domingo, 15 de fevereiro de 2015

Opinião

Carrocinha quebrada
O veículo do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), utilizado para a captura de animais doentes está quebrado e sem previsão de quando voltará às ruas para realizar esse serviço. A Divisão de Vigilância em Saúde (Divisa), recebeu alguns veículos e um deles será destinado ao CCZ, porém, os servidores do órgão não souberam informar o motivo da demora na liberação do veículo.

Banheiros químicos
Em Alter do Chão, após os registros de casos de hepatite A, as praias ainda não receberam banheiros químicos adequados para destinar aos banhistas. Muita gente continua fazendo suas necessidades fisiológicas dentro da água ou no mato.

Ações
Falando nisso, as ações são meramente paliativas por parte das autoridades médicas de Santarém diante do surto de Hepatite A no município, sobretudo em Alter do Chão. Os trabalhos de orientação e conscientização feitos pela Divisa não têm surtido efeito, visto que a própria comunidade e comerciantes, além de empresários, não se envolvem mais diretamente.

Interdição
Uma autoridade sanitária de Santarém informou à coluna que a medida mais sensata a ser tomada pelo Poder Público seria a interdição das praias ou pelo menos a colocação de placas indicativas alertando sobre os riscos de contaminação das águas do rio Tapajós nos pontos mais críticos de Alter do Chão.

Insensatez
Aliás, os donos de hotéis, pousadas, bares e restaurantes são quem mais temem por uma interdição das praias de Alter. Muitos já estão sofrendo com os prejuízos desde que a notícia do surgimento de Hepatite na vila balneária ganhou o mundo através da internet e redes sociais.

Saúde pública
Só para reforçar. É bom que a sociedade santarena tenha consciência de que estamos falando de saúde pública e, caso ocorra a interdição da praia, se isso for necessário, que toda a população compreenda a atitude do Poder Público.

Sem água
Muitos moradores dos bairros Diamantino, Interventoria, Cohab, Prainha e Aeroporto Velho estão se queixando que está faltando água constantemente em suas residências. No último final de semana, por exemplo, o fornecimento do produto afetou diversas famílias do Diamantino. A Cosanpa ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Vigilância Sanitária
Louvável o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Vigilância Sanitária em Santarém. As ações do órgão têm sido fundamentais para evitar que a população consoma produtos com prazos de validades vencidos ou estragados. Quem não aprecia esse trabalho são os donos de estabelecimentos comerciais que teimam em descumprir a legislação. O órgão é chefiado por Walter Matos.

Estacionamento
Sem vagas suficientes para estacionamento nas ruas do centro comercial da cidade, alguns lojistas estão permitindo que os veículos parem sobre as calçadas em frente às suas lojas impedindo o trânsito dos pedestres.

Sem lei
E na rua Galdino Veloso, apesar das inúmeras denúncias feitas por este jornal e também por outros meios de comunicação, os abusos continuam sendo cometidos por donos de distribuidoras que utilizam aquela via pública como estacionamento de veículos pesados. O pedestre é obrigado andar no meio da rua porque o espaço destinado a eles está ocupado por uma carreta. A Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), continua ignorando esse problema.

Sem troco
Virou rotina nos coletivos urbanos, o trocador não ter mais os dez centavos de troco para dar ao passageiro quando este paga com nota de R$ 2,00. Toda vez que o usuário entrega o dinheiro o cobrador informa que não tem moeda para dar o troco e fica por isso mesmo.

Água
Não é oportuno fazer piada da falta de água na região sudeste do país. Enquanto lá, o racionamento é uma alternativa paliativa para garantir água potável para a população, aqui nós temos o racionamento rotineiro, pois há muito tempo que em muitos bairros de Santarém, o fornecimento é feito em horários pré-estabelecidos pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa). Enquanto em um bairro a água chega durante o dia, em outros somente à noite.

Aquífero
Lembrando que Santarém está sobre um dos maiores aquíferos de água doce do mundo, localizado em Alter do Chão, que vive um problema com poluição dos rios por coliformes fecais e outras bactérias. A situação merece atenção das autoridades para que um dia não soframos também com a falta de água em nossas torneiras por causa da má gestão do setor hídrico.

Entreposto da ZFM
A vereadora Ana Elvira Alho (PT), na tribuna da Câmara, questionou o processo licitatório do entreposto da Zona Franca de Manaus em Santarém que, segundo ela, foi impugnado por não estar obedecendo aos itens necessários para a sua finalização.

Turismo
A vice-presidente da Câmara, vereadora Marcela Tolentino (SDD), defendeu esta semana, a união dos órgãos governamentais em todas as esferas em favor da viabilidade turística do município de Santarém. Marcela enfatiza as nossas belezas naturais, ao mesmo tempo em que cobra infraestrutura turística. Pediu que seja instalada urgentemente a coleta seletiva do lixo. Lamenta que em Alter do Chão, a água servida esteja sendo esgotada para o rio. Para que o turismo receba apoio e seja viabilizado de forma a atender com qualidade o turista, a vereadora solicita a união de esforço dos órgãos governamentais do Município, Estado e Governo Federal.

Cobrança
O vereador Emir Aguiar (PR), voltou a cobrar obras de infraestrutura para o sistema viário de Santarém. O parlamentar solicitou do Núcleo de Gerenciamento de Obras (NGO), através de seu diretor Geraldo Bitar, informações sobre o processo de licitação das obras das vias Clementino de Assis, Bauru e Barjonas de Miranda.
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Mais de 1.200 veículos retidos serão leiloados pelo Detran em Belém e Santarém

O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) vai leiloar 1211 veículos, entre carros e motocicletas, que estão retidos nos par...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive