segunda-feira, 6 de abril de 2015

Unicef promove o 2º Ciclo de Capacitação do Selo Município Aprovado em Santarém

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) dará início nesta quarta-feira (8) ao 2º Ciclo de Capacitação do Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2013 – 2016 no Pará, um importante espaço público de diagnóstico e monitoramento de políticas sociais para crianças e adolescentes. O evento será na Escola do Parque, na avenida Bartolomeu Gusmão, no bairro Aeroporto Velho, em Santarém, no oeste do Pará.

Nos dias 8 e 9, 17 municípios da região participam do encontro de formação representados por articuladores, gestores e técnicos municipais. São eles: Almerim, Aveiro, Brasil Novo, Curuá, Faro, Gurupá, Itaituba, Jacareacanga, novo Progresso, Óbidos, Oriximiná, Placas, porto de Moz, Prainha, Santarém, Trairão e Vitória do Xingu.

São 84 municípios paraenses ao todo que participam do Selo Unicef, em um total de 461 em todos os nove estados da Amazônia Legal. O Selo Unicef busca estimular e reconhecer mudanças concretas e positivas na vida dos meninos e meninas nos municípios da região. A iniciativa é realizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com os governos estaduais, a Escola de Formação de Governantes do Maranhão (EFG-MA), e o Instituto Peabiru (PA), com o apoio da Cemar, Celpa e Celtins.

O objetivo da oficina é orientar os municípios a promoverem atividades de participação social, por meio de um intenso processo de mobilização em torno de temas, programas e políticas públicas desenvolvidas pelo município. Visa também engajar crianças, adolescentes, famílias e todos os setores da sociedade no município em busca de respostas aos desafios de promover, garantir e realizar os direitos de cada criança e cada adolescente.

Todos os Estados da Amazônia Legal brasileira estarão realizando as oficinas de capacitação do 2º ciclo nos meses de março, abril e maio deste ano.


Selo Unicef Município Aprovado – O Selo Unicef é uma metodologia que tem como base a mobilização social, o desenvolvimento de capacidades e o monitoramento das políticas públicas implementadas. Sendo também um reconhecimento internacional ao esforço dos municípios no cumprimento das suas políticas públicas voltadas para a infância e adolescência.

O Selo é a contribuição do Unicef para a Agenda Criança Amazônia, compromisso firmado pelos governadores estaduais pela garantia dos direitos de todas as crianças e adolescentes na Amazônia Legal, por meio da construção conjunta de um plano de ação que vise à integração, articulação e cooperação em políticas públicas entre os três níveis de governo, o empresariado e a sociedade civil.

A Agenda Criança Amazônia conta com o apoio e a participação do governo federal. O compromisso traduz um esforço coletivo para que cada município alcance os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, assegurando a cada criança e adolescente o direito a sobreviver e se desenvolver, aprender, proteger(-se) do HIV/aids, crescer sem violência, ser prioridade absoluta nas políticas públicas e ser respeitado na sua identidade étnico-racial

Calendário das Formações
São Luís/MA (1° turma) - 19 e 20/3
Porto Velho/RO - 24 e 25/3
Macapá/AP – 24 e 25/3
Manaus/AM - 24 e 25/3
Santarém/PA – 8 e 9/4
Parauapebas/PA - 14 e 15/4
Cuiabá/ MT – 14 e 15/4
São Luís/MA (2° turma) - 15 e 16/4
Rio Branco - 6 e 7/5

Mais informações:
Kassya Fernandes – selo UNICEF (Peabiru- PA): (91)3033-5144/ 98754-4118/98428-7424
seloamazonia@gmail.com/ kassyafernandes@gmail.com

Sebastian Roa - Selo UNICEF (Peabiru): (92) 4009-0856/ 99483- 8593
selounamaznia@gmail.com / msgomez@unicef.org

Fonte: Comunicação/Selo Unicef

Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Mais de 1.200 veículos retidos serão leiloados pelo Detran em Belém e Santarém

O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) vai leiloar 1211 veículos, entre carros e motocicletas, que estão retidos nos par...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive