terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Culpados somos todos nós

Nas redes sociais, enquanto alguns miram seus comentários de ódio em direção aos hippies pela contaminação das águas do rio Tapajós, mais especificamente nas praias em Alter do Chão, e culpam esses indivíduos pelo aparecimento de casos de hepatite A, naquela vila balneária, ninguém comenta os danos provocados por donos de embarcações (lanchas e balsinhas), e proprietários de mansões luxuosas que também despejam todo o dejeto diretamente nas águas do Tapajós e que possivelmente contribuem para a poluição do rio. 

Isso ninguém vê e a hipocrisia de alguns faz surgir comentários xenofóbicos por causa da aparência e estilo de vida desses seres errantes que perambulam pela comunidade ajudando também a deixar o lugar ainda mais fétido e imundo. 

Mas a culpa pela sujeira de Alter não é apenas deles. 

Alter do Chão há muito tempo deixou de ser um lugar rústico. 

A vila, dia após dia, perde seus aspectos bucólicos e os antigos casebres deram lugar às mansões, hotéis e pousadas luxuosas. Para onde vai o esgoto desses imóveis? 

Enquanto empresários, comerciantes, comunitários e operadores do turismo se preocupam em evitar que notícias sobre os casos de Hepatite A ganhem o mundo e provoquem um colapso na economia local, esquecem-se que seria mais apropriado a união de todos para a promoção de ações de conscientização pela preservação daquele paraíso natural.

Não temos zelo por nossas praias e jogamos na areia e dentro d'água, restos de alimento, garrafas pets, latas de cerveja e refrigerante, sem notar o dano que causamos. 

Em países da Europa jogar lixo nas praias é considerado crime e dá até cadeia. Aqui, isso é coisa normal. As pessoas acham que os rios são depósitos de lixo. 

As autoridades sanitárias de Santarém fizeram sua parte e alertaram. Sugeriram até a interdição das praias. Porém, a pressão dos donos de hotéis e seus interesses, até agora, prevalecem. 

Torçamos para que o pior não ocorra. 

Agora, não devemos buscar culpados olhando apenas para determinados grupos. 

De quem é a culpa por essa situação que aflige a todos em Alter do Chão? 

A culpa é de todos nós!
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Mais de 1.200 veículos retidos serão leiloados pelo Detran em Belém e Santarém

O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) vai leiloar 1211 veículos, entre carros e motocicletas, que estão retidos nos par...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive