Santarém - 356 anos

Santarém - 356 anos

..

..

terça-feira, 7 de abril de 2015

Casa Brasil e TIN: dois importantes instrumentos para qualificação profissional em Santarém

A senhora Jovina Maria de Oliveira não conseguia esconder a alegria ao receber seu certificado de conclusão do curso de informática básica do Infocentro Casa Brasil, promovido pela Prefeitura de Santarém e coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Turismo (Semdetur). A solenidade de entrega de certificados ocorreu no auditório da Universidade do Estado do Pará (UEPA). No total, 285 alunos receberam seus certificados pela Casa Brasil e também pelo Telecentro de Informação e Negócios (TIN). A alegria de dona Jovina tinha um motivo especial. Aos 75 anos, ela jamais imaginou que pudesse, nesta altura da vida, adquirir conhecimento sobre algo que é tão comum na vida das pessoas na atualidade: a informática.

“Quando eu soube do curso, através de um neto, decidi inscrever-me e participar do curso de informática básica. Hoje, sinto-me realizada, pois com 75 anos, jamais imaginei que viveria uma experiência dessas. O conhecimento chegou tarde, mas quando ele chegou, eu não perdi a oportunidade, pois aprender coisas novas é o que nos motiva a viver”, disse dona Jovina, que mora no bairro Santarenzinho.

A Casa Brasil oferta cursos profissionalizantes para jovens e adultos, além de oportunizar aprendizado também para pessoas da melhor idade e crianças. O infocentro e o TIN contemplam pessoas interessadas em adquirir conhecimento através dos cursos de caixa informatizado, auxiliar administrativo, gestão de empresas, departamento pessoal, designer gráfico e informática básica.

O auditório da UEPA estava lotado e contou com a presença dos alunos concluintes e seus pais. Também estiveram presentes presidentes de bairros que compõem às grandes áreas do Santarenzinho e Maracanã I e II. A solenidade contou ainda com a participação da vice-prefeita Maria José Maia, representando o Executivo Municipal, do secretário municipal de Desenvolvimento e Turismo, Valdir Matias Jr., do economista José Lima, representante da Secretaria de Planejamento, e da chefe de Divisão de Politicas de Desenvolvimento Sustentável da Semdetur, Rosemary Fonseca.

Raimundo Gazel, vice-presidente da Associação de Moradores do Bairro Maracanã – I, destacou a importância da Casa Brasil que proporciona, através de cursos profissionalizantes, a oportunidade de crianças, jovens e adultos a chance de terem a acesso a ferramentas que são essenciais na vida dos cidadãos, sobretudo daqueles que pensam em conseguir uma vaga no mercado de trabalho. “Eu quero parabenizar a Prefeitura e parabenizar também, os coordenadores do projeto, que não mediram esforços para que hoje estivéssemos aqui fazendo a entrega de certificados dos alunos que participaram deste importante projeto de inclusão social. Muitas pessoas já conseguiram trabalho e hoje, as portas se abrem para novos concluintes. Crianças, jovens e adultos têm tido a oportunidade de se capacitarem e aprenderem uma profissão, ou pelo menos, se iniciaram numa profissão”, disse o líder comunitário, ressaltando que muitos jovens não teriam condições de subsidiar custos de um curso que oferece as ferramentas necessárias para a sua capacitação profissional.

O jovem Admilson Bentes dos Santos, 17 anos, morador do bairro Amparo, recebeu seu certificado de conclusão do curso de auxiliar administrativo pela Casa Brasil e agora espera superar mais uma etapa dessa fase da sua vida, que é conseguir o primeiro emprego. Concluinte do ensino médio, o rapaz acredita que oportunidades como estas oferecidas pelo Poder Público são fundamentais na vida dos jovens, que sonham em trabalhar e cursar uma faculdade. Para ele, o projeto tem contribuído ainda para que crianças e jovens não sejam aliciados pelo tráfico de drogas e nem se envolvam com gangues, comuns nos bairros dessa área da cidade.

O coordenador da Casa Brasil, Carlos André, compartilhou da alegria dos alunos concluintes dos cursos. Para ele, o envolvimento dos pais, das lideranças comunitárias e do Poder Público tem sido importante para o sucesso desse projeto que tem proporcionado aos participantes a chance que muitos esperam em conseguir para trilhar sua carreira profissional. Ele lembra que muitos jovens já conseguiram trabalho através da Casa Brasil, pois ao final do curso, também é ofertado o estágio para alguns concluintes.

O secretário municipal de Desenvolvimento e Turismo, Valdir Matias Jr., disse que a Prefeitura não tem medido esforços para manter esses dois importantes projetos, que têm ajudado a inserir no mercado de trabalho, jovens e adultos, através dos cursos e treinamentos específicos em áreas que hoje são bastante concorridas.

A partir de abril, a Casa Brasil ofertará cursos de noções de inglês básico para jovens. E em julho, haverá um curso intensivo de inglês voltado para taxistas e recepcionistas de Santarém.

Desde 2013, quando iniciou suas atividades, o Telecentro de Informação e Negócios já capacitou 800 pessoas, entre jovens, adultos e pessoas da melhor idade. Pelo menos cem alunos foram incluídos no mercado de trabalho em Santarém desde o início do projeto.
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Ator Paulo Silvino morre aos 78 anos no Rio

O ator e humorista Paulo Silvino morreu na manhã de hoje (17), aos 78 anos, em sua casa na Barra da Tijuca, na zona oeste da cidade d...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive