quarta-feira, 22 de abril de 2015

Encontro apresenta pesquisas sobre águas doces em Santarém

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) é sede, nesta quinta (23) e sexta-feira (24), do XII Encontro de Estudos e Debates de Águas Doces de Santarém e Baixo Amazonas, promovido pelo Fórum de Pesquisadores das Instituições de Ensino Superior de Santarém (Fopiess). Entre os temas que serão debatidos no evento, estão as doenças de veiculação hídrica, conservação de nascentes e mata ciliar e aproveitamento das águas da chuva em casas e construções.

O evento também vai apresentar e discutir os resultados de pesquisas locais e regionais relacionadas à temática, desenvolvidas por universidades e instituições de pesquisa de Santarém. A professora Ynglea Freitas, do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA), da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), diz que o encontro vai possibilitar a “integração para futuras pesquisas e ações a serem implantadas pelo poder público no que tange à conservação e manutenção da água e, consequentemente, qualidade de vida e saúde”.


Em 2010, pesquisadores descobriram uma imensa reserva de água subterrânea que está sob os Estados do Pará, Amazonas e Amapá. A reserva, nomeada como Aquífero de Alter do Chão, pode ser a maior do mundo. Em Santarém, segundo Ynglea Freitas, o abastecimento urbano é feito por poços que captam água deste aquífero. No encontro, a mesa redonda com o tema vai discutir a qualidade das águas de alguns poços urbanos e periurbanos e questões legais sobre os sistemas de abastecimento que captam água do aquífero.

As inscrições podem ser feitas nas secretarias administrativas da Uepa, Ufopa, Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes), Faculdades Integradas do Tapajós (FIT) e no Centro Universitário Luterano de Santarém (Ceuls/ Ulbra). Para estudantes, o valor da inscrição é R$ 15, e para profissionais, R$ 25. A abertura do evento será no auditório da Uepa em Santarém. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (94) 3512-8000 ou no link http://uepasantarem.blogspot.com.br.
Fonte: Universidade do Estado do Pará
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Mais de 1.200 veículos retidos serão leiloados pelo Detran em Belém e Santarém

O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) vai leiloar 1211 veículos, entre carros e motocicletas, que estão retidos nos par...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive