Santarém - 356 anos

Santarém - 356 anos

..

..

terça-feira, 30 de junho de 2015

Operação Sorriso realiza cirurgias gratuitas em portadores de lábio leporino em Santarém

A cidade de Santarém, no oeste do Pará, receberá, entre 10 a 15 de agosto, a edição 2015 do Programa Humanitário da Operação Sorriso (OS), organização que realiza cirurgias gratuitas em pacientes portadores de fissuras labiopalatais (popularmente conhecidas como lábio leporino e/ou fenda palatina). Neste ano foi dado um importante passo em relação a 2014: a implementação do atendimento cirúrgico aos portadores de fissuras da região, fora da época da missão. No último mês de maio, quatro crianças fissuradas foram operadas pelos médicos Flávio Brayner Ramalho e Jocivan Pedroso, voluntários do projeto, e pela equipe do Hospital Regional do Oeste do Pará. As cirurgias também marcaram a primeira etapa do plano de oferecer o tratamento completo aos pacientes da região. Para isso, dentistas locais passaram a realizar atendimento clínico aos pacientes portadores de fissura. Em anos anteriores, fonoaudiólogos da região e profissionais da Casa da Criança já ofereciam o atendimento em outras áreas.

“Esse é o pontapé inicial para que os pacientes tenham acesso ao tratamento necessário dentro do tempo adequado, sem ter que aguardar a vinda da missão da Operação Sorriso”, comenta Luciana Garcia, coordenadora dos programas humanitários da Operação Sorriso.

Nesta edição, um time de 50 voluntários será responsável por realizar 65 cirurgias corretivas gratuitas em crianças e adultos com o problema. A seleção dos pacientes acontece no dia 10 de agosto, a partir das 8h, na Casa da Criança (Av. Barão do Rio Branco, 860 - Bairro Santa Clara, em Santarém-PA). Já as cirurgias serão realizadas entre os dias 12 e 15 de agosto, no Hospital e Maternidade Sagrada Família (Av. Presidente Vargas, 1.606, Bairro Santa Clara). Para participar da seleção, basta comparecer ao local nos dias indicados levando documentos de identificação do paciente e do responsável (em caso de menores de 18 anos) e exames de sangue recentes (realizados há seis meses ou menos), caso os tenha. Pacientes e mais um familiar que residam fora do município poderão solicitar por hospedagem gratuita no dia da avaliação. A organização também oferece transporte do alojamento até o hospital e alimentação sem custo.

Pacientes que não forem contemplados pela missão nesse ano não devem perder a esperança. Todos serão devidamente avaliados e registrados para realizar o tratamento em outro momento.

A missão conta com o apoio da Marinha do Brasil, da Secretaria Estadual de Saúde de Pará, da Secretaria Municipal de Saúde de Santarém, do Ministério Público do Pará, da Prefeitura de Santarém, da Associação Brasileira de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial (ABCCMF), da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), do Projeto Genoma Humano, do Albergue Pe. João Mors e da Casa da Criança e do Hospital e Maternidade Sagrada Família. Além disso, entre os patrocinadores estão as empresas Azul Linhas Aéreas, Ethicon, Temasek, Voltália, White Martins, Approach Comunicação Integrada, Icatu Seguros, CitiEsperança, Bionexo, Comerc, Pepsi, Jack Vartanian, Tennis Station, Instituto Azzi, Bradesco, Cristália, F/Nazca, Fundação Aumund, Staples, Txai, Schivartche Advogados, Covidien, Contém 1g, iZettle, Way Models e PRNewswire. Veja a lista completa no site www.operacaosorriso.org.br.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (93) 9 9184-0241.

Pré-cadastro

Visando uma estimativa mais fiel de demandas futuras, a Operação Sorriso criou um pré-cadastro que não é obrigatório, mas é importante para melhorar o atendimento e otimizar o tempo. Para realizar o pré-cadastro, basta acessar este link: http://programas.operacaosorriso.org.br/

Atendimento pós-operatório gratuito

No dia 19 de agosto, os pacientes que fizeram a cirurgia para correção da fissura labiopalatal durante esta missão humanitária passarão pela avaliação pós-operatória para avaliar o resultado da operação e receber orientações referentes a tratamentos complementares. “Todos devem passar pelo pós-operatório com os profissionais voluntários, pois o paciente só se recuperará plenamente se tiver todos os cuidados e fizer todos os tratamentos necessários além da cirurgia”, ressalta Luciana Garcia.


Para ajudar

Quem quiser ajudar pode fazer doações em dinheiro (para ajudar na compra de suprimentos e equipamentos médicos): http://www.operacaosorriso.org.br/participe/financie-sorrisos

Sobre a Operação Sorriso

A cada três minutos, nasce uma criança com deformidade facial no mundo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde existe uma criança com fissura para cada 650 nascidas e, todos os anos, mais de 5.800 novos casos endossam as estatísticas. A estimativa é que existam cerca de 300 mil pessoas com fissura lábio/palatal em todo o Brasil. Entretanto, não se sabe necessariamente quantas já receberam o tratamento.

Presente no país desde 1997, a Operação Sorriso já transformou a vida de mais de 220 mil pessoas ao redor do mundo. Em dezoito anos, já foram realizados mais de 87 mil exames e avaliações especializadas e mais de seis mil procedimentos cirúrgicos gratuitos em treze estados brasileiros. Trata-se de um procedimento relativamente rápido que em casos mais brandos pode durar apenas 45 minutos. Na manhã seguinte, o paciente já está liberado para retornar para casa. Entretanto, é importante o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, o qual a Operação Sorriso disponibiliza gratuitamente durante as missões ou faz o encaminhamento aos serviços especializados nas regiões onde atua.

“No último ano, conseguimos efetuar quatro mil avaliações médicas e 230 cirurgias. Nós entendemos as dificuldades que a população enfrenta para ter acesso a esses procedimentos e por isso buscamos sempre aumentar o número de procedimentos realizados. Não estamos atrás de recordes, mas do máximo de sorrisos que conseguirmos alcançar”, vibra Ana Stabel, Diretora Executiva da Operação Sorriso. Todas as etapas da ação são gratuitas, e visam devolver a dignidade, funcionalidade e autoestima para milhares de pacientes.

Além das cirurgias, a Operação Sorriso treina profissionais locais, médicos residentes e novos voluntários no atendimento aos fissurados, para torná-los aptos a prestar assistência a pacientes em diversas especialidades, como Cirurgia, Fonoaudiologia, Anestesia, Psicologia e Ortodontia.

SERVIÇO:

Missão humanitária da Operação Sorriso em Santarém (PA)
Dia de seleção dos pacientes: 10 de agosto de 2015
Local: Casa da Criança (Av. Barão do Rio Branco, 860, Bairro Santa Clara)
Horário: a partir das 8h
Informações: (93) 99184-0241
Datas das cirurgias: 12 a 15 de agosto de 2015
Local: Hospital e Maternidade Sagrada Família (Av. Presidente Vargas, 1.606, Bairro Santa Clara)

Doações para Operação Sorriso podem ser feitas direto em conta:
Associação Operação Sorriso do Brasil
CNPJ: 08.691.563/001-85
Banco Itaú – 341
Ag: 8729 C/C: 23082-4

Comunicar depósito através do e-mail: contato@operationsmile.org.br

* Relatórios financeiros disponíveis no site

**As empresas também podem apoiar a Operação Sorriso com recursos financeiros, humanos ou contribuições em espécie ou através de parcerias corporativas.

Fonte: Approach Comunicação Integrada
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Curso vai reunir em Santarém especialistas nacionais e internacionais em neurocirurgia pediátrica

Durantes os dias 10, 11 e 12 deste mês, os maiores especialistas nacionais e internacionais em neurocirurgia estarão reunidos em Santar...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive