segunda-feira, 29 de junho de 2015

MDS entrega microssistema de água em Mojui dos Campos

Água de boa qualidade para beber, cozinhar, escovar os dentes e outros usos do dia-a-dia. O que parece comum para muitos ainda é um luxo para parte da população brasileira. A aposentada Maria Lira de Souza, 63 anos, também lutava para conseguir água limpa para a família, mas agora comemora o líquido precioso que tem todo dia em casa. “Tenho água toda hora, bem branquinha, parece até água mineral!”, conta, com alegria.

Moradora do Projeto de Assentamento (PA) Moju I, no município de Mojuí dos Campos (PA), dona Maria foi uma das mais de 340 famílias que foram beneficiadas com os Sistemas de Abastecimentos e poços tubulares rasos do Programa Água para Todos no PA Moju I e II. Junto com o marido, ela planta mandioca, feijão, melancia, milho e algumas hortaliças. Vende o que produz para complementar a renda. “As pessoas vão até o assentamento comprar as coisas que eu planto. Eles compram tudo”, afirmou.

Esta é a primeira vez que a política de acesso à agua do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) chega à população da região Norte. No PA Moju I e II, serão entregues nesta terça-feira (30) cinco Sistemas de Abastecimento, conhecidos como Poços Tubulares Profundos, beneficiando 224 famílias dos assentamentos e mais 124 poços tubulares rasos.

Para o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Arnoldo de Campos, as tecnologias são fundamentais para a segurança alimentar e nutricional das famílias. “A região Norte também tem problemas estruturais no acesso à água. As comunidades rurais têm problemas com a qualidade e regularidade da água”, explicou.


As tecnologias sociais de captação de água implantadas na região são resultado do convênio assinado entre o MDS e o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam). O objetivo é promover o acesso à água para consumo humano nos Projetos de Assentamento Moju I e II, Cristalino e Bom Jardim, da região da BR-163 e da Transamazônica (BR-230), no Pará. A previsão é atender 590 famílias com poços tubulares profundos, poços tubulares rasos tipo caneca e sistemas de captação de água da chuva.

Com papel estratégico no combate à fome e à pobreza, o programa Água para Todos é uma ação do governo federal, executada pelos Ministérios da Integração Nacional, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, do Meio Ambiente, além da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), da Fundação Banco do Brasil, da Petrobrás e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). As ações são executadas em parceria com organizações da sociedade civil, como o Ipam.

Fonte: Ascom/MDS
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Aumento no número de idosos reflete nos gastos com aposentadorias no Pará, diz especialista

A expectativa de vida de quem nasce no Pará passou de 71 , 9 anos em 2015 para 72,1, no ano passado. Os dados são do Instituto Brasileiro d...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive