Santarém - 356 anos

Santarém - 356 anos

..

..

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Cursos e dias de campo demonstram as potencialidades do ILPF em Santarém

O sistema que reúne em uma mesma área agricultura, pecuária e floresta, e que tem demonstrado ser uma alternativa viável para diversificar a produção e melhorar a renda dos produtores rurais sem o aumento da área plantada, será tema de dois cursos e dias de campo, no período de 18 a 22 de maio, em Santarém, no oeste do Pará. Essa tecnologia chamada de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) foi desenvolvida pela Embrapa e parceiros e conta ainda com um forte componente ambiental, por proporcionar a recuperação de áreas degradadas e a diminuição da pressão sobre a floresta.

Em Santarém, os cursos são destinados a públicos distintos e que têm relação direta à potencialidade produtiva da região. O curso “Estudo sobre o manejo de solo e sua importância nos sistemas ILPF e Plantio Direto”, é voltado aos estudantes de agronomia e engenharia florestal, da Universidade Federal do Oeste Paraense (Ufopa). Já o curso “Correção e adubação de solo no sistema ILPF”, vai reunir técnicos da Emater, Banco da Amazônia e produtores de vários municípios da região. As inscrições estão encerradas.

Para o pesquisador da Embrapa Arystides Resende Silva, um dos ministrantes do curso, Santarém se destaca regionalmente pela produção de grãos e o conhecimento sobre os solos da região possibilitará aos produtores a redução de custos e o aumento da produtividade. Ele explica que os eventos irão demonstrar o potencial do sistema ILPF, o qual visa à integração da atividade agrícola, pecuária e floresta, realizadas na mesma área em cultivos consorciados, em sucessão ou rotação. “Com a utilização deste sistema temos uma minimização em relação aos custos de produção, uma vez que os resíduos das adubações das primeiras culturas a entrarem no sistema servem para as próximas culturas, soma-se a isso, o componente florestal que busca nutrientes em profundidades e realiza a reciclagem do solo”, explicou o pesquisador.

Os eventos culminam em dias de campo, para que os participantes conheçam na prática, experiências em ILPF localizadas no campo experimental da Embrapa, em Santarém, e na Fazenda Nossa Senhora Aparecida, em Belterra.

Rede de Fomento à Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF)

Por meio dos eventos, Santarém entra na agenda da Rede de Fomento à Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) que tem por objetivo levar aos produtores as tecnologias que permitem a efetivação do sistema. A Rede foi criada em abril de 2012 por meio de parcerias público-privadas, assinadas entre Embrapa, Cocamar, John Deere e Syngenta, para somar esforços na implementação de mecanismos que incentivem a adoção dos sistemas ILPF no País.

Serviço:
Curso - Estudo sobre o manejo do solo e sua importância nos Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta ILPF e Plantio Direto
Local: Ufopa – Campus Tapajós - Santarém Pará
Público: alunos dos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal da Ufopa
18 a 21/05 – (noite)
22/05 – (tarde) Dia de Campo manejo do solo e sua importância nos sistemas ILPF e Plantio Direto, na Fazenda Nossa Senhora Aparecida. (Belterra-PA).

Fonte: Ascom/Embrapa
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Ator Paulo Silvino morre aos 78 anos no Rio

O ator e humorista Paulo Silvino morreu na manhã de hoje (17), aos 78 anos, em sua casa na Barra da Tijuca, na zona oeste da cidade d...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive