terça-feira, 16 de junho de 2015

Alcoa incentiva conservação ambiental nas comunidades de Juruti

Com o tema “Todos a Favor do Meio Ambiente”, a Alcoa, em parceria com a Prefeitura de Juruti, realiza uma intensa programação ambiental nas escolas e comunidades do município, onde a empresa opera uma mina de bauxita. Palestras sobre biodiversidade, água, energia e consumo sustentável, gincana, oficina de reciclagem para crianças entre 6 e 9 anos e cine ambiental movimentarão a cidade até o dia 19 de junho em comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente.

Haverá, também, a distribuição de 2.500 mudas de espécies frutíferas e ornamentais. As ações são executadas pela empresa Terra Meio Ambientes por meio do Programa de Educação Ambiental “Práticas Sustentáveis”. A prefeitura de Juruti participa da ação por meio das Secretarias de Educação e de Meio Ambiente, e da BIEMA (Base Integrada de Educação e Meio Ambiente).

A programação é considerada fundamental para sensibilizar as escolas e as comunidades na estruturação de espaços de diálogo que promovam reflexões sobre a preservação ambiental. “Nosso objetivo é promover ações educativas e práticas sustentáveis para as comunidades de Juruti. É importante que todos participem e apoiem iniciativas que tragam melhorias reais à qualidade de vida local”, diz Volnei Tenfen, superintendente de Meio Ambiente da Alcoa Juruti.

Saiba como contribuir para a conservação do meio ambiente:

*Não desperdice água. Escove os dentes, com a torneira fechada. Cinco minutos de escovação, com a torneira aberta, gasta mais de 12 litros de água;
*Acumule as roupas para passar, consumindo menos energia elétrica;
*No banho, desligue o chuveiro enquanto se ensaboa;
*Faça a destinação correta dos resíduos, separando o lixo seco, do úmido.

Bosque Vida une meio ambiente e segurança

Além de ações com a comunidade, a Alcoa também realiza atividades constantes com os funcionários para conscientizar sobre a conservação ambiental e alertar sobre a segurança no trabalho. Entre os exemplos, está o Bosque Vida, recentemente inaugurado no terminal portuário da empresa, em Juruti. No Bosque, a cada risco de fatalidade identificado e eliminado, planta-se uma nova árvore. Já foi feito o primeiro plantio na Unidade, com 21 mudas de Ipê.


“Entendemos que se conseguirmos identificar esses perigos, vamos eliminar condições que estão adormecidas. A ideia é engajar mais e mais funcionários a identificarem esses perigos por meio de um amplo processo de melhoria da percepção de risco e do reconhecimento das pessoas. Nossa meta para 2015 é de 56 perigos de fatalidades e já identificamos e controlamos 28. Estamos no caminho certo para a construção de um ambiente livre de incidentes”, frisa José Carlos Sakai, gerente de Segurança, Saúde e Meio Ambiente da Alcoa Juruti.

O gerente enfatiza que essa iniciativa colabora com a conservação do meio ambiente e também integra o Programa 10 Milhões de Árvores, lançado pela Alcoa em nível mundial em 2003, incentivando o plantio de árvores em todas as unidades da companhia como contribuição para a sustentabilidade global.


Sobre a Alcoa

Líder mundial em tecnologia, engenharia e fabricação de metais leves, a Alcoa inova em soluções multimateriais que fazem nosso mundo avançar. A Alcoa atua no Brasil há 50 anos e, além de operar minas de bauxita e refinarias de alumina, oferece uma ampla variedade de soluções inovadoras aos mercados do Brasil, entre as quais sistemas de construção e edificação, transporte comercial, bens de consumo, embalagens, produtos automotivos, aeroespaciais e químicos, petróleo e gás, além de máquinas e equipamentos industriais. Em 2014, foi escolhida pela oitava vez como uma das empresas-modelo pelo Guia Exame de Sustentabilidade. Também foi reconhecida pela 13ª vez como uma das Melhores Empresas para Trabalhar, de acordo com o Great Place to Work Institute. Para mais informações, visite o site www.alcoa.com.br e siga @Alcoa no Twitter, em twitter.com/AlcoaBrasil, e no Facebook, em facebook.com/AlcoaBrasil.


Fonte: Temple Comunicação
Compartilhar:

0 comentários:

PONTO FINAL

DESTAQUE:

Alcoa tem projetos de neutralização de emissões no Brasil inseridos no prêmio Global ReLeaf 2019

Quatro projetos de neutralização das emissões de CO2 desenvolvidos pela Alcoa no Brasil estão entre os dez escolhidos para o prêmio Globa...

Amazônia Protege

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive