sexta-feira, 17 de abril de 2015

Procon realiza campanha de orientação nas escolas

A partir deste mês, o Procon Municipal desenvolverá um projeto de conscientização nas escolas da rede municipal de ensino. O objetivo é formar novos cidadãos conscientes de seus direitos como consumidor. O trabalho está sendo realizado em parceria com instituições de ensino superior. De acordo com a coordenadora do órgão de defesa do consumidor, Silvânia Melo, alunos dos cursos de Direito da Ulbra e das Faculdades Integradas do Tapajós (FIT) visitarão as escolas municipais levando informações, orientações e conceitos importantes sobre a relação de consumo. O projeto ocorrerá por tempo indeterminado e começa junto à comunidade acadêmica.

Silvânia explica que o Procon na Escola envolverá 80 acadêmicos de Direito, que vão percorrer os estabelecimentos de ensino da rede municipal do ensino fundamental e médio, levando informações, orientações e conceitos importantes sobre a relação de consumo com o objetivo de formar e trabalhar o estudante consumidor.

“Pretendemos formar novos cidadãos conscientes de seus direitos como consumidor para que no futuro, esse estudante torne-se um consumidor cidadão”, disse a coordenadora do Procon em Santarém.

Ela acredita que somente de posse da informação e do conhecimento seja possível, no dia a dia, tanto os consumidores quanto os fornecedores, desenvolverem uma relação de consumo equilibrada, harmônica e equânime no sentido de despertar em cada cidadão, os seus direitos e, principalmente, suas responsabilidades.

Silvânia Melo informa que a primeira etapa do projeto começa com o trabalho de conscientização dos estudantes da rede pública e a partir do segundo semestre, o Procon iniciará essa ação junto às lideranças comunitárias da zona urbana, no planalto e também na várzea, com o curso de formação de agente de defesa do consumidor cuja finalidade é trabalhar a cidadania consumerista na população santarena de forma mais abrangente.

“O trabalho de conscientização está sendo desenvolvido e é importante para que o projeto alcance seus objetivos e ajude a formar novos cidadãos e consumidores”, completou.

A coordenadora do Procon considera positiva as ações do órgão, uma vez que se percebe consumidores mais atentos quanto aos seus direitos. “Nós conseguimos visualizar que o consumidor está mais consciente de seus direitos, porém, apesar de o consumidor ser o rei na relação de consumo, ainda há muitos reis cegos e precisamos diminuir essa cegueira”, disse a coordenadora.
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Aumento no número de idosos reflete nos gastos com aposentadorias no Pará, diz especialista

A expectativa de vida de quem nasce no Pará passou de 71 , 9 anos em 2015 para 72,1, no ano passado. Os dados são do Instituto Brasileiro d...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive