sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Prefeitura de Santarém intensifica ações em Alter do Chão

Para evitar o aumento de casos de doenças de veiculação hídrica e/ou alimentar na Vila de Alter do Chão a Prefeitura de Santarém, no oeste do Pará, intensifica ações nas áreas de saúde, saneamento, infraestrutura mobilidade e trânsito.

A Seminfra vem promovendo ações de limpeza e coleta de resíduos domiciliares, com frequência diária, estabelecida pelo município desde o mês de dezembro último, com uso de caminhão coletor. Para a deposição de lixo, foi providenciada a colocação de 12 contêineres de 240 litros para a Praça do Çairé e quatro unidades de 240 litros na Praça Sete de Setembro. Estão sendo disponibilizados 40 banheiros químicos que foram distribuídos em vários pontos da Vila de Alter do Chão.

A Secretaria de Meio Ambiente de Santarém (Semma), intensifica ações de fiscalização nas Áreas de Preservação Ambiental (APA); monitoramento de criação de aves e animais nas margens dos igarapés que deságuam no Lago Verde, dentre outras ações potencialmente poluidora que possam trazer algum tipo de dano à vida humana.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), através da Divisão de Vigilância Sanitária (DIVISA), já iniciou a programação de vacinação em crianças, palestras educativas sobre as formas de prevenção a Hepatite A, monitoramento de água para consumo humano em pontos estratégicos, coleta de material biológico para confirmação ou descarte de casos suspeitos de Hepatite A e distribuição de hipoclorito de sódio. O Centro de Zoonoses trabalha na captura de animais errantes e na proibição e circulação destes na praia. Além disso, são realizadas vistoria de estabelecimentos sujeitos à fiscalização sanitária.

A Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) realiza curso de manipulação de alimentos para os profissionais do segmento de bares e restaurantes, além de parceria com a Associação dos Empreendedores de Turismo em Alter do Chão (AETA), para instalar 20 placas com mensagens educativas e de sensibilização quanto às boas práticas de higiene e educação ambiental.

Já a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) e Marinha trabalham na fiscalização de atracações de balsas, uma vez que está proibida a ancoragem e a circulação de embarcações, inclusive balsas e catamarãs, que despejem seus resíduos diretamente nas águas onde navegam, em toda a extensão compreendida da Praia do Cajueiro, orla, Ilha do Amor e Lago Verde, na Vila de Alter do Chão. Fica estabelecido a Praia do Centro de Atendimento ao Turista, no trecho entre as Ruas Pedro Teixeira e Lauro Sodré, o local de atracação de embarcações.

A Prefeitura reitera que está atenta e vem adotando medidas práticas para resguardar a saúde da população da Vila de Alter do Chão e de seus visitantes, zelando por esse patrimônio que é de todos nós. (PMS)
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Mais de 1.200 veículos retidos serão leiloados pelo Detran em Belém e Santarém

O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) vai leiloar 1211 veículos, entre carros e motocicletas, que estão retidos nos par...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive