quinta-feira, 4 de junho de 2015

Expansão da orla: Aces pede ordenamento para atracação de embarcações

A Prefeitura de Santarém pretende iniciar ainda este ano o projeto de expansão da Orla da Cidade. Em decorrência disso haverá alterações nas atracações das embarcações no local. Preocupada com os impactos negativos no comércio, a Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES) reuniu com a prefeitura municipal, a Companhia Docas do Pará e Capitania Fluvial dos Portos para tratar do Ordenamento para Atracação de Embarcações na Orla.

A ampliação da orla será executada do perímetro da Loja Fim do Mundo até a Lotérica, localizada na Avenida Tapajós, correspondente a 225 metros, com isso as atracações passam a ser inviáveis. Para minimizar a situação, o projeto contempla a construção de três píeres, porém até o momento não há verba para custeá-los, o que preocupa os comerciantes do entorno. O desafio será articular junto à esfera estadual e federal a captação deste recurso. “Nós temos não temos recursos captados para construção, então, terá que ser feita uma sensibilização, inclusive através de emenda parlamentar de deputado estadual ou federal para viabilizar a construção de pelo menos um píer”, declarou o secretário de Planejamento, Nélio Aguiar.

Outra situação é quanto à necessidade de estabelecer limites para atracações de embarques por atividades que atualmente não existe e que compete a CDP fazer a devida ordenação, conforme determina a legislação federal. Visando colocar em prática estas delimitações, a ACES solicitará a CDP que autorize a prefeitura de Santarém fazer ordenamento e organização na Orla. Desde 2010 o governo municipal vem tentando essa autorização.

“Desde a gestão do governo anterior solicitou que se passe para o município de Santarém a prerrogativa de atuar, ordenar, fiscalizar, fazer a gestão da orla, que atualmente está sob a responsabilidade da CDP. Nós aguardamos a definição do novo presidente da CDP para que seja dada celeridade nesta solicitação”, concluiu Nélio.

Fonte: Aces
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Mais de 1.200 veículos retidos serão leiloados pelo Detran em Belém e Santarém

O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) vai leiloar 1211 veículos, entre carros e motocicletas, que estão retidos nos par...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive