sábado, 16 de maio de 2015

Evento incentiva empreendedorismo social com jovens ribeirinhos

Por: Lilian Campelo*

Cerca de 120 jovens entre 17 a 29 anos das comunidades da Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns irão participar. Como o próprio nome já diz, o evento será uma oportunidade para que muitos jovens possam desenvolver e aprimorar a criatividade para a geração de ideais, para isso durante quatro dias serão realizadas atividades que irão estimular sua energia criativa direcionada a encontrar soluções inovadoras aos problemas existentes em suas comunidades, utilizado a tecnologia como ferramenta para empreendedorismo social.

Será no Beiradão que ocorrerá a pré-inscrição para a terceira turma do curso Jovens Empreendedores do Tapajós. Serão ofertadas 25 vagas para jovens entre 17 a 29 anos. O curso é dividido em dez módulos com carga horária de 20hs semanais que ocorrem de quinta à sexta-feira de 8hs às 12hs e das 14hs às 18hs; aos sábados de 9hs às 12hs. As aulas incluem assuntos ligados ao universo do empreendedorismo como gestão de negócios, aplicativos móveis, publicidade e marketing, ferramentas tecnológicas, entre outros.

A fase em que mais pensamos sobre futuro começa na juventude, e no caso dos jovens que moram nas comunidades ribeirinhas há o desejo de morar na cidade em busca de melhores oportunidades, mas ao mesmo tempo existe um enorme sentimento de não querer abandonar as raízes e, ao mesmo tempo, uma enorme vontade de ajudar e fazer mais pela comunidade onde mora.

Esse fato é acompanhado de perto pelo Saúde e Alegria há muitos anos. Ao longo do tempo percebeu-se que muitos meninos e meninas, na sua maioria, se preocupam com os problemas que suas comunidades possuem, mas muitos deles não sabem como contribuir, por onde começar a pensar numa solução que seja viável socialmente e economicamente, pois em muitos casos não se consegue enxergar e perceber que são nos problemas que se podem encontrar as boas ideais.

É sob essa perspectiva que o Saúde e Alegria, em parceria com A Fundação Telefônica, vem contribuindo no despertar de muito jovens para o empreendedorismo social através do curso Jovens Empreendedores do Tapajós. 


São diversos os exemplos de empreendimentos que vem sendo realizadas nas comunidades da Resex Tapajós-Arapiuns como artesanato da floresta e turismo de base comunitária, gerando emprego e renda para muitas famílias. O curso Jovens Empreendedores do Tapajós busca incentivar a criação de ideias, com foco na tecnologia, para se criar iniciativas empreendedoras que possam contribuir com o desenvolvimento das comunidades onde esses jovens moram, demonstrando assim que eles podem construir seu futuro sem precisar sair de seus territórios.

Negócios Sociais
São iniciativas financeiramente sustentáveis, geridas por pequenos negócios, com viés econômico e caráter social e/ou ambiental, que contribuíam para a transformação da realidade de populações excluídas buscando soluções a problemas sociais.

Serviços:
Local: Chácara A&C, localizada no Mararu
Data: 18 a 21


*É jornalista no Projeto Saúde Alegria
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Aumento no número de idosos reflete nos gastos com aposentadorias no Pará, diz especialista

A expectativa de vida de quem nasce no Pará passou de 71 , 9 anos em 2015 para 72,1, no ano passado. Os dados são do Instituto Brasileiro d...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive