sexta-feira, 6 de março de 2015

Alcoa realiza programação especial para o Dia Internacional da Mulher

A participação feminina vem crescendo no mercado de trabalho paraense. Segundo dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos do Pará (Dieese-PA), asmulheres ocupam 1.335.176 de vagas, no Pará. Esse crescimento é evidente em todos os segmentos, entre eles o da mineração. Um bom exemplo disso, vem de Juruti, no oeste paraense, onde a Alcoa opera uma mina de bauxita. Na Companhia, 18% dos postos de trabalho são ocupados por elas.

O público feminino não se destaca apenas pela quantidade. Na Alcoa em Juruti, 30,76% das funcionárias estão em posições técnicas, de engenharia ou liderança. A empresa foi, inclusive, reconhecida por duas vezes como uma das Melhores Empresas para a Mulher Trabalhar no Brasil, de acordo com ranking do Instituto Great Place to Work.

Para celebrar essas conquistas, a Alcoa realizou nesta sexta-feira, 06, uma programação especial para marcar o Dia Internacional da Mulher. Ao chegar à empresa, as funcionárias receberam brindes. Além disso, foram ministradas palestras sobre alimentação saudável em parceria com a equipe do ambulatório da Alcoa. Houve ainda um estande de beleza, onde consultoras deram dicas de maquiagem e cuidados com a pele. Ao longo do dia, foram realizados sorteios de presentes para as alcoanas. A programação encerrou com um almoço especial e troca de presentes.

“Na Alcoa, acreditamos que a mulher se sente valorizada, especial e única, já que a empresa é uma das que mais valoriza a participação feminina. Prova disso é o nosso percentual de mulheres e as várias premiações que reconhecem que a empresa é um dos melhores lugares para mulher trabalhar. A proposta da programação é voltada, inteiramente, para as mulheres, mostrando a importância delas para a Companhia”, ressalta o gerente de Recursos Humanos e Assuntos Institucionais da Alcoa em Juruti, Rogério Ribas.

Valorização no trabalho

Maridene Silva, 30 anos, está há cinco anos na Alcoa Juruti, onde trabalha com a operação de equipamentos móveis na locomotiva. Mãe de dois filhos, ela afirma que é sempre desafiador trabalhar numa grande empresa de mineração, em que maioria é composta por homens. “Logo no começo senti um pouco de receio. Mas percebi que poderia contar com o apoio da Alcoa, que é uma empresa que preza os valores, como integridade, segurança, respeito ao meio ambiente e ética. Hoje, eu me sinto bem familiarizada na empresa e meus colegas de trabalho tem um respeito grande por mim”, declara.


A operadora diz que se sente orgulhosa por fazer parte da Companhia. “Eu me sinto muito valorizada dentro da Alcoa. Dentro desses cinco anos, acredito que me superei bastante, alcançando bons resultados, não só dentro da empresa, mas também na minha vida pessoal. E o que digo para as mulheres que conseguirem uma oportunidade dentro de uma grande empresa, como a Alcoa, que agarrem com todas as forças e não tenham medo de superar os desafios para ter uma carreira profissional de sucesso”, orienta.

Há três anos na Alcoa, Geliane Guimarães, 27 anos, observa que, muitas vezes, o preconceito vem das próprias mulheres e que é preciso acreditar no potencial e na capacidade que se tem.Antes de entrar na Alcoa, ela participou do Programa de Formação de Operadores (PFO). À época, disseram que ela não conseguiria esta vaga, já que o mercado era restrito a homens. “Eu não desanimei e disse para mim mesma que ia provar que o trabalho na operação também era para as mulheres. Acreditei e me empenhei em todos os processos seletivos. Hoje estou na Alcoa, trabalhando como operadora de equipamento. Agradeço a Deus e à Companhia pela oportunidade que me proporcionou como mulher jurutiense”, diz orgulhosa.

Fonte: Temple Comunicação
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Mais de 1.200 veículos retidos serão leiloados pelo Detran em Belém e Santarém

O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) vai leiloar 1211 veículos, entre carros e motocicletas, que estão retidos nos par...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive