Santarém - 356 anos

Santarém - 356 anos

..

..

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Santarém recebe expedição que refaz os caminhos de Pedro Teixeira na Amazônia

Os caminhos do colonizador português Pedro Teixeira por cidades da região Amazônica estão sendo refeitos através da expedição “Os Caminhos de Pedro Teixeira”. A expedição aportou no início da tarde de hoje (quinta-feira, 21/05) no porto da Companhia Docas do Pará (CDP) em Santarém. Os membros da comitiva foram recepcionados pelo prefeito Alexandre Von e os secretários Valdir Matias Jr. (SEMDETUR) e Irene Escher (SEMED), além do presidente da Câmara Municipal, vereador Reginaldo Campos. A comitiva, que trouxe o embaixador de Portugal no Brasil Francisco Ribeiro Teles e o vice-cônsul de Portugal em Belém/PA Joaquim Ludovina do Rosário, estará nesta sexta-feira (22/05) cumprindo uma agenda oficial de reuniões e visita à cidade, depois partirá rumo ao Rio Tapajós, visitando Alter do Chão e comunidades ribeirinhas.

O chefe da expedição, o advogado português Antônio Bacelar Carrelhas, disse que é um grande honra para quem faz parte da comitiva percorrer os caminhos de Pedro Teixeira. Segundo ele, foi em 16 de agosto de 1639 que o colonizador tomou posse dos territórios da Amazônia para a Coroa de Portugal. “E obviamente que essa tomada de posse, com documento escrito por escrivão, serviu ao Brasil para ter essa imensidade territorial que é a Amazônia”, explicou.

Para o prefeito Alexandre Von foi uma grande alegria estar recebendo a comitiva que refaz os caminhos de Pedro Teixeira. Segundo Von, essa é mais uma oportunidade de interagir, relacionar-se e buscar novas parcerias com Portugal.

“Sempre que é possível uma interação entre nossas cidades e nossos países é uma janela nova que se abre para novas parcerias e um relacionamento mais próximos entre nossas cidades e nossos países”, ponderou o prefeito.

A expedição começou em agosto do ano passado, percorrendo algumas cidades do estado do Amazonas, iniciando por Tabatinga. A segunda fase começou por Manaus, aportando, posteriormente, em Parintins, Oriximiná e Óbidos. Depois de Santarém, a comitiva segue para Alenquer, Monte Alegre e Almeirim. A chegada da expedição está marcada para 04 de junho deste ano e faz parte das comemorações dos 400 anos de Belém, que serão comemorados a partir de janeiro de 2016. (PMS)

Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Ator Paulo Silvino morre aos 78 anos no Rio

O ator e humorista Paulo Silvino morreu na manhã de hoje (17), aos 78 anos, em sua casa na Barra da Tijuca, na zona oeste da cidade d...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive