terça-feira, 2 de junho de 2015

Alcoa apoia projeto Bairro Sustentável em Juruti

Atitudes simples como separar o lixo de forma correta para destinação adequada contribuem, significativamente, para um ambiente limpo e saudável. Pensando nisso, o município de Juruti, no oeste paraense, acaba de implantar o Projeto Bairro Sustentável no bairro do Maracanã para despertar a conscientização ambiental dos moradores na localidade. Apoiado pela Alcoa, empresa que opera empreendimento de mineração de bauxita na região, o projeto envolve a parceria do Conselho Juruti Sustentável (Conjus), Prefeitura, Associação dos Moradores do Bairro do Maracanã (AMOBAM) e Fundo Juruti Sustentável (Funjus).

O Bairro Sustentável é uma ação piloto que servirá de base para o Plano Municipal de Resíduos Sólidos. Nesta primeira fase, estão sendo realizadas as oficinas de sensibilização, com foco na educação ambiental e curso de formação de 40 agentes multiplicadores nessa área de atuação. Após essa etapa, serão realizados dois mutirões de limpeza no bairro Maracanã e no Lago Jará – um dos principais mananciais que abastecem a cidade.

“Vamos difundir a reciclagem do lixo junto com os demais parceiros. Teremos oficinas mostrando como a comunidade deve fazer a coleta e armazenamento correto do lixo, separando o que pode ser reaproveitado. Nosso objetivo é tocar na consciência do cidadão para que ele se veja, também, como responsável pelo cuidado com o lixo, seja em casa, no trabalho ou na rua. Que as pessoas abracem essa causa, nos ajudando a levar em frente esse grande projeto”, motiva Assunção Mascarenhas, presidente do Conselho Juruti Sustentável.

O presidente da Associação dos Moradores do Bairro Maracanã (AMOBAM), Nadson Oliveira, acredita no êxito do projeto e afirma que a ação será essencial para preservação ambiental. “Nosso sonho é que o Maracanã seja modelo para outros bairros. Acreditamos que o projeto transformará a mentalidade das pessoas, que vão se conscientizar em não jogar o lixo no meio em que vivem. Com isso, teremos uma qualidade de vida melhor”, avalia.


O comunitário ressalta que o cuidado com o meio ambiente reflete na saúde da população. “Se tivermos um bairro cheio de lixo e cheio de problemas, como esgoto a céu aberto, tudo isso vai ocasionar problemas de saúde. É importante que as crianças, adolescentes e jovens tenham uma nova expectativa de vida, com um meio ambiente mais saudável. E para isso, temos que começar a plantar agora essa herança para as futuras gerações”, alerta.

Durante a programação da Semana do Meio Ambiente, iniciada esta semana em Juruti, também será inaugurada a Unidade Piloto de Entrega de Resíduos no bairro Maracanã, além de uma exposição e avaliações sobre os resultados do projeto Bairro Sustentável.

Fonte: Temple Comunicação
Compartilhar:

0 comentários:

PONTO FINAL

DESTAQUE:

Alcoa tem projetos de neutralização de emissões no Brasil inseridos no prêmio Global ReLeaf 2019

Quatro projetos de neutralização das emissões de CO2 desenvolvidos pela Alcoa no Brasil estão entre os dez escolhidos para o prêmio Globa...

Amazônia Protege

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive