terça-feira, 16 de junho de 2015

Alcoa incentiva conservação ambiental nas comunidades de Juruti

Com o tema “Todos a Favor do Meio Ambiente”, a Alcoa, em parceria com a Prefeitura de Juruti, realiza uma intensa programação ambiental nas escolas e comunidades do município, onde a empresa opera uma mina de bauxita. Palestras sobre biodiversidade, água, energia e consumo sustentável, gincana, oficina de reciclagem para crianças entre 6 e 9 anos e cine ambiental movimentarão a cidade até o dia 19 de junho em comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente.

Haverá, também, a distribuição de 2.500 mudas de espécies frutíferas e ornamentais. As ações são executadas pela empresa Terra Meio Ambientes por meio do Programa de Educação Ambiental “Práticas Sustentáveis”. A prefeitura de Juruti participa da ação por meio das Secretarias de Educação e de Meio Ambiente, e da BIEMA (Base Integrada de Educação e Meio Ambiente).

A programação é considerada fundamental para sensibilizar as escolas e as comunidades na estruturação de espaços de diálogo que promovam reflexões sobre a preservação ambiental. “Nosso objetivo é promover ações educativas e práticas sustentáveis para as comunidades de Juruti. É importante que todos participem e apoiem iniciativas que tragam melhorias reais à qualidade de vida local”, diz Volnei Tenfen, superintendente de Meio Ambiente da Alcoa Juruti.

Saiba como contribuir para a conservação do meio ambiente:

*Não desperdice água. Escove os dentes, com a torneira fechada. Cinco minutos de escovação, com a torneira aberta, gasta mais de 12 litros de água;
*Acumule as roupas para passar, consumindo menos energia elétrica;
*No banho, desligue o chuveiro enquanto se ensaboa;
*Faça a destinação correta dos resíduos, separando o lixo seco, do úmido.

Bosque Vida une meio ambiente e segurança

Além de ações com a comunidade, a Alcoa também realiza atividades constantes com os funcionários para conscientizar sobre a conservação ambiental e alertar sobre a segurança no trabalho. Entre os exemplos, está o Bosque Vida, recentemente inaugurado no terminal portuário da empresa, em Juruti. No Bosque, a cada risco de fatalidade identificado e eliminado, planta-se uma nova árvore. Já foi feito o primeiro plantio na Unidade, com 21 mudas de Ipê.


“Entendemos que se conseguirmos identificar esses perigos, vamos eliminar condições que estão adormecidas. A ideia é engajar mais e mais funcionários a identificarem esses perigos por meio de um amplo processo de melhoria da percepção de risco e do reconhecimento das pessoas. Nossa meta para 2015 é de 56 perigos de fatalidades e já identificamos e controlamos 28. Estamos no caminho certo para a construção de um ambiente livre de incidentes”, frisa José Carlos Sakai, gerente de Segurança, Saúde e Meio Ambiente da Alcoa Juruti.

O gerente enfatiza que essa iniciativa colabora com a conservação do meio ambiente e também integra o Programa 10 Milhões de Árvores, lançado pela Alcoa em nível mundial em 2003, incentivando o plantio de árvores em todas as unidades da companhia como contribuição para a sustentabilidade global.


Sobre a Alcoa

Líder mundial em tecnologia, engenharia e fabricação de metais leves, a Alcoa inova em soluções multimateriais que fazem nosso mundo avançar. A Alcoa atua no Brasil há 50 anos e, além de operar minas de bauxita e refinarias de alumina, oferece uma ampla variedade de soluções inovadoras aos mercados do Brasil, entre as quais sistemas de construção e edificação, transporte comercial, bens de consumo, embalagens, produtos automotivos, aeroespaciais e químicos, petróleo e gás, além de máquinas e equipamentos industriais. Em 2014, foi escolhida pela oitava vez como uma das empresas-modelo pelo Guia Exame de Sustentabilidade. Também foi reconhecida pela 13ª vez como uma das Melhores Empresas para Trabalhar, de acordo com o Great Place to Work Institute. Para mais informações, visite o site www.alcoa.com.br e siga @Alcoa no Twitter, em twitter.com/AlcoaBrasil, e no Facebook, em facebook.com/AlcoaBrasil.


Fonte: Temple Comunicação
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Aumento no número de idosos reflete nos gastos com aposentadorias no Pará, diz especialista

A expectativa de vida de quem nasce no Pará passou de 71 , 9 anos em 2015 para 72,1, no ano passado. Os dados são do Instituto Brasileiro d...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive