quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Semsa realiza campanha de prevenção e combate a Hanseníase

No período de 28 de janeiro a 6 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realiza a Semana de Prevenção e Controle paraEliminação da Hanseníase. Durante as ações, profissionais da saúde intensificarão as visitas domiciliares, a fim de detectar casos suspeitos.

De acordo com a enfermeira Luana Lameira, da coordenação da campanha, pacientes com sinais que se assemelham ao contágio por hanseníase serão encaminhados às Unidades Básicas de Saúde para diagnóstico. “Vamos intensificar as buscas, realizar capacitações paraprofissionais da atenção básica, tanto zona urbano quanto rural, e prestar atendimentos aos pacientes com a doença, obedecendo ao modelode intervenção proposto pelo Ministério da Saúde.”, destaca a enfermeira.

Luana Lameira esclarece que a primeira atitude a ser tomada é procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima. “Quanto mais cedo procurar o serviço, mais rápido será o diagnóstico. A pessoa em tratamento não transmite a doença. O paciente recebe o medicamento gratuitamente e para alcançar a curar é necessário cumprir todo o tratamento”, disse Luana.

Atualmente, no município, recebem o tratamento 87 pacientes. A hanseníase é uma doença causada por um bacilo que atinge pele e nervos, principalmente na região dos olhos, mãos e pés. O modo de transmissão é pela respiração e o contato prolongado com pessoas infectadas. Caso não se busque o tratamento, o paciente pode ficar com deformidades nas áreas mais atingidas do corpo. (PMS)
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Professores da Ufopa são agredidos por seguranças de bar

Um fato lamentável ocorreu na madrugada do último sábado (18), no interior do ‘Estação Bar’, localizado na avenida Mendonça Furtado,...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive