

Biblioteca Municipal promove tarde cultural à turma da melhor idade

Os servidores da Biblioteca Municipal Paulo Rodrigues dos Santos promovem nesta terça-feira (30), de 15h às 19h, momentos de diversão com números de mágica, atividades lúdicas e muita música ao som da Banda Circuito de Bar.

De acordo com o coordenador do turno da tarde da Biblioteca, Waltenci Nogueira, o momento será para partilhar experiências com 31 idosos. “Viemos somar as ações já desenvolvidas no asilo, pela Semana do Idoso”, informa. (PMS)
Compartilhar:

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Acaba sequestro de funcionário do St. Peter Hotel em Brasília

O homem que fazia um refém desde às 8h30 desta segunda-feira (29/9) acaba de se render. Algemado ao funcionário do hotel, que retirou o colete com os suspotos explosivos, ele apareceu na sacada de um apartamento com as mãos para cima. A informação foi passada pela Polícia Civil do DF. Ele será encaminhado para a 5ª DP (Área Central).

De acordo com os negociadores, Jac de Souza Santos, 30 anos, chegou a pedir uma bandeira do Brasil. A polícia acaba de aumentar o perímetro de segurança nas proximidades do local. Agora, as pessoas têm de ficar a 100 metros do local. A distância foi aumentada por três vezes. Começou em 30m e passou para 60m no meio da manhã.

No momento da invasão, havia 300 pessoas no hotel. De acordo com o cozinheiro-chefe, que não quis dizer o nome, o homem teria feito check-in em dois quartos no 10º andar, por volta das 5h desta segunda-feira. Três horas depois, ele teria invadido o primeiro cômodo. Toda a área próxima ao hotel está interditada. O homem bateu nas portas dos quartos e pediu aos hóspedes que deixassem o hotel, pois era uma ameaça terrorista. (CB)
Compartilhar:

Limpeza do Bosque Vera Paz mobilizou mais de 70 voluntários

Em uma ação no Bosque Vera Paz, no último sábado (27), mais de 70 pessoas mobilizaram-se voluntariamente para realizar a limpeza e organização daquele logradouro público. As atividades iniciaram ainda no dia 22 deste mês, com a capina e retirada de entulhos do espaço. Depois, no sábado, a equipe de voluntários trabalhou durante toda a manhã para garantir que lixos como garrafas pet, sacolas, copos pláticos, arames, cordas, etc, fossem retirados.

Também foram instaladas lixeiras ao longo do passeio público das Avenidas Tapajós e Cuiabá, paralelas às áreas 4A e 4B do porto público.

“Não adianta somente cobrar as pessoas de jogar o lixo no local adequado, é preciso abastecer a cidade com os recipientes, e é isso que estamos fazendo hoje, proporcionando as lixeiras nestes locais”, disse o auxiliar administrativo Juvenal Garcia.

Para o gerente geral da Cargill em Santarém, Ronaldo Donath, é gratificante participar de ações que beneficiam a comunidade santarena. “Estamos muito felizes em contribuir com o bem estar de todos que utilizam o Bosque”

A mobilização para a limpeza faz parte do calendário de atividades socioambientais do Terminal da Cargill em Santarém. Este ano, além dos funcionários da unidade de Santarém, os familiares e terceirizados também fizeram parte da ação.

“Todos os anos, realizamos a limpeza na área em frente ao terminal. Porém, com a pouca descida das águas dos rio Tapajós, não foi possível fazer esta atividade lá, por isso, mobilizamos as equipes para o Bosque Vera Paz e o resultado foi a coleta de muito lixo, que infelizmente é jogado de forma errada, na natureza”, concluiu Adelane Raposo, do setor de Meio Ambiente.

Ascom/Cargill

Compartilhar:

Sequestro em Brasília: Homem ameaça detonar explosivos até às 18 horas

Seguem tensas as negociações com o homem que sequestrou o funcionário do hotel St. Peter, desde às 8h30 desta segunda-feira, em Brasília (DF). Jac de Souza Santos, 30 anos, ameaça detonar os supostos explosivos até às 18 horas caso suas reivindicações não sejam atendidas. Os artefatos estão presos ao corpo do mensageiro, que está refém do sequestrador. Entre as exigências feitas por Jac estão a aplicação da Lei da Ficha Limpa para estas eleições, a extradição do terrorista Cesari Battisti e a mudança do panorama político do Brasil.

O reforço policial foi redobrado no perímetro de segurança nas proximidades do local. Agora, as pessoas têm de ficar a 100 metros do local. A distância foi aumentada por três vezes. Começou em 30m e passou para 60m no meio da manhã.

No momento da invasão, havia 300 pessoas no hotel. De acordo com o cozinheiro-chefe, que não quis dizer o nome, o homem teria feito check-in em dois quartos no 10º andar, por volta das 5h desta segunda-feira. Três horas depois, ele teria invadido o primeiro cômodo. Toda a área próxima ao hotel está interditada. O homem bateu nas portas dos quartos e pediu aos hóspedes que deixassem o hotel, pois era uma ameaça terrorista.

A todo o momento, o suspeito de terrorismo aparece na varanda de um quarto no 13º andar com a arma apontada para o refém. Segundo informações, nas negociações com a polícia, não pede dinheiro, fala mais em questões políticas.

Três cartas de despedida foram deixadas por Jac Souza dos Santos em casa de parentes e em sua própria residência, em Palmas (TO).

"O teor da carta é de despedida. Ele falou que essa tempestade vai passar e que ele vai dar cabo da vida dele", relatou Paulo Henrique Almeida, diretor de comunicação da Polícia Civil. Segundo ele, o texto foi escrito na última sexta-feira (26) e foi encontrado pela polícia na casa em que Santos vive com a mãe e com os tios.

Santos escreveu estar desesperado e expressa o desejo de "mudar o panorama do país", segundo o delegado.

Almeida afirmou ainda que ele chegou de carro à capital -o automóvel já foi apreendido.

Jac Souza dos Santos, 30, foi também secretário municipal de agricultura e agropecuária do município. Ele não tem antecedentes criminais e estaria atualmente trabalhando em uma campanha eleitoral.

NEGOCIAÇÃO "EMPERRADA"

Almeida relatou dificuldade no diálogo com o sequestrador. "Ele continua bem irredutível (...) e a todo momento ele fala que vai dar cabo da vida dele."

O prazo dado por Santos para ter os pedidos atendidos se encerra às 18h. Segundo Almeida, as "negociações estão um pouco emperradas", diante da recusa em conversar. A policia isolou um perímetro de 100 metros. Esse perímetro já foi aumentado mais de uma vez pela polícia, que diz ter praticamente certeza de que o sequestrador está com explosivos. O prédio dos Correios ao lado também foi evacuado. (FSP/CB)
Compartilhar:

Bancários fazem assembleia para acertar detalhes da greve

Os bancários fazem hoje (29) assembleia para organizar a paralisação da categoria, que deve começar amanhã (30). Foi o que informou o Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf). Segundo o comando de greve, a proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), na tentativa de evitar a paralisação, foi considerada “insuficiente, não somente do ponto de vista econômico, mas também porque ignora completamente as demais reivindicações da pauta da categoria”.

Entre as reivindicações dos bancários, estão reajuste salarial de 12,5%; piso salarial de R$ 2.979,25; 14º salário; participação nos lucros e resultados de três salários mais parcela adicional de R$ 6.247; vales-alimentação e refeição, cesta alimentação, décima terceira cesta e auxílio-creche/babá de R$ 724 ao mês. Outas demadas são: gratificação de caixa, no valor de R$ 1.042,74; gratificação de função equivalente a 70% do salário do cargo efetivo; e vale-cultura de R$ 112,50 para todos trabalhadores.

Há ainda reivindicações contra as “metas abusivas” apresentadas por chefias e de combate ao assédio moral, bem como isonomia de direitos para afastados por motivo de saúde. Os funcionários dos bancos querem ainda a manutenção dos planos de saúde na aposentadoria, o fim das demissões e da rotatividade, mais contratações, proibição de dispensas imotivadas, aumento da inclusão bancária e combate às terceirizações.

Na proposta apresentada pela Fenaban no último sábado (27), os bancos oferecem reajuste de 7,35% para salários e demais verbas salariais (ante os 7% propostos anteriormente). O valor, segundo a entidade, representa aumento real de 0,94% e de 8% para os pisos salariais (reajuste 1,55% acima da inflação).

Insatisfeito com a proposta apresentada pelos bancos, o Comando Nacional dos Bancários decidiu manter o calendário aprovado anteriormente, com greve por tempo indeterminado a partir de amanhã. A decisão será tomada em assembleia nesta segunda-feira.

Compartilhar:

Josy Amaral nos braços do povo

Mulher guerreira, professora que trabalha educando o nosso povo, nascida em Altamira, no centro do estado do Pará, tem recebido de todos, por onde passa, o carinho e a certeza de que foi a escolhida para representar este povo na Assembleia legislativa do Pará.
Josy Amaral vem crescendo no meio dos mais humildes, apoiada por todos, do mais abastados até a família mais simples deste imenso Pará. O povo tem acreditado nessa mulher carismática, que no seu caminhar, carrega consigo a certeza de dias melhores.
Porque Josy Amaral 40230, tem levado a esperança por onde anda, tem recebido a atenção da família paraense, e, hoje tem a certeza de que a força dessa vitória que vai acontecer dia 5 de outubro - nasceu no meio do povo.
Compartilhar:

Quase cem dias sem resposta: Henderson Pinto não repassa informações

O Blog Quarto Poder está há quase cem dias aguardando pela resposta da Câmara de Vereadores de Santarém sobre um pedido de informações feito à Mesa Diretoria no último dia 24 de junho. O pedido refere-se ao levantamento detalhado das faltas dos nobres parlamentares do Poder Legislativo nos períodos correspondentes aos anos de 2013 e parte de 2014. O vereador Henderson Pinto Dem (DEM), está protelando a entrega dessas informações ao QP. Toda semana, o presidente do Poder Legislativo inventa uma desculpa nova.

A lei de número 12.527 (Lei de Acesso à Informação), garante a todo cidadão o direito à informação pública.

Esta semana, porém, o blog acionará a Justiça para obter as informações solicitadas ao presidente do Poder Legislativo.

A lei Orgânica do Município de Santarém, em seu capítulo II, seção II, no artigo 16, inciso III, diz o seguinte:

Perderá o mandato o vereador que deixar de comparecer, em cada sessão legislativa, à terça parte das reuniões ordinárias, salvo licença ou missão autorizada pela Câmara Municipal.
Compartilhar:

Edital de Convocação



EDITAL DE CONVOCAÇÃO

SINDICATO DOS SERINGUEIROS DO ESTADO DO PARÁ 

Ref.: ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA 

O presidente do Sindicato dos Seringueiros do Estado do Pará, no uso de suas atribuições estatutárias, vem convocar todos os trabalhadores integrantes da categoria para comparecerem à assembleia geral extraordinária que irá ser realizada no dia 2(dois) de 10 (outubro) de 2014 (dois mil e quatorze), na sua sede, no endereço Rua Siqueira Campos, 308, bairro Centro, Santarém-PA, a instalar-se em primeira convocação às 9:00h (nove) horas e, em segunda convocação às 10:30h (dez e meia) horas, tendo a seguinte ordem do dia:

1- Mudança Estatutária;

2- Eleição de Membros do Conselho Fiscal 3 (três) membros titulares e 3 (três) membros suplentes;

3- Assuntos Diversos, no que vier a ocorrer.

Santarém-PA, 29 de setembro de 2014.


Miguel Nunes da Silva

RG nº 1367115-PA

PRESIDENTE DO SINDICATO DOS SERINGUEIROS DO ESTADO DO PARÁ
Compartilhar:

Enem abre inscrições amanhã para presos e jovens em medidas socioeducativas

Candidatos presos e jovens em medidas socioeducativas podem se inscrever no Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, a partir da próxima terça-feira. As inscrições só podem ser feitas pela internet, e vão até o dia 30 de outubro. As provas vão ser aplicadas nos dias 9 e 10 de dezembro nos presídios e unidades de internação.

Os responsáveis pelas inscrições são os coordenadores pedagógicos das unidades. Podem participar presos e internos que firmaram termo de compromisso com o Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais.

No primeiro dia de prova, os participantes vão ter quatro horas e meia para responder questões de ciências humanas e ciências da natureza. Já no segundo dia, que vai ter uma hora a mais de exame, serão respondidos itens de línguas, redação e matemática. A prova começa à uma da tarde.

No ano passado, 30 mil presos e internos se inscreveram no Enem. A nota do exame pode ser usada para o acesso a cursos de educação superior e para obter a certificação do Ensino Médio. As inscrições devem ser feitas pelo site: sistemasespeciais.inep.gov.br. (ABr)
Compartilhar:

Opinião: Qualquer medo é superável

Por: Pedro Cardoso da Costa*
Não se refere a nenhum dos candidatos à Presidência da República, como Lula assombrou a atriz Regina Duarte na campanha eleitoral em 2002. Trata-se de meu medo de dirigir, que resolvi enfrentá-lo para valer aos 52 anos de idade.

Por mais que as pessoas me questionassem, nunca soube o fato gerador desse medo, como acredito que a maioria não saiba as razões das suas fobias.

Em regra, dirigir é algo que se aprende de forma quase automática. Os jovens e até crianças começam com a lavagem do carro do pai, do irmão mais velho, de um parente ou até do patrão.

As mulheres não passam por esse mesmo processo. Primeiro, porque há um certo desinteresse dos pais em ajudar as filhas. Já para os meninos é encarado como mais um item de afirmação da masculinidade. Logo, logo, com aquele carro, o machão estará pegando todas. É o que pensa a maioria dos pais. Menina, também, não é companhia do pai no jogo de futebol nem em pescaria.

Há uma gradação sobre o medo de dirigir. Entrar num carro já gera um desconforto mortal. Ao ligar, então, começa a fase do desespero. Não posso falar por todos, mas a maioria que não dirige tem muitas características e pensamentos semelhantes.

Meu medo começava pelo tamanho; se os carros fossem menores... Depois, aquele carro em disparada, freio não funcionando, assim como em cenas de alguns filmes. Quando era jovem não pensava em dirigir porque carro era algo distante de mim. Quando adquiri condições de comprar, adiei por vários anos porque tinha coisas mais importantes. A filha, a faculdade, a casa própria, só para ficar nesses exemplos.

Quando comprei, foi para a esposa, pois precisaria mais do que eu. Os amigos, em tom de deboche, alertavam-me sobre a possibilidade de minha filha dirigir antes de mim. Dezoito anos passam rápido... e aconteceu. E, eu, no depois disso, depois daquilo, e nada.

Várias tentativas de dirigir acompanhadas com pessoas conhecidas, que não recomendo a ninguém que tenha medo excessivo. Como último recurso, tentei instituições especializadas. Até que, em janeiro de 2013, cumpri a promessa que já me fazia há mais de 30 anos. Fui à unidade da clínica Cecília Bellina, na Vila Mariana. Foi exatamente no dia oito de janeiro daquele ano.

Dia da entrevista, as justificativas de sempre para me isentar de culpa, a aula-teste e, depois de várias etapas e de um ano e nove meses muitas explicações pelas falhas, pelas decepções, eis que estou dirigindo para o serviço, para a casa de amigos e parentes, enfim, fazendo o que é preciso com um carro. Ainda tímido, inseguro, mas certo de que sempre tive a capacidade de conduzir um carro.

Um pouco arrependido por não ter enfrentado antes. Só perdi. Mas orgulhoso por ter superado algo que nunca imaginei pudesse suplantar. E, se sugestão servir para alguma coisa, dizer às pessoas que enfrentem seus medos o mais cedo possível e não deixem de fazer nada por algum tipo de fobia.

Abrir mão de fazer alguma coisa pela consciência, em respeito a princípios, é aceitável e compreensível; mas apenas pelo medo, jamais. Como eu, qualquer pessoa tem condições de dirigir e de superar qualquer outro pavor.

Hoje, minha sensação de realização é simplesmente indescritível.

*É Bacharel em direito
Compartilhar:

Paulo Rocha ainda aguarda julgamento do TSE

Enquanto o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não coloca em pauta o recurso de Paulo Rocha (PT), o candidato continua crescendo nas pesquisas. O petista subiu de 23 para 27% nos últimos dias, segundo o Ibope. Os números favoráveis a Rocha mostra ele bem avaliado em todos os municípios paraenses.

Advogados especialistas em Direito eleitoral acreditam que o voto da Ministra Christina Guimarães Lóssio é um sinal de que Rocha sairá vitorioso do julgamento. Paulo Rocha permanece em campanha.
Compartilhar:

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Bancários do Pará decidem pela greve

Os bancários do estado do Pará vão deflagrar uma greve geral por tempo indeterminado a partir da próxima terça-feira (30). Em assembleia, na noite da última quinta-feira (25), o sindicato da categoria decidiu pela paralisação, seguindo orientação do movimento grevista nacional.

Os trabalhadores, segundo a assessoria do sindicato, rejeitou a proposta de 7% de reajuste no salário, que representaria 0,61% de aumento real, na Participação nos Lucros e Resultados das empresas (PLR) e nos auxílios refeição, alimentação e creche. Os trabalhadores também não aceitaram a proposta de 7,5% no piso, apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) em reunião com o Comando Nacional dos Bancários. Segundo o movimento, o aumento salarial representaria apenas 1,08% acima da inflação.

Compartilhar:

Prefeitura entrega certificados de qualificação aos alunos do TIN e Casa Brasil

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável (IDS) órgão vinculado a Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (Semde) realizará cerimônia de entrega de certificados aos alunos concluintes do Curso Intensivo de Caixa Informatizado do Telecentro de Informações e Negócios (TIN) e do Infocentro Casa Brasil.

A solenidade acontecerá na próxima terça feira (30), às 10 horas, no auditório da Universidade do Estado do Pará (UEPA) – Campos Santarém.

De acordo com a diretora do IDS, Rosemary Fonseca, os programas são resultados da parceria entre os governos estadual, acesso a internet por meio do Prodepa, e municipal, com a aquisição de equipamentos, software, recursos humanos e infraestrutura.

O titular da SEMDE, Valdir Matias Jr., ressalta que a gestão municipal tem a finalidade de qualificar a mão de obra local, especialmente dos jovens, para inserção no mercado de trabalho através dos cursos ofertados no TIN e Casa Brasil, sendo dois locais importantes de formação para o desenvolvimento sustentável do município. (PMS)
Compartilhar:

PF lança edital e lista de preferência de lotação

Finalmente foi publicado no Diário Oficial da União, nesta sexta-feira (26), o edital de abertura da Polícia Federal. A remuneração é de R$ 7.514,33 para 40 horas semanais de trabalho e o Pará é um dos estados com preferência na escolha de lotação.

Segundo o documento, serão ofertadas 600 vagas para o posto de agente, sendo 30 delas reservadas a pessoas com deficiência e outros 20% são destinados a candidatos negros.

Não há formação de cadastro reserva e para a escolha de lotação, serão disponibilizadas vagas, preferencialmente, nos estados do Pará, Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima, e em unidades de fronteira.

O Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB) é a banca responsável pela seleção e poderão participar candidatos com qualquer curso de nível superior. As inscrições custam R$ 150,00 e poderão ser realizadas entre os dias 6 e 26 de outubro.

A primeira fase será aplicada no dia 21 de dezembro, no período vespertino e os candidatos terão cinco horas para responder 120 questões de certo e errado, e realizar redação de, no máximo, 30 linhas. Os locais de aplicação deverão ser divulgados pela banca no dia 10 de dezembro.

Os agentes executam investigações e operações policiais de prevenção e repressão a ilícitos penais, dirigem veículos policiais, cumprem medidas de segurança orgânica, e desempenham outras atividades de natureza policial e administrativa.

O concurso é composto por provas objetivas e discursivas, exame médico, avaliação psicológica e investigação social. Os candidatos farão ainda curso de formação, de caráter eliminatório, o qual será realizado no Distrito Federal em regime de internato entre 3 de agosto e 18 de dezembro de 2015.

As disciplinas são língua portuguesa, noções de informática, atualidades, raciocínio lógico, noções de administração, noções de contabilidade, de economia, direito penal, processual penal, direito administrativo, constitucional, e legislação especial. Já o exame de aptidão física contará com teste em barra fixa, impulsão horizontal, natação (50 metros) e corrida de 12 minutos.

Outras informações e o edital estão disponíveis no site do Cespe/UNB.
Compartilhar:

Prefeitura entrega terceira remessa de novos equipamentos ao Hospital Municipal de Santarém

A Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou, nesta sexta-feira (26), a terceira entrega de equipamentos ao complexo do Hospital Municipal. Nesta terceira remessa foram entregues 95 novos equipamentos para atender a demanda dos pacientes do Hospital, incluindo o Pronto Socorro, além dos Centros de Referência em Saúde da Mulher e da Criança e o SAMU. Somando esta nova remessa às duas primeiras, realizadas no primeiro semestre desse ano, já foram entregues quase 1000 novos equipamentos ao Hospital. Participaram da solenidade a secretária adjunta de Saúde, Lívia Corrêa, o diretor geral administrativo do Hospital, Glayton Rodrigues, e a coordenadora de enfermagem, Mirna Malcher.

Entre os equipamentos entregues, destaque para: um aparelho de raios x móvel, um novo aparelho de ultrassom e dois novos colposcópios (equipamentos que auxiliam a coleta do PCCU), ambos para o Centro de Referência em Saúde da Mulher, dois resfriadores rápidos para lactários, que vão tornar mais segura a atividade no banco de leite do Centro de Referência em Saúde da Criança, um terceiro foco cirúrgico, uma maca para a ambulância do SAMU, uma lavadora para roupas hospitalares, além de um arco cirúrgico, equipamento que não existia há oito anos, e um novo aparelho de raios x, na nova sala do PSM, destinado aos casos de urgência e emergência.

O prefeito Alexandre Von destacou a satisfação em realizar mais uma entrega significativa de equipamentos “Esta é a terceira leva de equipamentos novos ao Hospital Municipal e suas dependências. Hoje, por exemplo, o Centro Cirúrgico passa a contar com um arco cirúrgico, equipamento que não existia há oito anos. A Casa de Saúde da Mulher passa a contar com um novo ultrassom, além do mamógrafo, que foi reinstalado no primeiro semestre. Entregamos um aparelho de raios x móvel, destinado aos pacientes que não podem se locomover, por exemplo, da UTI à Sala de Reanimação, além do novo aparelho fixo, instalado na nova sala de raios x, dentro do PSM. O banco de leite, que estava desativado por não oferecer segurança às crianças e suas mães, está sendo reativado com a aquisição de novos equipamentos, para que o serviço possa ser desenvolvido com responsabilidade e segurança”, observou o prefeito.

Além dos equipamentos, Alexandre Von anunciou a implantação de novos serviços e a reforma na estrutura de alguns setores do Hospital. “Ainda no mês de outubro vamos entregar uma ala com oito leitos psiquiátricos [quatro masculinos e quatro femininos]. Estamos expandindo o Centro Cirúrgico, que hoje conta com três salas de cirurgia, com a construção de mais duas salas, que serão entregues ainda esse ano. Então é o Hospital Municipal ganhando estrutura física, mais equipamentos e mais recursos humanos qualificados para atender melhor sua população. Eu só tenho a agradecer a nossa equipe da Secretaria de Saúde e do Hospital e Pronto Socorro Municipal, que, com muito comprometimento, busca oferecer, a cada dia, melhores serviços a todos”, destacou.


Fonte: PMS
Compartilhar:

Técnicos avaliam usina no rio Tapajós como inviável por impactos para índios

A nova versão do Estudo do Componente Indígena (ECI) incluído no projeto da hidrelétrica de São Luiz do Tapajós, no Pará, aponta 14 impactos negativos à população indígena que vive na região que será afetada pela usina, sendo que seis deles são considerados irreversíveis por técnicos do governo que tiveram acesso ao material.

Além disso, o estudo de 309 páginas elaborado sob a coordenação da Eletrobras, ao qual o GLOBO teve acesso, indica que terras indígenas serão diretamente afetadas com o alagamento por consequência da barragem, o que tornaria o empreendimento inviável do ponto de vista ambiental, segundo esses técnicos.

A primeira versão do ECI apresentada à Funai, com apenas 121 páginas, foi recusada pela entidade indigenista poque “não respondia a questões primárias”. Um novo estudo foi elaborado, portanto, e entregue ao Ibama no dia 9 de setembro e, três dias depois, remetido à Funai, que deve apresentar uma análise preliminar desse material em breve. Procurada, a Funai informou que só irá se manifestar após a conclusão dessa avaliação preliminar.

Entre os impactos diretos aos índios apontados pelo estudo como de “alta magnitude” estão a perda de recursos alimentares, como caça e pesca, e possibilidade de aumento da incidência de doenças nas terras indígenas. Os dados preveem, ainda, aumento do fluxo migratório com interferência direta nas etnias e maior pressão sobre a extração de recursos naturais. No total, são seis as áreas indígenas que sofrerão impactos da obra e da operação da usina. A principal etnia afetada é a dos mundurukus.

O estudo do componente indígena aponta a necessidade de remoção de 85 a 200 pessoas de apenas uma área indígena chamada de Boa Fé, que sofrerá com os alagamentos. O levantamento justifica essa imprecisão alegando a “transitoriedade dos indígenas”.

Na avaliação de técnicos, esses pontos indicam que o reservatório da usina de São Luiz do Tapajós claramente está dentro das reservas indígenas, o que seria inconstitucional segundo o artigo 231, parágrafo 5º da Constituição Federal.

Esse parágrafo prevê que “é vedada a remoção dos grupos indígenas de suas terras, salvo, ‘ad referendum’ (com aval) do Congresso Nacional, em caso de catástrofe ou epidemia que ponha em risco sua população, ou no interesse da soberania do País, após deliberação do Congresso Nacional, garantido, em qualquer hipótese, o retorno imediato logo que cesse o risco”. A construção da hidrelétrica, portanto, não está incluída nessas previsões.

Especialistas que tiveram acesso ao ECI também apontam que os índios afetados teriam sido ouvidos apenas fora das terras indígenas. O ECI informa que “as manifestações diretas dos mundurukus foram coletadas junto a indivíduos e lideranças da etnia que se propuseram a conversar e participar de entrevistas informais fora de suas terras e em locais sempre determinados por eles”. O texto ainda reconhece “restrições de acesso as áreas indígenas”.

Procurada, a Eletrobras informou que, enquanto coordenadora do Grupo de Estudos Tapajós, concluiu e encaminhou o Estudo de Impacto Ambiental (EIA-Rima) ao Ibama seguindo as orientações do órgão ambiental. “No momento, o documento e seus anexos estão em análise pelas instituições participantes do licenciamento e, por isso, a Eletrobras não vai se manifestar sobre a documentação em análise.”

O leilão da usina de São Luiz do Tapajós foi previsto para 15 de dezembro em portaria do Ministério de Minas e Energia do dia 12 de setembro, mas foi revogado na semana seguinte, exatamente para aperfeiçoamento dos estudos de impacto sobre as etnias indígenas. A usina seria a maior a ser leiloada no governo Dilma Rousseff, com previsão de orçamento de R$ 30,6 bilhões.

Na quarta-feira, em evento em Brasília, o diretor de geração da Eletrobras, Valter Luiz Cardeal, que está à frente dos estudos perante o Ibama, previu para o início de 2015 o leilão da usina de São Luiz do Tapajós.

Porém, um executivo de uma das nove empresas que fazem parte do Grupo de Estudos do Tapajós reconhece que as discussões socioambientais em torno do empreendimento devem ser feitas com cuidado, para evitar uma oposição mais forte de ambientalistas e das populações afetadas, como ocorreu em Belo Monte.

- O leilão só deve acontecer quando todos os estudos necessários estiverem prontos e aprovados – disse esse executivo.
Fonte: O Globo
Compartilhar:

Candidata Josy Amaral agradece apoio

Na reta final de campanha, muitos candidatos estão intensificando o corpo a corpo com o eleitor, visitando suas bases, reunindo com lideranças comunitárias e conhecendo de perto a realidade da população, seus anseios e expectativa com seus futuros representantes. É o caso da candidata da região da Transamazônica, Josy Amaral, que através das redes sociais agradece o apoio que tem recebido por sua andança pelo estado desde o início da campanha.

Apontada como eventual surpresa nestas eleições, Josy Amaral afirma: "Vamos fortalecer nosso laço de amizade, para continuar firme no caminho da vitória, pois você sabe que estive com cada um de vocês, de coração forte, com propostas claras, de trabalho sério e de dignidade com a coisa pública - por isso eu tenho a certeza do seu apoio, da sua força de gente guerreira da minha região e do meu estado. Vamos estar sempre juntos, continuar um trabalho que começou no primeiro dia de campanha, pois já visitei quase todo o Pará, cada lar, cada família, para ver de perto as necessidades do meu povo, para jamais deixar de lutar pelas melhorias que a gente sonhou, discutiu, que nos aflige e nos fortalece para buscar soluções. Vamos com a gente, está chegando a hora, seja meu eleitor, acredite, bote fé, que a gente pode mudar esta situação, que agente não tem medo de vencer as batalhas, que a gente quer mais trabalho, mais educação, mais dignidade para o povo do meu Pará".
Compartilhar:

Bosque Vera Paz receberá limpeza em ação voluntária.

Em uma ação voluntária de funcionários e terceirizados da empresa Cargill Agrícola e Associação de Moradores do Bairro Laguinho, acontecerá neste sábado (27), a limpeza da área do Bosque da Vera Paz. Também serão contemplados os passeios públicos nos trechos das Avenidas Santarém Cuiabá com Tapajós, paralelas as àreas 4, 4A e 4B do porto público de Santarém.

Durante toda a semana, foram realizadas capina e a retirada entulhos. No sábado, um grupo de aproximadamente 80 voluntários fará a limpeza de lixos menores (sacos, garrafas pet´s, descartáveis, etc.) e a instalação de lixeiras nesses locais.

A ação de limpeza do Bosque Vera Paz será de 07h30 às 11h00.

Fonte: Cargill
Compartilhar:

Febre chikungunya deixa Pará em alerta

Um caso de febre chikungunya deixou as autoridades médicas do Pará em estado de alerta. O doente era um turista de 37 anos, natural de Saint-Rose; Ilha de Guadalupe, território francês no Caribe, que veio da Guiana Francesa, país onde a doença é comum, com a esposa e a filha de férias para Belém e também passou por Santarém. Durante cerca de cinco dias, a Sesma acompanhou o quadro clínico do paciente. Ele permaneceu em tratamento até o dia 23 de agosto, quando a viagem com destino a Santarém, já com um quadro estabilizado. Por conta desse caso, a Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa) realizará entre 30 de setembro e 02 de outubro, um treinamento sobre a febre chikungunya, que será direcionado aos profissionais de saúde que atuam nas vigilâncias epidemiológicas dos municípios paraenses. A capacitação faz parte de uma agenda do Ministério da Saúde (MS), que tem enviado aos Estados equipes compostas por médico infectologista e técnicos de vigilância epidemiológica e controle vetorial para ministrarem treinamentos com as informações mais atuais sobre o Plano de Contingência.

Na prática, a intenção é fazer com que médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e demais profissionais estejam informados o suficiente para ter agilidade no atendimento a pacientes com sintomas suspeitos, tal como ocorreu em agosto, quando o único caso até agora registrado no Pará, mesmo importado, contou com o pronto atendimento e assistência da equipe de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Belém (Sesma) e retaguarda laboratorial do Instituto Evandro Chagas (IEC).

O treinamento faz parte de um procedimento de rotina da Secretaria de Vigilância em Saúde do MS já acordado com as secretarias estaduais de Saúde, que têm a função de estimular a participação dos técnicos das secretarias municipais em função do risco real de introdução e transmissão da febre chikungunya no país, já que o mosquito transmissor da doença é o mesmo vetor da dengue.

Para tanto, a Diretoria de Vigilância em Saúde da Sespa já emitiu informes às secretarias de saúde municipais para que destaquem técnicos para participar do treinamento. “É importante que eles venham para a capacitação, pois é a forma ideal para nos adiantarmos sobre o assunto e assistirmos a população da melhor maneira”, recomenda Agostinho Limeira, coordenador estadual do Programa de Controle da Dengue.

Compartilhar:

Em Itaituba, MPEconstata situação precária em escolas municipais e instituições de acolhimento

A Promotoria de Justiça de Itaituba, por meio do promotor João Batista de Araujo Cavaleiro de Macêdo Junior, realizou, no período de 16 a 19 de setembro, ações voltadas à verificação dos problemas apontados em denúncias formalizadas no órgão ministerial, noticiando a situação precária de algumas escolas municipais e das instituições de acolhimento de adultos, crianças e adolescentes.

As vistorias tiveram o apoio das técnicas Maria do Carmo Andion Farias e Diana Barbosa Gomes Braga, lotadas na Câmara Técnica do MPE, e contou com o acompanhamento de agentes da Vigilância Sanitária do município.

Nas escolas, a ação foi voltada para verificar a qualidade da alimentação escolar, quantitativo de corpo docente e infraestrutura das instituições escolares.

Dentre as irregularidades identificadas com a merenda escolar, destacou-se a escassez dos produtos utilizados no preparo da alimentação das crianças, acondicionamento incorreto, alimentos sem procedência e data de validade, cardápio improvisado e a falta de atuação de um profissional da área de nutrição.

Durante as vistorias dos fornecedores da alimentação escolar, o promotor João Batista conta que "houve diligência que culminou com a interdição da indústria de manipulação de alimentos Shyane, por falta de registro no órgão competente e ausência de condições higiênico-sanitárias durante a elaboração dos alimentos, produtos expostos à temperatura ambiente, inclusive a polpa de fruta destinada à merenda escolar".

Quanto à instituição de acolhimento de crianças e adolescente, a higiene estava inadequada, cozinha fora dos padrões da legislação vigente, acondicionamentos inadequados dos alimentos, cardápio improvisados e não elaborados por nutricionistas, sem atentar para as diferentes faixas etárias das crianças e dos adolescentes, além de ter sido constatada uma grande quantidade de fezes de roedores na área externa do abrigo.

Fonte: MPE
Compartilhar:

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Petrobras abre inscrições de concurso para 8.088 vagas

A Petrobras abriu nesta quinta-feira (25) as inscrições do processo seletivo para 8.088 vagas, sendo 663 imediatas e 7.425 para formação de cadastro de reserva. Os salários variam de R$ 3.400,47 a R$ 8.081,98.

No site da Fundação Cesgranrio, é possível ver o edital (acesse o edital).

O edital ainda prevê reserva de vagas para pessoas com deficiência e negros e pardos.

Os cargos de nível superior são para administrador, analista de comercialização e logística – transporte marítimo, contador, enfermeiro do trabalho, engenheiro civil, engenheiro de equipamentos, engenheiro de petróleo, engenheiro de processamento, engenheiro de produção, engenheiro de segurança, geofísico, médico do trabalho e profissional de comunicação social – relações públicas.

As vagas de nível médio/técnico são para técnico ambiental, técnico de administração e controle, técnico de comercialização e controle, técnico de enfermagem do trabalho, técnico de estabilidade, técnico de exploração de petróleo, técnico de informática, técnico de inspeção de equipamentos e instalações, técnico de logística de transporte, técnico de manutenção, técnico de operação, técnico de perfuração de poços, técnico de projetos, construção e montagem nas especialidades de edificações, elétrica, eletrônica, estruturas navais, instrumentação e mecânica, técnico de segurança, técnico de suprimento de bens e serviços e técnico químico de petróleo.

As oportunidades são para o polos de Belo Horizonte, Curitiba, estado da Paraíba, estado de Alagoas, estado de Pernambuco, estado de Santa Catarina, estado de Sergipe, estado do Amazonas, estado do Ceará, estado do Pará, estado do Rio Grande do Norte, estado do Rio Grande do Sul, Macaé (RJ), Paulínia (SP), Rio de Janeiro, Salvador, Santos (SP), São José dos Campos (SP), São Mateus (ES), São Mateus do Sul (PR), São Paulo e Vitória.

As inscrições devem ser feitas de 25 de setembro a 20 de outubro pelo site www.cesgranrio.org.br. A taxa é de R$ 40 para nível médio e de R$ 58 para nível superior.

As provas objetivas serão aplicadas no dia 7 de dezembro nas cidades de Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas (SP), Campo Grande, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Macaé (RJ), Maceió, Manaus, Mauá (SP), Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, Santos (SP), São José dos Campos (SP), São Luís, São Mateus (ES), São Mateus do Sul (PR), São Paulo e Vitória. Ainda haverá exame de capacitação física para o cargo de técnico de perfuração e poços júnior.

O processo seletivo terá validade de 6 meses, podendo ser prorrogado, uma vez, pelo mesmo período. (CB)
Compartilhar:

Ufopa terá curso de especialização em Docência em Educação Infantil

Educadores que atuam na educação infantil terão a oportunidade de ampliar os conhecimentos no mais novo curso de especialização lato sensu da UFOPA – o de Especialização em Docência na Educação Infantil. Ao todo, serão ofertadas 150 vagas, sendo 120 para professores de 27 municípios, e o restante para egressos e técnicos da universidade.

De acordo com a coordenadora do curso, Profa. Sinara Almeida, os professores da educação infantil, formados no curso de Pedagogia, e que atuam nos municípios de Almeirim, Altamira, Aveiro, Belterra, Brasil Novo, Curuá, Faro, Itaituba, Jacareacanga, Juruti, Medicilândia, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Novo Progresso, Óbidos, Oriximiná, Placas, Porto de Moz, Prainha, Rio Maria, Rurópolis, Santarém, Senador José Porfírio, Terra Santa, Trairão, Uruará e Vitória do Xingu poderão participar do processo seletivo previsto para o mês de outubro.

A previsão de publicação do edital está prevista para o dia 29 de setembro, quando começam as pré-inscrições, que ocorrerão até o 13 de outubro de 2014, e deverão ser feitas, exclusivamente, por e-mail.

Mais informações acessem o site da Ufopa: http://www.ufopa.edu.br.

Fonte: Ufopa
Compartilhar:

Paulo Rocha aguarda decisão do TSE

A campanha do candidato Paulo Rocha (PT) ao Senado continua a todo vapor no Pará. O recurso ainda aguarda julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), porém, o processo dele não entrou na pauta de julgamento daquele Corte, na sessão ordinária da última terça-feira (23), como estava previsto inicialmente.

Paulo Rocha teve o registro negado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE), por isso recorreu ao TSE. Em todas as pesquisas de intenção de votos, Rocha aparece na frente dos demais candidatos. Enquanto a decisão da justiça não sai, o candidato segue em campanha.
Compartilhar:

O voto consciente

Este blog jamais tentou influenciar na decisão do leitor sobre o seu voto nas eleições de 5 de outubro. Porém, como formador de opinião, o QP tem o dever de alertá-lo sobre a necessidade do voto consciente. Para continuar seguindo nesta linha, será tratado, neste espaço, justamente sobre a importância de se votar com responsabilidade. O texto a seguir é parte de um artigo que circula na internet e aborda este importante tema.

É muito comum ouvirmos que todos os políticos são iguais e que o voto é apenas uma obrigação. Muitas pessoas não conhecem o poder do voto e o significado que a política tem em suas vidas.

Numa democracia, como ocorre no Brasil, as eleições são de fundamental importância, além de representar um ato de cidadania. Possibilitam a escolha de representantes e governantes que fazem e executam leis que interferem diretamente em nossas vidas. Escolher um péssimo governante pode representar uma queda na qualidade de vida. Sem contar que são os políticos os gerenciadores dos impostos que nós pagamos. Desta forma, precisamos dar mais valor a política e acompanharmos com atenção e critério tudo que ocorre em nossa cidade, estado e país.

O voto deve ser valorizado e ocorrer de forma consciente. Devemos votar em políticos com um passado limpo e com propostas voltadas para a melhoria de vida da coletividade.

Em primeiro lugar temos que aceitar a ideia de que os políticos não são todos iguais. Existem políticos corruptos e incompetentes, porém muitos são dedicados e procuram fazer um bom trabalho no cargo que exercem. Mas como identificar um bom político?

É importante acompanhar os noticiários, com atenção e critério, para saber o que nosso representante anda fazendo.

Nesta época é difícil tomar uma decisão, pois os programas eleitorais nas emissoras de rádio e tv parecem ser todos iguais. Procure entender os projetos e ideias do candidato que você pretende votar. Será que há recursos disponíveis para que ele execute aquele projeto, caso chegue ao poder? Nos mandatos anteriores ele cumpriu o que prometeu? O partido político que ele pertence merece seu voto? Estes questionamentos ajudam muito na hora de escolher seu candidato.

Como vimos, votar conscientemente dá um pouco de trabalho, porém os resultados são positivos. O voto, numa democracia, é uma conquista do povo e deve ser usado com critério e responsabilidade. Votar em qualquer um pode ter consequências negativas sérias no futuro, sendo que depois é tarde para o arrependimento.
Compartilhar:

93 dias sem resposta: Presidente da Câmara de Vereadores não repassa informações


O Blog Quarto Poder está há 93 dias esperando pela resposta da Câmara de Vereadores de Santarém sobre um pedido de informações feito à Mesa Diretoria no último dia 24 de junho. O pedido refere-se ao levantamento detalhado das faltas dos nobres parlamentares do Poder Legislativo nos períodos correspondentes aos anos de 2013 e parte de 2014. O vereador Henderson Pinto Dem (DEM), está protelando a entrega dessas informações ao QP. O parlamentar havia prometido repassar as informações na semana passada, porém, o presidente do Poder Legislativo sempre inventa uma desculpa nova.

A lei de número 12.527 (Lei de Acesso à Informação), garante a todo cidadão o direito à informação pública.

Na próxima semana, o titular do blog acionará a Justiça para obter as informações solicitadas ao presidente do Poder Legislativo.

A lei Orgânica do Município de Santarém, em seu capítulo II, seção II, no artigo 16, inciso III, diz o seguinte:

Perderá o mandato o vereador que deixar de comparecer, em cada sessão legislativa, à terça parte das reuniões ordinárias, salvo licença ou missão autorizada pela Câmara Municipal.
Compartilhar:

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Simão Jatene reúne com classe empresarial em Santarém

O Fórum das Entidades Representativas da Sociedade Civil Organizada do Oeste do Pará reúne nesta quinta-feira (25), às 19 horas, com o atual governador e candidato a reeleição, Simão Robson Jatene, com a finalidade de entregar um documento com demandas de Santarém e região oeste do Pará.

O encontro ocorrerá no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES) e contará com a representação de 20 entidades participantes do Fórum. Desde setembro, o fórum tem realizado encontros com candidatos eleitorais propondo que firmem compromisso de trabalhar em defesa da região oeste, uma vez eleitos.



Compartilhar:

Lojas Americanas abre primeira loja em Santarém

A Lojas Americanas inaugura nesta sexta-feira (26) a sua primeira unidade em Santarém, no oeste do Pará. Com a nova unidade, a Lojas Americanas passa a contar com 16 lojas no estado e 10 na sua capital, Belém.

A nova loja terá modelo tradicional, com mais de 1100 m², e sortimento de 60 mil itens de diversas categorias. Para a inauguração, haverá promoções em itens de bombonière, lingerie, higiene pessoal, fraldas, CDs, cama, mesa e banho e eletroportáteis.

A unidade em Santarém está localizada na 
venida Barão de Rio Branco, 375, no bairro Santa Clara, na área central da cidade. 

Sobre a Lojas Americanas

A Lojas Americanas foi fundada em 1929 e está presente em todos os estados do país, com mais de 870 lojas. A rede de lojas físicas comercializa mais de 60 mil itens de 4 mil empresas diferentes, garantindo a seus clientes preços competitivos e oferecendo produtos de qualidade reunidos em cerca de 40 departamentos como bombonière, perfumaria, utilidades domésticas, brinquedos, games, celulares, eletrodomésticos, eletrônicos, CD's e DVD's, livros, vestuário e papelaria. A Lojas Americanas conta ainda com quatro Centros de Distribuição localizados em São Paulo/SP, Rio de Janeiro/RJ, Recife/PE e Uberlândia/MG.

Fonte: Tayza Ribeiro/In Press Porter Novelli 
Compartilhar:

Diário do Pará frauda até laudo de perito criminal


Na sequência de manipulações e fraudes para enganar o eleitor paraense, o diário de campanha do candidato do PMDB ao governo do Pará, Helder Barbalho, divulgou ontem laudo atribuído ao perito Ricardo Molina, da Unicamp, atestando a autenticidade da gravação de um diálogo entre Izabela Jatene, gestora do Programa Pró-Paz, e filha do governador Simão Jatene, candidato à reeleição pelo PSDB, com o secretário-adjunto da Secretaria de Estado da Fazenda, Nilo Noronha. O Diário da família Barbalho, em mais uma grosseira manipulação, porém, esconde o crucial: a existência da frase “para financiar o Pro Paz”, que consta na fita original, mas é suprimida nas degravações publicadas pelo jornal dos Barbalhos.

A intenção da fraude do Diário do Pará é evidente: tentar envolver a filha de Simão Jatene em atos duvidosos para tentar impulsionar a candidatura de Helder Barbalho, que está atrás nas pesquisas do Ibope (Jatene tem 42%, enquanto o filho de Jader Barbalho, 38%), um dos donos do grupo de comunicação responsável pelas fraudes na degravação do “grampo” ilegal. Em nenhum momento a autenticidade da gravação foi questionada por nenhuma das partes.

O que o Diário dos Barbalhos omitiu na entrevista com o perito Ricardo Molina foi a exclusão da frase: “dinheirinho para financiar o Pro Paz”, com a clara intenção de dar um duplo sentido ao diálogo entre Izabela e Nilo Noronha. Mas, em nenhum momento, Ricardo Molina foi questionado sobre a conversa. O Diário sequer mostrou a degravação para o perito. O perito da Unicamp é uma das maiores referências em investigações criminais do País. Em seu currículo constam casos emblemáticos como a análise das gravações dos últimos telefonemas da namorada de PC Farias, Suzana Marcolino, envolvendo exames de autenticidade e transcrição, em 1996, e o exame grafotécnico de manuscritos do governador José Roberto Arruda, do Distrito Federal, em 2010.

PRO PAZ
Em maio de 2011, ainda no início do governo, Izabela Jatene solicitou ao secretário-adjunto de Fazenda a lista de empresas que poderiam financiar a reativação de ações e serviços oferecidos pelo Programa Pro Paz, criado no primeiro governo de Simão Jatene (2003-2006) e abandonado na gestão posterior, da governadora petista Ana Julia Carepa (2007-2010), do PT, que, hoje, faz chapa com o PMDB de Helder Barbalho.

Ainda em 2011, após dois meses de discussões internas na Casa Civil, onde o Programa Pro Paz era vinculado, surgiu a necessidade de se obter uma manifestação jurídica da Procuradoria Geral do Estado (PGE) sobre a institucionalização do programa e possível criação de um fundo. Essa consulta foi feita em agosto de 2011, conforme comprova o documento de número 201100007782, com o parecer 033/2011, da PGE. Na página 5 do citado documento, a PGE contempla a possibilidade de captação de recursos públicos e privados destinados às ações do Programa Pro Paz, que poderia se dar através de um fundo público. No entanto, diante dos trâmites burocráticos exigidos e da urgência de atendimento da população através das ações do Pro Paz em todo o interior do Estado, o governo do Estado optou por assumir o financiamento e a execução do programa que, além de prestar serviço público de qualidade na assistência social, é reconhecido pelo Ministério da Saúde.

Ontem, em nota, a Secretaria de Estado da Fazenda, a respeito da divulgação de informações sobre contribuintes estaduais, reiterou que cumpre as determinações legais em relação ao sigilo fiscal. Conforme disposição do Código Tributário Nacional, o sigilo fiscal visa à proteção das informações prestadas pelos contribuintes ao Fisco.

“O artigo 198 da Lei 5.172/66, do Código Tributário Nacional, regulamenta não ser vedada a divulgação de informações relativas a representações fiscais para fins penais: inscrições na Dívida Ativa da Fazenda Pública e empresas com parcelamento ou moratória”, diz a nota.

E esclarece que “a legislação não permite a divulgação de informações econômico fiscais e financeiras, mas não impede a divulgação de ranking dos contribuintes, com as respectivas razões sociais.”

Compartilhar:

Lançada em Santarém I Feira Tapajós Negócios

O auditório da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (Aces), foi palco, na noite desta terça-feira (23), do lançamento da I Feira Multissetorial Tapajós Negócios. O evento, idealizado pela Aces e pelos Conselhos da Mulher Empresária e de Jovens Empresários, será realizado de 19 a 22 de novembro, no estacionamento do novo shopping da Amazônia: o Rio Tapajós Shopping.

O prefeito Alexandre Von reiterou o apoio do Município para a realização do evento. “A Feira é uma opção nova, uma estratégia diferenciada para a economia de Santarém e região Oeste do Pará. É um evento que conta com irrestrito e integral apoio da Prefeitura por entendermos que esses negócios motivam, estimulam, incrementam investimentos e geram mais renda e empregos, além de fortalecer a economia, tanto local, quanto regional. Por isso, quero parabenizar a Associação Comercial e Empresarial de Santarém pela grande ideia em propor e realizar a Feira”, disse o prefeito.

A Feira Tapajós Negócios vai reunir diferentes segmentos da economia, alavancando vendas, divulgando produtos, gerando redes de relacionamento e ampliando os mercados das empresas de Santarém e região Oeste do Pará. Estão programados: feirão de automotivo, feirão imobiliário, feirão do microcrédito, feira gastronômica e exposição de turismo e arte tapajônica. Ao empresários serão oferecidas 16 horas de treinamento, além de programação cultural. (Ascom/Aces)
Compartilhar:

Inicia o recapeamento asfáltico da avenida Dom Frederico Costa, em Santarém

Iniciou nesta terça-feira (23), o recapeamento asfáltico de uma das principais artérias da área urbana de Santarém: a Avenida Dom Frederico Costa. O serviço será realizado no trecho compreendido entre as Avenidas Moaçara e Mendonça Furtado. A via, nos dois sentidos, receberá pavimento asfáltico do tipo C.B.U.Q. Paralelamente à pavimentação, a Prefeitura de Santarém, através da SEMINFRA, irá reconstruir calçadas, meio-fio, canteiro central e inserir o novo padrão de iluminação pública.

O trabalho de recapeamento da Dom Frederico é o mesmo que foi realizado em toda a extensão da Avenida Moaçara. O recurso para a reconstrução das duas vias está orçado em R$ 5.273.443,46 e é fruto de convênio firmado entre a Prefeitura de Santarém e o Governo do Estado do Pará, através da Secretaria de Obras Públicas (SEOP). (PMS)
Compartilhar:

terça-feira, 23 de setembro de 2014

91 dias sem resposta


O Blog Quarto Poder está há 91 dias esperando pela resposta da Câmara de Vereadores de Santarém sobre um pedido de informações feito à Mesa Diretoria no último dia 24 de junho. O pedido refere-se ao levantamento detalhado das faltas dos nobres parlamentares do Poder Legislativo nos períodos correspondentes aos anos de 2013 e parte de 2014. O vereador Henderson Pinto Dem (DEM), está protelando a entrega dessas informações ao QP. O parlamentar havia prometido repassar as informações na semana passada, porém, o presidente do Poder Legislativo sempre inventa uma desculpa nova. Na sessão desta terça-feira (23), ele nem apareceu em plenário.

A lei de número 12.527 (Lei de Acesso à Informação), garante a todo cidadão o direito à informação pública.

A lei Orgânica do Município de Santarém, em seu capítulo II, seção II, no artigo 16, inciso III, diz o seguinte:

Perderá o mandato o vereador que deixar de comparecer, em cada sessão legislativa, à terça parte das reuniões ordinárias, salvo licença ou missão autorizada pela Câmara Municipal.
Compartilhar:

Festival de Vídeo FIT 2.0 encerra inscrições

As inscrições para o Festival de Vídeo FIT 2.0 podem ser feitas até o dia 5 de outubro, informou a coordenação do evento nesta terça-feira (23). O festival é uma iniciativa dos cursos de Jornalismo & Publicidade e Propaganda das Faculdades Integradas do Tapajós e parceiros. Sua importância para o desenvolvimento do setor é agir como um aglutinador de imagens em movimento e fotografias para geração de conteúdos que falem de modos de olhar o mundo nas plataformas midiáticas. O que inclui os mundos da web, cinema, jornalismo, publicidade e mercados. A participação de estudantes, em geral, profissionais, amantes e consumidores de mídias sociais é o motor desse evento.

O evento inscreve vídeos nas seguintes categorias: publicitária e jornalística profissional e não profissional; categoria livre com clipe e ficção/experimental. Este ano, uma das novidades foi a Categoria Temática “Festas Tradicionais e Outras Lendas”, voltada exclusivamente para o mercado de profissionais do jornalismo e da publicidade.

Os oito melhores trabalhos inscritos em cada categoria e subcategoria concorrerão ao Prêmio Aguapé, nas Mostras Competitivas que acontecerão nos dias 11, 12 e 13 de novembro na Praça do Mirante. “Exibir em praça é ocupar espaços públicos com o propósito de socializar a produção e a exibição de pequenas produções e que falam o cotidiano das pessoas. Assim, envolveremos os vizinhos, as escolas e quem ganha com isso é a cultura local. Em especial, o público poderá votar no vídeo que mais gostou, revelando o Melhor Vídeo eleito pelo Júri Popular”, contou a professora e integrante da coordenação do evento Thais Helena Medeiros.

As inscrições para o Prêmio de Fotografia também encerram na mesma data, 05 de outubro. O prêmio é a segunda e grande novidade da Edição 2.0 do Festival de Vídeo FIT. Podem ser inscritas fotografias em duas categorias: Selfie e Natureza. Para este prêmio, serão selecionadas 40 fotografias, 20 em cada categoria. A exposição será no terminal Fluvial Turístico de Santarém (TFT). Dia 09 de novembro ocorrerá a vernissage de abertura da exposição que se estenderá até o dia 20 de novembro. As premiações, tanto dos vídeos vencedores como das fotografias vencedoras, serão no dia 14 de novembro no Theatro Victória. É muito importante a leitura detalhada dos regulamentos disponíveis no site www.festivaldevideo.fit.br.

Homenageado – Este ano, o Festival de Vídeo FIT 2.0 terá a participação especial do roteirista e diretor de cinema Luiz Arnaldo Campos. O homenageado começou a estudar cinema em 1974, depois de ter descoberto sua paixão pelo cinema nos livros. Na época, a única escola que oferecia o curso no Brasil era o Instituto de Arte e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (UFF/ RJ), onde foi aluno. Depois de formado, o cineasta roteirizou e dirigiu filmes de curta-metragem ainda no Rio de Janeiro. 

Compartilhar:

DESTAQUE:

Dica Frazão, a artesã que encantou o mundo

Morreu na tarde desta sexta-feira (19), em Santarém, no oeste do Pará, uma das mais importantes artesãs paraenses, Dica Frazão, 96 anos. ...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive

PUBLICIDADE: