sexta-feira, 15 de maio de 2015

Cursos e dias de campo demonstram as potencialidades do ILPF em Santarém

O sistema que reúne em uma mesma área agricultura, pecuária e floresta, e que tem demonstrado ser uma alternativa viável para diversificar a produção e melhorar a renda dos produtores rurais sem o aumento da área plantada, será tema de dois cursos e dias de campo, no período de 18 a 22 de maio, em Santarém, no oeste do Pará. Essa tecnologia chamada de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) foi desenvolvida pela Embrapa e parceiros e conta ainda com um forte componente ambiental, por proporcionar a recuperação de áreas degradadas e a diminuição da pressão sobre a floresta.

Em Santarém, os cursos são destinados a públicos distintos e que têm relação direta à potencialidade produtiva da região. O curso “Estudo sobre o manejo de solo e sua importância nos sistemas ILPF e Plantio Direto”, é voltado aos estudantes de agronomia e engenharia florestal, da Universidade Federal do Oeste Paraense (Ufopa). Já o curso “Correção e adubação de solo no sistema ILPF”, vai reunir técnicos da Emater, Banco da Amazônia e produtores de vários municípios da região. As inscrições estão encerradas.

Para o pesquisador da Embrapa Arystides Resende Silva, um dos ministrantes do curso, Santarém se destaca regionalmente pela produção de grãos e o conhecimento sobre os solos da região possibilitará aos produtores a redução de custos e o aumento da produtividade. Ele explica que os eventos irão demonstrar o potencial do sistema ILPF, o qual visa à integração da atividade agrícola, pecuária e floresta, realizadas na mesma área em cultivos consorciados, em sucessão ou rotação. “Com a utilização deste sistema temos uma minimização em relação aos custos de produção, uma vez que os resíduos das adubações das primeiras culturas a entrarem no sistema servem para as próximas culturas, soma-se a isso, o componente florestal que busca nutrientes em profundidades e realiza a reciclagem do solo”, explicou o pesquisador.

Os eventos culminam em dias de campo, para que os participantes conheçam na prática, experiências em ILPF localizadas no campo experimental da Embrapa, em Santarém, e na Fazenda Nossa Senhora Aparecida, em Belterra.

Rede de Fomento à Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF)

Por meio dos eventos, Santarém entra na agenda da Rede de Fomento à Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) que tem por objetivo levar aos produtores as tecnologias que permitem a efetivação do sistema. A Rede foi criada em abril de 2012 por meio de parcerias público-privadas, assinadas entre Embrapa, Cocamar, John Deere e Syngenta, para somar esforços na implementação de mecanismos que incentivem a adoção dos sistemas ILPF no País.

Serviço:
Curso - Estudo sobre o manejo do solo e sua importância nos Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta ILPF e Plantio Direto
Local: Ufopa – Campus Tapajós - Santarém Pará
Público: alunos dos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal da Ufopa
18 a 21/05 – (noite)
22/05 – (tarde) Dia de Campo manejo do solo e sua importância nos sistemas ILPF e Plantio Direto, na Fazenda Nossa Senhora Aparecida. (Belterra-PA).

Fonte: Ascom/Embrapa
Compartilhar:

0 comentários:

PONTO FINAL

DESTAQUE:

Alcoa tem projetos de neutralização de emissões no Brasil inseridos no prêmio Global ReLeaf 2019

Quatro projetos de neutralização das emissões de CO2 desenvolvidos pela Alcoa no Brasil estão entre os dez escolhidos para o prêmio Globa...

Amazônia Protege

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive