sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Emater e comunidade Cristo Rei realizam festival em Belterra

Por: Iolanda Lopes*

Agricultores familiares de Belterra, oeste paraense, participam neste sábado (17), de uma programação técnico-festiva realizada pela Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), na comunidade Cristo Rei, distante 65 quilômetros da sede do município. A atividade traz como programações um Dia de Campo o Festival da Galinha Caipira.

O evento que está na sua primeira edição começa a partir das 8h da manhã com informações técnicas a respeito do processo de desenvolvimento da atividade que inclui desde a escolha dos ovos para o processo de incubação até as aves que tem dupla aptidão, em idade para corte e ovopostura. A atividade chega como uma alternativa de renda para as famílias.

O Dia de Campo vai trazer ainda em três estações, informações técnicas para o preparo da ração para as aves aproveitando o que o agricultor tem na propriedade. “ Produzir a ração na propriedade pode resultar em uma diminuição de custos de até 60% com a produção, uma vez que as aves precisarão apenas de um complemento na alimentação”, diz o técnico da Emater, Arilson Brito.


O projeto de criação de pequenos animais se desenvolve com a parceria do Pará Rural e na Cristo Rei, envolve 11 famílias que possuem individualmente em média 200 aves. O projeto deve ser estendido para outras famílias. “ Além disso, queremos melhorar as instalações para a criação das aves que já existem na comunidade”, acrescenta Brito.

Um estudo de viabilidade desenvolvido pela Emater demonstra o grande mercado que existe principalmente para o consumo de ovos no município de Belterra.

As atividades técnicas que encerram as 12h na comunidade dão lugar a programação festiva que tem a disposição dos visitantes pelo menos uma variedade de oito pratos feitos a partir da galinha caipira, como o vatapá e a galinha no molho pardo, além da comercialização de ovos e das aves em pé.


*É jornalista/Ascom Emater
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Mais de 1.200 veículos retidos serão leiloados pelo Detran em Belém e Santarém

O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) vai leiloar 1211 veículos, entre carros e motocicletas, que estão retidos nos par...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive