segunda-feira, 29 de junho de 2015

Recadastramento biométrico de eleitores em Santarém começa quarta-feira

Mais de 202 mil eleitores em Santarém, no oeste do Pará, terão que passar pelo recadastramento biométrico a partir desta quarta-feira (1º), segundo informou o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE/PA). Eleitores dos municípios de Mojuí dos Campos e Belterra também terão que procurar os cartórios eleitorais para se recadastrar neste sistema, que será usado nas eleições municipais de 2016. O recadastramento será feito até o dia 26 de março do próximo ano. Após esse prazo, os eleitores que não atualizarem seus dados terão seus títulos cancelados e podem não votar nas eleições de 2016, segundo explicou o secretário de Tecnologia da Informação do TRE/PA, Felipe Brito, que está em Santarém, promovendo o lançamento do cadastramento biométrico. O evento ocorreu na manhã desta segunda-feira (29), no auditório da Universidade do Estado do Pará (Uepa).

Felipe Brito explicou que depois do dia 26 de março, o eleitor ainda poderá regularizar sua situação junto à Justiça Eleitoral, porém, terá que procurar pelo atendimento diretamente no TRE. Para o serviço de recadastramento biométrico, o Tribunal Eleitoral montou uma estrutura mais abrangente para atender todos os eleitores dos três municípios da Região Metropolitana de Santarém. “Depois do prazo legal, essa estrutura será desmontada e as pessoas terão que procurar pelo serviço nos cartórios eleitorais. Quem não fizer o recadastramento até o prazo legal e nem depois, não poderá votar no pleito de 2016 e ainda poderá sofrer outras penalidades, tais como não poder participar de concurso público, bem obter financiamento de crédito, perder benefícios sociais do governo, entre outras penalidades. Portanto, é importante que o eleitor exerça sua cidadania, faça seu recadastramento e garanta o seu direito ao voto nas próximas eleições”, explicou.

Segundo turno – Felipe Brito acredita que o número de eleitores aptos a votar em 2016 seja reduzido quando o recadastramento biométrico começar. O TRE não vai medir esforços para tentar recadastrar todos os eleitores, porém, o órgão eleitoral reconhece as limitações e interesse do próprio eleitor em procurar se regularizar junto à Justiça Eleitoral.
Compartilhar:

2 comentários:

Anônimo disse...

qual a data de encerramento pra esse ano?

Marcos Santos disse...

O prazo encerra no dia 26 de maio de 2016.

PONTO FINAL

DESTAQUE:

Alcoa tem projetos de neutralização de emissões no Brasil inseridos no prêmio Global ReLeaf 2019

Quatro projetos de neutralização das emissões de CO2 desenvolvidos pela Alcoa no Brasil estão entre os dez escolhidos para o prêmio Globa...

Amazônia Protege

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive