terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Ribeirinhos de Santarém recebem alevinos para iniciar criação de peixe em tanque

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em Santarém, no oeste paraense, entrega nesta terça-feira, 20, dois mil alevinos a ribeirinhos da comunidade Ituqui, onde vivem dez famílias atendidas por uma iniciativa que tem a parceria do Pará Rural, via Projeto de Investimento Produtivo (PIP), destinada a gerar renda e também diminuir a pressão da pesca sobre o rio que dá nome à localidade.

A atividade será desenvolvida em gaiolas que já foram instaladas especificamente em lagos formados pelo Ituqui. Por sua flexibilidade, os criatórios podem ser transportados de um lago para outro a partir da necessidade dos ribeirinhos. As gaiolas serão povoadas com tambaqui, espécie nativa da região e que pode atingir até dois quilos em dois anos e meio. A produção abastecerá o mercado local. "A partir do momento que passamos a oferecer aos ribeirinhos uma alternativa de subsistência que substitua a pesca tradicional conseguimos também diminuir a pressão sobre o rio”, explica o técnico da Emater, Iomar Nascimento.

A ação atende a proposta de um projeto macro que vai garantir o povoamento de dez tanques com dez mil alevinos e, consequentemente, a produção escalonada com uma despesca na primeira etapa e, mais adiante, duas despescas por ano. “Queremos assegurar que eles tenham uma fonte de renda mesmo na época do defeso, uma vez que a pesca artesanal é a principal atividade desenvolvida pelas famílias na comunidade, além de uma produção maior de pescado”, argumenta o sociólogo da Emater, Aroldo Sousa.

A partir do aumento da produção a Emater vai poder trabalhar o acesso dos ribeirinhos a linhas de crédito voltadas à atividade, de forma a tornar as famílias mais independentes no processo de produção do pescado. A partir da primeira despesca a Emater realizará um diagnóstico socioeconômico das famílias. (Ag.Pará)
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Mais de 1.200 veículos retidos serão leiloados pelo Detran em Belém e Santarém

O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) vai leiloar 1211 veículos, entre carros e motocicletas, que estão retidos nos par...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive