segunda-feira, 8 de junho de 2015

Reunião define últimos detalhes antes da inauguração do Cristo Rei – Centro de Artesanato do Tapajós

Santarém e a região oeste do Pará ganharão no próximo dia 22, às 19h30, um espaço para promover a cultura, o turismo e fomentar novos negócios. É o Cristo Rei – Centro de Artesanato do Tapajós, localizado na Avenida Barão do Rio Branco, entre as Avenidas São Sebastião e Rui Barbosa, no imóvel pertencente à Diocese de Santarém, que foi totalmente restaurado pela Prefeitura e arrendado para o Município.

Os últimos detalhes antes da inauguração oficial do Cristo Rei já estão sendo acertados. No final da tarde de ontem (sexta-feira, 05/06), houve uma reunião com os representantes de associações, cooperativas e entidades de artesãos e os parceiros comerciais do espaço. Na ocasião, os artesãos que exporão nas 12 lojas receberam o Regimento Interno, a Minuta do Contrato e um exemplar do Código de Defesa do Consumidor.

“Essa foi uma reunião para definirmos detalhes antes da inauguração. Além do trabalho dos artesãos, o Cristo Rei conta com a participação de parceiros. Parcerias importantes para fomentar os novos negócios que teremos aqui: Banco do Brasil, Banpará, Caixa Econômica Federal, Sicoob [Cooperativa de Crédito]. Temos a parceria, também, de empresas privadas como: RBranco Engenharia, Imobiliária Carlos Ribeiro, CR Supermercados, além do Sebrae, que vai auxiliar os expositores na gestão de seus negócios, e a Emater, que prestará auxílio técnico tanto para as lojas de artesanato, quanto para a loja de plantas e flores. Sem falar dos parceiros do próprio governo: Semdetur, SEMC e o Procon”, explica a coordenadora do Cristo Rei, Neide Noronha.

No espaço, que funcionará de terça a sábado de 9h às 21h e aos domingos e feriados das 14h às 20h, os grupos correspondem às suas respectivas localidades. As lojas foram divididas geograficamente por região e os artesãos exporão seus produtos de forma rotativa. O Cristo Rei – Centro de Artesanato do Tapajós terá 12 lojas para a exposição do artesanato de Santarém e Belterra, beneficiando diretamente 670 artesãos. Haverá ainda uma loja para a venda de plantas e flores, uma sorveteria, uma lanchonete de comidas regionais e três quiosques com exposições rotativas, para destacar trabalhos artesanais dos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), e outros grupos e artistas que tiverem interesse em mostrar sua arte. O Cristo Rei contará ainda com serviço de caixas eletrônicos, som ambiente e um balcão de informações turísticas logo na entrada.

O secretário de Desenvolvimento e Turismo (Semdetur), Valdir Matias Jr., destacou que o Cristo Rei – Centro de Artesanato do Tapajós será um ambiente de negócios, para quem produz e gera renda. “Além disso, nosso objetivo é torná-lo uma referência cultural e turística para o nosso Município”, lembra.

O prefeito Alexandre Von ressaltou que nada mais natural o artesão do Tapajós ter o seu trabalho reconhecido, através de um espaço adequado para comercializar e obter renda de seu ofício. “Não basta apenas valorizar o artesanato de Santarém, mas que o artesão, a partir do seu trabalho, a partir do seu talento e do seu dom, possa obter renda para oferecer condições dignas a ele e a sua família. Esse é o reconhecimento comercial de tudo o que ele produz”, disse o prefeito.

As lojas foram geograficamente distribuídas, conforme cada região representada: Eixo Forte/Alter do Chão, Arapiuns, área urbana de Santarém (divididas em quatro categorias), Lago Grande, Resex Tapajós-Arapiuns, Flona do Tapajós/Belterra, CITA (Conselho Indígena Tapajós Arapiuns), Aritapera e a loja composta pelas famílias tradicionais de artesãos: Fona Camargo, Roque Lima, Mestre Izauro Farias de Sousa, Laurimar Leal e Dica Frazão.
Compartilhar:

0 comentários:

PONTO FINAL

DESTAQUE:

Alcoa tem projetos de neutralização de emissões no Brasil inseridos no prêmio Global ReLeaf 2019

Quatro projetos de neutralização das emissões de CO2 desenvolvidos pela Alcoa no Brasil estão entre os dez escolhidos para o prêmio Globa...

Amazônia Protege

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive