Santarém - 356 anos

Santarém - 356 anos

..

..

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

MI e Sudam discutem II Semana Nacional de Desenvolvimento Regional

“Se o Brasil quer ser líder na integração latino-americana, temos de investir. E o papel das superintendências será de protagonista no processo”. Com essa afirmação, a assessora técnica da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), do Ministério da Integração Nacional (MI), Morgana Oliveira, afirmou a importância da participação da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) no processo de elaboração da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) e na organização da “II Semana Nacional de Desenvolvimento Regional”, que acontecerá em março deste ano, em Fortaleza. O assunto foi tratado na última sexta-feira, 23, em Belém durante visita da técnica aos diretores e coordenadores da Sudam.

A II Semana Nacional de Desenvolvimento Regional tem caráter nacional e o objetivo é reunir e mobilizar a sociedade, segmentos empresariais e as principais instituições governamentais e não-governamentais na construção de um espaço de debate e aprimoramento das políticas públicas, no estímulo ao desenvolvimento regional.

Representando o MI, Morgana Oliveira frisou que a participação das superintendências é fundamental para mostrar que o trabalho é feito em conjunto. “O Ministério tem a missão de integração nacional e não existe sem um trabalho suplementar que lhe dá suporte. A ideia é que as ações estejam sempre mais afinadas e que isso possa transparecer para a sociedade”, afirmou ela, destacando que “o objetivo é envolver todos os atores nesse espírito para a aprovação da nova Política Regional”. 


Consolidação da PNDR

Segundo Morgana Oliveira, o MI está empenhado no amadurecimento e na consolidação da PNDR. Nesse sentido, a II Semana de Desenvolvimento Regional tem o objetivo de promover um debate de âmbito nacional acerca do planejamento, da política e da dinâmica regional brasileira. O evento será voltado para a consolidação da proposta da PNDR nos termos acordados na I Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional (I CNDR), realizada em março de 2013.

O superintendente da Sudam, Djalma Mello, reforçou a importância da discussão e do aperfeiçoamento da PNDR e disse que ela já foi encaminhada para aprovação do Congresso Nacional, assim como o Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia (PRDA), da Sudam. Ele colocou à disposição a estrutura da instituição para dar suporte técnico ao evento.

A II Semana Nacional do Desenvolvimento Regional será constituída de conferências, palestras, painéis temáticos, apresentações e debates de experiências concretas, além de uma feira de produtos regionais ao ar livre, na orla de Iracema. Haverá, ainda, cursos, e rodadas de negócios, para mostrar resultados já alcançados com as Rotas de Integração e o Sistema MI. Serão discutidos temas como governança democrática, diversidade cultural, inclusão produtiva e meio ambiente, que serão trabalhados de forma articulada e com o foco especial na integração latino-americana e no fortalecimento da cooperação Brasil-Europa.

Fonte: Ascom/Sudam
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Ator Paulo Silvino morre aos 78 anos no Rio

O ator e humorista Paulo Silvino morreu na manhã de hoje (17), aos 78 anos, em sua casa na Barra da Tijuca, na zona oeste da cidade d...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive