quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Núcleo tecnológico especializado em hortifruticultura implementa novas técnicas de cultivo

Inaugurado em agosto de 2014, o núcleo tecnológico especializado no cultivo de hortifrútis (Projeto Hortifrutis Tapajós) na região do Tapajós (PA) já tem colhido os resultados da implementação de agrotecnologias e de técnicas de irrigação por nebulização.

Além de aumentar o volume da produção, que era de subsistência e agora chega a 150 mil mudas por mês em média, o novo método possibilita a produção constante e regular durante todo o ano.

O trabalho é fruto de parceria entre o Ministério da Integração Nacional (MI) e a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). A Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) da Pasta destinou R$ 3 milhões ao projeto, que atende 400 agricultores familiares. As unidades coletivas estão localizadas em Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos.
"O projeto traz equilíbrio para o contexto da agricultura familiar. Uma base para que os produtores possam estar em pé de igualdade com concorrentes das regiões mais desenvolvidas do país", explica a secretária de Desenvolvimento Regional, Adriana Alves.
"Isso vai favorecer o desenvolvimento da cadeia regional e possibilitar a expansão da produção para o mercado de consumo nacional", completa. 

Comercialização
Segundo o gestor do projeto, Joaquim Carneiro, a ação de fortalecimento da produção e do processamento de hortaliças e frutas é uma demanda histórica de Tapajós. Ele explica que, apesar da existência de associações, os produtores da região não conseguiam produzir quantidade suficiente para fornecer aos mercados convencionais e aos programas institucionais.

"As condições eram rústicas e precárias, com baixo volume produtivo e a ausência de qualidade de trabalho. Com as melhorias de infraestrutura e novas formas de produção (mecanização, irrigação e estufas), os produtores cultivam mais e melhor, como no caso dos modelos de produção dos médios e grandes produtores de Tapajós. O projeto tem fortalecido todos os elos da cadeia produtiva", explica Carneiro.

Tecnologia
A estrutura utilizada nos empreendimentos é o diferencial do projeto. Esta primeira etapa contabiliza a instalação de 15 estufas, a aquisição de uma frota mecanizada e a implementação do sistema de irrigação. Segundo a coordenadora do projeto e professora da Ufopa, Patrícia Chaves, os resultados são percebidos a cada nova colheita.
"Agora, é possível manter a qualidade dos produtos durante todo o ano. Entre as vantagens, estão o controle de luminosidade, irrigação e conservação dos hortifrútis. Além disso, também trocamos as bandejas de isopor por bandejas de polietileno, que reduzem os riscos de transmissão de fungos e outras bactérias", afirma Patrícia. 


Outro benefício oferecido aos produtores é a utilização do caminhão frigorífico no transporte das frutas cultivadas na região. "A produção de açaí, abacaxi e cupuaçu é uma das atividades que mais movimenta a economia local. Portanto, o investimento em transporte adequado e climatizado foi fundamental para garantir a entrega de um produto com maior qualidade. Fator que também aumenta as possibilidades de exportação", garante Joaquim Carneiro.

Para a próxima etapa do Projeto Hortifrutis Tapajós, estão previstos a implantação de uma fábrica de beneficiamento e de um laboratório de produção de plantas in vitro, novos equipamentos, caminhões frigoríficos, túneis de resfriamento e a continuidade no processo de capacitação dos produtores.

"Sairemos do sistema tradicional, em solo, e desenvolveremos as frutas e hortaliças em sistemas semi-hidropônicos. Com o cultivo por água, poderemos produzir também pimentão, tomate e outras plantas que sofrem com problemas fitopatológicos", explica o gestor.
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Anselmo Colares se afasta da vice-reitoria e assume candidatura independente na eleição para reitoria da Ufopa

Professor Pós-Doutor em Educação Anselmo Colares lançará chapa independente. Foto: Blog do Jeso O professor e pós-doutor em Educaçã...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive