terça-feira, 9 de junho de 2015

Imprudência é a principal causa de acidentes de trânsito

Todos os dias, o setor de urgência e emergência do Pronto Socorro Municipal de Santarém atende dezenas de pessoas vítimas de acidentes de trânsito. Na maioria dos casos, as vítimas são atropeladas por condutores irresponsáveis, que agem com total desrespeito às leis de trânsito e imprudência, ignorando os direitos dos pedestres e tirando a vida de inocentes. O caso mais recente foi registrado na manhã do último dia 2, nos arredores do Parque da Cidade. Um taxista atropelou uma senhora que caminhava pelo calçadão e fugiu sem prestar socorro à vítima. Ela morreu após dar entrada em estado grave no PSM. Um médico informou ao QP que diariamente o setor de urgência e emergência do pronto socorro atende inúmeras pessoas vítimas de acidente de trânsito. Muitos sem ferimentos graves, que superlotam os leitos do hospital. Outros, no entanto, aumentam as estatísticas de mortes no trânsito causado pela imprudência.

O profissional alerta que é necessário que os motoristas tenham mais respeito com as leis de trânsito, pois a imprudência tem sido fator determinante para as mortes trágicas no trânsito da cidade. Ele também sugere que os órgãos de segurança que fiscalizam o setor atuem com rigor punindo quem insiste em estacionar em locais proibidos, avança sinal vermelho e não para nas faixas de pedestres, dando preferência ao cidadão de também utilizar as vias públicas em segurança. Enquanto a sociedade santarena não se conscientizar e ter mais respeito com a vida dos outros, as mortes continuarão ocorrendo e os leitos dos hospitais permanecerão superlotados.

De acordo com dados fornecidos ao blog pela direção do Hospital Municipal de Santarém, no período de janeiro a abril deste ano, foram atendidas 1.116 pessoas vítimas de acidentes de trânsito na cidade. Os números mostram que as vítimas de acidentes envolvendo motos são as com maior frequência no setor de urgência e emergência do hospital. De janeiro a abril de 2015, foram 558 pessoas acidentadas com motos. Já os casos de atropelamento também não param de crescer. Já foram contabilizados 106 em quatro meses. Já as vítimas de acidentes envolvendo carros e motos somam-se 302 neste período. Os números são crescentes e preocupantes, segundo o médico plantonista que pediu para não ser citado na matéria. “Nós realizamos vários atendimentos em vítimas de acidentes de trânsito, ciclistas, motociclistas e pedestres. O que eu percebo é que a maioria desses pacientes foram vítimas da imprudência dos próprios condutores. As pessoas não têm respeito com a vida, nem com a delas e nem com a dos outros”, alerta o médico.

Ele destaca ainda que as vítimas de acidentes chegam a todo instante, durante o dia, à noite e principalmente nos finais de semana. O profissional afirma que todos os dias, médicos e enfermeiros atendem inúmeros casos de pessoas com ferimentos graves e também com apenas escoriações. “Nós ficamos espantados com tantas vítimas de acidente de trânsito! Acho que é hora de a imprensa, as autoridades e demais órgãos públicos se unir e promoverem uma ampla campanha tentando conscientizar a sociedade, pois do jeito que está isso vai acabar prejudicando todo o sistema de saúde. A imprudência é um mal que precisa ser curado!”, diz.

O médico afirma que o desrespeito com as leis de trânsito acaba por fazer novas vítimas. “O motorista que avança o sinal vermelho corre o risco de atingir outro veículo ou atropelar um pedestre. A gente vê isso no nosso dia a dia: carros parados em filas duplas, motorista andando pela contramão, cruzando a preferencial do outro, estacionamento em calçadas e até embaixo de placas que proíbem o estacionamento em determinados locais. Tudo isso reforça a falta de respeito dos motoristas com as nossas leis de trânsito, se cumpridas certamente os índices de acidentes de trânsito seriam bem melhor em nossa cidade”, pondera o médico.
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Mais de 1.200 veículos retidos serão leiloados pelo Detran em Belém e Santarém

O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) vai leiloar 1211 veículos, entre carros e motocicletas, que estão retidos nos par...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive