segunda-feira, 6 de abril de 2015

Mais de 40 municípios vão receber novas Unidades Integradas Pro Paz

Aproximar cada vez mais a população dos organismos de segurança pública por meio da prestação de serviços que garantam respostas eficientes às demandas da comunidade. É com essa finalidade que o governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), está construindo as Unidades Integradas Pro Paz (UIPPs) em todas as regiões do Estado.

Com investimentos de R$ 54.374.908,23, o governo constrói as unidades em 49 municípios paraenses, representando 35% de atendimento da área da segurança pública no Estado após a conclusão das obras. Do total de recursos, R$1.789.120,62 estão sendo destinados às reformas e ampliações de delegacias de Polícia Civil dos municípios de Rio Maria, Bujaru e Dom Eliseu, e reforma das instalações do Instituto de Ensino de Segurança Pública (Iesp), em Marituba, além da construção do prédio da Divisão do Narcotráfico (Denarc), em Belém.

As UIPPs seguem o mesmo padrão em todos os municípios. As estruturas projetadas são compostas por dois blocos: administrativo e de alojamentos. No primeiro, há espaço destinado aos policiais civis e militares, salas de atendimento psicossocial do Pro Paz, de mediação de conflitos, de arquivamento de documentação, de reconhecimento de suspeitos e de custódia. Além do suporte em segurança, nessas unidades são oferecidos serviços de assistência psicossocial e setor de identificação.

No projeto, o segundo bloco vai receber a área de alojamentos destinados aos policiais civis e militares. Serão construídos quatro deles, cada um com quatro banheiros, masculino e feminino. O conta ainda com sala de estar, refeitório, cozinha e estacionamento.

Já estão em funcionamento as UIPPs dos municípios de Nova Esperança do Piriá, Novo Repartimento, Almeirim, Bonito, Cachoeira do Piriá, Eldorado do Carajás e Região Metropolitana de Belém (RMB), nos bairros nos bairros Icuí-Guajará, Terra Firme, Guamá e Distrito Industrial.

Para o diretor da UIPP de Santa Maria do Pará, delegado Everaldo Negrão, “o conceito de segurança pública mais próxima do cidadão implantado pelo governo do Estado que acredita na mediação de conflitos e na conciliação de situações, por meio das equipes de profissionais qualificados, tem evitado que futuros crimes venham a ser praticados”, destacou.


Segundo o relatório anual de atividades da UIPP da Terra Firme, em 2014 pelo Pro Paz Cidadania foram emitidos cerca de quatro mil documentos, entre carteira de identidade, carteira de trabalho e CPF. Foram atendidos doze mil crianças e adolescentes em atividades de esporte e lazer desenvolvidas nos horários da manhã e tarde, além de aulas de dança e jiu-jítsu.

Também no ano passado, na Unidade do Distrito Industrial, 250 crianças e adolescentes desenvolveram atividades esportivas e de dança. Foram feitos pela equipe do Pro Paz 350 atendimentos assistenciais, além da emissão diária de cerca de 70 carteiras de identidade. O Corpo de Bombeiros ministrou em torno de 30 palestras na comunidade com prevenção e normas de segurança no combate a incêndio. Na UIPP do Guamá, nos meses de agosto a novembro de 2014, foram emitidos mais de 230 documentos em primeira via e 190 boletins de ocorrência.

Fonte: Agência Pará
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Mais de 1.200 veículos retidos serão leiloados pelo Detran em Belém e Santarém

O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) vai leiloar 1211 veículos, entre carros e motocicletas, que estão retidos nos par...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive