sábado, 10 de janeiro de 2015

Semma flagra crimes ambientais na zona rural de Santarém

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) realizou nesta semana uma grande ação de fiscalização nas comunidades Santana do Ituqui, Fé em Deus, Nossa Senhora de Lourdes, Murumurutuba e Murumuru, em Santarém, no oeste do Pará. Foram constatados focos de queimadas em Áreas de Preservação Permanente (APP), captura de quelônios e matança de jacarés.

De acordo com a chefe de fiscalização da Semma, Lauria Sousa, a equipe chegou ao local depois de receber denúncias de desmatamento ilegal na região. Na comunidade de Murumuru foi constatado que o dano atingiu uma grande parte da vegetação, aproximadamente 100 hectares.

“Os moradores denunciaram também a constante morte de jacarés na região do Ituqui. Segundo testemunhas, os animais têm a calda cortada com facão e são os próprios moradores que cometem esses atos. Fomos também à comunidade Nossa Senhora de Lourdes, a denúncia era de captura de quelônios. Já temos os nomes de alguns infratores e vamos apurar as denúncias”, informou.

A caça de jacarés e captura de quelônios são considerados crimes ambientais, conforme prevê a Lei 9.605/98. A multa varia de R$ 500 a R$ 5 mil por espécie, com pena prevista de seis meses a um ano.

Denúncias - Para realizar denúncias, procure a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma)

Endereço: Travessa Silva Jardim, nº 370, entre Avenida São Sebastião e Rui Barbosa, bairro Aldeia. Contato: (93)3522-5452. Atendimento: 08h às 14h.

Denúncias também podem ser direcionadas ao NIOP, ligando para o número 190.

Fonte: Ascom/Semma/Gleicy Lira
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Mais de 1.200 veículos retidos serão leiloados pelo Detran em Belém e Santarém

O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) vai leiloar 1211 veículos, entre carros e motocicletas, que estão retidos nos par...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive