sábado, 16 de maio de 2015

Candidatos já podem reforçar os estudos para o Enem 2015

Por: Fernando Rodrigues*

Em 2014, a redação solicitada no Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, surpreendeu muitos estudantes. O tema “publicidade infantil” foi polêmico e pegou muitos candidatos desprevenidos. Muitos não conseguiram desenvolver o assunto e, consequentemente, tiveram notas baixas no teste escrito.

Para este ano, o exame já tem data marcada. A prova acontecerá nos dias 24 e 25 de outubro, sendo que as inscrições começam no dia 25 de maio e se estendem até 5 de junho. São esperadas nove milhões de inscrições em todo o Brasil, entre estudantes que fazem o teste pela primeira vez e àqueles que já conhecem e realizam o exame há anos esperando por vagas e oportunidades únicas que o projeto oferece.

Para alcançar boas notas e estar preparado para ingressar no ensino superior, estudar os conteúdos cobrados é fundamental e como exemplo do ano passado, é importante dar atenção especial à redação. Alguns sites oferecem dicas muito úteis de como se preparar para esta etapa da prova. Outros, como o Alfacon Concursos, oferecem cursos gratuitos com materiais online e videoaulas que abordam o tema de forma mais direta e dinâmica, além de professores que esclarecem dúvidas recorrentes e dão dicas importantes sobre a produção de texto. São 15 aulas de 13 minutos cada, com a possibilidade de assistir os vídeos repetidas vezes. Para suplementar ainda mais o material, são disponibilizadas 15 fichas de estudo em formato PDF para os inscritos.

Outra dica essencial é responder os simulados baseados no perfil do Enem. O teste aplicado pelo MEC possui uma linha de trabalho específica que, diferente dos vestibulares comuns, trabalha diversas habilidades em uma mesma questão e refere-se especialmente ao conteúdo estudado durante o ensino médio. Visitar o portal do Inep também é válido. O site oferece a possibilidade de checar os assuntos principais que serão solicitados e disponibiliza algumas questões cobradas dos anos anteriores.

Informações sobre o Enem 2015

O Enem 2015 terá algumas diferenças. A taxa de inscrição passou a ser R$ 63, ante R$ 35 do ano passado. Entretanto, alguns candidatos podem conseguir a isenção comprovando que estão cursando o último ano do ensino médio na rede pública de ensino ou que possuem carência, segundo as regras do edital. Nesse caso, se os candidatos faltarem às provas e quiserem prestar o vestibular novamente no próximo ano, não terão acesso à isenção.

Outra novidade é o cartão de inscrição. Nas outras edições, o item era impresso e enviado via correio. Agora, ele poderá ser consultado diretamente no site do Enem, sem necessidade de apresentá-lo no dia do teste..

*Colaborador do blog
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Aumento no número de idosos reflete nos gastos com aposentadorias no Pará, diz especialista

A expectativa de vida de quem nasce no Pará passou de 71 , 9 anos em 2015 para 72,1, no ano passado. Os dados são do Instituto Brasileiro d...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive