segunda-feira, 8 de junho de 2015

Reunião define últimos detalhes antes da inauguração do Cristo Rei – Centro de Artesanato do Tapajós

Santarém e a região oeste do Pará ganharão no próximo dia 22, às 19h30, um espaço para promover a cultura, o turismo e fomentar novos negócios. É o Cristo Rei – Centro de Artesanato do Tapajós, localizado na Avenida Barão do Rio Branco, entre as Avenidas São Sebastião e Rui Barbosa, no imóvel pertencente à Diocese de Santarém, que foi totalmente restaurado pela Prefeitura e arrendado para o Município.

Os últimos detalhes antes da inauguração oficial do Cristo Rei já estão sendo acertados. No final da tarde de ontem (sexta-feira, 05/06), houve uma reunião com os representantes de associações, cooperativas e entidades de artesãos e os parceiros comerciais do espaço. Na ocasião, os artesãos que exporão nas 12 lojas receberam o Regimento Interno, a Minuta do Contrato e um exemplar do Código de Defesa do Consumidor.

“Essa foi uma reunião para definirmos detalhes antes da inauguração. Além do trabalho dos artesãos, o Cristo Rei conta com a participação de parceiros. Parcerias importantes para fomentar os novos negócios que teremos aqui: Banco do Brasil, Banpará, Caixa Econômica Federal, Sicoob [Cooperativa de Crédito]. Temos a parceria, também, de empresas privadas como: RBranco Engenharia, Imobiliária Carlos Ribeiro, CR Supermercados, além do Sebrae, que vai auxiliar os expositores na gestão de seus negócios, e a Emater, que prestará auxílio técnico tanto para as lojas de artesanato, quanto para a loja de plantas e flores. Sem falar dos parceiros do próprio governo: Semdetur, SEMC e o Procon”, explica a coordenadora do Cristo Rei, Neide Noronha.

No espaço, que funcionará de terça a sábado de 9h às 21h e aos domingos e feriados das 14h às 20h, os grupos correspondem às suas respectivas localidades. As lojas foram divididas geograficamente por região e os artesãos exporão seus produtos de forma rotativa. O Cristo Rei – Centro de Artesanato do Tapajós terá 12 lojas para a exposição do artesanato de Santarém e Belterra, beneficiando diretamente 670 artesãos. Haverá ainda uma loja para a venda de plantas e flores, uma sorveteria, uma lanchonete de comidas regionais e três quiosques com exposições rotativas, para destacar trabalhos artesanais dos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), e outros grupos e artistas que tiverem interesse em mostrar sua arte. O Cristo Rei contará ainda com serviço de caixas eletrônicos, som ambiente e um balcão de informações turísticas logo na entrada.

O secretário de Desenvolvimento e Turismo (Semdetur), Valdir Matias Jr., destacou que o Cristo Rei – Centro de Artesanato do Tapajós será um ambiente de negócios, para quem produz e gera renda. “Além disso, nosso objetivo é torná-lo uma referência cultural e turística para o nosso Município”, lembra.

O prefeito Alexandre Von ressaltou que nada mais natural o artesão do Tapajós ter o seu trabalho reconhecido, através de um espaço adequado para comercializar e obter renda de seu ofício. “Não basta apenas valorizar o artesanato de Santarém, mas que o artesão, a partir do seu trabalho, a partir do seu talento e do seu dom, possa obter renda para oferecer condições dignas a ele e a sua família. Esse é o reconhecimento comercial de tudo o que ele produz”, disse o prefeito.

As lojas foram geograficamente distribuídas, conforme cada região representada: Eixo Forte/Alter do Chão, Arapiuns, área urbana de Santarém (divididas em quatro categorias), Lago Grande, Resex Tapajós-Arapiuns, Flona do Tapajós/Belterra, CITA (Conselho Indígena Tapajós Arapiuns), Aritapera e a loja composta pelas famílias tradicionais de artesãos: Fona Camargo, Roque Lima, Mestre Izauro Farias de Sousa, Laurimar Leal e Dica Frazão.
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Aumento no número de idosos reflete nos gastos com aposentadorias no Pará, diz especialista

A expectativa de vida de quem nasce no Pará passou de 71 , 9 anos em 2015 para 72,1, no ano passado. Os dados são do Instituto Brasileiro d...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive