sábado, 16 de maio de 2015

Candidatos já podem reforçar os estudos para o Enem 2015

Por: Fernando Rodrigues*

Em 2014, a redação solicitada no Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, surpreendeu muitos estudantes. O tema “publicidade infantil” foi polêmico e pegou muitos candidatos desprevenidos. Muitos não conseguiram desenvolver o assunto e, consequentemente, tiveram notas baixas no teste escrito.

Para este ano, o exame já tem data marcada. A prova acontecerá nos dias 24 e 25 de outubro, sendo que as inscrições começam no dia 25 de maio e se estendem até 5 de junho. São esperadas nove milhões de inscrições em todo o Brasil, entre estudantes que fazem o teste pela primeira vez e àqueles que já conhecem e realizam o exame há anos esperando por vagas e oportunidades únicas que o projeto oferece.

Para alcançar boas notas e estar preparado para ingressar no ensino superior, estudar os conteúdos cobrados é fundamental e como exemplo do ano passado, é importante dar atenção especial à redação. Alguns sites oferecem dicas muito úteis de como se preparar para esta etapa da prova. Outros, como o Alfacon Concursos, oferecem cursos gratuitos com materiais online e videoaulas que abordam o tema de forma mais direta e dinâmica, além de professores que esclarecem dúvidas recorrentes e dão dicas importantes sobre a produção de texto. São 15 aulas de 13 minutos cada, com a possibilidade de assistir os vídeos repetidas vezes. Para suplementar ainda mais o material, são disponibilizadas 15 fichas de estudo em formato PDF para os inscritos.

Outra dica essencial é responder os simulados baseados no perfil do Enem. O teste aplicado pelo MEC possui uma linha de trabalho específica que, diferente dos vestibulares comuns, trabalha diversas habilidades em uma mesma questão e refere-se especialmente ao conteúdo estudado durante o ensino médio. Visitar o portal do Inep também é válido. O site oferece a possibilidade de checar os assuntos principais que serão solicitados e disponibiliza algumas questões cobradas dos anos anteriores.

Informações sobre o Enem 2015

O Enem 2015 terá algumas diferenças. A taxa de inscrição passou a ser R$ 63, ante R$ 35 do ano passado. Entretanto, alguns candidatos podem conseguir a isenção comprovando que estão cursando o último ano do ensino médio na rede pública de ensino ou que possuem carência, segundo as regras do edital. Nesse caso, se os candidatos faltarem às provas e quiserem prestar o vestibular novamente no próximo ano, não terão acesso à isenção.

Outra novidade é o cartão de inscrição. Nas outras edições, o item era impresso e enviado via correio. Agora, ele poderá ser consultado diretamente no site do Enem, sem necessidade de apresentá-lo no dia do teste..

*Colaborador do blog
Compartilhar:

0 comentários:

PONTO FINAL

DESTAQUE:

Alcoa tem projetos de neutralização de emissões no Brasil inseridos no prêmio Global ReLeaf 2019

Quatro projetos de neutralização das emissões de CO2 desenvolvidos pela Alcoa no Brasil estão entre os dez escolhidos para o prêmio Globa...

Amazônia Protege

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive