quarta-feira, 8 de abril de 2015

Biólogos realizam resgate de filhote de peixe-boi, o menor da história do Zoofit‏

Nesta quarta-feira (8), a equipe de Biólogos do Zoológico das Faculdades Integradas do Tapajós (FIT) foi acionada para realizar o resgate de mais um animal silvestre: um filhote de peixe-boi. Encontrado por ribeirinhos da comunidade Costa do Tapara, ele foi mantido em uma caixa isopor com água. 

Até o momento, o filhote está aparentemente saudável e não apresenta nenhum ferimento. Por ser muito novo- com idade estimada de duas a três semanas e apenas 79 centímetros, o menor a ser resgatado na história do ZooFit- o animal recebeu medicação preventiva e a primeira mamada, contendo leite sem lactose e suplemento vitamínico, o que é vital para que ele sobreviva.

Projeto Peixe Boi
Endêmico da bacia amazônica e ameaçado de extinção, o peixe boi de água doce (Trichechus inunguis), é encontrado nos rios e lagos desta região. 

Em Santarém, na região oeste do Estado do Pará, o ZooFit (zoológico das Faculdades Integradas do Tapajós) realiza desde 2009 a reabilitação de filhotes órfãos da espécie. Na quarentena, local que não é aberto à visitação pública, existe no momento 22 espécimes distribuídos em 10 piscinas de fibra grandes e pequenas. Diariamente a água das piscinas é trocada e mensalmente é efetuada a biometria e pesagem dos animais que cujos resultados são armazenados em fichas de acompanhamento individual. 



Quando necessário é efetuado colheita de sangue para exames.

Desta forma o ZooFoit, é o único do Pará a oferecer tratamento especializado na recuperação de filhotes de peixes-boi, depois que o centro de reabilitação, que funcionava em Belém, foi desativado. O resultado de todo esse processo é que hoje a Instituição possui corpo técnico qualificado, tratadores treinados e, sobretudo infraestrutura de qualidade que foi possível através de parcerias. Todos os municípios da região oeste do Pará são abrangidos por este trabalho que visa a conservação deste representante dos mamíferos aquáticos e oferecer tratamento especializado na recuperação de filhotes órfãos de peixes-boi.

Informações do filhote de peixe-boi
Peso 6.600kg
Tamanho 79 cm (o menor até hoje que deu entrada no ZooFIT).
Idade: Estimado entre 2 a 3 meses
Sexo: Femea

Fonte: Ascom/FIT
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Mais de 1.200 veículos retidos serão leiloados pelo Detran em Belém e Santarém

O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) vai leiloar 1211 veículos, entre carros e motocicletas, que estão retidos nos par...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive