Santarém - 356 anos

Santarém - 356 anos

..

..

terça-feira, 14 de abril de 2015

Plano Estratégico de Turismo será validado no mês de junho

Durante a programação de aniversário de Santarém, no mês de junho, está prevista a validação da versão final do Plano Estratégico de Turismo de Santarém e Belterra, que está sendo elaborado pela empresa de consultoria CHIAS Marketing. Na semana passada, as consultoras Patrícia Servilha e Anete Ferreira fizeram a apresentação dos primeiros resultados do plano que pretende potencializar o setor turístico de ambos os Municípios.

Na tarde da última sexta-feira (10), as equipes de marketing e planejamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Turismo (Semdetur), participaram do último encontro com as representantes da CHIAS para definir as próximas etapas da elaboração do plano. O secretário Valdir Matias Jr. também participou da reunião de trabalho cujo principal objetivo foi definir algumas ações de responsabilidade da pasta de Turismo.

Segundo explicou Anete Ferreira, consultora sênior da CHIAS Marketing, a fase de diagnóstico foi concluída com a apresentação aos gestores municipais da estratégia de desenvolvimento e promoção de marketing do destino. Na ocasião, também foi apresentada a versão preliminar dos planos operacionais. “Este plano segue as diretrizes definidas na lei de turismo, reúne os planos e estabelece uma organização mais ampla de toda a estratégia. Todo planejamento é feito com base naquilo que já está em andamento em sinergia com o planejamento estratégico do Estado e com as diretrizes do Ministério do Turismo”, explicou.

O Plano está na etapa final e o próximo passo, segundo Anete Ferreira, é preparar todo o detalhamento das ações do plano estratégico para a validação do setor turístico juntamente com o Trade Turístico, que também será consultado pelos técnicos da Semdetur.

Patrícia Servilha, por sua vez, disse que a partir do lançamento do Plano após sua apresentação em junho, ele já será executado pela Prefeitura com as ações pré-estabelecidas por meio da obtenção de recursos externos. “O que nós precisamos fazer é, ao invés de buscar trazer mais turistas ou novos turistas, é trabalhar mais o turista que já vem à cidade. Precisamos motivar os visitantes que já vêm com frequência ao Município. Então, temos que estimular essas pessoas a consumir mais, gastar mais e ficar mais tempo na cidade. Ao mesmo tempo, temos que mobilizar principalmente as cadeias produtivas dos atrativos que estão mais distantes das áreas turísticas já consolidadas”, ressaltou Patrícia, reforçando que é preciso aproveitar mais os potenciais da Resex, das comunidades de várzea e potencializar as visitas turísticas e culturais a Belterra. “Isso é uma forma de motivar os visitantes a conhecerem esses atrativos poucos explorados”, completou.

A consultora da CHIAS Marketing disse que Alter do Chão ainda é o principal produto turístico do polo Tapajós. Porém, ela ressalta que a região possui 300 quilômetros de praias que também precisam ser exploradas e fazer parte do leque de produtos turísticos do município. “Alter do Chão tem mais estrutura, é mais conhecida, mas temos outros atrativos no rio Tapajós. No entanto, precisamos fazer um trabalho para melhorar a qualidade de turismo de Alter do Chão, que ainda é o nosso principal atrativo”, finalizou.

Na avaliação do titular da Semdetur, o município deu um importante passo no fortalecimento do setor turístico na região com a elaboração do Plano Estratégico de Turismo. “A estratégia vai identificar quais ações deverão ser tomadas para nortear as políticas públicas e as prioridades que o governo, do ponto de vista do desenvolvimento do turismo, deve seguir para os próximos 10 anos”, explicou.
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Curso vai reunir em Santarém especialistas nacionais e internacionais em neurocirurgia pediátrica

Durantes os dias 10, 11 e 12 deste mês, os maiores especialistas nacionais e internacionais em neurocirurgia estarão reunidos em Santar...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive