Santarém - 356 anos

Santarém - 356 anos

..

..

sábado, 21 de março de 2015

Câmara promoveu reunião sobre distrito industrial

O vereador Júnior Tapajós (PMDB), conduziu a reunião de trabalho que debateu sobre a implantação do Distrito Industrial em Santarém, no oeste do Pará. O encontro ocorreu na manhã da última quinta-feira (19), no plenarinho da Câmara de Vereadores. O prefeito Alexandre Von foi convidado para participar da reunião e esteve acompanhado dos secretários Nélio Aguiar (Planejamento), Valdir Matias Jr. (Desenvolvimento e Turismo), do coordenador de Habitação, Edilson Quaresma e do Procurador Jurídico do Município, José Maria Lima. Participaram também representantes do Sindicato dos Ceramistas do Tapajós e vereadores da Casa Legislativa.

O tema central foi a recomendação do Ministério Público do Estado (MPE) em suspender a concessão de licenças ambientais para o setor ceramista local. O objetivo do encontro, foi cobrar do Poder Público Municipal uma área destinada a construção de um Polo Industrial para o setor, que hoje é responsável por produzir 80% da cerâmica utilizada na construção civil local e que gera cerca de quatro mil empregos diretos e indiretos.

O prefeito Alexandre Von reafirmou o compromisso em buscar uma área que atenda as necessidades dos ceramistas, assim como de outras indústrias que queiram se instalar na cidade. “Nós estamos definindo uma área fora do perímetro urbano para que atenda a construção de um Distrito Industrial que abrigue os ceramistas, o que não impede também que indústrias de outros ramos se aloquem no espaço”, disse.

Alexandre Von garantiu ainda que, enquanto a área não for definida as licenças para novos empreendimentos, assim como a renovação das que já atuam no setor, continuarão sendo expedidas.

O secretário de Desenvolvimento e Turismo, Valdir Matias Jr., reforçou as palavras do prefeito Alexandre Von e destacou que a indústria ceramista tem importância relevante para o setor produtivo do município. Juntamente com os demais membros do governo municipal, Valdir se comprometeu ajudar os empresários e disse que o poder público tem interesse em potencializar a indústria em Santarém

Elieldon Macedo, presidente do Sindicato dos Ceramistas, diz que a decisão do Ministério Público Estadual compromete seriamente o setor cerâmico da cidade. “A gente tem discutido ao longo dos meses a criação de um Polo Industrial ou um condomínio, algo que não seja tão grande e que esteja dentro de uma realidade do município, temos discutido com a prefeitura, com os vereadores para que em um espaço de tempo nós possamos estar transferindo nossas empresas para este local”, enfatizou o presidente.

Para o vereador Júnior Tapajós, a implantação de um Polo Industrial é necessária para evitar prejuízos não só aos empresários, mais também para a economia do município. “Nós queremos buscar um consenso uma vez que não foram às indústrias ceramistas que se instalaram em Santarém que invadiram a área urbana e sim a zona urbana que se instalou onde já estavam as ceramistas até porque a gente sabe que Santarém cresceu a base de invasões e estamos aqui buscando entendimento para o município e encontrar uma área para se construir este Distrito Industrial para continuar gerando emprego no município”.

Uma audiência pública, ainda sem data definida, foi sugerida pelo prefeito e deve aprofundar o debate sobre o assunto.

O presidente da Câmara Reginaldo Campos (PSB), ao final do encontro disse que o Poder Legislativo se posiciona a favor da luta dos ceramistas. O presidente destaca a importância do setor ceramista no contexto sócio econômico do município, lembrando-se da ação civil pública do Ministério Público, reafirma o interesse da Câmara encontrar uma solução para o problema, com a destinação de uma área onde os ceramistas possam implantar suas indústrias.

“O município está empenhado em resolver essa situação e a Câmara está apoiando a iniciativa do Poder Público, o prefeito já marcou uma reunião de trabalho para a próxima semana e nós estaremos presentes para ajudar a encontrar uma solução”, garante Reginaldo Campos.
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Ator Paulo Silvino morre aos 78 anos no Rio

O ator e humorista Paulo Silvino morreu na manhã de hoje (17), aos 78 anos, em sua casa na Barra da Tijuca, na zona oeste da cidade d...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive