sábado, 10 de janeiro de 2015

Última Semana para inscrição no Prosel da Ufopa

Até agora, 11.219 candidatos se inscreveram no Processo Seletivo Regular (PSR) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Ainda dá tempo de se inscrever. Os interessados em participar do Processo Seletivo Regular 2015 podem se inscrever até o próximo domingo dia 18 de janeiro de 2015, na página www.ufopa.edu.br/psr2015/public. As inscrições são gratuitas. O processo é destinado a quemjá concluiu o Ensino Médio ou equivalente. No total, são 1.191 vagas oferecidas em 24 cursos de graduação (Bacharelados e Licenciaturas).As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) dos anos de 2013 e 2014 são o único critério de seleção.

Para 2015, a instituição ofertará 1.106 vagas para Santarém; 45 vagas para Oriximiná, voltadas para o Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Biológicas e Conservação; e 40 para Óbidos, destinadas para o curso de Pedagogia. Do total de vagas ofertadas, 600 serão destinadas para o sistema de ingresso por cotas sociais e 591 para ampla concorrência.

Inscrição –A seleção dos candidatos será realizada pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), correspondente aos anos de 2013 e 2014. A previsão é de que a primeira chamada aconteça até o dia 27 de janeiro de 2015.

No processo de inscrição, o candidato deverá primeiro cadastrar-se no sítio da UFOPA. Depois de cadastrado, ele deverá preencher o formulário eletrônico de solicitação de inscrição, seguindo as instruções ali contidas, ocasião em que deverá, obrigatoriamente, responder ao questionário disponível.

No ato da inscrição no PSR UFOPA 2015, o candidato também deverá indicar uma opção de curso obrigatório e uma segunda opcional, que deverá estar vinculada ao mesmo instituto da primeira opção. A homologação da inscrição só será realizada após a confirmação, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), de que o candidato está inscrito no Enem 2013 ou 2014.

De acordo com o edital, estará automaticamente eliminado do processo seletivo o candidato que obtiver nota inferior a 500 na redação, numa escala de 0 a 1000; ou nota inferior a 400 em uma ou mais áreas, numa escala de 0 a 1000. “Estamos seguindo os mesmos critérios do Enem”, afirma a pró-reitora de Ensino de Graduação, Fátima Lima.

Os candidatos serão classificados por curso de opção, segundo ordem decrescente geral de classificação, até o preenchimento das vagas fixadas pela UFOPA, conforme distribuição de vagas e turnos por curso. Os candidatos inscritos em primeira opção terão prioridade de preenchimento das vagas. O candidato somente concorrerá ao curso de sua segunda opção caso as vagas para esse curso não tenham sido preenchidas por candidatos que escolheram esse mesmo curso como primeira opção. Para o preenchimento das vagas, a UFOPA promoverá chamadas sucessivas, até o limite de quatro.


Cotas –Para o PSR 2015, a UFOPA reservou 600 vagas para o sistema de ingresso por cotas sociais, sendo 557 vagas para o Câmpus de Santarém, 23 vagas para o Câmpus de Oriximiná e 20 vagas para o Câmpus de Óbidos. As vagas serão preenchidas conforme os critérios estabelecidos na Lei n. 12.711, de 29 de agosto de 2012, e na Portaria MEC nº 18, de 11 de outubro de 2012. Em função das informações prestadas no momento da inscrição, os candidatos cotistas serão distribuídos em quatro grupos:

Grupo 1: Candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escola pública, com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita, e que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas;

Grupo 2: Candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escola pública, com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita, e que não se autodeclararem pretos, pardos e indígenas;

Grupo 3:Candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escola pública, com renda familiar bruta superior a 1,5 salário mínimo per capita, e que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas;

Grupo 4:Candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escola pública, com renda familiar bruta superior a 1,5 salário mínimo per capita, e que não se autodeclararem pretos, pardos e indígenas.

Além das vagas para cotistas asseguradas pelo PSR 2015, a UFOPA também destinará vagas específicas, por meio de processo seletivo especial regido por outro edital, visando à seleção diferenciada de candidatos indígenas e quilombolas, para os seus cursos regulares de graduação.

Pessoas com Deficiência – O candidato que desejar concorrer na condição de pessoa com deficiência (PdC) deverá declarar expressamente, no ato da inscrição, sua opção em participar da seleção para a única vaga destinada ao curso de sua preferência.

O candidato classificado na condição de PcD deverá apresentar-se à Comissão Multiprofissional de Perícia Médica da UFOPA e, no dia da perícia médica, deverá apresentar laudo médico original ou cópia autenticada em cartório, emitido nos últimos doze meses, que ateste a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID-10), bem como a provável causa da deficiência.

De acordo com o edital do PSR 2015, as vagas destinadas a pessoas com deficiência que não forem preenchidas por falta de candidatos aprovados serão automaticamente extintas e não poderão ser ocupadas por outros candidatos.

Processo Seletivo Especial (PSE) – A Universidade Federal do Oeste do Pará também está com edital aberto para inscrição nos Processos Seletivos Especiais para indígenas e quilombolas. Para esses dois processos as inscrições podem ser feitas até o próximo dia 20 de janeiro.

Fonte: Ufopa
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Mais de 1.200 veículos retidos serão leiloados pelo Detran em Belém e Santarém

O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) vai leiloar 1211 veículos, entre carros e motocicletas, que estão retidos nos par...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive