segunda-feira, 29 de junho de 2015

Recadastramento biométrico de eleitores em Santarém começa quarta-feira

Mais de 202 mil eleitores em Santarém, no oeste do Pará, terão que passar pelo recadastramento biométrico a partir desta quarta-feira (1º), segundo informou o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE/PA). Eleitores dos municípios de Mojuí dos Campos e Belterra também terão que procurar os cartórios eleitorais para se recadastrar neste sistema, que será usado nas eleições municipais de 2016. O recadastramento será feito até o dia 26 de março do próximo ano. Após esse prazo, os eleitores que não atualizarem seus dados terão seus títulos cancelados e podem não votar nas eleições de 2016, segundo explicou o secretário de Tecnologia da Informação do TRE/PA, Felipe Brito, que está em Santarém, promovendo o lançamento do cadastramento biométrico. O evento ocorreu na manhã desta segunda-feira (29), no auditório da Universidade do Estado do Pará (Uepa).

Felipe Brito explicou que depois do dia 26 de março, o eleitor ainda poderá regularizar sua situação junto à Justiça Eleitoral, porém, terá que procurar pelo atendimento diretamente no TRE. Para o serviço de recadastramento biométrico, o Tribunal Eleitoral montou uma estrutura mais abrangente para atender todos os eleitores dos três municípios da Região Metropolitana de Santarém. “Depois do prazo legal, essa estrutura será desmontada e as pessoas terão que procurar pelo serviço nos cartórios eleitorais. Quem não fizer o recadastramento até o prazo legal e nem depois, não poderá votar no pleito de 2016 e ainda poderá sofrer outras penalidades, tais como não poder participar de concurso público, bem obter financiamento de crédito, perder benefícios sociais do governo, entre outras penalidades. Portanto, é importante que o eleitor exerça sua cidadania, faça seu recadastramento e garanta o seu direito ao voto nas próximas eleições”, explicou.

Segundo turno – Felipe Brito acredita que o número de eleitores aptos a votar em 2016 seja reduzido quando o recadastramento biométrico começar. O TRE não vai medir esforços para tentar recadastrar todos os eleitores, porém, o órgão eleitoral reconhece as limitações e interesse do próprio eleitor em procurar se regularizar junto à Justiça Eleitoral.
Compartilhar:

2 comentários:

Anônimo disse...

qual a data de encerramento pra esse ano?

Marcos Santos disse...

O prazo encerra no dia 26 de maio de 2016.

DESTAQUE:

Mais de 1.200 veículos retidos serão leiloados pelo Detran em Belém e Santarém

O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) vai leiloar 1211 veículos, entre carros e motocicletas, que estão retidos nos par...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive