sábado, 7 de março de 2015

Editorial: Alter do Chão, o nosso paraíso

Alter do Chão, um lugar de belezas naturais e povo acolhedor. Apontada pelo jornal inglês The Guardian como uma das praias de água doce mais bonita do Brasil, a vila de Alter do Chão está com seu brilho ofuscado desde que foi divulgado pela imprensa local, regional e nacional o surgimento de casos de hepatite A e possível contaminação das águas do rio Tapajós naquela vila balneária por coliformes fecais.

Um clima desolador paira sobre a comunidade e afeta o comércio local, sobretudo quem trabalha com o turismo. Hotéis, pousadas, bares, restaurantes, catraieiros, vendedores ambulantes, barraqueiros, todos, indistintamente, foram afetados por essa nódoa que impregnou o Caribe da Amazônia nesses últimos meses.

As autoridades divergem das afirmações sobre a contaminação das águas do rio. Laudos são contestados. Uns dizem que não há perigo o banho nas águas do Tapajós em Alter do Chão; outros afirmam que não levariam seus filhos para se banhar nas praias da comunidade. A incerteza não quer se dissipar.

Na sexta-feira passada, durante a comemoração dos 257 anos de Alter do Chão, o povo local tentou festejar a data de aniversário da comunidade, mas o clima era de velório. Não se via alegria nos semblantes das pessoas, apenas dúvidas e incertezas.

Há quem afirme que as águas são impróprias para o banho.

Há, porém, quem garanta que não existe perigo à saúde das pessoas. Neste caso, é preciso que as autoridades busquem um entendimento para que algo seja feito em prol de Alter do Chão, mas de forma transparente e responsável.

Se há contaminação das águas, que os órgãos responsáveis ajam conjuntamente para tentar evitar ainda mais danos à vila e encontrem uma solução para limpar as águas do Tapajós. Se não existe perigo que se façam as pesquisas e se comprovem o que estão afirmando.

Feito isso, uma ampla campanha na mídia e nas redes sociais de forma contínua, seria importante para que todos tenham conhecimento de que a nossa Alter do Chão continua sendo um lugar seguro, tranquilo e volte a ser a praia mais bonita do Brasil!
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Homem é preso por ejacular em passageira em voo de Belém a Brasília

Um homem de 51 anos foi preso na manhã desta sexta-feira, 8, por se masturbar e ejacular em uma passageira durante um voo da Gol que fazia ...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive